Isso acontece porque a salvação pertence ao Senhor. Ele dá grandes bênçãos ao seu povo! Salmo 3.8
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Ezequiel 17
Ezequiel 18
Ezequiel 19
1 João 3.11-24

Ezequiel 17


1
DEPOIS DISSO, RECEBI a seguinte mensagem do Senhor:
2
"Filho do homem, apresente esta charada ao povo de Israel:
3
"Uma grande águia, de grandes asas, garras afiadas e penas de várias cores, chegou ao Líbano e arrancou a ponta do cedro mais alto, levando-o para uma cidade cheia de comerciantes.
5
Lá a águia plantou a ponta do cedro numa terra boa, às margens de um rio bem largo, onde ele cresceu como um salgueiro.
6
Ele criou raízes, cresceu e se tornou uma parreira baixa, mas muito larga: os ramos cresciam em direção à águia, ficando cada vez maiores e mais fortes.
7
Então surgiu outra grande águia, com grandes asas e penas de muitas cores. A parreira, na terra onde estava plantada, começou a crescer na direção dessa segunda águia. As raízes se estenderam para ela, procurando água
8
apesar de estar plantada em boa terra, com bastante água para produzir muitos ramos e frutos.
9
"E agora, o Senhor Deus pergunta: Deixarei esta parreira continuar crescendo assim? De jeito nenhum! A primeira águia vai arrancar suas raízes, cortará os seus ramos, fazendo secar as folhas e os frutos. E para fazer isso não precisará de muito esforço.
10
Apesar de crescer depressa a princípio, essa parreira não viverá muito tempo. Murchará completamente quando bater o vento leste; morrerá na terra boa onde foi plantada."
11
Depois disso, recebi outra mensagem do Senhor.
12
"Pergunte a esses israelitas rebeldes: Vocês não percebem o significado desta charada? Vou lhes contar. Nabucodonosor, rei da Babilônia, a primeira águia, atacou Jerusalém, e prendeu o rei e as autoridades principais, a ponta do cedro mais alto, levando os prisioneiros para Babilônia. Escolheu também um membro da família real, Zedequias, tio do rei, obrigando-o a jurar lealdade a Babilônia. Além disso, levou para sua terra as pessoas mais importantes de Judá.
14
Deixou o reino bastante fraco para não se revoltar; se Judá ficasse fiel à Babilônia, poderia continuar a existir como nação.
15
"Mas, apesar disso, Zedequias se revoltou contra o rei de Babilônia. Mandou embaixadores ao Egito, pedindo ajuda militar, soldados e cavalos. Acham que Judá terá sucesso, quebrando seu juramento de lealdade, deixando de cumprir o trato de paz? Não! Tão certo como Eu vivo, diz o Senhor, o rei de Judá será levado para Babilônia e lá morrerá. Nabucodonosor, a primeira águia, arrancará a árvore com raízes e tudo!
17
os exércitos de Faraó, rei do Egito, não poderão prestar auxílio aos judeus quando os caldeus cercarem Jerusalém, fazendo rampas para atacar os muros e matando milhares de pessoas.
18
Esse será o resultado do rei Zedequias ter quebrado o juramento de lealdade, selado com um aperto de mãos. Por isso Zedequias não conseguirá escapar ao castigo!
19
"O Senhor Deus diz: Isso é tão certo como o fato de Eu estar vivo! Castigarei o rei de Judá por ter quebrado o meu trato e desprezado o juramento que fez em meu nome.
20
Jogarei sobre ele a minha rede; ele será preso em meu laço. Levarei Zedequias para Babilônia, e ali Eu o condenarei pela sua desobediência contra Mim.
21
Seus melhores soldados serão mortos na invasão de Judá. os que escaparem serão espalhados por todo o mundo. Então vocês compreenderão que fui Eu, o Senhor, quem anunciou todas essas coisas.
22
"O Senhor Deus promete: Eu também plantarei a ponta de um cedro bem alto, tirado do seu maior ramo, no monte mais alto de Israel. Lá ele crescerá, e produzirá galhos bem fortes, até se transformar num grande e forte cedro, com muitos frutos. Debaixo desse grande cedro os animais encontrarão abrigo; e nos seus ramos, e as aves farão seus ninhos.
24
Assim, todos saberão que Eu, o Senhor, derrubei as grandes árvores e fiz crescer as pequenas; sequei as árvores verdes e dei vida às árvores secas. Eu, o Senhor, prometi e fiz tudo isso.

topo

Ezequiel 18


1
ALGUM TEMPO DEPOIS, recebi nova mensagem do Senhor:
2
"Por que andam dizendo que em Israel os filhos pagam pelos pecados dos pais?
3
Tão certo como Eu vivo, diz o Senhor Deus, nenhum israelita voltará a citar essa frase tão popular.
4
Todas as almas Me pertencem, as almas dos pais e as almas dos filhos. A minha lei é a seguinte: cada pessoa será condenada pelo seu próprio pecado, e o castigo é a morte.
5
"Mas o homem justo, que põe em prática a verdade e a justiça
6
esse não participa das festas imorais realizadas para adorar ídolos nos montes de Israel, não rouba a mulher alheia, nem se deita com mulher no tempo da sua menstruação.
7
Ele não explora outras pessoas; é paciente com quem lhe deve dinheiro; devolve os objetos deixados como garantia de pagamento da dívida quando os devedores precisam. Reparte sua comida com os pobres, e suas roupas com quem anda coberto de farrapos.
8
Ele empresta seu dinheiro sem cobrar juros, afasta-se das coisas erradas, e não faz diferença entre rico e pobre, poderoso e humilde. Trata todos os homens com igual justiça.
9
Um homem assim, que obedeça as minhas leis, é justo de verdade, e sem dúvida alguma viverá!
10
Se esse homem justo tiver um filho ladrão ou assassino, que fizer as maldades que seu pai evitou
11
e deixar de lado sua obrigação de fazer o bem - adorando ídolos no alto dos montes, adulterando
12
explorando os fracos e os pobres, roubando, não devolvendo o que foi dado como garantia, amando e adorando imagens de falsos deuses
13
cobrando juros altos quando empresta dinheiro - por acaso esse homem viveria às custas da justiça de seu pai? De jeito nenhum! Morrerá, por sua própria culpa.
14
"Mas se esse homem pecador tiver um filho capaz de perceber a maldade de seu pai e não cometer os mesmos pecados
15
não comer a carne oferecida aos ídolos no alto dos montes; não fizer pedidos às imagens dos falsos deuses; não roubar a mulher alheia;
16
não explorar seus semelhantes; não guardar consigo o que foi dado como garantia; não roubar; repartir sua comida e suas roupas com os necessitados;
17
ajudar os pobres; não emprestar dinheiro a juros; enfim, se ele cumprir a minha lei e obedecer os meus mandamentos, não será castigado pelo fato de seu pai ser um pecador desobediente. Ele viverá; sem dúvida alguma ele viverá.
18
Mas seu pai, por outro lado, que é ladrão, explorador, adúltero e perverso, será castigado. Morrerá por causa de seus pecados!
19
E vocês podem até perguntar: Como é? O filho não é castigado pelos pecados do pai?' É claro que não! Ele obedeceu os mandamentos, fez o que é certo e justo e por isso, sem sombra de dúvida, viverá.
20
Quem vive pecando é que será castigado com a morte. O filho não sofrerá as conseqüências dos pecados do pai, e o pai não pagará pelos pecados do filho. O justo será recompensado pela sua justiça, e o perverso será castigado pelos seus pecados.
21
Apesar disso, se um homem pecador se arrepender dos pecados que cometeu e passar a obedecer os meus mandamentos, fazendo o que é certo e justo diante de Mim, sem dúvida alguma viverá. Não será morto pelos seus antigos pecados.
22
O passado será esquecido, com todas as suas desobediências e maldades. Ele receberá a vida como prêmio da sua justiça.
23
"Vocês imaginam que Eu sinta alegria quando um perverso é castigado com a morte? pergunta o Senhor Deus. Muito pelo contrário! A minha vontade é que ele abandone a sua vida de pecado e receba a vida eterna.
24
Por outro lado, se uma pessoa que sempre viveu fazendo o que é certo, de uma hora para outra abandonar a justiça e se entregar ao pecado, fazendo as mesmas maldades que fazem os perversos, não conseguirá escapar ao castigo. Todas as coisas boas e justas que fez antes serão esquecidas; será castigada com a morte, porque escolheu seguir o caminho do pecado, e pelas maldades que cometeu.
25
Agora vocês vão reclamar: 'O Senhor não está sendo justo no seu julgamento!' Pensem bem, israelitas! Quem está sendo injusto, Eu ou vocês?
26
Se o justo deixa de lado a justiça para viver no pecado, e morre sem se arrepender disso, morrerá por causa do mal que cometeu.
27
Se uma pessoa que vivia no pecado se arrepender de suas maldades e desobediências, e passar a praticar a justiça, não será castigada com a morte. Receberá a vida como prêmio.
28
Quem pensa na sua vida e se arrepende dos pecados que cometeu, será perdoado e viverá; não será castigado com a morte
29
Apesar disso ser uma coisa tão clara, os israelitas continuam reclamando: 'O Senhor está sendo injusto no seu julgamento!' Israelitas, vocês são os injustos, e não Eu.
30
É por isso que vocês serão julgados. Eu mesmo julgarei cada um segundo as suas próprias ações, promete o Senhor Deus. Arrependam-se, abandonem os seus pecados! Essa é a única maneira de escapar ao castigo do pecado e da maldade.
31
Joguem fora de sua vida os pecados que vocês vêm cometendo há tanto tempo! Assim vocês ganharão um novo coração e um novo espírito. Para que morrer? Para que ser condenado, povo de Israel?
32
Eu não tenho o menor prazer em condenar à morte um pecador, diz o Senhor Deus. Arrependam-se, israelitas! Arrependam-se e vivam!

topo

Ezequiel 19


1
Cante esta canção de tristeza, lamentando pelos príncipes de Israel!
2
Como foi grande Judá - sua mãe! Era uma leoa que vivia no meio de outros leões. Ali ela criou os seus filhotes.
3
Um deles, o rei Jeoacaz, cresceu e se tornou um jovem leão, belo e forte. Aprendeu a caçar, atacou e comeu muitos homens.
4
As nações ouviram falar nesse leão, preparam uma armadilha para ele. O leão foi apanhado e levado para o Egito, preso por correntes.
5
Quando Judá, a leoa, viu seus planos indo por água abaixo com a prisão do primeiro leão, escolheu outro filhote, o rei Jeoaquim. Ele aprendeu a ser um leão feroz.
6
Vivendo entre outros leões, aprendeu a caçar, e comeu muitos homens.
7
Destruiu os palácios das nações vizinhas, e matou os habitantes das cidades em torno do seu reino. Todos tremiam de medo ao ouvirem o seu rugido.
8
Finalmente, os exércitos vizinhos se reuniram, cercaram o leão, jogaram uma rede sobre ele e o prenderam na sua cova.
9
Colocaram o leão numa jaula e assim ele foi levado ao rei de Babilônia. Lá, ficou preso até morrer, para que nunca mais seu rugido fosse ouvido nos montes de Israel.
10
"Sua mãe era como uma parreira plantada junto a um riacho; bem próxima da água, ela deu muitos frutos e os seus ramos cresceram, por causa de serem bem regados.
11
Seus ramos mais fortes se transformaram em cetros de poderosos reis, o símbolo da autoridade real. De longe, essa parreira podia ser vista por todos, porque tinha muitos ramos altos.
12
Mas, de repente, a parreira foi arrancada violentamente e jogada ao solo. O vento leste, muito quente, secou os frutos; os ramos foram quebrados e depois queimados.
13
Agora a parreira está plantada numa terra muito seca e vazia, onde quase não existe água.
14
A parreira acabou sendo destruída, o fogo começou no tronco e passou para os ramos. Agora não há ramo capaz de servir como cetro real, autoridade sobre um país. Este é o lamento, esta é a canção triste. será cantada por muitos anos, como prova de tristeza pelo que aconteceu aos príncipes israelitas.

topo

1 João 3

11-24
11
Pois esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: Que devemos amar uns aos outros.
12
Nós não devemos ser como Caim, que pertenceu ao Maligno e matou seu irmão. E por que ele o matou? Porque ele fazia o que era mal e seu irmão fazia o que era justo.
13
Então não fiquem surpresos, irmãos, se o mundo odeia vocês.
14
Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Mas quem não ama permanece na morte.
15
Todo aquele que odeia seu irmão é assassino. E vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.
16
Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus deu sua vida por nós. Então nós também devemos dar as nossas vidas pelos irmãos.
17
Mas se alguém tem dinheiro suficiente para viver bem e vê um irmão passando necessidade, mas não mostra nenhuma compaixão, como o amor de Deus pode estar nele?
18
Filhinhos, vamos parar de somente falar que amamos uns aos outros; vamos  mostrar isso pelas nossas ações.
19
É pelas nossas ações que saberemos que pertencemos à verdade e satisfazeremos as dúvidas de nossa consciência diante de Deus.
20
Pois, ainda que nossa consciência nos condene, Deus é maior que nossa consciência e ele sabe todas as coisas.
21
Amados, se a nossa consciência não nos condenar, podemos nos aproximar de Deus com confiança;
22
e receberemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos as coisas que agradam a ele.
23
E este é seu mandamento: Que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo e que amemos uns aos outros, assim como ele nos ordenou.
24
Quem obedece aos seus mandamentos permanece em Deus, e Deus permanece nele. Do seguinte modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que ele nos deu.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter