Oséias 1Oséias 2Colossenses 4.2-18Oséias 1
1
Palavra do Senhor que veio a Oséias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel.
2
Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, disse-lhe: "Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor".
3
Por isso ele se casou com Gômer, filha de Diblaim; ela engravidou e lhe deu um filho.
4
Então o Senhor disse a Oséias: Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.
5
Naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.
6
Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: Dê-lhe o nome de Lo-Ruama[1], pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la.
7
Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhe concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus.
8
Depois de desmamar Lo-Ruama, Gômer teve outro filho.
9
Então o Senhor disse: Dê-lhe o nome de Lo-Ami[2], pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.
10
Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: "Vocês não são meu povo", eles serão chamados "filhos do Deus vivo".
11
O povo de Judá e o povo de Israel serão reunidos, e eles designarão para si um só líder, e se levantarão da terra, pois será grande o dia de Jezreel.
topoOséias 2
1
Chamem a seus irmãos "meu povo", e a suas irmãs "minhas amadas".
2
Repreendam sua mãe, repreendam-na, pois ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido. Que ela retire do rosto o sinal de adúltera e do meio dos seios a infidelidade.
3
Do contrário, eu a deixarei nua como no dia em que nasceu; farei dela um deserto, uma terra ressequida, e a matarei de sede.
4
Não tratarei com amor os seus filhos, porque são filhos de adultério.
5
A mãe deles foi infiel, engravidou deles e está coberta de vergonha. Pois ela disse: "Irei atrás dos meus amantes, que me dão comida, água, lã, linho, azeite e bebida".
6
Por isso bloquearei o seu caminho com espinheiros; eu a cercarei de tal modo que ela não poderá encontrar o seu caminho.
7
Ela correrá atrás dos seus amantes, mas não os alcançará; procurará por eles, mas não os encontrará. Então ela dirá: "Voltarei a estar com o meu marido como no início, pois eu estava bem melhor do que agora".
8
Ela não reconheceu que fui eu quem lhe deu o trigo, o vinho e o azeite, quem a cobriu de ouro e de prata, que depois usaram para Baal.
9
Por isso levarei o meu trigo quando ele amadurecer, e o meu vinho quando ficar pronto. Arrancarei dela minha lã e meu linho, que serviam para cobrir a sua nudez.
10
Pois agora vou expor a sua lascívia diante dos olhos dos seus amantes; ninguém a livrará das minhas mãos.
11
Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas.
12
Arruinarei suas videiras e suas figueiras, que, segundo ela, foi pagamento recebido de seus amantes; farei delas um matagal, e os animais selvagens as devorarão.
13
Eu a castigarei pelos dias em que queimou incenso aos baalins; ela se enfeitou com anéis e jóias, e foi atrás dos seus amantes, mas de mim, ela se esqueceu, declara o Senhor.
14
Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e falar-lhe com carinho.
15
Ali devolverei a ela as suas vinhas, e farei do vale de Acor[3]uma porta de esperança. Ali ela me responderá como nos dias de sua infância, como no dia em que saiu do Egito.
16
"Naquele dia", declara o Senhor, "você me chamará "meu marido"; não me chamará mais "meu senhor[4]".
17
Tirarei dos seus lábios os nomes dos baalins; seus nomes não serão mais invocados.
18
Naquele dia, em favor deles farei um acordo com os animais do campo, com as aves do céu e com os animais que rastejam pelo chão. Arco, espada e guerra, eu os abolirei da terra, para que todos possam viver em paz.
19
Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão.
20
Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor.
21
"Naquele dia eu responderei", declara o Senhor. "Responderei aos céus, e eles responderão à terra;
22
e a terra responderá ao cereal, ao vinho e ao azeite, e eles responderão a Jezreel[5].
23
Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amoraquela que chamei Não-amada[6]. Direi àquele chamado Não-meu-povo[7]: Você é meu povo; e ele dirá: "Tu és o meu Deus".
topoColossenses 4
2-18
2
Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos.
3
Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.
4
Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.
5
Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.
6
O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.
7
Tíquico lhes informará todas as coisas a meu respeito. Ele é um irmão amado, ministro fiel e cooperador no serviço do Senhor.
8
Eu o envio a vocês precisamente com o propósito de que saibam de tudo o que se passa conosco[20], e para que ele lhes fortaleça o coração.
9
Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês. Eles irão contar-lhes tudo o que está acontecendo aqui.
10
Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.
11
Jesus, chamado Justo, também envia saudações. Esses são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores em favor do Reino de Deus. Eles têm sido uma fonte de ânimo para mim.
12
Epafras, que é um de vocês e servo[21] de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.
13
Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodicéia e em Hierápolis.
14
Lucas, o médico amado, e Demas enviam saudações.
15
Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.
16
Depois que esta carta for lida entre vocês, façam que também seja lida na igreja dos laodicenses, e que vocês igualmente leiam a carta de Laodicéia.
17
Digam a Arquipo: "Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor".
18
Eu, Paulo, escrevo esta saudação de próprio punho. Lembrem-se das minhas algemas. A graça seja com vocês.
topo