Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Êxodo 20Êxodo 21Mateus 21.33-46Mateus 22.1-14Êxodo 20
1
DISSE DEUS tudo o que se segue:
2
"Eu sou o Senhor seu Deus. Eu tirei você da terra do Egito, onde você foi um povo escravo.
3
"Não creia nem adore nenhum deus - a não ser a Mim.
4
"Não faça ídolos. Não preste culto a imagens - nem de animais, nem de aves, nem de peixes, nem de qualquer coisa ou ser existente em cima do céu, nem embaixo na terra, nem nas águas. Não faça gestos de respeito ou de adoração diante de nenhuma imagem, pois Eu sou o Senhor, seu Deus. Sou Deus zeloso, e trarei maldição sobre os pecados de um pai até à terceira e quarta geração dos filhos daqueles que Me odeiam, mas mostrarei bondade até mil gerações àqueles que Me amam e guardam os meus mandamentos.
7
"Nunca use mal o meu nome. Não tolerarei qualquer abuso neste sentido.
8
"Guarde o sétimo dia como dia de santo descanso. É ordem minha. Trabalhe nos outros seis dias, mas o sétimo dia é o dia de descanso do Senhor seu Deus. Nenhum trabalho será feito nesse dia, nem por você, nem por ninguém da sua casa - filhos, filhas, criados, criadas, bois, burros ou qualquer outro animal. Nem mesmo os estrangeiros que estejam morando com você. Todos têm de obedecer a este mandamento. Todos devem descansar nesse dia - sejam empregados ou patrões. Por que você fica obrigado a guardar o dia de descanso? Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há, e descansou no sétimo. Por isso Eu separo o dia de descanso e lhe dou uma bênção toda especial.
12
"Honre seu pai e sua mãe". Se obedecer, terá vida longa e próspera na terra, que o Senhor dá a você.
14
"Não pratique adultério.
16
"Não diga mentiras contra seu próximo.
17
"Não cobice a mulher do próximo, nem fique com inveja do próximo, querendo a casa, as terras, os criados, os animais, ou qualquer outra coisa que ele possua."
18
O povo viu os trovões, os relâmpagos, o monte lançando fumaça; e ouviu o toque de corneta. O povo ficou de longe, olhando e tremendo.
19
Os israelitas disseram a Moisés: "É melhor você falar conosco. Nós o ouviremos. É melhor Deus não falar diretamente conosco, porque, se não, morreremos!"
20
Moisés disse a todos: "Não tenham medo! O Senhor veio testar vocês. Ele está fazendo estas coisas para que vocês tenham sempre humilde respeito a Ele e não pequem."
21
O povo ficou de pé, longe do monte. Mas Moisés ficou perto da nuvem escura, onde Deus estava.
22
Então o Senhor mandou Moisés dizer aos israelitas; "Todos viram que do céu falei com vocês.
23
"Não façam ídolos de prata ou de ouro para colocarem ao Meu lado como seus deuses.
24
"Façam um altar de terra ou de pedras. Nele vocês Me oferecerão sacrifícios: sacrifícios queimados, ofertas de gratidão, sacrifícios de ovelhas e bois. Seja onde for que Eu mandarei vocês comemorarem a fama do meu nome, Eu estarei presente e abençoarei vocês.
25
"Agora, notem bem: Se o altar for de pedras, usem pedras brutas. Se usarem ferramenta nas pedras, elas não ficarão santas para Mim.
26
"Outra coisa: Não subam escada para chegar ao altar, para não mostrar a sua nudez, numa posição indecente."
topoÊxodo 21
1
"APRESENTE OS MEUS regulamentos ao povo, " disse o Senhor a Moisés."São estes:
2
"Se alguém comprar um escravo hebreu, ele trabalhará como escravo durante seis anos. No começo do sétimo ano, será libertado de graça.
3
"Se o escravo era solteiro, quando foi comprado, sairá livre sozinho. Se era casado a mulher irá com ele.
4
"Se o dono der mulher a ele, e tiverem filhos, ele sairá livre sozinho. A mulher e os filhos continuam sendo do mesmo dono.
5
"Pode ser que o escravo diga: 'Eu gosto do meu dono. Além disso, amo a minha mulher e os meus filhos. Não quero sair livre. '
6
"Neste caso, o dono levará o escravo ao tribunal, para legalizar a declaração dele. Depois, na porta ou na entrada da casa, o dono furará a orelha do escravo com um furador de sapateiro. Então o homem ficará sendo escravo dele para sempre.
7
"Se alguém vender a filha como escrava, ela não sairá livre como os escravos do sexo masculino."Se ela foi comprada para casar com o dono, e o dono achar que ela não serve para esposa, terá de permitir que seja resgatada. Isto é, terá de permitir que paguem pela libertação dela. Mas não poderá vender a escrava a estrangeiros. Se fizesse isto, estaria sendo desleal para com ela. Agora, se o homem comprou a moça para a dar em casamento a um filho dele, ela terá de ser tratada como se fosse filha.
10
"Caso o dono dê ao filho outra mulher, a primeira continuará com os mesmos direitos que tinha antes. Os mesmos direitos conjugais, a mesma alimentação, e roupas na mesma quantidade e da mesma qualidade.
11
"Se não forem atendidas estas três condições, ela sairá livre, sem devolver nem pagar nada.
12
"Quanto às brigas e violências, as regras são estas: Quem ferir mortalmente outro, terá de morrer também. .
13
"Mas se não planejou isto, e Deus permitiu que o outro caísse nas mãos dele e morresse, o caso é diferente. Para casos assim, vou determinar lugares para onde o assassino involuntário poderá fugir.
14
"Agora, aquele que tiver má intenção e matar alguém à traição, será morto, mesmo que tenha procurado refúgio no meu altar.
15
"Quem ferir o pai ou a mãe - seja como for - será morto.
16
"Aquele que raptar uma pessoa e a vender, ou se a pessoa for achada em poder dele será morto.
17
"Quem amaldiçoar o pai ou a mãe, será morto.
18
Se dois homens brigarem, e um deles ferir o outro com uma pedra ou com o punho e este cair de cama, não morrer; se o ferido mais tarde puder levantar-se e andar apoiado em sua bengala, o outro estará livre de castigo.
20
"Se alguém surrar com vara um seu escravo ou escrava, se o ferido morrer logo, o dono será castigado por lei. Mas se o escravo ou escrava durar um ou dois dias depois da surra, o dono não será condenado. Isso porque escravo é dinheiro do dono.
22
"Se durante uma briga for atingida uma mulher grávida e por isso ela abortar, depende. Se não acontecer coisa pior do que o aborto, o culpado terá de pagar a indenização que o marido dela cobrar. A forma de pagamento será determinada pelo tribunal.
23
"Mas se acontecer outra coisa grave com ela, então o culpado terá de ser condenado a um castigo correspondente ao mal que fez. A regra é: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.
26
"Se alguém machucar e inutilizar o olho do escravo ou da escrava dele, terá de dar liberdade ao escravo ou escrava. Pagará coma libertação o olho que estragou.
27
"A mesma coisa se, com violência, fizer cair um dente de um escravo ou escrava. Pagará com a libertação do escravo ou escrava o dente que fez cair.
28
"Se um boi matar a chifradas um homem ou uma mulher" o boi terá de ser morto a pedradas. Além disso, ninguém poderá comer a carne dele. Mas o dono do boi não receberá nenhuma condenação.
29
"Agora, se o boi tinha o costume de andar chifrando gente e o dono sabia disso e não prendeu o animal, é diferente. Neste caso, se o boi matar um homem ou uma mulher, o boi será apedrejado e o dono dele terá de ser morto também.
30
"Se o acusador preferir receber resgate, o culpado terá de pagar tudo que for pedido, para salvar a própria vida. Este julgamento será aplicado quando a pessoa morta pelo boi for filho ou filha do interessado.
32
"Se a pessoa morta pelo boi for escravo ou escrava do acusador, o preço do resgate será de 30 moedas de prata. Além disso, o boi será morto a pedradas.
33
"Se alguém deixar uma cova aberta, ou se fizer uma cova e não a tapar, e cair nela um boi ou jumento e morrer, a regra é clara. O responsável pela cova pagará o preço do animal ao dono dele, mas ficará com o animal morto.
35
"No caso de um boi matar outro, o boi vivo será vendido. O dinheiro da venda será repartido em partes iguais, entre o dono do animal vivo e o dono do animal que morreu. E assim farão com o boi morto.
36
"Mas se o boi era conhecido como matador, e o dono dele não o prendeu, o caso é diferente. Pagará ao dono o preço do boi que morreu, e ficará com o boi morto.
topoMateus 21
33-46
33
"Agora escutem outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha. Ele colocou uma cerca ao redor dela, fez um tanque para poder pisar nas uvas e construiu uma torre para o vigia. Depois, ele alugou a vinha para outras pessoas trabalharem e partiu para outro país.
34
Quando chegou a época da colheita, ele enviou os seus servos aos trabalhadores que tinham alugado a vinha para recolher sua parte do fruto da vinha.
35
Mas os trabalhadores pegaram os servos dele, bateram em um, mataram outro e apedrejaram outro.
36
Então o dono enviou outros servos, mais do que na primeira vez. Mas os trabalhadores fizeram a mesma coisa com eles.
37
Finalmente ele enviou seu filho a eles, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’.
38
Mas quando os trabalhadores viram o filho, falaram uns com os outros: ‘Ele é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a sua herança será nossa!’
39
E eles o pegaram, o jogaram para fora da vinha e o mataram.
40
Agora, quando o dono da vinha vier, o que vocês acham que ele fará com aqueles trabalhadores?”
41
Eles responderam: "Ele dará a esses homens maus uma morte horrível e alugará a vinha para outros trabalhadores que darão a ele sua parte do fruto no tempo certo".
42
Então Jesus perguntou a eles: “Vocês nunca leram nas Escrituras: 'A pedra que os construtores rejeitaram agora se tornou a pedra fundamental do edifício; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’?
43
Por isso eu falo a vocês: O reino de Deus será tirado de vocês e será entregue a uma nação que produz os frutos do reino.
44
E aquele que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó”.
45
Quando os líderes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas que Jesus contou, eles perceberam que ele estava falando a respeito deles. Por isso queriam prendê-lo, mas tinham medo das multidões, pois o povo o considerava um profeta.
topoMateus 22
1-14
1
E de novo Jesus falou por eles em parábolas, dizendo:
2
"O reino dos céus pode ser comparado a um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho.
3
Ele enviou os seus servos para chamar os que foram convidados, mas eles não quiseram vir.
4
Então ele enviou outros servos, dizendo: ‘Fala para os que foram convidados: Olha, o jantar já está pronto. Meus bois e bezerrinhos gordos já foram mortos, e tudo está pronto. Venham para o festa de casamento!’
5
Mas eles não deram importância ao convite e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios.
6
E os outros pegaram os servos, maltrataram eles e os mataram.
7
O rei ficou furioso e mandou seu exército destruir os assassinos e queimar a cidade deles.
8
Então ele disse aos seus servos: ‘O jantar de casamento está pronto, mas os que foram convidados não eram dignos.
9
Agora saíam pelas ruas, vão para as esquinas e convidem para a festa de casamento todos que vocês encontrarem’.
10
Então aqueles servos foram às ruas e trouxeram todos que eles encontraram, independente se eram bons ou maus. Assim a sala do banquete ficou cheia de convidados.
11
Mas quando o rei entrou para ver os convidados, ele viu um homem sentado à mesa que não estava usando a roupa de casamento.
12
Então ele perguntou a ele: ‘Amigo, como você entrou aqui sem a roupa de casamento?’ Mas o homem não teve resposta.
13
Então o rei disse a seus servos: ‘Amarrem as mãos e os pés deste homem e joguem ele fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.
14
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos".
topo