Estou fazendo esta oração, ó Deus, porque sei que Tu me respondes. Ouve com atenção os meus pedidos e dá-me a tua resposta. Salmo 17.6
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Levítico 1
Levítico 2
Levítico 3
Mateus 27.45-66

Levítico 1


1
O SENHOR CHAMOU Moisés ao Tabernáculo para falar com ele ali Mandou que ele desse as seguintes instruções ao povo de Israel: "Quando vocês oferecerem sacrifício ao Senhor, usem animais da boiada ou dos rebanhos de animais menores que pertencem a vocês.
3
"Se algum de vocês quiser oferecer um boi, como oferta queimada, deve usar um touro novo sem defeitos físicos. Traga o animal à entrada do Tabernáculo. Ali os sacerdotes aceitarão a sua oferta, diante do Senhor.
4
"Aquele que estiver fazendo a oferta, porá a mão sobre a cabeça do animal, para que seja aceito no lugar do homem, como se fosse ele. Quer dizer que o animal é sacrificado, sofrendo em lugar do homem o castigo dos pecados dele. E o homem fica livre do castigo desses pecados.
5
"O homem matará o novilho diante do Senhor. Então os filhos de Arão - os sacerdotes apresentarão o sacrifício ao Senhor, borrifando o sangue em todos os lados do altar que está na entrada do Tabernáculo.
6
"Eles deverão tirar a pele do novilho e cortar o animal em pedaços.
7
Depois, farão fogo sobre o altar, arrumando bem a lenha para o fogo.
8
"Ajeitarão também os pedaços junto com a cabeça e a gordura, sobre a lenha do fogo sobre o altar.
9
Os órgãos internos e as pernas serão lavados com água e depois queimados sobre o altar pelos sacerdotes. Então será uma oferta queimada aceitável, que agradará ao Senhor.
10
Se a oferta for de animal pequeno, ou seja de carneiro ou cabrito terá de ser um macho sem defeito.
11
O homem que estiver fazendo a oferta, terá de matar o animal diante do Senhor. Fará isso no lado norte do altar. E os filhos de Arão - os sacerdotes borrifarão o sangue sobre o altar, em todos os lados.
12
"Depois o homem cortará o animal em pedaços. Os sacerdotes colocarão os pedaços, juntamente com a cabeça e a gordura, em cima da lenha, no altar.
13
"Mas os órgãos internos e as pernas terão de ser primeiro lavados com água. Então os sacerdotes queimarão tudo sobre o altar, como oferta ao Senhor. Pois as ofertas queimadas agradam ao Senhor.
14
"Se a oferta em sacrifício queimado for de aves, poderá ser de rolinhas ou pombinhas.
15
"O sacerdote trará a ave ao altar e destroncará o pescoço dela com a mão. Depois queimará tudo sobre o altar, e derramará o sangue, de modo que ele escorra pela parede do altar.
16
"Então o sacerdote tirará o papo, com as penas, e jogará tudo isso para o lado leste do altar, junto com as cinzas.
17
"Em seguida, agarrando a ave pelas asas, rasgará o corpo dela, mas sem que fique inteiramente partido. E o sacerdote queimará isso sobre o altar. E o Senhor terá prazer neste sacrifício.

topo

Levítico 2


1
"QUEM QUISER FAZER sacrifício de cereais, deverá trazer farinha do melhor tipo, derramando azeite de oliveira e incenso em cima dela.
2
"Entregará aos filhos de Arão. Um dos sacerdotes pegará um punhado da farinha, com azeite e incenso, e queimará essa parte diante do Senhor. O punhado levado ao fogo representa toda a quantidade do cereal trazido, de modo que o Senhor receberá a oferta com prazer.
3
"O restante da oferta ficará para Arão e os filhos dele, mas deve ser considerado como coisa santa, porque faz parte das ofertas queimadas ao Senhor.
4
"Se alguém trouxer oferta de bolo assado no forno, deve usar farinha de boa qualidade, assado com azeite de oliva, mas sem fermento.
5
"Se a oferta for de cereais preparados na assadeira, também deve ser feita com massa sem fermento, misturada com azeite. Deve ser cortada em pedaços, e sobre os pedaços deve ser derramado azeite. Não tenham dúvida: é oferta de cereais que o Senhor aceita.
7
"Se a oferta for preparada em frigideira, também deve ser feita com a melhor farinha, misturada com azeite.
8
"Seja preparada como for - assada no forno ou na assadeira, ou frita - a oferta de cereais deve ser entregue ao sacerdote. E o sacerdote apresentará o sacrifício ao Senhor, no altar.
9
"Os sacerdotes devem queimar só uma parte representativa da oferta, mas toda ela será bem recebida pelo Senhor.
10
"O restante é para uso pessoal dos sacerdotes; mas também é considerada como santa oferta queimada ao Senhor.
11
"Não ponham fermento na farinha das ofertas de cereal. Nas ofertas queimadas ao Senhor é proibido usar fermento e mel.
12
"Na ocasião da colheita, quando são apresentadas ofertas de gratidão, com os primeiros frutos colhidos, podem ser usados fermento e mel. Mas não como oferta queimada.
13
"Todas as ofertas de cereais devem ser temperadas com sal. É uma coisa que não pode faltar! Pois o sal lembra o bom contrato de Deus com nosso povo!
14
"Se você trouxer oferta dos primeiros produtos colhidos das suas plantações, faça com grãos verdes tirado das espigas. Os grãos das espigas verdes devem ser esmagados e tostados no fogo. Depois apresente a sua oferta ao Senhor.
15
"Derrame azeite de oliveira e incenso na oferta, pois é oferta de cereais.
16
"Então os sacerdotes queimarão parte dos grãos esmagados e misturados com azeite, junto com todo o incenso; é parte representativa da oferta queimada ao Senhor.

topo

Levítico 3


1
"QUANDO ALGUÉM QUISER dar uma oferta como sacrifício de gratidão ao Senhor, poderá oferecer um novilho ou uma novilha. Mas o animal deve ser sem defeito nenhum. Só assim poderá ser sacrificado como oferta ao Senhor
2
"O homem que fizer a oferta porá a mão sobre a cabeça do animal. Depois matará o novilho ou novilha junto da porta de entrada do Tabernáculo. Então os filhos de Arão - os sacerdotes - deverão borrifar o sangue em todos os lados do altar.
3
"Queimarão no altar, diante do Senhor, a gordura que cobre as partes internas, os rins, o fígado, bem como a gordura que fica junto dos lombos. É sacrifício feito em ação de graças, oferta queimada agradável ao Senhor.
6
"Se a oferta para sacrifício de gratidão for de gado de pequeno porte, poderá ser macho ou fêmea, mas sem defeito.
7
"Se for um cordeiro, o homem fará a oferta diante do Senhor. Porá a mão sobre ele e matará o animal à entrada do Tabernáculo. Os filhos de Arão borrifarão o sangue em todos os lados do altar
9
"Depois eles deverão queimar no altar a gordura, a cauda toda, cortada próximo da espinha, a gordura que cobre os órgãos internos, os rins, a gordura que está junto dos lombos, e a vesícula. Será oferta queimada ao Senhor, como sacrifício de gratidão.
12
"Se a oferta for uma cabra, aquele que faz a oferta trará o animal à presença do Senhor.
13
"Porá a mão sobre a cabeça dela e matará o animal em frente do Tabernáculo. E os sacerdotes borrifarão o sangue no altar, por todos os lados dele.
14
E apresentarão como oferta queimada ao Senhor a gordura que cobre as partes internas, os rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos, e o fígado.
16
"O sacerdote queimará tudo sobre o altar. É oferta queimada que agrada ao Senhor. Toda gordura é do Senhor. "Esta é uma lei permanente para todas as partes do nosso território: Os israelitas nunca poderão comer nem gordura nem sangue."

topo

Mateus 27

45-66
45
Ao meio-dia, uma escuridão caiu sobre a terra e continuou até às três horas da tarde.
46
Por volta das três horas, Jesus clamou em alta voz: “Eli, Eli, lema sabactâni?” Que significa: “Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?”
47
Alguns que estavam por perto não entenderam o que ele falou e disseram: “Ele está chamando Elias”.
48
E um deles correu e pegou uma esponja, encheu com vinagre, colocou na ponta de uma vara e deu a ele para beber.
49
Mas os outros disseram: “Espere! Vamos ver se Elias vem salvá-lo”.
50
Então Jesus soltou mais um grito alto e entregou seu espírito.
51
Naquele momento, a cortina do templo se rasgou ao meio, em dois pedaços, de cima para baixo. A terra tremeu, e as rochas se separaram.
52
Os túmulos foram abertos e muitos corpos do povo de Deus que tinham morrido foram ressuscitados,
53
e saindo dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, eles entraram na cidade santa de Jerusalém e apareceram a muitos.
54
Quando o centurião e os seus soldados, que estavam guardando Jesus, viram o terremoto e tudo o que aconteceu, eles ficaram com muito medo e disseram: "Verdadeiramente, este era o Filho de Deus!"
55
Estavam lá também muitas mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus para servi-lo, observando de longe.
56
Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, mãe de Tiago e José; e a mãe de Tiago e João, os filhos de Zebedeu.
57
Quando era quase de noite, chegou um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era um discípulo de Jesus.
58
Ele foi até Pilatos e pediu o corpo de Jesus. E Pilatos ordenou que o corpo fosse dado a ele.
59
E José pegou o corpo, o enrolou num lençol limpo de linho fino
60
e o colocou em seu próprio túmulo novo, que tinha sido cavado na rocha. E ele rolou uma grande pedra na frente da entrada do túmulo e foi embora.
61
Maria Madalena e a outra Maria estavam ali, sentadas de frente ao túmulo.
62
No dia seguinte, isto é, no sábado, que é o primeiro dia das celebrações da Páscoa, os líderes dos sacerdotes e os fariseus foram conversar com Pilatos
63
e disseram: “Senhor, nós lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias eu ressuscitarei’.
64
Então nós pedimos que mande vigiar bem o túmulo até o terceiro dia, para que os discípulos dele não venham, roubem o corpo e depois saírem por aí dizendo ao povo que ele tem ressuscitado dos mortos. E este último engano seria pior do que o primeiro”.
65
Pilatos respondeu: “Levem estes soldados com vocês. Vão e façam ele o mais seguro que puderem”.
66
Então eles foram e fizeram o túmulo seguro, selando a pedra e colocando os soldados para vigiar.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter