Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Eu pergunto então: Deus tem rejeitado seu povo, a nação de Israel? De maneira nenhuma! Pois eu mesmo sou um israelita, um descendente de Abraão e um membro da tribo de Benjamim.
2
Não, Deus não tem rejeitado seu povo, o qual ele determinou de amar e estabelecer um relacionamento antes da criação do mundo. Vocês não sabem o que as Escrituras dizem na história de Elias, como ele acusa o povo de Israel diante de Deus dizendo:
3
"Senhor, eles mataram seus profetas e destruíram seus altares. Eu sou o único sobrevivente, e agora eles querem me matar também".
4
E você lembra da resposta de Deus? Ele falou: "Reservei para mim outros sete mil homens que não dobraram os joelhos a Baal".
5
Assim, hoje também há um grupo dentro do povo de Israel que permaneceram fiéis, escolhidos pela graça de Deus.
6
E se é pela graça de Deus que eles foram escolhidos, não é então por causa de alguma coisa que eles tenham feito. Pois se eles tivessem sido escolhidos por causa daquilo que fizeram, a graça não seria mais graça, mas algo merecido.
7
O que vamos dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas aqueles que Deus escolheu conseguiram. Os outros foram endurecidos,
8
como está escrito: "Deus deu a eles um espírito de sono profundo, olhos que não veem, e ouvidos que não ouvem, até o dia de hoje".
9
Da mesma forma, Davi disse: "Que a mesa abundante deles se transforme em laço e uma armadilha que os faz pensar que tudo está bem; uma pedra que os faz tropeçar e recompensa pelo que fizeram.
10
Que seus olhos se escureçam para que não possam ver, e suas costas fiquem encurvadas para sempre".
11
Então eu pergunto: Quando os judeus tropeçaram, eles caíram para nunca mais se levantar? De maneira nenhuma! Mas, através do pecado deles de rejeitar a Cristo, a salvação chegou aos que não são judeus, para provocar ciúmes em Israel.
12
Agora, se o pecado de rejeitar Cristo trouxe salvação para o mundo, e a falha deles levou um grande número dos que não são judeus a ser salvo, pensem quanto mais o mundo será abençoado quando eles forem completamente restaurados.
13
Agora eu estou falando a vocês que não são judeus. Eu quero que vocês saibam que eu aproveito o máximo que eu posso do meu ministério como o apóstolo dos que não são judeus
14
para que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo, e assim salvar alguns deles.
15
Pois se a rejeição deles significa a reconciliação do mundo, o que acontecerá então quando eles forem aceitos, senão vida para os que estão mortos?
16
Pois, se a primeira parte da massa oferecida é santa, então a massa inteira é santa; e, se as raízes de uma árvore são santas, cada galho também é santo.
17
Mas se alguns destes galhos da árvore foram cortados, e você, um galho de uma oliveira brava, foi enxertado entre os outros, e agora compartilha da alimentação rica da raíz da oliveira cultivada,
18
não se deixe sentir superior aos galhos quebrados. E se você se sentir assim, lembre-se que não é você que sustenta a raiz, mas a raiz que sustenta você.
19
Então você dirá: "Os galhos foram quebrados para darem lugar a mim".
20
Sim, isto é verdade. Mas não se esqueça de que esses galhos foram quebrados porque não creram, e você se encontra no lugar deles por meio da fé. Então não se orgulhe, mas tema.
21
Pois se Deus não poupou os galhos naturais, também não poupará você.
22
Notem como Deus é bondoso, mas também severo. É severo para com aqueles que caíram, mas bondoso para com você, se continuar na bondade dele. Caso contrário, você também será cortado.
23
E até eles, se não continuarem na sua incredulidade, serão enxertados, pois Deus tem o poder de enxertá-los novamente.
24
Pois se você que foi cortado de uma oliveira brava por natureza, e enxertado, contra a natureza, numa oliveira cultivada, quanto mais fácil será para Deus enxertar novamente esses galhos naturais na sua própria oliveira?
O Mistério da Salvação de Israel
25
Eu quero que vocês entendam este mistério, irmãos, para que não pensem que são sábios nas suas próprias opiniões. Uma parte do povo de Israel teve seus corações endurecidos, e isso vai continuar até que o número completo dos que não são judeus tenha entrado.
26
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: "O Libertador virá de Sião, e afastará os judeus de toda falta de reverência e devoção a Deus mostrado em palavras e atitudes.
27
E esta será minha aliança com eles, quando eu tirar seus pecados”.
28
Quanto às Boas Notícias, eles são inimigos de Deus por causa de vocês. Mas quanto à escolha de Deus, eles são amados por causa dos seus antepassados.
29
Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
30
Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus, mas agora receberam misericórdia por causa da desobediência deles,
31
assim também agora eles têm sido desobedientes, para que pela misericórdia mostrada a vocês, eles também possam receber misericórdia.
32
Pois Deus fez com que todos se tornassem prisioneiros da desobediência para que ele pudesse mostrar misericórdia a todos.
33
Ó profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Como é impossível para nós explicar suas decisões e compreender suas maneiras de agir!
34
“Pois quem conheceu a mente do Senhor ou quem foi seu conselheiro?
35
Ou quem já deu alguma coisa a Deus para ser recompensado?”
36
Pois dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém!