Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Uma noite, um líder religioso judaico chamado Nicodemos, membro do grupo dos fariseus, veio fazer uma visita a Jesus. "Senhor", disse ele, "todos nós sabemos que Deus enviou o Senhor para nos ensinar. Os seus milagres são uma prova suficiente disto".
3
Jesus respondeu: "Com toda a sinceridade que tenho, digo-lhe isto: Se você não nascer de novo, nunca poderá entrar no Reino de Deus".
4
"Nascer de novo!" exclamou Nicodemos. "Que quer o Senhor dizer? Como pode um homem velho voltar para o ventre da mãe e nascer outra vez?"
5
Jesus respondeu: "O que Eu lhe estou dizendo tão sinceramente é isto: Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
6
Os homens só podem reproduzir a vida humana, mas o Espírito Santo dá a vida nova do céu.
7
Portanto, não se admire da minha declaração de que você precisa nascer de novo!
8
Assim como você pode ouvir o vento, mas não pode dizer da onde ele vem ou para onde vai depois, assim é com o Espírito. Nós não sabemos qual é a próxima pessoa a quem Ele concederá esta vida do céu".
9
"Que quer o Senhor dizer?" perguntou Nicodemos.
10-11
Jesus respondeu: "Você é um famoso mestre dos judeus, e ainda assim não entende estas coisas? Eu estou dizendo o que sei e o que vi - e mesmo assim vocês não querem crer em mim.
12
Mas se vocês não crêem em mim nem quando falo sobre coisas como estas que acontecem aqui entre os homens, como é possível vocês crerem se Eu falar o que está acontecendo no céu?
13
Pois somente Eu, o Messias, vim a terra e voltarei ao céu outra vez.
14
E como Moisés, no deserto, levantou numa estaca uma serpente de bronze, assim também Eu devo ser levantado numa cruz
15
para que todo aquele que crer em Mim, tenha a vida eterna.
Porque Deus Amou Tanto o Mundo
16
Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17
Deus não enviou o Filho dEle para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
18
Não há condenação eterna reservada para aqueles que confiam nEle como Salvador. Mas aqueles que não confiam nEle como Salvador, já foram julgados e condenados por não crerem no Filho único de Deus.
19
A sentença deles está baseada neste fato: a Luz do céu veio ao mundo, porém eles amaram mais a escuridão do que a Luz, porque a obra deles eram más.
20
Eles odiaram a Luz celeste porque queriam pecar na escuridão. Ficaram longe daquela Luz, com medo dos seus pecados serem revelados e eles castigados.
21
Mas aqueles que se comportam bem, têm prazer em vir para a Luz, a fim de que todo mundo veja que eles estão fazendo o que Deus quer".
O Testemunho de João Batista a Respeito de Jesus
22
Depois disto Jesus e seus seguidores saíram de Jerusalém e ficaram juntos por algum tempo na Judéia, onde batizavam.
23-24
Por esse tempo João Batista ainda não estava na prisão. Batizava em Enom, perto de Salim, porque ali havia bastante água.
25
Um dia alguém começou uma discussão com alguns dos seguidores de João, dizendo que o batismo de Jesus era melhor.
26
Então ele vieram a João e disseram: "Mestre, o homem que o Senhor encontrou no outro lado do rio Jordão - Aquele que o Senhor disse que era o Messias - também está batizando, e todo mundo vai para lá, ao invés de vir para nós aqui".
27
João respondeu: "Deus no céu dá a cada homem o seu trabalho.
28
Meu trabalho é preparar o caminho para aquele Homem, para que todo mundo vá a Ele. Vocês mesmos sabem como eu já falei claramente que eu não era o Messias. Eu estou aqui para preparar o caminho para Ele - isso é tudo.
29
As multidões irão naturalmente atrás da atração principal - a noiva irá para onde o noivo está! Os amigos do noivo alegram-se com Ele. Eu sou o amigo do Noivo. e estou cheio de alegria com o sucesso dEle.
30
Ele deve tornar-Se cada vez maior, e eu devo diminuir cada vez mais.
31
Ele veio do céu e é maior do que qualquer outro. Eu sou da terra, e só sei falar das coisas da terra.
32
Ele fala do que viu e ouviu, mas como são poucos os que crêem no que Ele fala.
33-34
Aqueles que crêem nEle descobrem que Deus é uma fonte de verdade. Pois, sendo enviado por Deus, Ele fala as palavras de Deus, porque o Espírito de Deus está sobre Ele, sem medita e nem limite.
35
O Pai ama esse Homem porque Ele é Seu Filho, e Deus entregou tudo o que existe a Ele.
36
E todos os que confiam nEle, - o Filho de Deus - como Salvador, têm a vida eterna; aqueles que não crêem nem obedecem a Ele nunca verão o céu; pelo contrário, a ira de Deus permanece sobre eles".