Mas Tu nos ofereces o perdão, para Te amarmos e obedecermos sinceramente. Salmo 130.4
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Ezequiel 20
Ezequiel 21
1 João 4

Ezequiel 20


1
NO FIM DE JULHO, quando o rei Jeconias estava para completar sete anos de prisão em Babilônia, alguns homens idosos, líderes dos israelitas escravos, vieram a minha casa para pedir orientação do Senhor. Ficaram sentados, esperando a resposta.
2
E esta foi a resposta do Senhor:
3
Filho do homem, responda assim aos líderes israelitas! O Senhor Deus pergunta: Como vocês se atrevem a Me pedir orientação? Juro, pela minha própria vida, que não lhes direi uma só palavra!
4
Você, Ezequiel, condene essa gente! Mostre a eles os horríveis pecados que seus pais cometeram.
5
Diga-lhes as palavras do Senhor Deus! Quando escolhi Israel para ser meu povo, jurei aos israelitas que Eu, o Senhor, seria o seu Deus. Mostrei-lhes quem Eu era, e eles Me conheceram. Prometi tirar Israel do Egito, e jurei que lhe daria uma terra boa e rica escolhida para os israelitas havia muito tempo - a melhor terra de todo o mundo.
7
"Mas exigi deles uma coisa: Joguem fora os ídolos que vocês têm adorado aqui no Egito! Limpem suas vidas da impureza espiritual do Egito! Eu, o Senhor, sou o seu Deus.
8
Eles não Me obedeceram! Não quiseram deixar de lado as imagens dos deuses do Egito; estavam muito felizes e satisfeitos com aqueles ídolos. Eu poderia muito bem lançar sobre eles toda a minha ira, destruir os israelitas antes mesmo de saírem do Egito.
9
No entanto, para deixar bem alto o meu nome, Eu não castiguei ali mesmo o povo de Israel. Se isso acontecesse, os outros povos iriam zombar de Mim, porque Eu já tinha mostrado ao mundo Quem Eu era. Por isso, livrei os israelitas da escravidão no Egito, e os levei para o deserto.
11
Ali, lhes dei os meus mandamentos. Quem cumprir fielmente esses mandamentos, viverá.
12
Para se lembrarem de que fui Eu, o Senhor, quem escolheu Israel para ser o meu povo, separado do pecado, criei o Dia do Descanso - um dia separado na semana.
13
Apesar disso, ainda no deserto os israelitas se revoltaram contra Mim. Desobedeceram os meus mandamentos, que são fonte de vida para quem obedece! Não respeitaram os meus Dias de Descanso. Mais uma vez, tive motivos suficiente para lançar sobre eles a minha ira e acabar com Israel, ali mesmo, no meio do deserto.
14
"Mas, novamente, para proteger a honra do meu nome da zombaria dos povos que Me tinham visto libertar Israel do Egito, não destruí o povo. Senão as outras nações diriam: 'Ele não foi capaz de cuidar dos israelitas, e por isso os destruiu.
15
Mas, como castigo, jurei que nenhum daqueles israelitas entraria na terra prometida, terra boa e rica, a terra mais linda do mundo.
16
Foi esse o resultado da desobediência às minhas leis! Eles não seguiram os meus mandamentos e não respeitaram os Dias de Descanso, porque no fundo do coração ainda amavam os deuses falsos do Egito.
17
Apesar de todos esses pecados, Eu não destruí completamente os israelitas. Perdoei as desobediências que haviam cometido contra Mim no deserto.
18
"Depois, avisei a geração seguinte: Não cometam os mesmos pecados de seus pais! Não adorem os ídolos do Egito como eles fizeram!
19
Eu sou o Senhor, Eu sou o seu Deus! Obedeçam a minha Lei, ponham em prática os meus mandamentos.
20
Respeitem o Dia do Descanso! Ele é um símbolo do trato que Eu fiz com Israel. Ele fará vocês se lembrarem de que Eu, o Senhor, sou o seu Deus.
21
"Mas aquela geração também se revoltou contra Mim. Não obedeceram a minha Lei, nem puseram em prática os meus mandamentos que dão vida a quem os cumpre fielmente. Pelo contrário, eles também desprezaram os Dias de Descanso. Era mais do que justo castigar de uma vez por todas aquele povo, mas para que o meu nome não fosse alvo de zombarias e gracejos entre as outras nações, Eu não destruí os israelitas no deserto.
23
"Enquanto ainda marchavam sem rumo, pelo deserto, jurei porém que haveria de espalhar os israelitas por todas as nações do mundo porque tinham sido desobedientes, porque não tinham cumprido as minhas leis, porque haviam desprezado os meus Dias de Descanso e porque continuavam a amar os falsos deuses que seus pais tinham adorado no Egito.
25
Por causa disso, deixei que eles adotassem costumes e leis sem o menor valor, pelos quais os israelitas jamais poderiam receber vida.
26
Na esperança de que se afastassem horrorizados, deixei que eles se afundassem no pecado, para verem que Eu sou o Senhor. Eles chegaram a oferecer seus primeiros filhos como sacrifício aos ídolos, mas nem assim acordaram para a realidade!
27
Filho do homem, diga o seguinte ao povo de Israel, em nome do Senhor Deus: Seus pais continuaram a Me ofender e desobedecer quando entraram na terra que Eu havia preparado para eles, e prometido com juramento. Bastava descobrirem um monte alto, uma grande árvore, e corriam para oferecer sacrifícios, queimar incenso perfumado e derramar vinho para adorar os seus ídolos, fazendo crescer cada vez mais a minha ira.
29
Eu lhes perguntei: Que lugar de sacrifício é esse? O que vocês vão fazer lá? Por isso, até hoje, esses lugares altos - morros e montes - são conhecidos como 'Lugares de Sacrifício.
30
E hoje, o Senhor pergunta a vocês, israelitas que vivem em Babilônia: Vocês vão continuar a viver na impureza espiritual como fizeram seus pais? Vão continuar adorando ídolos?
31
Quando vocês oferecem seus filhinhos aos ídolos, posso Ouvir o que dizem, ou responder a esse falso pedido de orientação? Fiquem certos de que Eu não lhes darei a menor ajuda; mesmo que me peçam!
32
"Suas esperanças de se tornarem iguais a outras nações, adorando deuses feitos de madeira e de pedra, não vão acontecer nunca!
33
Esta promessa é tão certa quanto Eu estar vivo! Hei de reinar sobre Israel; serei um Rei severo, cheio de ira e pronto para castigar os rebeldes.
34
Com muito poder, na minha ira, vou trazer os israelitas de volta à sua terra, de todas as nações para onde foram espalhados.
35
Vou levar vocês para o meio de um deserto. Ali, vamos nos entender face a face. Como julguei seus pais depois de saírem do Egito, vou julgar pessoalmente todos vocês.
37
Vocês serão contados cuidadosamente e só deixarei que voltem alguns poucos.
38
os outros, os rebeldes - que vivem me desobedecendo, serão separados do povo. Serão tirados dos países para onde haviam sido levados, mas não entrarão na terra de Israel. Então vocês saberão que Eu sou o Senhor!
39
E vocês, israelitas, escutem o que diz o Senhor Deus! Se vocês preferem, continuem a adorar seus ídolos, agora e sempre. Vocês não querem mesmo Me obedecer! Mas não finjam estar Me adorando com ofertas e presentes; isso apenas envergonha o meu nome!
40
É em Jerusalém, no meu santo monte, o monte mais importante de Israel, que os israelitas vão Me adorar e servir. Lá Eu aceitarei o seu culto; pedirei que vocês tragam ofertas, e o melhor de tudo que vocês possuírem, para dedicar a Mim.
41
Vocês serão como Uma oferta de incenso perfumado; Eu terei prazer em vocês. Isso acontecerá quando Eu reunir todos os israelitas espalhados entre as nações da terra. os outros povos Me louvarão, vendo o que aconteceu a vocês.
42
Quando vocês estiverem de volta na terra que Eu jurei dar a seus pais, acreditarão de fato que Eu sou o Senhor.
43
Vocês se lembrarão da sua vida cheia de pecado, de toda a impureza espiritual em que viveram, e sentirão profunda vergonha por toda a sua maldade.
44
Vocês compreenderão que Eu sou o Senhor, quando apesar de todos os seus pecados Eu for bom para vocês e, para mostrar ao mundo Quem sou Eu, não castigar os israelitas pelos seus antigos pecados.
45
Depois disso, recebi a seguinte mensagem do Senhor:
46
Filho do homem, olhe para o sul, na direção de Jerusalém, e faça ameaças contra ela. Anuncie o castigo que virá contra a terra de Judá, o bosque do Neguebe.
47
Diga-lhe: Escute a palavra do Senhor! Acenderei um fogo em Judá que vai queimar todas as árvores, as verdes e as secas. Esse fogo não vai se apagar, mas destruirá completamente a terra, do sul a norte.
48
Então todos hão de compreender que esse fogo é um castigo dado pelo Senhor, e que ninguém será capaz de apagar.
49
Então eu disse: "Ah, Senhor Deus! os israelitas aqui em Babilônia dizem que eu não passo de um contador de histórias!"

topo

Ezequiel 21


1
DEPOIS, RECEBI UMA nova mensagem do Senhor:
2
"Filho do homem, vire-se na direção de Jerusalém! Anuncie notícias de destruição para os altares dos falsos deuses, para toda a terra de Israel!
3
Pois o Senhor Deus afirma: Eu agora sou seu inimigo, Israel! Vou tirar minha espada da bainha e destruir o seu povo, os bons e os maus, sem distinção.
4
Sim, todos serão castigados, até mesmo os justos. Desde o deserto do Neguebe (ao sul) até à fronteira norte, todo o povo será castigado com a minha espada.
5
Então todos vão saber que Eu, o Senhor, tirei minha espada da bainha para cumprir o castigo. Ela não descansará até terminar seu trabalho.
6
"Filho do homem, quando estiver junto com os escravos judeus, dê suspiros e gemidos! Suspiros de dor e profunda, tristeza de coração.
7
Quando alguém perguntar por que geme, responda o seguinte: Por causa das terríveis notícias que recebi do Senhor. Quando vocês receberem essas notícias, quando souberem o que aconteceu, ficarão mortos de medo; perderão as forças, ficarão angustiados, nem agüentarão ficar em pé! O Senhor Deus diz: Essas notícias más são verdadeiras; em pouco tempo se cumprirão.
8
E voltei a receber uma mensagem do Senhor:
9
Filho do homem, anuncie ao povo que a espada já está afiada e polida, pronta para a matança. Apesar disso, Israel continua a dizer, 'Vamos aproveitar a vida!' Eles pensam que nunca serão destruídos por outra nação. Mas Deus já entregou a espada ao carrasco - aquele que vai castigar os israelitas.
12
Filho do homem, além de gemer e soluçar, bata nas coxas com as mãos, porque o meu povo e as autoridades de Israel serão destruídos pela espada.
13
Haverá um grande castigo! Imaginem o que vai acontecer quando o reino que se achava invencível for destruído completamente? pergunta o Senhor Deus.
14
Por isso, filho do homem, anuncie o castigo futuro da seguinte maneira: Bata palmas, apanhe uma espada e dê dois, três golpes com ela, para mostrar aos israelitas a matança que terão de enfrentar.
15
Eles perderão a vontade de viver, pois a espada matará gente por todos os lados, junto a todos os portões. Ah, essa espada é rápida como um raio, e foi feita para matar.
16
Espada, golpeie à direita, golpeie à esquerda para onde você bem quiser.
17
Como você bateu palmas, Eu também baterei, e na minha grande ira, esmagarei a cidade de Jerusalém. Eu, o Senhor, prometo fazer isso!
18
Então recebi esta mensagem: O Senhor diz:
19
Filho do homem, desenhe um mapa com dois caminhos para o rei da Babilônia escolher. Esses caminhos devem sair do mesmo lugar, Babilônia, começando no caminho de entrada para a cidade. Coloque marcos na encruzilhada, um indicando Jerusalém - a cidade fortaleza - e outro indicando a direção de Rabá, capital do reino de Amom.
20
Filho do homem, desenhe um mapa com dois caminhos para o rei da Babilônia escolher. Esses caminhos devem sair do mesmo lugar, Babilônia, começando no caminho de entrada para a cidade. Coloque marcos na encruzilhada, um indicando Jerusalém - a cidadefortaleza - e outro indicando a direção de Rabá, capital do reino de Amom.
21
O rei de Babilônia vai parar nessa encruzilhada, com os seus exércitos, sem saber que cidade atacar primeiro. Chamará os mágicos do seu reino para decidir. Eles tirarão a sorte sacudindo duas flechas na caixa onde são guardadas; oferecerão sacrifícios aos seus ídolos, e tentarão ler o futuro examinando o fígado do animal sacrificado.
22
Finalmente, decidirão atacar Jerusalém, seguindo o caminho da direita. Cercarão a cidade, tentarão derrubar os portões e os muros com grandes troncos, gritarão as ordens de batalha e ameaças de morte aos moradores da cidade, construirão rampas de terra para atacar os soldados que defendem os muros, farão torres de madeira para atirar flechas contra os homens de Jerusalém.
23
os judeus, ouvindo notícias do ataque, dirão que os magos mentiram, que tudo não passa de um engano. Afinal de contas, o rei de Babilônia fez uma promessa solene de não atacar Jerusalém! Mas acontece que Deus vai Se lembrar de todos os pecados que eles cometeram, inclusive a traição contra Babilônia, e deixará Jerusalém ser destruída.
24
Assim diz o Senhor Deus: Volta e meia vocês Me fazem lembrar as suas desobediências, mostrando abertamente suas maldades, mostrando seus pecados em tudo que fazem, e é por isso que vocês serão castigados.
25
E você, rei Zedequias, infiel a Deus e mentiroso aos homens, o dia do seu ajuste de contas está se aproximando.
26
Tire da cabeça sua coroa coberta de jóias. O velho sistema de vida será modificado! os humildes e fracos passarão a ser poderosos e fortes; os que se orgulham de seu poder e riqueza serão reduzidos a nada.
27
Destruirei, arrasarei completamente a cidade de Jerusalém! Para que até mesmo esse novo sistema de vida só comece a funcionar quando vier o Homem que, por direito, será o Líder. Eu mesmo entregarei tudo em suas mãos!
28
"Filho do homem, profetize também contra os amonitas, porque zombaram do meu povo quando Judá foi invadido pelos seus inimigos. Anuncie a seguinte mensagem: "A minha espada já está pronta para destruir vocês, amonitas! Ela é brilhante e rápida como um raio, muito afiada para matar.
29
Ela será usada para matar os falsos profetas e adivinhos pagãos que enganaram o povo de Amom. O dia do castigo, do julgamento, está se aproximando depressa para os amonitas.
30
Não adianta vocês prepararem seus exércitos! Nada pode resistir à minha espada. Vocês serão destruídos no mesmo lugar onde sua nação foi formada.
31
Derramarei a minha ira sobre vocês, soprarei o fogo do meu furor para queimar ainda mais. Eu os entregarei aos homens maus, especialistas em destruição.
32
Vocês serão a lenha para a minha fogueira; seu sangue cairá sobre a sua terra. Amom será destruído, a ponto de ninguém mais se lembrar de vocês como uma nação. Fui Eu, o Senhor, quem anunciou estas coisas.

topo

1 João 4


1
Amados, não creiam em todos que afirmam falar pelo Espírito, mas ponham-nos à prova para ver se o espírito que eles têm vem de Deus, pois muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
2
Assim vocês podem saber se eles têm o Espírito de Deus: aquele que confessa que Jesus Cristo veio à terra em forma humana vem de Deus.
3
Mas aquele que não confessa isso a respeito de Jesus, não vem de Deus. Essa pessoa tem o espírito do anticristo, sobre o qual vocês ouviram que está vindo ao mundo e, de fato, já está aqui.
4
Filhinhos, vocês pertencem a Deus e já têm vencido os falsos profetas, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.
5
Esses falsos profetas pertencem ao mundo, então falam do ponto de vista do mundo e o mundo os ouve.
6
Nós pertencemos a Deus. Todo aquele que conhece a Deus nos ouve, mas todo aquele que não pertence a Deus não nos ouve. É assim que sabemos se alguém tem o Espírito da verdade ou o espírito do engano.
7
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus, e aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8
Mas aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
9
E Deus nos mostrou o quanto que nos ama enviando ao mundo seu único Filho da mesma essência, para que pudéssemos viver por meio dele.
10
Nisto consiste o amor: não que tenhamos amado a Deus, mas que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício pelos nossos pecados; o sacrifício que desvia a ira de Deus contra nós.
11
Amados, sabendo que Deus nos amou assim, devemos também amar uns aos outros.
12
Ninguém jamais viu a Deus. Mas se amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e nosso amor por ele tem alcançado o seu objetivo em nós.
13
Assim nós sabemos que permanecemos nele e que ele permanece em nós, porque ele nos deu seu Espírito.
14
E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.
15
Todo aquele que confessa que Jesus é o Filho de Deus, e Deus permanece nele, e ele em Deus.
16
Assim, nós viemos a conhecer e crer no amor que Deus tem para nós. Deus é amor, e aquele que permanece em amor permanece em Deus, e Deus permanece nele.
17
Nisto, ou seja, em seu amor um pelo outro, o amor de Deus é colocado em ação e assim alcança o seu objetivo entre nós, para que não estejamos com medo no dia do juízo, mas olharemos para ele com confiança, porque assim como Jesus é, assim também nós somos neste mundo.
18
No amor não há medo. Pelo contrário, amor que tem alcançado o seu objetivo expulsa todo medo. Pois medo tem a ver com castigo. Então se alguém tem medo, é por medo de castigo, e isso mostra que o amor não tem alcançado o seu objetivo nele.
19
Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
20
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu  irmão, é mentiroso, pois se ele não ama seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem nunca viu?
21
O mandamento que ele  nos deu é este: Quem ama a Deus, deve também amar seu irmão.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter