Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Isaías 29Isaías 30Hebreus 11.17-40Isaías 29
1
POBRE DE JERUSALÉM, a cidade onde viveu Davi! Ano após ano seus moradores realizam festas religiosas nas datas marcadas
2
mas Eu vou mandar um terrível castigo sobre ela! Todos vão chorar e lamentar muito. Jerusalém será exatamente o que significa o seu nome Ariel - um altar coberto de fogo e sangue.
3
Eu mesmo serei seu inimigo. Cercarei Jerusalém: vou levantar fortes à sua volta, para destruir você.
4
Quando você tiver sido derrubada e misturada com a poeira, a sua voz se fará ouvir como a de um fantasma, saindo da terra em que você foi sepultado.
5
De repente, porém, os seus inimigos vão desaparecer como o pó soprado pelo vento. Eles são muitos, mas vão sumir como palha carregada pela ventania, num instante.
6
Porque Eu, o Senhor do Universo, cairei em cima deles com trovões, terremotos, furacões, chuva forte e fogo.
7
Todos os povos que vão atacar Jerusalém, sumirão de repente como um sonho que acaba!
8
Como um homem com muita fome sonha que está comendo, mas acorda ainda com o estômago vazio, como um homem morrendo de sede sonha que está bebendo, mas acorda sem forças de tanta sede, os inimigos de Jerusalém vão sonhar com uma grande vitória, mas isso não passará de sonho.
9
Isso os deixa espantados, moradores de Jerusalém? Vocês não conseguem acreditar? Então continuem de olhos fechados, fiquem cegos para sempre, se quiserem! Vocês andam tontos, tropeçando como bêbados, mas não é porque receberam muito vinho!
10
É porque o Senhor derramou sobre vocês um espírito de sono profundo! Os seus profetas, os olhos da nação, não podem mais ver! Os que tinham visões do futuro, os que tomavam decisões, não conseguem mais pensar direito!
11
Todas essas coisas que, segundo a visão, vão acontecer daqui para a frente, são como um livro selado, que ninguém consegue compreender. Se você as mostra a quem sabe ler, ele dirá: "Não consigo ler, está selado."
12
Se você pedir a um outro que leia o livro, ele responderá: "Não sei ler."
13
Por isso o Senhor diz: "Já que esse povo diz que é meu mas não Me obedece, já que o coração dessa gente está longe de Mim, já que a sua religião não passa de um monte de leis feitas por homens, que aprenderam de tanto repetir
14
Eu vou dar uma grande lição a esses fingidos, uma lição que vai deixá-los de boca aberta. Os seus sábios e conselheiros vão fazer papel de bobo, vão perder toda a sua sabedoria.
15
Pobres dos que procuram esconder os seus planos de Deus, que tentam fazer tudo no escuro, pensando consigo mesmo: "Deus não vai nos ver. Deus não sabe de nada do que está acontecendo!"
16
Como vocês estão errados! Como são tolos! Será que o oleiro que faz os jarros não é maior que o barro? Será que uma obra de arte poderia dizer do artista que a criou: "Não foi ele que me fez!" Por acaso a máquina chama o seu inventor de ignorante?
17
Daqui a pouco tempo a mata brava do Líbano se transformará num pomar, numa verdadeira floresta de árvores cheias de fruto.
18
Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro e os cegos, livres da tristeza da escuridão, verão os meus planos.
19
Os mansos terão grande felicidade, dada pelo Senhor, e os pobres da terra vibrarão de alegria no Santo de Israel.
20
Os que exploram outras pessoas perderão todo o seu poder, os que gostam de rir à custa dos outros vão desaparecer, e os que vivem planejando maldades serão mortos -
21
o homem violento que briga à toa, os que planejam atacar à traição o juiz que os condenou, e os que procuram qualquer desculpa para prejudicar os inocentes.
22
Por isso o Senhor, que libertou a Israel, diz: "O meu povo não será mais envergonhado, nem passará medo.
23
Quando os israelitas virem o aumento de sua população e o seu desenvolvimento econômico, então eles vão Me respeitar, vão se alegrar por minha causa, vão louvar o Santo de Israel, admirados diante dEle.
24
Os que viviam no pecado compreenderão a verdade, e os que zombavam das leis de Deus desejarão conhecê-las.
topoIsaías 30
1
POBRES DESSES MEUS filhos, desobedientes e teimosos, que fazem planos, sem ouvir minhas ordens, diz o Senhor. Vocês vão fazer esse tratado de ajuda com o Egito contra a minha vontade aumentando o número de seus pecados.
2
Sem pedirem minha opinião, vocês desceram ao Egito para pedir ajuda e proteção a Faraó!
3
Saibam que, confiando em Faraó vocês vão sofrer uma grande decepção, uma enorme vergonha! Ele não tem como cumprir as promessas de ajuda que fez!
4
Os embaixadores de Judá percorrem todo o reino do Egito, de Norte a Sul, de Zoã até Hanes
5
mas de nada adiantará, porque os egípcios não darão o menor auxílio aos judeus.
6
O que o Senhor diz contra o Egito é o seguinte: os mensageiros de Judá levarão ao Egito camelos e jumentos carregados de tesouros para comprar a ajuda dos egípcios. Passarão por uma terra deserta e perigosa, habitada por leões e cobras venenosas muito rápidas. E tudo isso por nada, porque o Egito não vai dar nenhuma ajuda aos judeus!
7
As promessas de auxílio feitas pelo Egito não têm o menor valor, por isso Eu o chamo de "Dragão relutante".
8
Você, Isaías, deve escrever estas minhas palavras diante desses príncipes desobedientes. Escreva-as num livro para que fique gravada para sempre a condenação que Eu fiz da incredulidade de Israel.
9
Se você não registrar minhas palavras, eles dirão depois: "Não! O Senhor nunca nos disse isso!" Os judeus são desobedientes e teimosos.
10
Dizem aos meus profetas: "CaIem-se! Não queremos mais ouvir suas mensagens!" ou então "Não nos digam a verdade; falem um pouco de coisas boas, profetizem coisas agradáveis e ilusões! Parem de falar dos caminhos de Deus; já escutamos o suficiente sobre o seu 'Santo de Israel'".
12
Esta é a resposta do Santo de Israel: Já que vocês desprezam o que Eu Ihes digo, já que preferem confiar na violência e na mentira e se apoiar no pecado
13
esse pecado que cometeram vai ser para vocês como uma brecha num muro alto, que vai se inclinando e cai, de repente!
14
Deus vai castigar vocês: Ele os quebrará como um vaso de barro, de tal forma que os cacos não servirão para coisa alguma, de tão pequenos.
15
Porque o Senhor Deus, o Santo de Israel, diz o seguinte: Vocês só serão salvos se, arrependidos, voltarem para Mim e dependerem totalmente do meu poder. A sua força está na confiança em Mim; mas vocês não querem saber disso!
16
Pelo contrário, vocês dizem: "Nós vamos conseguir ajuda no Egito, e cavalos bem ligeiros!" Só que estes cavalos vão ser usados para fugir dos seus inimigos, e eles serão muito mais ligeiros do que vocês!
17
Cada um deles vai colocar mil judeus em fuga! Com medo de apenas cinco deles, vocês todos vão fugir até não ficarem dois judeus juntos. Cada um de vocês vai ficar sozinho, como uma árvore no alto de um monte.
18
Mas o Senhor ainda espera que vocês voltem para Ele, para mostrar o quanto Ele os ama. Ele vai demonstrar o seu amor com grande poder, porque o Senhor é um Deus justo e fiel. Felizes são as pessoas que dependem dEle.
19
Povo de Sião, moradores de Jerusalém, vocês não chorarão mais porque o Senhor terá pena de vocês, ouvindo o seu lamento. Ele vai responder!
20
Embora o Senhor tenha dado a vocês pão de sofrimento e água de aflição, Ele virá ficar ao seu lado - vocês verão seu Mestre com seus próprios olhos.
21
Se vocês se desviarem do caminho de Deus, ouvirão, atrás de vocês uma Voz dizendo: "Por ai não! Este é o caminho; andem por ele!".
22
Então vocês vão achar que suas imagens cobertas de prata e de ouro não passam de lixo, de coisas imundas. Vocês vão jogáIas fora, dizendo: "Fora daqui!"
23
Quando isso acontecer, o Senhor os abençoará com chuvas na época de plantar as sementes, com ótimas colheitas; haverá bastante pão para vocês e grandes pastagens para o gado.
24
Os bois e jumentos que trabalham na terra terão comida especial; cereais com sal, limpos da palha cuidadosamente.
25
No dia em que os seus inimigos forem destruídos (pela ação do Senhor), haverá riachos correndo em cada monte, em todas as colinas.
26
A lua será tão brilhante quanto o sol, e o sol será sete vezes mais claro! Isso vai acontecer quando o Senhor começar a curar o seu povo das feridas que lhe fez.
27
Olhem! Lá vem o Senhor, vindo de longe, queimando como fogo na sua ira, cercado de densas nuvens de fumaça. Os seus lábios estão cheios de ira; a sua língua queima e destrói como um fogo.
28
A sua ira se derrama sobre todos os inimigos como uma enchente. Ele vai sacrificar as nações orgulhosas com uma grande destruição; vai puxá-Ias para o castigo, como um cavalo é puxado pelas rédeas.
29
Mas vocês, o povo de Deus, cantarão um hino de profunda alegria, como no dia da Páscoa. O seu coração ficará alegre como o do homem que, tocando uma flauta, conduz a multidão ao Monte do Senhor, o Santo de Israel.
30
A voz majestosa do Senhor será ouvida, e Ele esmagará os seus inimigos com seu forte braço, com grande ira, através de incêndios, tempestades, grandes temporais e chuvas de pedras.
31
A Assíria tremerá de medo ao ouvir a voz do Senhor. Será ferida com a vara de Deus.
32
E quando o Senhor castigar os assírios, cada pancada da vara de Deus será festejada com harpas e tamborins.
33
Porque a fogueira onde vai ser queimado Moloque, o deus da Assíria já está pronta há muito tempo, com muita lenha, que será acesa pelo sopro do Senhor, que é como o fogo de um vulcão.
topoHebreus 11
17-40
17
Pela fé Abraão, quando colocado à prova por Deus, ofereceu Isaque como sacrifício. E ele que tinha recebido as promessas de Deus estava a ponto de sacrificar o seu único filho,
18
embora Deus tenha falado para ele: “Por meio de Isaque a sua descendência será contada”.
19
Abraão levou em conta que se Isaque morresse, Deus poderia até ressuscitá-lo dos mortos. E de certa maneira, ele o recebeu de volta dentre os mortos.
20
Pela fé Isaque abençoou seus filhos, Jacó e Esaú, em relação às coisas que estavam por vir.
21
Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado em seu cajado, adorou a Deus.
22
Pela fé José, no fim da sua vida, mencionou que os israelitas iriam sair do Egito, e ordenou que levassem os seus ossos com eles quando saíssem.
23
Foi pela fé que os pais de Moisés o esconderam por três meses depois dele nascer, porque viram que o menino era bonito e tinha nele algo fora do comum, e eles não tiveram medo de desobedecer à ordem do rei.
24
Pela fé Moisés, quando adulto, recusou ser chamado filho da filha de Faraó.
25
Ele escolheu ser maltratado com o povo de Deus em vez de aproveitar os prazeres passageiros do pecado.
26
Ele achou maior riqueza em sofrer pelo prometido Cristo do que os tesouros do Egito, pois estava olhando para o futuro e sua grande recompensa.
27
Pela fé Moisés deixou a terra do Egito, não temendo a ira do rei. Ele perseverou como alguém que via aquele que é invisível.
28
Pela fé ele estabeleceu e celebrou a Páscoa e mandou passar sangue nos dois lados e na parte de cima nas entradas das casas, para que o anjo destruidor não matasse seus filhos mais velhos.
29
Pela fé os israelitas atravessaram o mar Vermelho como se fosse em terra seca. Mas quando os egípcios tentaram fazer o mesmo, morreram todos afogados.
30
Pela fé caíram as muralhas da cidade de Jericó, depois que o povo de Israel marchou ao redor delas por sete dias.
31
Pela fé a prostituta Raabe não foi destruída junto com as pessoas da sua cidade que eram desobedientes, porque ela tinha recebido bem os espiões.
32
O que mais posso falar? Levaria tempo demais para contar as histórias da fé de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, de Davi e Samuel e de todos os profetas;
33
os quais pela fé conquistaram reinos, administraram justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca de leões,
34
apagaram o poder do fogo e escaparam da morte pela espada. A sua fraqueza foi transformada em força. Eles se tornaram fortes na batalha e fizeram exércitos estrangeiros fugirem.
35
Houve mulheres que pela ressurreição, receberam seus amados de volta da morte. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para que pudessem ressuscitar para uma vida melhor.
36
Outros enfrentaram zombarias e chicotadas, e foram até acorrentados e colocados na prisão.
37
Eles foram apedrejados, serrados ao meio, tentados a renegar a sua fé, e mortos à espada. Eles andaram de um lado para o outro, vestidos de peles de ovelhas e bodes, necessitados, perseguidos e maltratados,
38
andando sem direção pelos desertos e montes, e vivendo em covas e cavernas. O mundo não era digno deles!
39
E todos estes receberam a aprovação de Deus por causa da sua fé; porém, nenhum deles recebeu o que foi prometido,
40
porque Deus tinha planejado algo melhor para nós, para que somente junto conosco eles fossem aperfeiçoados.
topo