Bienaventurado el que lee, y los que oyen las palabras de esta profecía, y guardan las cosas en ella escritas: porque el tiempo está cerca.Apocalipsis 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
Esta carta é de Paulo, um apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e do nosso irmão Timóteo. Escrevo para igreja de Deus que está em Corinto, com todo o santo povo de Deus que está em toda a Acaia.
2
Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo deem graça e paz a vocês.
Deus Oferece Consolo a Todos
3
Todo louvor a Deus, o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação.
4
Ele nos consola em todos nossos problemas para que possamos consolar aqueles que estão passando por problemas com a mesma consolação que recebemos de Deus.
5
Quanto mais sofrermos por causa de Cristo, mais do seu consolo Deus derramará sobre nós por meio de Cristo.
6
Mas se nós sofremos, é para o consolo e a salvação de vocês; se somos consolados, é para a consolação de vocês, a qual experimentem quando suportam com paciência os mesmos sofrimentos que nós sofremos.
7
E nossa esperança em relação a vocês está firme porque nós sabemos que da mesma forma que vocês participam dos nossos sofrimentos, também participam da nossa consolação.
8
Nós achamos que vocês deviam saber, irmãos, das dificuldades que passamos na região da Ásia. Fomos extremamente maltratados, além da nossa capacidade de suportar, e pensamos que não escaparíamos de lá vivos.
9
Aliás, esperávamos morrer como se fossemos condenados à morte. Mas isso aconteceu para que nós parássemos de depender de nós mesmos e dependêssemos somente de Deus, que ressuscita os mortos.
10
E ele nos livrou destes terríveis perigos de morte, e ele nos livrará outra vez. Nós temos colocado nossa esperança nele, que continuará a nos livrar.
11
E vocês podem nos ajudar, orando por nós. E assim muitas pessoas darão graças porque Deus graciosamente respondeu às orações de muitos em favor da nossa segurança.
Paulo Muda seus Planos
12
Pois a razão da nossa confiança é esta: a nossa consciência nos afirma que a nossa maneira de viver no mundo, e especialmente em relação a vocês, tem sido com motivos puros e uma sinceridade que vem de Deus, dependendo da graça de Deus, e não da nossa própria sabedoria humana.
13
Nossas cartas foram bem claras, e não há nada escrito nelas que vocês não possam ler e entender. Mas a minha esperança é que vocês entendam completamente,
14
assim como já nos entendem em parte, para que no dia do nosso Senhor Jesus vocês tenham orgulho de nós, assim como nós teremos orgulho de vocês.
15
Eu tinha tanta certeza de tudo isso que fiz planos para primeiro visitar vocês, a fim de que vocês pudessem ser abençoados duas vezes.
16
Pois eu planejei visitar vocês na minha ida à Macedônia e outra vez quando estivesse voltando de lá. E assim vocês poderiam me ajudar com minha viagem à Judeia.
17
Vocês podem estar se perguntando por que eu mudei meu plano. Pensam que eu faço meus planos sem pensar no que eu estou fazendo? Pensam que eu sou como as pessoas do mundo que dizem "sim, sim" quando eles realmente querem dizer "não, não"?
18
Tão certo que Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não vacila entre "sim" e "não".
19
Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, aquele de quem Silas, Timóteo e eu pregamos a vocês, não vacila entre "sim" e "não". Pelo contrário, nele é sempre “sim”.
20
Pois todas as promessas de Deus têm o “sim” nele. É por isso que dizemos "amém" por meio de Jesus Cristo, para a glória de Deus.
21
É Deus que nos faz, junto com vocês, permanecer firmes em Cristo. Ele nos ungiu,
22
também pôs sua marca em nós para mostrar que lhe pertencemos e nos deu seu Espírito em nossos corações como garantia de tudo que ele nos prometeu.
23
Agora eu chamo Deus como minha testemunha, pois o que falo é a verdade. A razão que eu não fui a Corinto foi para poupar vocês.
24
Nós não estamos tentando controlar a fé de vocês, pois é pela sua fé que continuam firmes. Mas trabalhamos com vocês para que tenham alegria.