Felizes são também as pessoas que fazem do Senhor a sua força e resolvem, em seu coração, seguir pelos retos caminhos de Deus! Salmo 84.5
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Português


Jeremias 33
João 11.17-57

Jeremias 33


1
O SENHOR VOLTOU a falar com Jeremias, enquanto ele continuava preso junto ao alojamento dos guardas do palácio.
2
O Senhor, que fez, formou e firmou a terra - o Senhor é o seu nome - diz o seguinte:
3
Fale comigo e Eu responderei. Pergunte-Me e Eu contarei a você segredos fabulosos sobre os meus planos.
4
O Senhor, o Deus de Israel, avisa: Vocês derrubam casas e até palácios dos reis de Judá para reforçar os muros contra o ataque do inimigo.
5
Mas apesar disso os caldeus invadirão Jerusalém, e encherão as ruas de cadáveres, gente castigada pelo meu furor. Eu abandonei os moradores de Jerusalém, por causa de sua grande maldade. Não terei pena quando gritarem pedindo a minha ajuda.
6
Mas, virá o dia em que vou reparar os danos causados a Jerusalém, e curar as feridas dos seus moradores. Eles viverão em paz e segurança.
7
Mudarei o destino de Judá e Israel; voltarei a construir as suas cidades destruídas pelo inimigo.
8
Eu mesmo purificarei de todo pecado e maldade os israelitas que Me desobedecerem. Perdoarei cada pecado que cometerem contra Mim, quebrando a minha Lei.
9
Jerusalém será um motivo de glória para o meu nome. Todos os povos da terra Me louvarão, vendo as coisas boas que fiz por ela, dando-lhe paz. A humanidade vai tremer de medo e respeito por Mim, vendo o meu amor pelo meu povo!
10
Assim diz o Senhor: Neste lugar, que todos afirmam ter virado um deserto, sem homens ou animais, em todas as cidades destruídas de Judá, voltarão a ser ouvidas as vozes alegres dos recém-casados, as canções felizes de gente levando ofertas de gratidão ao Senhor e dizendo: "Louvem ao Senhor, pois Ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre!" Tornarei o povo de Israel mais rico e feliz do que nunca, diz o Senhor.
12
Apesar desta terra estar vazia, abandonada pelos homens e animais, voltará a ver pastores guiando os seus rebanhos.
13
Os rebanhos aumentarão e voltarão a encher os campos em volta das vilas na região da serra, na planície junto ao mar, nas cidades do sul, na terra de Benjamim, em torno de Jerusalém e das cidades de Judá.
14
Sim, vai chegar o tempo em que Eu cumprirei todas as promessas de paz e felicidade que fiz a Israel e Judá.
15
Nesse tempo, farei brotar o Ramo da Justiça, da árvore da família de Davi. Ele executará justiça sobre toda a terra!
16
Por esse tempo é que Judá será salvo e Jerusalém será uma cidade segura para seus moradores. O lema da cidade será "O Senhor é nossa justiça".
17
Então será cumprida a promessa feita a Davi: "Nunca deixará de haver um herdeiro de Davi para ocupar o trono de Israel!"
18
E também não faltarão sacerdotes e seus assistentes para trazer ao altar do Senhor as ofertas queimadas e ofertas de cereais todos os dias.
19
O Senhor disse mais a Jeremias:
20
Se alguém for capaz de alterar a lei que Eu estabeleci para o dia e a noite, Se alguém puder impedir que o dia venha depois da noite, e a noite depois do dia, então seria possível anular o trato que fiz com Davi, meu servo. Só assim deixaria de haver um herdeiro de Davi para reinar sobre Israel; só assim deixaria de haver sacerdotes e seus assistentes para serem meus servos.
22
Como é impossível contar as estrelas do céu, ou os grãos de areia das praias, será impossível contar a família de Davi, meu servo, e os levitas, que Me servem.
23
E mais uma vez o Senhor falou a Jeremias:
24
Por acaso você ainda não viu o que esse povo anda dizendo? Dizem que o Senhor escolheu Israel e Judá, mas depois abandonou ambos os povos! Eles estão desprezando sua própria nação, achando que deixaram de ser meu povo.
25
Mas esta é a resposta do Senhor: Tal como não vou mudar as leis fixas que estabeleci para o dia e a noite, para o céu e a terra, jamais rejeitarei os israelitas e a família real de Davi, meu servo. Não mudarei meu plano de escolher o Filho de Davi como Rei do povo de Abraão, Isaque e Jacó. Muito pelo contrário, vou devolver a Israel a antiga glória e mostrar todo o amor que sinto por ele.

topo

João 11

17-57
17
Quando eles chegaram em Betânia, disseram-lhes que Lázaro já estava no túmulo fazia quatro dias.
18
Betânia ficava apenas a uns três quilômetros de distância de Jerusalém
19
e muitos dos líderes judaicos tinham vindo apresentar seus pesâmes e consolar Marta e Maria pela perda que haviam sofrido.
20
Quando Marta recebeu a notícia de que Jesus estava chegando, foi ao encontro dEle, porém Maria ficou sentada em casa.
21
Marta disse a Jesus: "Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.
22
Porém, ainda não é tarde demais, pois eu sei que Deus fará meu irmão voltar à vida, se tão somente o Senhor pedir a Ele".
23
Jesus disse: "O seu irmão voltará a viver".
24
"Sim", disse Marta, "quando todo o mundo voltar, no Dia da Ressurreição".
25
Jesus disse: "Sou Eu que levanta os mortos e dá a eles uma nova vida. Todo aquele que crê em mim, mesmo que morra como qualquer outro, viverá novamente.
26
Porque tem a vida eterna por crer em Mim, e nunca morrerá. Você crê nisto, Marta?"
27
"Sim, Mestre", disse ela. "Eu creio que o Senhor é o Messias, o Filho de Deus, aquele que há tempos estamos esperando".
28
Nisto ela deixou Jesus, voltou a Maria e, chamando a irmã separadamente, disse: "Ele está aqui, e quer falar com você".
29
Então Maria levantou-se imediatamente e foi aonde Ele estava.
30
Ora, Jesus tinha ficado fora da aldeia, no lugar onde Marta havia se encontrado com Ele
31
Quando os judeus que estavam na casa, procurando consolar Maria, viram que ela saiu depressa, pensaram que estivesse indo ao túmulo de Lázaro para chorar; por isso foram atrás.
32
Ao chegar aonde Jesus estava, Maria caiu aos pés dEle, dizendo: "Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão ainda estaria vivo".
33
Quando Jesus viu Maria chorar, e os judeus também, ficou muito perturbado.
34
"Onde é que ele está sepultado?" perguntou. Eles disseram: "Venha ver".
35
As lágrimas vieram aos olhos de Jesus.
36
"Eles eram amigos íntimos", disseram os judeus. "Vejam como gostava dele".
37
Mas alguns diziam: "Este individuo curou um cego - por quê não pôde impedir Lázaro de morrer?" E outra vez Jesus ficou muito comovido. Nisto chegaram ao túmulo. Era uma gruta, com uma pedra pesada fechando a entrada.
38
Mas alguns diziam: "Este individuo curou um cego - por quê não pôde impedir Lázaro de morrer?" E outra vez Jesus ficou muito comovido. Nisto chegaram ao túmulo. Era uma gruta, com uma pedra pesada fechando a entrada.
39
"Rolem a pedra para um lado", disse Jesus. Porém Marta, a irmã do morto, falou: "Mas o mau cheiro será terrível, porque ele está morto há quatro dias".
40
"Eu já não disse se crer, você verá um maravilhoso milagre de Deus?" respondeu Jesus.
41
Rolaram então a pedra para um lado. Foi quando Jesus levantou os olhos ao céu e disse: "Pai, graças dou ao Senhor, porque me ouviu.
42
Eu sei que o Senhor sempre Me ouve, mas disse isto por causa destas pessoas que se encontram aqui, para que creiam que o Senhor Me enviou".
43
Então Jesus gritou bem alto: "Lázaro, venha para fora!"
44
E Lázaro veio - preso com faixas e com o rosto envolto num pedaço de pano. Jesus disse: "Desamarrem as faixas e deixem que vá embora!"
45
Assim, muitos dos judeus que estavam com Maria e viram isto acontecer, finalmente creram nEle!
46
Porém alguns saíram, foram aos fariseus e contaram aquilo.
47
Então os sacerdotes principais e os fariseus convocaram uma reunião do Conselho para discutir a situação. "Que vamos fazer?" perguntavam uns aos outros, "pois este Homem, evidentemente faz milagres.
48
Se nós O deixarmos em paz, a nação inteira irá atrás dEle e então o exercito romano virá para nos matar e tomar conta do governo judaico".
49
Então um deles, Caifás, que era o supremo sacerdote naquele ano, disse: "Vocês não sabem de coisa alguma!
50
Que morra só Esse Homem pelo povo - por que morreria a nação inteira?"
51
Esta profecia de que Jesus deveria morrer pela nação toda foi feita por Caifás na qualidade de supremo sacerdote - ele não teve está idéia por si mesmo, mas foi inspirado para dizer isso.
52
Foi uma predição de que a morte de Jesus seria, não somente por Israel, mas por todos os filhos de Deus espalhados ao redor do mundo.
53
Por isso, daquela hora em diante, os líderes judaicos começaram a planejar a morte de Jesus.
54
Então Jesus parou com o Seu ministério público e deixou Jerusalém; foi para a beira do deserto, na aldeia de Efraim, onde ficou com os seus discípulos.
55
A Páscoa, uma festa judaica, estava próxima, e muita gente do campo chegou a Jerusalém dias antes, para poderem participar da cerimônia de purificação, antes da Páscoa começar.
56
Eles queriam ver Jesus, e nas conversas no templo perguntavam uns aos outros: "Que acha? Será que Ele vem para a Páscoa?"
57
Enquanto isso os sacerdotes principais e os fariseus tinham anunciado publicamente que qualquer um que soubesse onde estava Jesus, deveria denunciar imediatamente, para que fosse preso.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter