No último dia, no momento mais importante da festa, Jesus se levantou e disse bem alto: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. João 7.37
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Êxodo 40
Mateus 27.27-44

Êxodo 40


1
DEPOIS DESTAS coisas, o Senhor disse a Moisés:
2
"No primeiro dia do mês, arme o Tabernáculo completo. Coloque nele a arca com os Dez Mandamentos, e instale o véu para encobrir a arca no Lugar mais Santo. Ponha no lugar próprio a mesa, e arrume a mesa com as coisas que devem ficar em cima dela. Instale o lustre e acenda as lâmpadas.
5
"Ponha o altar de ouro, para o incenso, em frente da arca do Testemunho. Coloque o cortinado da porta do Tabernáculo. Ponha o altar das ofertas queimadas em frente da entrada do Tabernáculo. Coloque a bacia entre a tenda do Santuário e o altar. Encha de água a bacia. Depois monte o pátio ao redor da tenda e instale o cortinado na entrada do pátio.
9
"Derrame óleo da unção no Tabernáculo e em tudo o que faz parte dele. Assim você fará a dedicação do Tabernáculo, com todas as partes dele. E ele se tornará santo. Derrame também óleo da unção no altar dos sacrifícios queimados e em todos os seus utensílios, para fazer a dedicação dele. E se tornará muito santo. Santifique também a bacia e seu suporte, derramando óleo da unção nela.
12
"Mande Arão e seus filhos chegarem na entrada do Tabernáculo, e lave todos eles com água. Vista Arão com as roupas santas e derrame sobre ele óleo da unção. Assim ele ficará separado e consagrado para Me servir como sacerdote. Faça a mesma coisa com os filhos dele. Ponha neles as roupas sacerdotais, e derrame óleo da unção sobre eles, para que possam Me servir como sacerdotes. Esta unção para o sacerdócio vale para sempre, de modo que os descendentes deles serão meus sacerdotes através das gerações todas."
16
Moisés fez o que o Senhor mandou. No primeiro dia do primeiro mês do segundo ano, o Tabernáculo foi montado. Moisés armou a estrutura, firmou os postes nas bases e pregou as tábuas e ripas. Depois estendeu a tenda sobre a estrutura e pôs a cobertura do teto. Tudo como o Senhor mandou.
20
Colocou os Dez Mandamentos na arca - o Testemunho da vontade de Deus revelada. Pôs os varais na arca e o propiciatório em cima dela. Colocou a arca dentro do Tabernáculo, e estendeu o véu para encobrir a arca do Testemunho, como Deus tinha mandado.
22
Depois colocou a mesa na ala norte, na sala ao lado do Santuário, fora do véu. Pôs o Pão da Presença em cima da mesa, diante do Senhor - como o Senhor tinha mandado.
24
Colocou o lustre em frente da mesa, ao lado do Santuário, na ala sul. Preparou e acendeu as lâmpadas diante do Senhor, conforme as instruções recebidas. Instalou o altar de ouro no Santuário, em frente do véu. Depois acendeu nele o incenso aromático especial. Tudo como o Senhor mandou Moisés fazer.
28
Colocou o cortinado na entrada do Tabernáculo. Pôs o altar das ofertas queimadas na entrada, e ofereceu nele um sacrifício queimado e uma oferta de cereais - como o Senhor mandou.
30
Depois colocou a bacia entre a tenda e o altar, e a encheu de água. Moisés, Arão e os filhos de Arão lavavam as mãos e os pés nela. Sempre que passavam por ali para entrar no Tabernáculo e chegar no altar, eles se lavavam, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
33
Fechou o pátio em volta da tenda e do altar e colocou o cortinado da entrada do pátio. Assim Moisés acabou a obra.
34
Então a nuvem cobriu o Tabernáculo e a glória do Senhor o encheu.
35
Moisés não conseguia entrar, porque a nuvem lá estava e a glória do Senhor enchia o Tabernáculo.
36
Quando a nuvem se levantava e se movia, o povo de Israel recomeçava a viagem, seguindo a nuvem. Mas se a nuvem parava, o povo parava também, até a nuvem sair de novo.
38
A nuvem ficava por cima do Tabernáculo durante o dia. De noite, havia fogo no Tabernáculo, para que todos pudessem vê-lo. E isso aconteceu em todas as marchas realizadas pelo povo de Israel.

topo

Mateus 27

27-44
27
Então os soldados do governador levaram Jesus até o Palácio do Governador e reuniram toda o batalhão diante dele.
28
E eles tiraram as roupas dele e colocaram sobre ele uma capa vermelha.
29
Fizeram uma coroa de espinhos, e a puseram na sua cabeça, e colocaram uma vara de cana na sua mão direita. E ajoelhado-se diante dele, zombavam, dizendo: “Salve, Rei dos Judeus!”
30
E eles cuspiam nele e pegavam a vara de cana e batiam na cabeça dele.
31
E depois de ter zombado dele, tiraram a capa e o vestiram com suas próprias roupas. Então o levaram para ser crucificado.
32
Quando estavam saindo pelos portões da cidade, os soldados encontraram um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, e o forçaram a carregar a cruz de Jesus.
33
E quando eles chegaram ao lugar chamado Gólgota (que significa Lugar da Caveira),
34
os soldados ofereceram a Jesus vinho misturado com um tipo de anestésico chamado de fel, para ele não sentir dor, mas quando ele provou, ele se recusou a beber.
35
E depois que os soldados pregaram ele na cruz, eles dividiram as roupas dele, jogando dados.
36
Então eles se sentaram e ficaram vigiando.
37
Acima da cabeça de Jesus colocaram uma placa, onde estava escrita a acusação contra ele: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus”.
38
Dois ladrões foram crucificados com ele: um à sua direita e outro à sua esquerda.
39
E as pessoas que passavam o insultavam, balançando as cabeças
40
e dizendo: “Você que pode destruir o templo e o reconstruir em três dias, salve-se a si mesmo! Se você é mesmo o Filho de Deus, desça da cruz”.
41
Os líderes dos sacerdotes, os professores da lei e os líderes do povo também zombavam de Jesus, dizendo:
42
“Ele salvou os outros, mas não pode salvar a si mesmo! Se ele é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e nós creremos nele!
43
Ele confiou em Deus, deixe Deus livrá-lo agora, se de fato tem prazer nele. Pois ele disse: ‘Eu sou o Filho de Deus’ ”.
44
E os ladrões que foram crucificados com ele, também o insultavam da mesma forma.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter