Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Gênesis 18Gênesis 19Mateus 6.1-18Gênesis 18
1
ABRAÃO MORAVA NO bosque de carvalhos de Manre. Um dia o Senhor apareceu de novo a ele. Foi assim: Na hora mais quente do dia, Abraão estava sentado junto da entrada da tenda. De repente viu três homens de pé, ali perto. Depressa correu até onde estavam, e deu as boas-vindas a eles.
3
"Senhores", disse Abraão, "tenham a bondade de ficar aqui e descansar um pouco. Vou mandar trazer água para que se refresquem. Descansem à sombra desta árvore. Vou preparar uma refeição, para que ganhem novas forças para a viagem." "Está bem, " disseram eles."Aceitamos. Pode fazer o que disse."
6
Abraão correu à tenda e disse a Sara: "Faça depressa uns pães para várias pessoas. Use a nossa melhor farinha!"
7
Depois ele mesmo foi ao pasto, escolheu um belo novilho, e mandou um criado preparar carne para o almoço dos três hóspedes.
8
Tudo pronto, Abraão levou a comida aos homens. Serviu também coalhada e leite. E ficou ali debaixo da árvore, fazendo companhia a eles enquanto comiam.
9
"Onde está Sara, sua mulher?" perguntaram eles."Está ali na tenda, " respondeu Abraão.
10
Um deles disse: "Daqui a um ano tornarei, a visitar vocês. Então Sara terá um filho." Sara estava na entrada da tenda, atrás dele, e escutou o que disse.
11
Abraão e Sara eram muito velhos. As condições físicas de Sara já não permitiam que ela tivesse filhos.
12
Por isso, Sara riu por dentro, pensando: "Uma velha como eu, ainda vai ter a alegria de ter um bebê?! E com um marido mais velho ainda?!'
13
O Senhor disse a Abraão: "Por que Sara riu? Por que pensou ela: 'Como pode uma velha como eu ter filho?' Por acaso existe alguma coisa difícil demais para Deus? Pois torno a dizer: No ano que vem voltarei aqui, e Sara vai ter um filho."
15
Ao ouvir isso, Sara ficou com medo. Mentiu, dizendo: "Eu não ri, não." Mas o Senhor disse a ela: "Não diga isso. Você bem sabe que riu."
16
Enfim os homens foram embora. Tomaram a direção de Sodoma. Abraão foi com eles até uma certa distância.
17
"Será que vou esconder o meu plano a Abraão?" perguntou o Senhor.
18
"Pois Abraão virá a ser uma grande nação. Além disso, ele vai ser instrumento de bênção para todas as nações da terra!
19
E fui eu mesmo que escolhi Abraão, para que tenha família e descendentes fiéis a mim. Gente que seja justa e bondosa - para que eu faça por Abraão tudo o que prometi."
20
Por isso disse o Senhor a Abraão: "Chegou até mim uma grande queixa contra Sodoma e Gomorra. A queixa de que aquelas cidades estão cheias de pecado e corrupção.
21
"Vou descer até lá para ver se é assim. Vou saber pessoalmente se é ou não."
22
Dois daqueles homens foram para Sodoma. Mas o Senhor ficou mais um pouco com Abraão. Abraão chegou perto dEle, e disse: "O Senhor seria capaz de matar os bons juntamente com os maus?
24
"Se encontrar na cidade, digamos, cinqüenta pessoas que respeitem o Senhor, vai destruir a cidade? Não deixará viver o povo por amor daqueles cinqüenta bons cidadãos? Não seria justo! Certamente que o Senhor não fará uma coisa dessas. Matar os que O amam junto com os que O desprezam! Fazendo assim, estaria igualando os justos aos injustos, os bons aos maus! Claro que não fará isto! Não é justo o Juiz de toda a terra?"
26
O Senhor respondeu: "Se eu achar dentro da cidade de Sodoma cinqüenta justos, não destruirei a cidade, por amor a eles".
27
Abraão falou de novo: "Sei que sou pó e cinza. Mas comecei a falar ao Senhor e devo continuar: "Se aos cinqüenta de que falei, faltarem cinco? Por causa destes cinco que faltarem, o Senhor destruirá toda a cidade?" Disse Deus: "Não destruirei a cidade, se achar nela quarenta e cinco justos".
29
Abraão tornou a falar: "E se achar ali quarenta justos?" Respondeu o Senhor: "A cidade não será destruída, por causa dos quarenta".
30
Abraão insistiu: "Peço que tenha paciência, Senhor. Se forem trinta os justos ?" O Senhor respondeu: "Não destruirei a cidade, em atenção aos trinta".
31
Abraão não parou. Disse ainda: "Sei que estou abusando, mas, por favor: Se achar vinte justos?" O Senhor respondeu: "Não destruirei a cidade, por amor aos vinte."
32
Disse por fim Abraão: "Tenha paciência o Senhor. Vou falar só mais esta vez. Se encontrar só dez justos ?" O Senhor respondeu: "Não destruirei a cidade por amor aos dez".
33
Quando acabaram esta conversação, o Senhor se retirou. E Abraão foi para casa.
topoGênesis 19
1
QUANDO ESTAVA ANOITECENDO, naquele mesmo dia, os dois homens chegaram à entrada de Sodoma. Ló estava sentado por ali. Quando viu os dois chegando, Ló se levantou e correu dar as boas-vindas a eles.
2
Disse Ló: "Senhores, venham à minha casa. Serão meus hóspedes. Amanhã cedo poderão seguir viagem." "Não, obrigado, " disseram eles."Vamos conhecer a cidade. Passaremos a noite na praça pública."
3
Mas Ló insistiu muito. Eles acabaram aceitando o convite. Ló ofereceu a eles um grande banquete. Não faltaram uns pães sem fermento, que tinham acabado de sair do forno.
4
Quando estavam se preparando para dormir, aconteceu uma coisa horrível! Todos os homens da cidade cercaram a casa. Moços e velhos sodomitas, gritaram a Ló: "Traga para fora os homens que estão aí! Queremos usá-los como mulher!
6
Ló saiu depressa, fechou a porta atrás dele, e disse aos homens: "Por favor, meus irmãos! Peço que não façam essa maldade! Escutem! Tenho duas filhas virgens; eu entrego as duas a vocês, para que façam o que quiserem! Deixem os meus hóspedes em paz. Eles contam com a minha proteção."
9
"Saia da frente!" gritaram os sodomitas."Quem você pensa que é? Ora, deixamos este sujeito morar em nossa cidade, e agora quer ser nosso juiz! Pois vamos fazer com você coisa pior do que com eles!" E avançaram contra Ló, dispostos a arrombar a porta e invadir a casa.
10
Mas os hóspedes fizeram Ló entrar depressa em casa e fecharam a porta. Depois deixaram cegos os homens que estavam na rua - todos, do mais jovem ao mais velho. Ficaram na maior confusão, tentando em vão achar a porta.
12
"Que parentes você tem nesta cidade?" perguntaram os hóspedes a Ló."Leve todos embora daqui - genros, filhos, filhas, e quem mais houver. Pois vamos destruir a cidade completamente. A Queixa contra ela cresceu muito e chegou ao céu. Por isso O Senhor nos mandou destruir a cidade."
14
Ló correu falar com os noivos das suas filhas."Tratem de sair já da cidade, " disse ele."Ela vai ser destruída pelo Senhor." Mas os moços acharam que ele estava brincando, e não deram ouvidos.
15
No dia seguinte, bem cedo, os anjos mostraram pressa."Rápido!" disseram a Ló."Pegue sua mulher e suas duas filhas que estão aqui, e saiam enquanto podem! Estão correndo o risco de morrer com a destruição da cidade!"
16
Mas Ló não se apressou. Então os anjos tomaram as mãos dele, da mulher e das filhas, e puxaram os quatro para fora da cidade. A esse ponto o Senhor teve misericórdia deles!
17
Quando já estavam fora da cidade, um dos anjos disse: "Fujam! Corram sem parar, e sem olhar para trás. Não fiquem no vale. Vão para as montanhas e só parem quando chegarem lá. Só assim escaparão com vida!"
18
"Oh, não!" exclamou Ló. Para as montanhas não, por favor! Desde que foram tão bondosos comigo, salvando minha vida, mostrando piedade, deixem que eu vá para aquela cidade pequenina. É tão pequena que não faz mal que não seja destruída. Eu bem podia fugir para lá e ficar a salvo."
21
"Está bem, " disse o anjo."Aceito sua proposta, e não destruirei aquela cidade. Mas vá depressa. Não posso fazer nada, enquanto você não chegar lá." Daí em diante aquela povoação passou a ser chamada Zoar, que quer dizer "Cidadezinha".
23
O sol estava aparecendo no horizonte, quando Ló entrou em Zoar.
24
Então o Senhor fez chover fogo e enxofre em Sodoma e Gomorra. Destruiu completamente Sodoma, Gomorra e as demais cidades da planície. Destruiu todas as formas de vida de região - gente, plantas e animais.
26
Nisso a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal!
27
Naquela manhã Abraão madrugou, e foi até o lugar onde tinha ficado diante do Senhor.
28
Dali olhou a campina, para Sodoma e Gomorra. E viu colunas de fumaça subindo da região toda. Era fumaça como de uma grande fornalha!
29
Assim Deus, pensando em Abraão, tirou Ló daquela região, antes de destruir tudo lá.
30
Estranho é que Ló depois ficou com medo de morar em Zoar, e foi para as montanhas. Ficou morando numa caverna, junto com as duas filhas.
31
Foi nenhum para vinho a ele. descendentes quando a mais velha disse à irmã: "Em todo esse território não existe homem casar conosco. Nosso pai está velho, e logo não poderá ter filhos. Vamos dar Ficando embriagado, cada uma de nós se deitará com ele. Assim teremos e a nossa família não desaparecerá".
33
Naquela mesma noite, embebedaram o pai, e a filha mais velha se deitou com ele. Tiveram relação sexual, mas ele estava tão bêbedo que nem percebeu o que houve. Não viu quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34
No dia seguinte, a mais velha contou à irmã o que tinha feito, e disse: "Vamos fazer a mesma coisa hoje. Vamos dar vinho ao nosso pai, e depois você se deita com ele. É preciso fazer isso para garantir que a nossa família não desapareça."
35
Embebedaram o pai de novo naquela noite. A filha mais nova se deitou com ele. E como da vez anterior, ele nem percebeu o que aconteceu.
36
Desse modo, as duas irmãs ficaram grávidas do próprio pai.
37
O filho da mais velha se chamou Moabe. Os descendentes dele são os moabitas.
38
O filho da mais nova recebeu o nome de Ben-Ami. Os descendentes dele são os amonitas.
topoMateus 6
1-18
1
“Tenham o cuidado de não fazer suas boas obras publicamente para que possam ser vistos pelos outros, pois assim não terão nenhuma recompensa do Pai de vocês que está no céu.
2
Então, quando vocês forem dar algo a alguém com necessidade, não façam como os hipócritas fazem, tocando trombetas nas sinagogas e nas ruas para chamar a atenção para seus atos de caridade e receber glória dos homens! Eu falo a verdade a vocês: Eles já receberam a recompensa deles.
3
Mas quando vocês forem dar algo a alguém com necessidade, não deixem que sua mão esquerda fique sabendo o que sua mão direita está fazendo.
4
Ajude em segredo, e seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.
5
"Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas, pois eles gostam de orar publicamente nas esquinas e nas sinagogas, onde todos possam ver. Eu falo a verdade a vocês: Eles já receberam a recompensa deles.
6
Mas quando vocês orarem, vão para seu quarto, fechem a porta e orem a seu Pai que não pode ser visto. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, te recompensará.
7
E quando vocês orarem, não fiquem repetindo as mesmas coisas vazias e sem sentido como os pagãos fazem, pois eles pensam que por tanto falar serão ouvidos.
8
Não sejam como eles, porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, mesmo antes de pedirem qualquer coisa.
9
Orem então assim: “Pai nosso, que está no céu, que o teu nome seja reverenciado e tratado como santo.
10
Venha o teu reino! Que a tua vontade seja feita tanto aqui na terra como é feita no céu.
11
Dá-nos hoje o nosso pão, o necessário de cada dia.
12
Perdoa os nossos pecados, assim como nós temos perdoado aqueles que pecaram contra nós.
13
Não nos deixe cair quando somos tentados, mas nos livra do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!”
14
"Pois se vocês perdoarem aos outros as suas ofensas, o seu Pai celestial também perdoará vocês.
15
Mas, se não perdoarem as ofensas dos outros, o seu Pai celestial também não perdoará as ofensas de vocês.
16
E quando jejuarem, não mostrem uma aparência abatida como os hipócritas fazem, pois eles mudam a aparência dos seus rostos para que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu falo a verdade a vocês: Eles já receberam a recompensa deles.
17
Mas, quando jejuarem, arrumem o cabelo e lavem o rosto,
18
para que ninguém perceba que vocês estão jejuando, a não ser o Pai de vocês, que não pode ser visto. E o Pai de vocês, que vê o que é feito em segredo, os recompensará.
topo