Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Você talvez possa pensar que pode julgar estas pessoas, mas você é tão mau quanto elas, e não tem nenhuma desculpa! Pois quando você as julga, está se condenando, pois você que julga os outros pratica as mesmas coisas.
2
E nós sabemos que o julgamento de Deus contra quem pratica tais coisas está baseado na verdade.
3
Mas você, que julga os que fazem tais coisas, pensa que poderá escapar do julgamento de Deus quando fizer as mesmas coisas?
4
Ou será que as riquezas da bondade de Deus, sua tolerância e paciência não significam nada para você? Você não pode ver que é a bondade de Deus que o leva ao arrependimento?
5
Mas por causa da sua dureza e seu coração que se recusa a se arrepender, você está acumulando ira para si mesmo no dia da ira, quando o justo julgamento de Deus será revelado.
6
Ele dará a cada um de acordo com o que fez.
7
Ele dará vida eterna para aqueles que com perseverança em fazer o bem procuram glória, honra e imortalidade.
8
Mas derramará sua indignação e ira sobre os que são egoístas e que não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça.
9
Haverá tribulações e angústias para todos que continuam fazendo o que é mal, primeiro para o judeu, e depois para aquele que não é judeu.
10
Mas haverá glória, honra e paz para todos os que fazem o bem, primeiro para o judeu, e depois para aquele que não é judeu.
11
Pois Deus trata todos da mesma maneira.
12
Todos aqueles que pecaram sem a lei, também perecerá sem a lei; mas todos aqueles que pecaram debaixo a lei, serão julgados pela lei.
13
Pois não são aqueles que ouvem a lei que são justos aos olhos de Deus, mas aqueles que obedecem à lei serão declarados justos.
14
Pois, quando os que não são judeus, que não têm a lei, por natureza, fazem o que a lei exige, eles são uma lei para si mesmos, embora eles não tenham a lei.
15
Eles mostram que as exigências da lei estão escritas em seus corações. Suas consciências também testificam que isto é verdade, pois seus pensamentos às vezes os acusam e outras vezes os defendem.
16
E é assim será naquele dia quando Deus julgará os segredos de todo o mundo por meio de Jesus Cristo, de acordo com as Boas Notícias que eu anuncio.
Os Judeus e a Lei
17
Você que se chama judeu, confia na lei de Deus e fala com orgulho sobre seu relacionamento especial com ele.
18
Você conhece a vontade de Deus; você sabe como discernir entre o que é correto e o que é errado e aprovar o que correto, porque foram instruídos na lei.
19
Você está convencido que é guia dos cegos e luz para as pessoas que estão perdidas nas trevas;
20
que pode instruir aqueles que não têm entendimento e ensinar os caminhos de Deus para as crianças, pois você tem certeza de que a lei de Deus dá a você o conhecimento completo e a verdade.
21
E então? Se você ensina aos outros, por que não ensina a você mesmo? Você prega contra roubo, mas rouba?
22
Você diz que é errado cometer adultério, mas comete adultério? Você detesta ídolos, mas rouba os templos?
23
Você está tão orgulhoso por ter a lei, mas você desonra a Deus por desobedecê-la.
24
Pois, como as Escrituras dizem: "O nome de Deus é blasfemado entre os que não são judeus por causa de vocês”.
25
A circuncisão só tem valor se você obedecer à lei. Mas se você desobedece à lei, é como se você não tivesse sido circuncidado.
26
E se um homem que não foi circuncidado obedecer à lei, ele não será considerado como circuncidado?
27
Aliás, os não circuncidados que obedecem a lei, condenarão vocês, judeus, que são circuncidados e conhecem a lei, mas não a obedecem.
28
Pois não é judeu verdadeiro aquele que é somente no exterior, nem é circuncisão verdadeira aquela que é somente no exterior, feita no corpo.
29
Mas, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, e a circuncisão verdadeira é uma mudança de coração produzida pelo Espírito, não somente a obediência à letra da lei. O louvor que essa pessoa recebe não vem de homens, mas de Deus.