Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
A primeira aliança entre Deus e Israel tinha regras para adoração e também um santuário aqui na terra.
2
Foi preparado um tabernáculo, isto é, uma tenda, dividido em duas partes. Na primeira parte estava um candelabro, uma mesa e o pão da Presença sobre ela. Essa parte é chamada de Lugar Santo.
3
Lá havia uma cortina e atrás dessa cortina estava a segunda parte, um lugar mais santo chamado de Lugar Santíssimo.
4
Nessa parte tinha o altar de incenso feito de ouro e a caixa de madeira coberta com ouro de todos os lados chamada a “arca da aliança”. Dentro da arca tinha um vaso de ouro com o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas de pedra da aliança com os dez mandamentos escritos nelas.
5
Acima da arca estavam os querubins da glória, que com suas asas estendidas cobriam a tampa da arca, o assento de misericórdia. Mas nós não iremos entrar em detalhes sobre estas coisas agora.
6
Quando estas coisas estavam preparadas, os sacerdotes regularmente entravam na primeira parte e cumpriam seus deveres religiosos.
7
Mas somente o sumo sacerdote entrava na segunda parte, no Lugar Santíssimo, e ele fazia isso somente uma vez por ano, e nunca sem levar sangue, o qual ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo tinha cometido por ignorância.
8
Dessa forma, o Espírito Santo revelou que a entrada para o Lugar Santíssimo ainda não estava aberta enquanto o primeiro tabernáculo e o sistema que o representou ainda estavam em uso.
9
Isto é uma ilustração apontando para os nossos dias. Pois as ofertas e sacrifícios que os sacerdotes oferecem não podem limpar a consciência do adorador que os traz.
10
Pois aquele sistema antigo só se tratava de regras a respeito de comida, de bebida e de várias cerimônias de purificação com água, regras externas colocadas em efeito somente até um tempo de reforma.