Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
2 Samuel 42 Samuel 52 Samuel 6Marcos 162 Samuel 4
1
QUANDO O REI Is-Bosete soube da morte de Abner em Hebrom, ficou paralisado de medo; seu povo também ficou grandemente assustado.
2
O rei Is-Bosete passou o comando das tropas a dois irmãos, Baaná e Recabe, os quais já eram capitães de grupos de assalto do exército. Eram filhos de Rimom, que era de Beerote em Benjamim. O povo de Beerote era considerado como pertencente a Benjamim, mesmo depois de haver fugido para Gitaim, aonde moram agora.
4
Saul tinha um netinho aleijado, chamado Mefibosete, filho do príncipe Jônatas. Ele estava com cinco anos de idade quando Saul e Jônatas foram mortos na batalha de Jezreel. Ao ouvir a notícia da morte dos dois, a ama de Mefibosete, apavorada, tomou o menino nos braços e fugiu com ele; na corrida, porém, ela caiu e derrubou o menino; em conseqüência do tombo ele ficou aleijado.
5
Um dia, quando o sol ia alto e o calor era forte, Recabe e Baaná foram ao palácio de Is-Bosete que estava dormindo.
6
Entraram na casa como se fossem à despensa em busca de trigo; mas, sem serem percebidos, entraram no quarto de dormir de Is-Bosete e o feriram na barriga, matando-o. Cortaram a sua cabeça e fugiram com ela pelo deserto, e assim escaparam durante a noite.
8
Levaram a cabeça de Is-Bosete e a apresentaram ao rei Davi em Hebrom. "Veja, ó rei Davi!" exclamaram eles. "Aqui está a cabeça de Is-Bosete, o filho do seu inimigo Saul, aquele que tentou matá-lo. Deus hoje concedeu ao rei vingança sobre Saul e toda a sua família! "
9
Mas Davi respondeu: "Deus que me livrou dos meus inimigos é testemunha de que
10
aquele que me trouxe a notícia da morte de Saul pensando que eu ia me alegrar com ela, foi morto por minha ordem; foi essa a recompensa que ele recebeu pela 'alegre notícia'!
11
Se assim procedi com aquele homem, o que não farei então a estes traiçoeiros que mataram um homem bom em sua própria casa, no seu leito, enquanto dormia! Pedirei a vida deles em troca!"
12
E Davi deu ordens aos seus homens para que matassem aqueles dois irmãos Recabe e Baaná; e assim foi feito. Cortaram as mãos e os pés deles e penduraram seus corpos ao lado do poço em Hebrom. E sepultaram a cabeça de Is-Bosete no túmulo de Abner em Hebrom.
topo2 Samuel 5
1
ENTÃO VIERAM A Davi em Hebrom, representantes de todas as tribos de Israel para lhe prometer fidelidade. "Nós somos seus irmãos, pois somos da mesma terra", disseram eles.
2
"Mesmo quando Saul era nosso rei, você era nosso verdadeiro chefe. Além disto, o Senhor disse que você seria o pastor e guia do seu povo."
3
Então Davi, diante de Deus, fez um trato com os chefes representantes de Israel, em Hebrom, e ali ele foi coroado rei de Israel.
4
Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar em Judá, e Hebrom era a capital, e o seu governo ali durou sete anos. Depois reinou trinta e três anos em Jerusalém como rei de Judá e de Israel; portanto, o período total de seu reinado foi de quarenta anos.
6
Davi dirigiu depois suas tropas para Jerusalém a fim de combater os jebuseus que moravam lá. "Você nunca entrará aqui", disseram os jebuseus. "Até os cegos e os aleijados são capazes de expulsar você daqui!" Eles tinham certeza de que estavam em segurança ali em Jerusalém.
7
Porém Davi e os seus soldados os derrotaram e tomaram a fortaleza de Sião, que depois se chamou "Cidade de Davi".
8
Quando aquele recado malcriado por parte dos jebuseus chegou a Davi, ele disse aos seus soldados: "Entrem na cidade pelo canal de água e destruam aqueles 'aleijados' e 'cegos' jebuseus. Como eu os odeio!" (Essa é a origem do ditado: "Mesmo os cegos e os aleijados poderiam conquistar você!")
9
Então Davi fez da fortaleza de Sião (também chamada Cidade de Davi) o seu quartel general. Começando por Milo, Davi foi construindo e edificando até ao atual centro da cidade.
10
E Davi se foi tornando cada vez mais forte, porque ele vivia em comunhão com o Senhor, Deus do Universo.
11
Hirão, rei de Tiro, mandou madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros a fim de construírem um palácio para Davi.
12
Davi compreendeu agora porque o Senhor o havia feito rei e porque havia enchido de bênçãos o seu reinado - era porque Deus queria ajudar a Israel, o seu povo escolhido.
13
Depois de mudar-se de Hebrom para Jerusalém, Davi se casou com mais outras mulheres e teve muitos filhos e filhas.
14
Estes são os filhos que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.
17
Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido coroado rei de Israel, procuraram prendê-lo; porém Davi tendo sabido disso antes, desceu à fortaleza.
18
Os filisteus chegaram e se espalharam pelo vale de Refaim.
19
Então Davi consultou a Deus: "Devo ir lutar contra os filisteus? O Senhor me ajudará a derrotá-los?" E Deus lhe respondeu: "Sim, pode prosseguir; a vitória será sua."
20
E Davi saiu a lutar contra os filisteus em Baal-Perazim, e os derrotou. "O Senhor fez isto!" exclamou Davi. "Ele surgiu no meio dos meus inimigos arrasando tudo como uma inundação violenta." Por isso ele chamou a esse lugar "Rompimento".
21
Davi e seus homens levaram muitas imagens que foram abandonadas pelos filisteus.
22
Mas os filisteus voltaram a se espalharem pelo vale de Refaim.
23
Davi tornou a consultar ao Senhor e este lhe respondeu: "Não suba para atacar de frente; vá por trás deles e ataque pelo lado das amoreiras.
24
Quando você ouvir um som como de marcha nas copas das amoreiras, pode atacar! Isso quer dizer que o Senhor preparou o caminho para você e você vai destruí-los".
25
E Davi agiu de acordo com as instruções do Senhor, destruindo os filisteus desde Geba até Gezer.
topo2 Samuel 6
1
DAVI REUNIU ENTÃO trinta mil homens do seu exército e os levou até Baalim de Judá, para dali trazer a Arca" do Senhor dos céus, que está assentado num trono muito acima dos querubins.
3
A Arca foi colocada sobre um carro novo e levada da casa de Abinadabe, que estava situada numa ladeira. Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro.
4
Aiô ia à frente, e logo atrás vinham Davi e os outros chefes de Israel; eles marchavam alegres, agitando ramos de árvores ao som de instrumentos musicais como liras, harpas, tambores, címbalos e outros.
6
Quando passavam pelas terras de Nacom, os bois que puxavam a Arca tropeçaram e Uzá levou a mão à Arca para protegê-la, com medo que ela caísse.
7
Deus não gostou dessa atitude, e fez com que Uzá caísse morto ali mesmo ao lado da Arca. Dessa maneira ele foi castigado pela falta de respeito para com a Arca do Senhor.
8
Davi ficou triste com o que aconteceu a Uzá, e chamou ao lugar "O Lugar da Ira contra Uzá" (esse nome continua até hoje).
9
Davi agora estava amedrontado diante de Deus, por isso perguntou: "Meu Senhor, como poderei levar a Arca para casa?"
10
Depois de pensar, resolveu não levar mais a Arca para a cidade de Davi, mas sim para a casa de Obede-Edom, o geteu.
11
A Arca ficou lá por três meses; e o Senhor abençoou a Obede-Edom e a toda sua família.
12
Quando Davi soube que o Senhor havia abençoado a casa de Obede-Edom por causa da Arca, ele resolveu mandar trazer a arca para a cidade de Davi, promovendo grandes festejos.
13
Quando os homens que carregavam a Arca para a cidade de Davi tinham dado seis passos com ela, paravam para sacrificar um boi e um cordeiro.
14
E Davi, vestido com as roupas de sacerdote, de linho, dançava diante do Senhor mostrando a sua alegria.
15
Assim Israel transportou a Arca do Senhor para a cidade de Davi com muita alegria, ao som de trombetas.
16
Aconteceu que, enquanto a procissão entrava na cidade com toda aquela festa, Mical, a filha de Saul, observava o espetáculo da janela onde ela estava. Ao ver o rei Davi dançando e saltando na frente do cortejo, não gostou e o desprezou por isso.
17
A Arca foi colocada dentro da tenda preparada por Davi para esse fim. E Davi ofereceu sacrifícios queimados e ofertas de paz diante da Arca do Senhor.
18
Então o rei abençoou o povo em nome do Senhor Deus do Universo
19
e ofereceu a cada um - homens e mulheres - pão, vinho e bolo de passas. Quando todos foram servidos, retiraram-se para suas casas;
20
então Davi voltou para abençoar a sua família. Porém Mical saiu para encontrar o rei e exclamou com desgosto: "Como parecia glorioso o rei de Israel hoje! dançando e exibindo-se diante de moças e mulheres ao longo das ruas como se fosse um homem qualquer do povo!"
21
Davi respondeu: "Eu dançava louvando ao Senhor, que me colocou acima do seu pai Saul e sua família; ao Senhor, que me nomeou para ser o rei de Israel, o povo escolhido do Senhor! Não me importa que aos seus olhos eu não seja bem visto: continuarei dançando, em louvor ao Senhor.
22
Sim, embora pareça tolo e humilhante, sei que serei respeitado pelas moças e mulheres diante das quais você disse que eu me exibia!"
23
E Mical, filha de Saul, não teve filhos durante a sua vida toda.
topoMarcos 16
1
Depois que terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, a mãe de Tiago, saíram e compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus.
2
No primeiro dia da semana, bem cedo, quando o sol estava começando a nascer, elas foram ao túmulo.
3
No caminho perguntavam umas às outras: “Quem vai tirar para nós a pedra da entrada do túmulo?”
4
Mas quando elas chegaram e olharam, viram que a pedra, que era muito grande, já tinha sido rolada para fora da entrada do túmulo.
5
Quando elas entraram no túmulo, e viram um rapaz vestido de roupas brancas, sentado do lado direito, elas ficaram muito assustadas.
6
Mas ele falou: “Não se assustem. Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele já foi ressuscitado! Ele não está aqui. Olhem, aqui é o lugar onde o colocaram.
7
Mas agora vão, falem aos seus discípulos e a Pedro que ele está indo na frente de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão, exatamente como ele lhes falou”.
8
Então as mulheres saíram rapidamente e fugiram do túmulo, tremendo e sem noção do que tinha acontecido. E elas não falaram nada para ninguém porque estavam com muito medo.
9
Depois de ter ressuscitado, bem cedo no primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem ele tinha expulsado sete demônios.
10
Ela foi e contou o que tinha acontecido àqueles que tinham estado com ele, enquanto eles estavam lamentando e chorando.
11
Mas, quando ouviram que ele estava vivo e que ela o tinha visto, eles não acreditaram.
12
Depois dessas coisas, Jesus apareceu, numa forma diferente, a dois de seus discípulos, enquanto eles estavam saindo de Jerusalém e caminhando para o campo.
13
E eles voltaram e contaram aos outros, mas também não acreditaram neles.
14
Mais tarde Jesus apareceu aos onze enquanto estavam comendo juntos, e os repreendeu pela falta de fé deles e pela dureza de seus corações, porque eles não acreditaram naqueles que o tinham visto depois que ele tinha ressuscitado.
15
Então ele falou a eles: “Enquanto vocês estão indo por todo o mundo, preguem as Boas Notícias a todas as pessoas.
16
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17
E estes sinais acompanharão aqueles que crerem: no meu nome expulsarão demônios e falarão em novos idiomas que nunca aprenderam;
18
se pegarem em cobras com as mãos ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; eles colocarão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.
19
Depois que o Senhor Jesus tinha falado com eles, ele foi levado para o céu e sentou-se no lugar de honra ao lado direito de Deus.
20
E os discípulos saíram e pregaram por toda parte, enquanto o Senhor trabalhava com eles e confirmava a mensagem por meio dos sinais que a acompanhavam.
topo