Ó Deus, ajunta toda a tua força, o teu poder que usaste para nos ajudar. Salmo 68.28
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués


Ester 8
Ester 9
Ester 10
1 Tessalonicenses 2.17->
1 Tessalonicenses 3.1-13

Ester 8


1
NAQUELE MESMO DIA o rei Assuero deu à rainha Ester a casa que tinha sido de Hamã, o inimigo dos judeus. Mordecai foi trazido diante do rei, porque Ester contou que Mordecai era primo dela e pai de criação.
2
O rei tirou o seu anel, que ele tinha tomado de Hamã, e deu a Mordecai. E Ester deu a Mordecai a responsabilidade de tomar conta da casa de Hamã.
3
Agora, mais uma vez, Ester veio perante o rei, e se ajoelhou aos pés dele, pedindo com lágrimas nos olhos que mandasse suspender o plano de Hamã contra os judeus.
4
De novo o rei fez sinal para Ester com o cetro de ouro. Então ela se levantou e ficou de pé diante dele
5
e disse: "Se for do agrado de Vossa Majestade, e se Vossa Majestade me ama, por favor, mande uma ordem para que não seja obedecido o plano de Hamã, filho de Hamedata, de destruir os judeus em todas as províncias do rei.
6
Pois como é que eu posso suportar ver o meu povo assassinado e destruído?"
7
Então o Rei Assuero disse à rainha Ester e ao judeu Mordecai: "Já dei a Ester o palácio de Hamã e ele foi enforcado porque tentou matar vocês".
8
"Agora, escrevam aos judeus, dizendo a eles o que vocês quiserem dizer em nome do rei, e coloquem no escrito o sinal do selo do rei, de modo que nunca perca o valor".
9
Imediatamente foram chamados os secretários do rei, no dia 23 do mês de julho, e eles escreviam conforme Mordecai ia falando. Era uma lei para os judeus e para os oficiais, os governadores e os príncipes de todas as províncias, desde a Índia até à Etiópia, num total de 127 províncias. A lei foi escrita na linguagem que o povo de cada província podia entender. Mordecai escreveu o nome do rei Assuero; marcou a lei com o anel de Assuero e mandou as cartas por meio de mensageiros montados em camelos, mulas, e outros animais usados no serviço do rei.
11
Esta lei dava licença aos judeus em toda parte para se unirem em defesa de suas vidas e suas famílias, para destruírem todos os que viessem com armas contra eles, e para tomarem as propriedades desses inimigos.
12
O dia escolhido para fazer isto em todas as províncias do rei Assuero foi 28 de fevereiro.
13
A carta ainda dizia que se devia mandar uma cópia dessa lei a todos os povos, a fim de que os judeus se preparassem para vencer os inimigos.
14
Então os portadores das cartas saíram com toda pressa, montados em animais que se usavam no serviço do rei, levando a ordem do rei. A mesma lei também foi publicada na capital, em Susã.
15
Então Mordecai vestiu as roupas reais de cores azul e branco, trazendo a grande coroa de ouro, com uma vestimenta especial feita de linho da melhor qualidade e púrpura, e saiu da presença do rei pelas ruas da cidade, que estavam cheias de gente, gritando de alegria.
16
Os judeus sentiram muita felicidade, muita alegria, e eram honrados em toda parte.
17
Também em cada cidade e província, quando chegava à ordem do rei, os judeus se enchiam de alegria, faziam uma grande festa e declaravam feriado aquele dia. E muitos dos povos da terra fingiam ser judeus, porque tinham medo do que os judeus pudessem fazer a eles.

topo

Ester 9


1
ASSIM, NO DIA 28 de fevereiro, o dia em que as duas ordens do rei deviam ser cumpridas - o dia em que os inimigos dos judeus esperavam matá-los - aconteceu exatamente o contrário. Os judeus se reuniram em suas cidades por todas as províncias do rei para se de fenderem contra qualquer pessoa que procurasse fazer mal a eles. Mas ninguém apareceu para fazer mal, pois todos estavam com muito medo!
3
Todas as autoridades das províncias - os governadores, os oficiais e os ajudantes defenderam os judeus por causa do medo que tinham de Mordecai!
4
Porque Mordecai era um nome muito importante no palácio do rei e a fama dele era conhecida em todas as províncias! E ele ia ficando cada vez mais importante!
5
Mas os judeus continuaram com o seu plano naquele dia marcado e mataram os seus inimigos.
6
Em Susã eles mataram 500 homens.
7
Também mataram os dez filhos de Hamã (filho de Hamedata), o inimigo dos judeus: Parsandata, Dalfom, Aspata, Porata, Adalia, Aridata, Farmasta, Arisai, Aridai e Vaisata. Porém eles não procuraram tomar a propriedade de Hamã.
11
Naquela noite, quando contaram ao rei qual era o número dos que foram mortos em Susã, a capital
12
ele chamou a rainha Ester e disse a ela: "Os judeus mataram 500 homens só em Susã, e também os dez filhos de Hamã. Se eles fizeram isso aqui, o que será que eles fizeram no resto das províncias? E agora, que mais você deseja? O que você quiser, será dado. Diga o que é, e eu faço o que você quiser."
13
E Ester disse: "Se for do agrado de Vossa Majestade, deixe os judeus que estão aqui em Susã fazerem de novo amanhã o que eles fizeram hoje, e dê licença para que os dez filhos de Hamã sejam pendurados na forca."
14
O rei concordou, foi anunciada em Susã a ordem real, e os corpos dos dez filhos de Hamã foram pendurados.
15
Depois os judeus de Susã se ajuntaram no dia seguinte e mataram mais 300 homens. Mas também dessa vez não tomaram nenhuma propriedade.
16
Nesse meio tempo, os outros judeus que moravam em todas as províncias do rei Assuero se ajuntaram para defender suas vidas e destruíram todos os inimigos, matando setenta e cinco mil dos que odiavam os judeus. Porém eles não tomaram as propriedades dos inimigos.
17
Isto foi feito em todas as províncias no dia 28 de fevereiro, e no dia seguinte descansaram, comemorando a vitória com festas e alegria.
18
Porém os judeus de Susã continuaram matando os inimigos também no segundo dia, e descansaram no dia seguinte, com festas e alegria.
19
É por isso que os judeus das vilas que não eram cercadas de muros, em todo o país de Israel, até hoje fazem uma festa todos os anos no segundo dia, quando se alegram e mandam presentes uns aos outros.
20
Mordecai escreveu uma história de todos esses acontecimentos, e mandou cartas para os judeus que moravam perto e para os que moravam longe, em todas as províncias do rei Assuero
21
dando ordens a eles para declararem um feriado anual nos últimos dias do mês
22
e comemorar com festas, alegria e presentes para os pobres este dia importante da história dos judeus. Pois eles foram salvos dos inimigos, e suas tristezas se transformaram em alegria e o luto em felicidade.
23
Então os judeus aceitaram as ordens de Mordecai e começaram este costume que se repete todos os anos
24
como uma lembrança do tempo em que Hamã (filho de Hamedata, o agagita), o inimigo dos judeus, tinha planejado destruir o povo judeu, escolhendo o dia da destruição por meio de jogo de dados. Para lembrar aos judeus que o plano de Hamã virou contra ele mesmo, e ele e os seus filhos foram pendurados numa forca.
26
É por isso que essa festa tem o nome de "Purim", porque "pur" é a palavra que se usa na língua dos persas para significar "jogo de dados".
27
Todos os judeus em todo o reino concordaram em começar este costume e passar para os seus filhos e para todos os que se tornarem judeus. Eles prometeram que nunca deixariam de festejar esses dois dias numa data escolhida todos os anos.
28
Seria um acontecimento anual que passaria de uma geração para outra, comemorado por todas as famílias que moravam nos campos e nas cidades do império. Deste modo a lembrança do que havia acontecido nunca ia desaparecer da raça dos judeus.
29
Nesse meio tempo, a rainha Ester - filha de Abiail e mais tarde filha de criação do judeu Mordecai - escreveu uma carta dando todo o seu apoio de rainha à carta de Mordecai, que recomendava comemorar todos os anos a festa de Purim. Além disso, foram enviadas cartas a todos os judeus das cento e vinte e sete províncias do rei Assuero com palavras de boa vontade, e encorajando os judeus a confirmarem esses dois dias todos os anos como a festa de Purim, ordenada pelo judeu Mordecai e pela rainha Ester. Na verdade, os próprios judeus já tinham estabelecido este costume como lembrança do tempo em que ficaram sem comer e fizeram oração para resolver o problema deles.
32
Assim a ordem de Ester confirmava essas datas e foi registrada como lei.

topo

Ester 10


1
O REI ASSUERO não só ordenou a cobrança de impostos sobre as terras, mas também sobre as ilhas do mar.
2
As grandes ações do rei e também a história completa da grandeza de Mordecai e das honras que o rei concedeu a ele estão escritas no Livro das Histórias dos Reis da Média e da Pérsia.
3
O judeu Mordecai era o homem mais importante, com autoridade quase igual à do rei Assuero. Ele era, sem dúvida, muito importante entre os judeus, e todos o respeitavam porque ele fez o melhor que pôde a favor do seu povo, e no palácio ele era um amigo para todos eles.

topo

1 Tessalonicenses 2

17->
17
Irmãos, depois que fomos separados de vocês por algum tempo (fisicamente, mas não em pensamento), sentimos muita saudade de vocês, e tentamos de tudo para vê-los pessoalmente de novo.
18
Pois nós queríamos visitar vocês (e eu, Paulo, mais do que uma vez), mas Satanás nos impediu.
19
Afinal, o que é a nossa esperança, a alegria, ou a coroa em que nos gloriamos? Não é vocês mesmo na presença do nosso Senhor Jesus quando ele voltar?
20
Sim, vocês são a nossa glória e a nossa alegria.

topo

1 Tessalonicenses 3

1-13
1
Então, quando eu não aguentava mais esperar notícias sobre vocês, decidi que era melhor ser deixado sozinho em Atenas
2
e enviei Timóteo, nosso irmão e companheiro de trabalho na propagação das Boas Notícias de Cristo, para fortalecer e encorajar vocês em sua fé,
3
para que ninguém fique desanimado com essas dificuldades. Pois vocês sabem muito bem que elas fazem parte de tudo o que Deus tem preparado para nós.
4
Na verdade, quando ainda estávamos com vocês, nós os avisamos várias vezes que iam ser perseguidos. E como vocês sabem, foi isso mesmo que aconteceu.
5
E por esta razão, quando eu não aguentava mais esperar, eu enviei Timóteo a vocês para saber da sua fé. Eu tinha medo de que, de alguma maneira, o tentador tivesse seduzido vocês e que nosso trabalho tivesse sido em vão.
6
Mas Timóteo acabou de chegar de volta e ele trouxe boas notícias a respeito da fé e do amor de vocês. Ele nos falou que vocês têm boas lembranças de nós e que querem muito nos ver, assim como nós também queremos vê-los.
7
Por isso, irmãos, apesar de todas nossas dificuldades e perseguições, nós ficamos encorajados quando ouvimos que vocês continuam firmes na fé.
8
Pois agora realmente vivemos e podemos respirar novamente, sabendo que vocês estão firmes no Senhor.
9
Como nós podemos agradecer a Deus por vocês, de uma maneira que se compare com toda a alegria que temos na presença do nosso Deus por causa de vocês?
10
Noite e dia nós oramos a Deus com todo nosso coração para que possamos vê-los pessoalmente e completar o que está faltando na sua fé.
11
Agora, que o próprio Deus, nosso Pai, e o nosso Senhor Jesus preparem o caminho para que nós possamos visitar vocês.
12
E que o Senhor faça o amor que vocês têm uns pelos os outros e por todo mundo crescer e transbordar, assim como o nosso amor por vocês,
13
para que ele possa fortalecer seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante do nosso Deus e Pai, quando nosso Senhor Jesus voltar com todo o seu povo santo.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter