Gênesis 34Gênesis 35Mateus 10.24-42Gênesis 34
1
UM DIA, DINÁ filha de Lia, saiu para conhecer as moças da cidade.
2
Quando Siquém, filho do rei heveu Hamor, viu Diná, forçou a moça e a humilhou.
3
Mas ele ficou apaixonado por Diná, e procurou conquistar o afeto dela.
4
Siquém disse a Hamor, pai dele: "Veja se me consegue a mão dessa moça. Quero casar com ela."
5
Jacó ficou sabendo o que tinha acontecido com sua filha Diná. Os filhos dele não souberam, porque estavam cuidando do gado, no campo. Jacó ficou quieto sobre o assunto, até à volta dos filhos.
6
Nesse intervalo, Hamor, o pai de Siquém, foi falar com Jacó.
7
Quando Hamor estava lá, chegaram os filhos de Jacó. Ao saberem o que tinha acontecido, ficaram furiosos. O motivo da raiva deles era grave, porque Siquém tinha praticado uma loucura contra a família de Israel, violentando Diná.
8
Disse Hamor: "Meu filho Siquém está de fato muito enamorado da moça. Ele quer casar com ela. Por favor, deixem que se casem.
9
"Aliás vai ser bom que fiquemos aparentados. As suas filhas poderão casar com os filhos do meu povo. E as filhas do meu povo poderão casar com os seus filhos. Moraremos juntos. Nossa cidade está à disposição de vocês. Podem se estabelecer aqui, negociar e adquirir propriedades."
11
O próprio Siquém falou ao pai e aos irmãos de Diná."Peço que sejam bondosos para comigo, " disse ele. Deixem que eu case com a moça. Estou disposto a pagar com o dote que vocês quiserem. Só peço que me concedam Diná em casamento! "
13
Os irmãos de Diná responderam com traição a Hamor e a Siquém, por causa do mal que o rapaz tinha praticado. Disseram: "Não é possível isso. Vocês são incircuncisos. Seria uma vergonha para ela e para nós, casar com um homem não circuncidado. Só com uma condição podemos permitir o casamento. É que todos os homens do seu povo sejam circuncidados. Assim ficarão como nós. Dai sim, poderemos dar nossas filhas a vocês em casamento, poderemos casar com suas filhas, e viveremos juntos como um só povo. Se não concordarem, levaremos Diná e iremos embora daqui."
18
Hamor e Siquém gostaram da idéia.
19
Siquém tratou de levar logo adiante o plano, porque ele estava muito apaixonado pela filha de Jacó. Seria fácil convencer o povo, porque Siquém era o mais respeitado membro da família real.
20
Hamor e Siquém convocaram os cidadãos para uma assembléia no lugar de costume - à porta da cidade.
21
"Aqueles homens são nossos amigos, " disseram eles."É bom que eles morem em nossa terra e façam aqui os seus negócios. Nosso território é grande. Não será problema o sustento deles. As filhas deles poderão casar com os nossos filhos, e as nossas filhas com os filhos deles.
22
"Eles só impõem uma condição para conviverem conosco. E é que todos os homens da nossa cidade sejam circuncidados, como eles são.
23
"Mas, pensem nisto: se concordarmos, tudo o que eles têm será nosso. Tratemos de concordar com eles, e se estabelecerão aqui."
24
Os cidadãos concordaram. Começando por Hamor e Siquém, todos os homens foram circuncidados.
25
Mas três dias depois, quando as feridas da operação estavam mais doloridas, aconteceu o que não esperavam. Dois dos irmãos de Diná - Simeão e Levi - tomaram espadas, entraram na cidade e mataram todos os homens!
26
Hamor e Siquém também foram mortos. Os dois irmãos tiraram Diná da casa de Siquém e foram embora com ela.
27
Depois todos os filhos de Jacó saquearam a cidade - porque a irmã deles tinha sido violentada.
28
Levaram com eles os rebanhos, as boiadas, as tropas de jumentos. Levaram tudo que encontraram dentro da cidade e nos campos ao redor.
29
Não levaram só os bens, mas também as crianças e as mulheres como prisioneiras. Não deixaram nada!
30
Então disse Jacó a Simeão e Levi: "Quanta aflição vocês me causaram! Agora vou ser odiado pelos que moram nesta terra - pelos cananeus e ferezeus. Somos muito poucos. Será fácil para eles acabar conosco de uma vez! Eu e a minha família seremos destruídos!"
31
"Ora'', responderam."E devíamos deixar que ele tratasse nossa irmã como se ela fosse uma prostituta?!"
topGênesis 35
1
"MUDE PARA BETEL e fixe residência lá, " disse Deus a Jacó."Chegando lá, faça um altar. É para prestar culto ao Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú."
2
Jacó mandou toda a gente dele destruir os ídolos que ainda conservava. Mandou que todos se lavassem e vestissem roupas limpas.
3
"Pois vamos para Betel, " disse ele."Lá vamos construir um altar ao Deus que atendeu às minhas orações no dia do meu sofrimento. Sim, ao Deus que esteve comigo em todo o caminho por onde andei."
4
Eles obedeceram. Deram a Jacó todos os ídolos e os brincos que tinham. Jacó enterrou tudo aquilo debaixo do pé de carvalho que fica perto de Siquém.
5
Então partiram. E o terror de Deus dominou todas as cidades perto das quais passaram, e ninguém atacou a caravana de Israel.
6
Jacó e sua gente chegaram sãos e salvos em Luz - também chamada Betel cidade situada no território de Canaã.
7
Jacó construiu ali um altar. Deu ao altar o nome de El-Betel, que significa "Deus de Betel". Porque foi em Betel que Deus apareceu a Jacó, quando estava fugindo de Esaú.
8
Depois destes acontecimentos, morreu Débora, a ama de Rebeca. Foi enterrada debaixo de um pé de carvalho, perto de Betel. Essa árvore se chama AlomBacute, que quer dizer "Carvalho das Lágrimas".
9
Tendo voltado de Padã-Arã, Deus apareceu de novo a Jacó e o abençoou.
10
Disse Deus a ele: "Você não se chamará mais Jacó - isto é, "Suplantador". O seu nome será Israel - que quer dizer, "Aquele que luta com Deus".
11
"Eu sou o Deus Todo-poderoso, " disse o Senhor."Farei com que você tenha muitos descendentes que hão de se multiplicar muito, formando uma grande nação. Mais que isso: os seus descendentes darão muitas nações e muitos reis. E passarei para você, e depois para os seus descendentes, a terra que dei a Abraão e a Isaque."
13
Acabando de falar estas palavras, Deus se retirou do lugar em que tinha falado com Jacó.
14
Jacó fez um pilar de pedra no lugar onde Deus tinha falado com ele. Depois derramou vinho e azeite de oliveira no pilar. E deu ao lugar o nome de Betel - ou seja, "Casa de Deus".
16
Jacó e a família saíram de Betel e foram a Efrata - que é Belém. Quando faltava pouco para chegarem, Raquel deu à luz um filho. Sofreu muito durante o nascimento dele.
17
A parteira procurou animar Raquel, dizendo: "Coragem! Nasceu o menino!"
18
Raquel estava morrendo, mas conseguiu dar nome ao filho. E o nome que lhe deu foi Benoni, que significa "Filho da minha tristeza". Em seguida, saiu a alma de Raquel. Jacó deu ao menino o nome de Benjamim, que quer dizer "Filho da minha mão direita".
19
Assim morreu Raquel. Foi enterrada ao lado da estrada de Efrata - também chamada Belém.
20
Jacó fez um monumento de pedras sobre o túmulo de Raquel. E lá está até hoje.
21
Feito isso, Israel continuou viagem, e acampou para lá da torre de Éder.
22
Enquanto estava morando ali, Rúben se deitou com Bila, concubina do pai dele. E Israel ficou sabendo disso. Esta é a lista dos nomes dos doze filhos de Jacó:
23
Filhos de Lia: Rúben, o filho mais velho de Jacó, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom.
24
Filhos de Raquel: José e Benjamin.
25
Filhos de Bila, criada de Raquel: Dã e Naftali.
26
Filhos de Zilpa, criada de Lia: Gade e Aser. Estes são os filhos de Jacó, nascidos em PadãArã. '
27
Finalmente Jacó chegou à casa de seu pai Isaque, em Manre, distrito de Quiriate-Arba atual Hebrom. Abraão também tinha morado lá.
28
Não demorou e Isaque morreu. Alcançou a bela idade de 180 anos! Isaque morreu e foi reunido ao povo dele. Esaú e Jacó fizeram o enterro do pai.
topMateus 10
24-42
24
"Um aluno não é maior do que seu professor. Um empregado não está acima do seu patrão".
25
"O aluno participa dos problemas de seu professor. O empregado participa das mesmas dificuldades do seu patrão! E se Eu, o dono da casa, tenho sido chamado de 'Satanás', quanto mais vocês!"
26
"Mas não tenham medo daqueles que ameaçam vocês. Porque está chegando à hora em que a verdade será revelada: os golpes secretos deles se tornarão informação pública".
27
"O que Eu lhes digo agora enquanto está escuro, gritem ao vento quando amanhecer. O que Eu cochicho nos seus ouvidos, proclamem em público!"
28
"Não tenham medo daqueles que só podem matar o seu corpo - mas não podem tocar na alma de vocês! Temam apenas a Deus, que pode destruir no inferno a alma e o corpo juntos".
29
"Nem um pardal (Quanto custam eles? Dois por um centavo?) pode cair ao chão sem que o Pai de vocês saiba disso".
30
"E até os próprios cabelos da cabeça de vocês estão todos contados".
31
"Portanto, não se preocupem! Vocês valem mais para Ele do que muitos pardais".
32
"Se alguém Me reconhecer em público como seu amigo, Eu o reconhecerei abertamente como meu amigo diante do meu Pai do céu".
33
"Mas se alguém Me negar em público, Eu o negarei abertamente diante do meu Pai do céu".
34
"Não imaginem que Eu vim trazer paz à terra! Pelo contrário, vim trazer uma espada".
35
"Eu vim para lançar um homem contra seu pai, e uma filha contra sua mãe, e uma nora contra sua sogra".
36
"Os piores inimigos de um homem estarão justamente dentro da sua própria casa!"
37
"Se você tem amor a seu pai e a sua mãe mais do que tem amor a Mim, não é digno de ser Meu; e se você ama o seu filho ou a sua filha mais do que a Mim, não é digno de ser Meu".
38
"Se você recusa apanhar sua cruz e seguir-Me, não é digno de ser meu".
39
"Se você se agarra à sua vida, você a perderá; mas se a deprezar por Mim, você a salvará".
40
"Aqueles que acolhem vocês, a Mim estão acolhendo. E quando Me acolhem, estão acolhendo a Deus, que Me enviou".
41
"Se vocês acolherem um profeta porque ele é um homem de Deus, receberão a mesma recompensa que um profeta obtém. E se vocês acolherem homens bons e piedosos por causa da sua piedade, receberão recompensa igual à deles".
42
"E se, como meus representantes, vocês derem até mesmo um copo d'água fria a uma criança, serão seguramente recompensados".
top