Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, e Herodes Antipas governou como tetrarca da Galileia, e seu irmão Felipe governou como tetrarca da região da Itureia e Traconitis, e Lisânias governou como tetrarca da Abilene,
2
e Anás e Caifás eram os sumos sacerdotes, a palavra de Deus veio a João, filho de Zacarias, no deserto.
3
E ele atravessou toda a região próxima ao Jordão, pregando que as pessoas deviam ser batizadas mostrando que abandonaram seus pecados e foram até Deus para serem perdoadas.
4
Como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías:
5
Todo vale será aterrado, e todas as montanhas e morros serão nivelados; os caminhos cheios de curvas serão endireitados, e as estradas cheias de buracos, aplanadas.
6
E toda humanidade verá a salvação de Deus’”.
7
Quando as multidões iam até João para serem batizadas, ele dizia: “Ó descendência de cobras venenosas! Quem os avisou de fugir da ira que está vindo?
8
Provem pela sua maneira de viver, pelos seus frutos, que vocês se arrependeram. E não achem que é suficiente dizer um ao outro: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu te digo, Deus pode criar filhos de Abraão até mesmo destas pedras.
9
O machado do julgamento de Deus já está pronto, pronto para cortar as raízes das árvores. Sim, toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo".
10
E as multidões começaram a perguntar a ele: “O que devemos fazer então?”
11
João respondia: “Quem tem duas camisas, dê uma para aquele que não tem nenhuma. E quem tem comida, faça o mesmo”.
12
Até os cobradores de impostos vieram para ser batizados e perguntaram: “Mestre, o que nós devemos fazer?”
13
Ele respondeu: “Não cobrem mais do que foi autorizado a você”.
14
E depois alguns soldados perguntaram: “E nós, o que devemos fazer?” João respondeu: “Não tirem dinheiro de ninguém pelas ameaças ou acusações falsas, e se contentem com seus salários”.
15
Todo mundo estava esperando que o Cristo viesse em breve, e eles estavam questionando em seus corações se João era ele ou não.
16
João respondeu suas perguntas, dizendo: "Eu os batizo com água, mas está chegando alguém que é mais poderoso do que eu, tanto que eu nem sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
17
Ele está pronto para separar o joio do trigo com sua pá. E depois, ele limpará a área onde se limpa os grãos, colocando o trigo no seu celeiro, mas a palha queimará com fogo que nunca se apaga”.
18
E assim, com muitas outras advertências, João pregava as Boas Notícias ao povo.
19
João também criticou publicamente Herodes, o tetrarca, por ter se casado com Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as outras coisas más que ele tinha feito.
20
Então Herodes colocou João na prisão, acrescentando essa a todas outras coisas más que tinha feito.