Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1 Coríntios 14.40
Leitura diária na versão Revisada - Português


Isaías 50
Isaías 51
1 Timóteo 5

Isaías 50


1
Assim diz o Senhor: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? ou quem é o meu credor, a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões foi repudiada vossa mãe.
2
Por que razão, quando eu vim, ninguém apareceu? quando chamei, não houve quem respondesse? Acaso tanto se encolheu a minha mão, que já não possa remir? ou não tenho poder para livrar? Eis que com a minha repreensão faço secar o mar, e torno os rios em deserto cheiram mal os seus peixes, pois não há água, e morrem de sede:
3
Eu visto os céus de negridão, e lhes ponho cilício por sua cobertura.
4
O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado ele desperta-me todas as manhãs desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo.
5
O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não fui rebelde, nem me retirei para trás.
6
Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam.
7
Pois o Senhor Deus me ajuda portanto não me sinto confundido por isso pus o meu rosto como um seixo, e sei que não serei envergonhado.
8
Perto está o que me justifica quem contenderá comigo? apresentemo-nos juntos quem é meu adversário? chegue-se para mim.
9
Eis que o Senhor Deus me ajuda quem há que me condene? Eis que todos eles se envelhecerão como um vestido, e a traça os comerá.
10
Quem há entre vós que tema ao Senhor? ouça ele a voz do seu servo. Aquele que anda em trevas, e não tem luz, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.
11
Eia! todos vós, que acendeis fogo, e vos cingis com tições acesos andai entre as labaredas do vosso fogo, e entre os tições que ateastes! Isto vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis.

topo

Isaías 51


1
Ouvi-me vós, os que seguis a justiça, os que buscais ao Senhor olhai para a rocha donde fostes cortados, e para a caverna do poço donde fostes cavados.
2
Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz porque ainda quando ele era um só, eu o chamei, e o abençoei e o multipliquei.
3
Porque o Senhor consolará a Sião consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico.
4
Atendei-me, povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim porque de mim sairá a lei, e estabelecerei a minha justiça como luz dos povos.
5
Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação, e os meus braços governarão os povos as ilhas me aguardam, e no meu braço esperam.
6
Levantai os vossos olhos para os céus e olhai para a terra em baixo porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como um vestido e os seus moradores morrerão semelhantemente a minha salvação, porém, durará para sempre, e a minha justiça não será abolida.
7
Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias.
8
Pois a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como à lã a minha justiça, porém, durará para sempre, e a minha salvação para todas as gerações.
9
Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor desperta como nos dias da antigüidade, como nas gerações antigas. Porventura não és tu aquele que cortou em pedaços a Raabe, e traspassou ao dragão,
10
Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? o que fez do fundo do mar um caminho, para que por ele passassem os remidos?
11
Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão com júbilo a Sião e haverá perpétua alegria sobre as suas cabeças gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.
12
Eu, eu sou aquele que vos consola quem, pois, és tu, para teres medo dum homem, que é mortal, ou do filho do homem que se tornará como feno
13
e te esqueces de Senhor, o teu Criador, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente o dia todo por causa do furor do opressor, quando se prepara para destruir? Onde está o furor do opressor?
14
O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá para ir à sepultura, nem lhe faltará o pão.
15
Pois eu sou o Senhor teu Deus, que agita o mar, de modo que bramem as suas ondas. O Senhor dos exércitos é o seu nome.
16
E pus as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo.
17
Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, que bebeste da mão do Senhor o cálice do seu furor que bebeste da taça do atordoamento, e a esgotaste.
18
De todos os filhos que ela teve, nenhum há que a guie e de todos os filhos que criou, nenhum há que a tome pela mão.
19
Estas duas coisas te aconteceram quem terá compaixão de ti? a assolação e a ruína, a fome e a espada quem te consolará?
20
Os teus filhos já desmaiaram, jazem nas esquinas de todas as ruas, como o antílope tomado na rede cheios estão do furor do Senhor, e da repreensão do teu Deus.
21
Pelo que agora ouve isto, ó aflita, e embriagada, mas não de vinho.
22
Assim diz o Senhor Deus e o teu Deus, que pleiteia a causa do seu povo: Eis que eu tiro da tua mão a taça de atordoamento e o cálice do meu furor nunca mais dele beberás
23
mas pô-lo-ei nas mãos dos que te afligem, os quais te diziam: Abaixa-te, para que passemos sobre ti e tu puseste as tuas costas como o chão, e como a rua para os que passavam.

topo

1 Timóteo 5


1
Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai aos moços, como a irmãos
2
às mulheres idosas, como a mães às moças, como a irmãs, com toda a pureza.
3
Honra as viúvas que são verdadeiramente viúvas.
4
Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores porque isto é agradável a Deus.
5
Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em súplicas e orações
6
mas a que vive em prazeres, embora viva, está morta.
7
Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis.
8
Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.
9
Não seja inscrita como viúva nenhuma que tenha menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido,
10
aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras.
11
Mas rejeita as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se
12
tendo já a sua condenação por haverem violado a primeira fé
13
e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém.
14
Quero pois que as mais novas se casem, tenham filhos, dirijam a sua casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer
15
porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.
16
Se alguma mulher crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.
17
Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino.
18
Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.
19
Não aceites acusação contra um ancião, senão com duas ou três testemunhas.
20
Aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.
21
Conjuro-te diante de Deus, e de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo com parcialidade.
22
A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios conserva-te a ti mesmo puro.
23
Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
24
Os pecados de alguns homens são manifestos antes de entrarem em juízo, enquanto os de outros descobrem-se depois.
25
Da mesma forma também as boas obras são manifestas antecipadamente e as que não o são não podem ficar ocultas.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter