Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Mas já que nós pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, por que alguns de vocês estão falando que não há ressurreição dos mortos?
13
Pois se não existe ressurreição dos mortos, então nem Cristo foi ressuscitado.
14
E se Cristo não foi ressuscitado, toda nossa pregação é inútil, como também a fé de vocês é inútil.
15
E nós, apóstolos, estaríamos mentindo sobre Deus, pois temos falado que ele ressuscitou Cristo, mas isso não pode ser verdade se os mortos não são ressuscitados.
16
Pois se os mortos não são ressuscitados, Cristo também não foi ressuscitado.
17
E se Cristo não foi ressuscitado, sua fé é inútil e vocês continuam perdidos nos seus pecados.
18
Nesse caso, também todos que morreram crendo em Cristo estão perdidos!
19
E se nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, somos os mais miseráveis e merecemos compaixão mais do que qualquer outra pessoa no mundo.
20
Mas o fato é que Cristo foi ressuscitado dos mortos. Ele é o primeiro de uma grande colheita dentre todos que morreram.
21
Agora vocês veem, assim como a morte veio ao mundo por meio de um só homem, a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.
22
Assim como todos morrem por pertencerem a Adão, todos que pertencem a Cristo voltarão a viver.
23
Mas há uma ordem para essa ressurreição: Cristo foi ressuscitado como o primeiro da colheita; depois, todos que pertencem a ele serão ressuscitados quando ele vier.
24
Depois disso, o fim virá, quando Cristo entregará o reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder.
25
Pois é necessário que ele reine até que todos seus inimigos estejam colocados por Deus debaixo de seus pés.
26
E o último inimigo a ser destruído é a morte.
27
Pois as Escrituras dizem: "Deus colocou todas as coisas debaixo da sua autoridade". É claro que quando se diz que "todas as coisas” estão debaixo da sua autoridade, isso não inclui o próprio Deus, que deu sua autoridade para Cristo.
28
Então, quando todas as coisas estiverem debaixo da sua autoridade, o próprio Filho se colocará debaixo da autoridade daquele que colocou todas as coisas debaixo da autoridade dele, para que Deus seja totalmente supremo sobre tudo em toda parte.
29
Se os mortos não são ressuscitados, qual razão há para que as pessoas sejam batizadas por aqueles que estão mortos? Por que fazem isso já que os mortos não são ressuscitados?
30
E por que nós constantemente arriscamos nossas vidas, enfrentado a morte toda hora?
31
Eu juro, irmãos, que enfrento a morte todos os dias; isto é tão certo quanto o orgulho que tenho naquilo que Cristo Jesus, nosso Senhor, fez em vocês.
32
E se eu tenho lutado contra as pessoas de Éfeso, que eram como feras selvagens, o que eu ganhei se os mortos não são ressuscitados? E se os mortos não são ressuscitados: "Deixe-nos comer e beber, pois amanhã morreremos!"
33
Não sejam enganados por aqueles que dizem tais coisas, pois: "As más companhias corrompem os bons costumes".
34
Recuperem o bom senso como devem e parem de pecar. Pois para vergonha de vocês digo que alguns realmente não conhecem a Deus. O Corpo da Ressurreição