Sei que quem confia em Ti nunca será derrotado. Mas quem procura destruir o inocente, esse sim será destruído! Salmo 25.3
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Êxodo 32
Êxodo 33
Mateus 26.1-30

Êxodo 32


1
Os Israelitas cansaram de esperar Moisés, e foram falar com Arão. Disseram: "Faça deuses que sirvam de guias para nós. Pois Moisés esse homem que nos tirou do Egito não aparece! Não sabemos o que aconteceu com ele."
2
Disse Arão: "Esta bem. Tirem os brincos de ouro das orelhas e me entreguem todos eles. Fizeram isso. Os homens, as mulheres e as moças deram os brincos de ouro a Arão.
4
"Arão pegou ferramentas próprias, derreteu o ouro, e fez com ele um bezerro fundido. Depois o povo disse: "Israel, este é o deus que tirou você do Egito!"
5
Ao ver isso, Arão anunciou um feriado religioso. Disse ele: "Amanhã vamos fazer uma festa ao Senhor."
6
No dia seguinte, todos levantaram cedo. Fizeram sacrifícios queimados e ofertas pela paz ao bezerro de ouro. Depois se puseram a comer e beber, e a se divertir.
7
E o Senhor disse a Moisés: "Vá lá para baixo, pois o seu povo, o povo que você tirou do Egito, está corrompido. Saiu depressa do caminho que Eu havia traçado para ele. Pois veja! Fizeram um bezerro fundido e lhe prestam culto, e oferecem sacrifícios a ele! Além disso, dizem: 'Israel, este é o deus que tirou você do Egito!'"
9
"Enquanto falava, o Senhor ficou indignado, e disse a Moisés: "Já vi que este povo é rebelde e teimoso. Agora me deixe sozinho. Vou inflamar a minha ira e vou destruir todos eles. Depois farei de você, Moisés, uma grande nação."
11
Mas Moisés implorou a Deus que não fizesse isso."Senhor, " disse ele, "por que ficar indignado assim com este povo? Com o povo que o Senhor tirou do Egito com grandiosos milagres? Não quererá que os egípcios falem mal do Senhor, dizendo que levou o povo de Israel para as montanhas para o destruir da face da terra! Volte atrás, eu peço, e apague a fúria da sua indignação. Desista de fazer esse terrível mal ao Seu povo! Lembre a promessa que o Senhor fez aos Seus servos - Abraão, Isaque e Israel. Pois lhes prometeu solenemente: 'Vou multiplicar os seus descendentes, como as estrelas do céu. E vou dar a eles toda esta terra que prometi. E os seus descendentes vão herdar e possuir este território para sempre.
14
O Senhor desistiu de destruir Israel.
15
Então Moisés desceu do monte, e levou com ele as duas tábuas da Lei. Testemunho da vontade do Senhor. Deus mesmo tinha feito as duas tábuas e Deus mesmo tinha escrito nos dois lados das tábuas.
17
Enquanto desciam - Moisés e seu ajudante - Josué ouviu o barulho que o povo fazia lá embaixo."Parece que o povo está em pé de guerra no acampamento, disse Josué.
18
"Nada disso!", disse Moisés. Não é nem barulho de vitória, nem de derrota. O que escuto é gente cantando.
19
Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro e as danças. Ficou furioso! Jogou as duas tábuas de pedra - e elas se quebraram ao pé do monte! Depois derreteu o bezerro de ouro e o fez em pó. Pegou o ouro em pó e o despejou na água. E fez o povo beber aquela água.
21
Moisés perguntou a Arão: "Que foi que esse povo fez a você? A ponto de você trazer esse terrível pecado sobre ele?!"
22
Arão respondeu: "Não fique zangado comigo. Você sabe que o povo só pende para o mal. Faça deuses que sirvam de guias para nós, disseram. E continuaram: Pois Moisés esse homem que nos tirou do Egito - não aparece! Não sabemos o que aconteceu com ele. Então eu disse a eles: Quero que me dêem o ouro que tiverem. Eles me deram. Joguei o ouro no fogo e - veja só! - saiu aquele bezerro.
25
Moisés viu que o povo estava desenfreado, pois Arão o deixou completamente solto. E viu Moisés que isso só podia deixar o povo de Deus envergonhado diante dos inimigos.
26
Por isso, ficou de pé na entrada do acampamento e disse: "Quem é do Senhor, venha aqui." Logo foram para perto dele os filhos de Levi.
27
Disse Moisés aos levitas: "Escutem o que o Senhor, o Deus de Israel, manda. Diz Ele: Cada um pegue a sua espada e vá de porta em porta pelo acampamento - ida e volta. Matem mesmo os irmãos, amigos e vizinhos.
28
Os levitas obedeceram. Naquele dia foram mortos uns três mil israelitas!
29
Moisés falou então aos filhos de Levi: "Vocês hoje se separaram para o serviço do Senhor - pois obedeceram mesmo que para isso tivessem de matar filhos e irmãos. Com esta prova de dedicação o Senhor lhes dará agora grande bênção.
30
No dia seguinte Moisés disse ao povo de Israel: "Vocês cometeram um terrível pecado. Mas vou voltar à presença do Senhor no monte, e talvez consiga obter perdão para vocês.
31
Moisés voltou ao Senhor, e disse: "O povo cometeu grande pecado! Fez deuses de ouro! Mas agora Te imploro que perdoe esse pecado. Se não, eu Te peço que me risques do livro que escreveste.
33
O Senhor respondeu a Moisés: "Riscarei do meu livro aquele que pecar contra mim.
34
"Agora vá, e leve o povo para onde falei. Esteja certo que o meu Anjo irá na frente. Mas no tempo certo, visitarei o povo e o castigarei por causa do pecado que cometeu."
35
E foi o que aconteceu. O senhor lançou grande castigo sobre os israelitas, por causa do bezerro que Arão fez.

topo

Êxodo 33


1
O SENHOR DISSE a Moisés: "Leve este povo que você tirou do Egito, para a terra que prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó. Pois eu disse a eles: 'Darei esta terra aos seus descendentes.
2
"Mandarei na frente o Anjo. Expulsarei do território os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
3
"Aquela terra é fonte de leite e mel."Mas Eu não viajarei no meio do povo de Israel, pois é gente rebelde e teimosa. Assim não serei levado a destruir este povo durante a viagem.
4
Quando os israelitas ouviram estas duras palavras, choraram e deixaram de usar jóias e outros luxos.
5
Pois o Senhor tinha mandado Moisés falar ao povo: "Vocês são um povo desobediente e teimoso. Se Eu for junto com vocês um pouco que seja, os destruirei. Agora, tirem as jóias e enfeites que estão usando, até Eu decidir o que faço com vocês".
6
Daí por diante, o povo deixou de usar jóias e enfeites - desde Horebe.
7
Moisés costumava armar uma tenda longe do acampamento. Ele a chamava de "Tenda do Encontro com Deus". Quem queria consultar o Senhor, saía do acampamento e ia para lá.
8
Sempre que Moisés ia para a tenda sagrada, todo mundo ficava de pé nas portas das tendas. Os israelitas ficavam olhando Moisés, até ele entrar na tenda.
9
Depois que entrava, a coluna de nuvem descia e ficava junto da porta. E o Senhor falava com Moisés.
10
O povo olhava, lá do acampamento. Das tendas, os israelitas prestavam culto ao Senhor, ficando inclinados para a coluna de nuvem.
11
O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem a seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento, mas Josué, o jovem ajudante dele, ficava na tenda sagrada.
12
Em conversa com o Senhor, Moisés disse: "O Senhor me diz: 'Leve este povo à Terra Prometida, mas não diz quem enviará junto comigo. Também o Senhor disse que é meu amigo - que me chama pelo meu nome - e que posso contar com o seu favor.
13
"Pois bem. Se é assim, peço que me mostre o seu caminho - o caminho que devo seguir. Para que eu conheça melhor o Senhor e ande de maneira agradável a Ele."Também peço que pense bem nisto: Esta nação é o seu povo! "
14
O Senhor respondeu: "Eu mesmo irei com você e lhe darei sucesso e paz."
15
Disse Moisés: "Ah, sim! Porque se não for conosco, não nos mande sair deste lugar! Se não vai conosco, quem poderá saber que eu e o meu povo contamos com o seu favor? Quem poderá saber que somos o seu povo e que somos diferentes de todos os povos da terra?"
17
O Senhor disse a Moisés: "Sim, vou atender o seu pedido, porque é fato que você conta com o meu favor. Como também é fato que sou seu amigo."
18
Disse Moisés: "Deixa que eu veja a sua glória."
19
O Senhor respondeu: "Vou fazer toda a minha bondade passar na sua frente. Eu, o Senhor, vou fazer com que o meu nome fique bem claro para você. E mostrarei bondade e misericórdia a quem Eu quiser.
20
"Mas você não poderá ver toda a glória do meu rosto. Não! Porque nenhum homem pode continuar vivo depois de me ver.
21
"Contudo, fique nesta pedra, ao meu lado. Quando minha glória passar, colocarei você numa brecha da pedra, e o cobrirei com minha mão, até Eu acabar de passar.
23
"Depois tirarei a mão, e você me verá pelas costas. Mas o meu rosto não."

topo

Mateus 26

1-30
1
Quando Jesus acabou de dizer todas essas coisas, ele disse aos seus discípulos:
2
"Como vocês sabem, a festa da Páscoa começa em dois dias, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado".
3
Ao mesmo tempo os líderes dos sacerdotes e os líderes do povo estavam reunidos na residência de Caifás, o sumo sacerdote,
4
para planejar como prender Jesus sem que o povo soubesse e matá-lo.
5
Mas eles diziam: “Isso não pode acontecer durante a festa de Páscoa, para que o povo não se revolte”.
6
Enquanto isso, Jesus voltou para Betânia e estava na casa de Simão, o leproso.
7
E enquanto ele estava comendo, uma mulher entrou com um frasco de alabastro cheio de perfume muito caro e o derramou sobre a cabeça dele.
8
Os discípulos ficaram indignados quando viram isso e disseram: “Por que este desperdício?
9
Pois este perfume podia ser vendido por um preço alto e o dinheiro dado aos pobres”.
10
Mas Jesus, percebendo isso, respondeu: “Por que vocês criticam esta mulher? Pois ela fez uma coisa boa para mim.
11
Vocês terão sempre os pobres entre vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.
12
Ela derramou este perfume sobre mim para preparar meu corpo para o enterro.
13
Eu falo a verdade a vocês: Onde as Boas Notícias forem anunciadas pelo mundo, será contado o que ela fez e ela será lembrada”.
14
Então Judas Iscariotes, um dos doze discípulos, foi até os líderes dos sacerdotes
15
e perguntou: “O que vocês me darão se eu entregar Jesus em suas mãos?” E eles pagaram a ele trinta moedas de prata.
16
E daquele momento em diante, Judas começou a procurar uma oportunidade para entregar Jesus.
17
No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, os discípulos vieram a Jesus e perguntaram: “Onde você quer que nós preparemos o jantar da Páscoa para você?”
18
Ele respondeu: “Vão até a cidade, procurem certo homem e digam a ele: ‘O Mestre diz: O meu tempo chegou. Eu e os meus discípulos vamos comer o jantar da Páscoa em sua casa’ ”.
19
Então os discípulos fizeram como Jesus lhes disse e preparou o jantar da Páscoa ali.
20
Quando anoiteceu, Jesus se sentou à mesa com os doze discípulos.
21
E enquanto eles estavam comendo, ele disse: “Eu falo a verdade a vocês: Um de vocês vai me trair”.
22
Eles ficaram muito tristes e começaram a perguntar um por um: “Senhor, sou eu?”
23
Ele respondeu: “Aquele que tem molhado pão comigo do mesmo prato, me trairá.
24
Porque o Filho do Homem vai morrer como está escrito a respeito dele. Mas como será terrível para aquele que trair o Filho do Homem. Seria melhor que ele nunca tivesse nascido!”
25
Então Judas, aquele que estava para trai-lo, também perguntou: "Mestre, sou eu?" E Jesus disse a ele: “Você mesmo disse isso”.
26
Enquanto eles estavam comendo, Jesus pegou o pão e o abençoou. Então ele o partiu em pedaços e deu aos discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”.
27
Depois ele pegou o cálice de vinho, e quando ele tinha agradecido a Deus, passou o cálice aos seus discípulos e disse: "Cada um de vocês bebam,
28
pois isto é o meu sangue, o sangue que confirma a nova aliança entre Deus e o seu povo, e que é derramado em favor de muitos para o perdão de pecados.
29
Eu falo a vocês que eu não beberei vinho de novo até o dia em que eu beber com vocês o vinho novo no reino do meu Pai”.
30
Então eles cantaram um hino e saíram para o monte das Oliveiras.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter