Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
Êxodo 36Êxodo 37Mateus 26.57-75Êxodo 36
1
DISSE AINDA MOISÉS: "Todo os homens dotados por Deus de capacidade e inteligência, ajudarão Bezalel e Aoliabe em todas as obras de construção do Santuário. Farão tudo como o Senhor mandou."
2
Assim Moisés mandou Bezalel, Aoliabe e todos os outros que foram chamados por Deus, começarem a obra.
3
Moisés entregou a eles todos os materiais doados pelo povo para a construção do Santuário. E todas as manhãs o povo trazia mais ofertas voluntárias.
4
Logo os construtores encarregados da construção do Santuário procuraram Moisés. Disseram eles: "Já temos muito, mais que o necessário para construir o que Deus mandou!"
6
Por isso Moisés mandou fazer correr uma mensagem pelo acampamento. A mensagem dizia: "Ninguém traga mais nenhuma oferta para a construção do Santuário." Assim, foi preciso proibir o povo de dar mais ofertas! Já havia mais do que o suficiente para a obra.
8
Os peritos que trabalhavam no Santuário fizeram primeiro as cortinas do Tabernáculo. As cortinas eram de tecido de linho fino trançado, azul, vermelho púrpura e vermelho-carmesim. Nelas foram bordados querubins, ou seja, figuras de anjos. Trabalho feito com muita arte.
9
Cada cortina media quatorze metros de comprimento por dois de largura.
10
Para cada um dos dois lados do Tabernáculo, ligaram cinco cortinas umas às outras.
11
Bezalel fez laços de pano azul para unir no fundo do Tabernáculo os cortinados dos dois lados. Eram cinqüenta laços para cada cortinado. Juntou os cinqüenta pares de laços. Depois fez cinqüenta colchetes de ouro e prendeu os laços com eles. Com isso o Tabernáculo ficou sendo um conjunto uno.
14
O teto do Tabernáculo foi feito com onze cortinas de pêlos. Cada cortina media quinze metros de comprimento por dois de largura.
16
Fez com elas dois cortinados - um com cinco cortinas interligadas, outro com seis.
17
Fez cinqüenta laços na beirada da última cortina de cada cortinado. Com cinqüenta colchetes de bronze, prendeu os cinqüenta pares de laços unindo a tenda, para se tornar uma peça inteiriça.
19
Para completar a cobertura, fez duas cobertas. Uma delas era de peles de carneiro tingidas de vermelho, e a outra era de peles de animais marinhos.
20
Para a estrutura do Tabernáculo, foram preparadas tábuas de madeira de acácia, e foram colocadas verticalmente. Cada tábua media cinco metros de comprimento por setenta e cinco centímetros de largura.
22
Cada tábua tinha dois encaixes, de modo que todas ficaram encaixadas umas nas outras.
23
Eram vinte tábuas para formar a ala sul do Tabernáculo. Para cada tábua havia duas bases de prata - uma para cada junção dos encaixes.
25
Na ala norte, a mesma coisa: Vinte, tábuas fixas em quarenta bases de prata.
27
Nos fundos, no lado oeste, foram postas seis tábuas. Além disso, Bezalel fez quatro tábuas para os cantos da parte de trás do Tabernáculo - duas para cada canto. Em cada canto, as duas tábuas ficaram separadas embaixo, mas foram ligadas em cima, pela primeira argola. Portanto, eram oito tábuas ao todo, na parte de trás do Tabernáculo. Todas estavam fixas em dezesseis bases de prata duas para cada tábua.
31
Fez ripas de madeira de acácia para servirem de travessas. Cinco para cada ala e cinco para a parte traseira da tenda, a oeste.
33
A travessa central - na altura do meio das tábuas - ligou todas as tábuas, de ponta a ponta do Tabernáculo.
34
As tábuas e as travessas foram revestidas de ouro. As argolas eram de ouro.
35
Para a parte de dentro do Tabernáculo, fez um véu de pano azul, púrpura e carmesim. O pano usado para isso era de linho fino trançado. Verdadeiros artistas bordaram desenhos de querubins no véu.
36
O véu ficou pendendo de quatro postes de madeira de acácia recobertos de ouro. Para prender e fixar o véu, foram usados colchetes de ouro e foram feitas quatro bases de prata.
37
Para a porta do Tabernáculo, fez um cortinado de pano azul, vermelho púrpura e vermelho-carmesim. O tecido usado foi de linho fino trançado, e o trabalho foi confiado a um bom bordador. Para sustentar o cortinado, fez cinco postes de madeira de acácia e os colchetes necessários. Revestiu de ouro as pontas do alto e as molduras do cortinado, mas as cinco bases dele eram de bronze.
topoÊxodo 37
1
BEZALEL FEZ TAMBÉM a arca. Era de madeira de acácia e media um metro e vinte de comprimento por setenta e cinco centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura.
2
Revestiu de ouro puro a arca, por dentro e por fora. E mandou fazer um bordado de ouro em volta dela.
3
Fez quatro argolas de ouro, para os quatro cantos da arca, duas para cada lado.
4
Fez também varais de madeira de acácia, revestidos de ouro.
5
Os varais foram postos nas argolas dos lados, para carregar a arca.
6
Fez uma prancha de ouro puro, medindo um metro e vinte de comprimento por setenta e cinco centímetros e largura. É o propiciatório, ou seja, o assento da misericórdia, pelos pecados do povo.
7
Fez também dois querubins de ouro batido, um em cada ponta do propiciatório. Mas o propiciatório e os querubins formavam uma só peça inteiriça.
9
Essas duas figuras de anjos olhavam uma para a outra, e para o assento da misericórdia. Estavam com as asas abertas, cobrindo o propiciatório.
10
Fez uma mesa de madeira de acácia, recoberta de ouro puro, e com um bordado de ouro em volta. A mesa media um metro de comprimento, meio metro de largura e setenta e cinco centímetros de altura.
12
Fez uma moldura de quatro dedos de largura, circundando a mesa propriamente dita. E fez um enfeite de ouro, como um bordado, em volta da moldura.
13
Fez quatro argolas de ouro, uma para cada canto da mesa. Colocou as argolas nas pernas da mesa, pouco abaixo da moldura. Estas argolas eram para a colocação dos varais, para transportar a mesa.
15
Fez os varais para carregar a mesa. Os varais foram feitos de madeira de acácia, e foram revestidos de ouro.
16
Fez os pratos, os talheres, as vasilhas para incenso e as jarras para as bebidas sacrificiais. Todos estes utensílios da mesa foram feitos de ouro puro.
17
Fez também um lustre de ouro batido. Todas as partes dele ficaram formando uma só peça inteiriça - a base, os braços, os bocais e as flores de enfeite.
18
Eram seis braços, três de cada lado da vareta central.
19
Cada braço tinha três bocais em forma de amêndoas, e foi enfeitado com três remates e três flores.
20
Mas a vareta central tinha quatro bocais em forma de amêndoas, cada um com seu remate e sua flor. Entre cada par de braços havia um remate e uma flor, fora os que iam por cima e os que iam por baixo do conjunto de braços.
22
Todas essas peças, incluindo as partes de enfeite, formavam uma só peça inteiriça de ouro puro batido.
23
Depois fez sete lâmpadas. Os aparadores dos pavios e os apagadores eram de ouro puro.
24
Foram gastos trinta quilos de ouro puro para fazer o lustre com todas as suas partes.
25
Fez o altar de incenso, de madeira de acácia. Era quadrado, medindo meio metro de comprimento por meio de largura, e 1 metro de altura. Os chifres e o altar propriamente dito formavam uma só peça inteiriça.
26
A parte de cima, as paredes em volta e os chifres foram recobertos de ouro puro. Além disso, foi feito um bordado de ouro em volta dele.
27
Bezalel pôs duas argolas de ouro em cada lado do altar, logo abaixo do bordado. Nessas argolas foram postos os varais, para carregar o altar.
28
Os varais eram de madeira de acácia recoberto de ouro.
29
Fez ainda o óleo santo da unção, e o incenso aromático especial. Este serviço foi feito por perfumistas especializados.
topoMateus 26
57-75
57
Então as pessoas que tinham prendido Jesus o levaram até a casa de Caifás, o sumo sacerdote, onde os professores da lei e os líderes do povo estavam reunidos.
58
E Pedro o seguiu de longe até o pátio da casa do sumo sacerdote, e entrando, ele se sentou com os guardas para ver como tudo ia acabar.
59
Os líderes dos sacerdotes e todo o Conselho Superior estavam tentando achar testemunhas que pudessem falar contra Jesus a fim de condená-lo à morte,
60
mas não acharam nenhuma, ainda que muitas testemunhas falsas se apresentaram. Finalmente, dois homens se apresentaram e disseram:
61
“Este homem disse: ‘Eu posso destruir o templo de Deus e reconstruí-lo em três dias’ ”.
62
Então o sumo sacerdote se levantou e disse a Jesus: “Você não vai falar nada? Você nem vai responder as acusações destes homens contra você?”
63
Mas Jesus permaneceu em silêncio. Então o sumo sacerdote disse a ele: “Eu te ordeno em nome do Deus vivo, fale para nós se você é o Cristo, o Filho de Deus”.
64
Jesus respondeu a ele: "Foi você mesmo que disse isso. Mas eu falo a todos vocês: Vocês verão o Filho do Homem sentado ao lado direito do Deus Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”.
65
Então o sumo sacerdote rasgou suas próprias roupas para mostrar seu horror e indignação, e falou: "Blasfémia! Por que precisamos de outras testemunhas? Vocês ouviram com seus próprios ouvidos a blasfêmia que ele disse.
66
Qual é seu julgamento?” Eles responderam: “Ele merece a morte”.
67
Então começaram a cuspir no rosto de Jesus, a dar socos e ainda outros davam tapas nele,
68
dizendo: “Profetiza para nós, Cristo! Quem foi que te bateu?"
69
Enquanto isso, Pedro estava sentado lá fora no pátio. Então uma serva aproximou-se dele e disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”.
70
Mas Pedro negou na frente de todos, dizendo: "Eu não sei do que você está falando".
71
Mais tarde quando ele foi para a entrada do pátio, outra serva viu ele e disse aos que estavam ao redor: "Este homem estava com Jesus de Nazaré".
72
E de novo Pedro negou, dessa vez com um juramento: "Eu não conheço esse homem”.
73
Um pouco mais tarde algumas das pessoas que estavam ali vieram a Pedro e disseram: “Sem dúvida você também é um deles, pois podemos perceber pelo seu sotaque”.
74
Então Pedro começou a se amaldiçoar e jurar: “Eu não conheço esse homem”. E imediatamente o galo cantou.
75
E Pedro se lembrou do que Jesus tinha falado: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes". E ele foi embora, chorando amargamente.
topo