Sim, as palavras do tolo acabam destruindo sua vida; ele arma armadilhas contra si mesmo com o que fala. Provérbios 18.7
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués


Miquéias 1
Miquéias 2
Miquéias 3
João 1.19-51

Miquéias 1


1
ESTAS SÃO AS mensagens que o Senhor transmitiu a Miquéias, que vivia na cidade de Moresete, durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. As mensagens eram endereçadas tanto a Samaria quanto a Judá, e foram entregues a Miquéias sob a forma de visões.
2
Atenção! Ouçam todos os povos da terra pois o Senhor, em seu santo templo, fez acusações contra vocês!
3
Vejam! Ele se aproxima! Deixa o seu trono no céu e vem à terra, andando sobre as montanhas.
4
Elas se dissolvem sob seus pés e escorrem para os vales como cera derretida, como a água da chuva desce pela encosta de um morro.
5
E por que tudo isso acontece? Por causa dos pecados de Israel e Judá. Que pecados? A idolatria e a opressão, que têm seu centro nas capitais, Samaria e Jerusalém!
6
Por isso, o Senhor fará toda a cidade de Samaria como um monte de entulho, um campo aberto. Suas ruas serão transformadas em terra de plantar videiras! O Senhor derrubará as muralhas e torres, fará seus alicerces aparecerem, e rolará suas pedras morro abaixo.
7
Todas as imagens talhadas serão esmigalhadas. Seus templos de ídolos, bem enfeitados, construídos com as ofertas dos adoradores, serão todos queimados.
8
Por isso eu vou chorar e lamentar, uivando como um chacal e chorando como uma avestruz andando à noite nas areias do deserto. Vou andar nu e descalço em sinal de sofrimento e vergonha!
9
Porque a ferida do meu povo é profunda demais para ser curada. O Senhor está às portas de Jerusalém, pronto para puni-Ia.
10
Pobre cidade de Gate! Chorem, homens de Baca. Moradores de Bete-Le-Afra, arrastem-se na poeira por causa de sua angústia e vergonha.
11
Lá vão os habitantes de Safir, levados como escravos, nus, descalços e envergonhados. os moradores de Zaanã não têm coragem de sair fora dos muros da cidade. os alicerces de Bete-Ezel são arrancados, sim, a própria terra onde ficava a cidade!
12
O povo de Marote espera em vão por dias melhores mas o que o espera é só amargura, pois o Senhor está em posição de combate contra Jerusalém.
13
Depressa! Usem seus carros mais rápidos e fujam, habitantes de Laquis! Porque vocês foram à primeira cidade de Judá a seguir Israel no pecado de adorar ídolos. Depois disso, todas as cidades do sul começaram a seguir seu exemplo.
14
Risquem Moresete de Gate do mapa, pois não há esperança de salvação para ela. A cidade de Aczibe enganou os reis de Israel, prometendo ajuda que não podia dar.
15
Vocês, moradores de Maressa, serão um prêmio dado a seus inimigos. Eles chegarão até Adulão, o "Orgulho de Israel".
16
Chorem, chorem por causa de seus filhinhos. Eles serão tirados à força de suas mãos e vocês jamais os verão. Eles serão escravos em países distantes. Raspem a cabeça de tristeza.

topo

Miquéias 2


1
COITADOS DOS QUE ficam acordados à noite, planejando a maldade; vocês que se levantam pela manhã para executar seus projetos; vocês têm poder e por isso fazem o que querem.
2
Vocês querem um terreno ou a casa de certa pessoa, apesar de ser isso a única coisa que ela possui! E a tomam, usando de roubo, ameaças e violências.
3
Mas o Senhor diz: "Eu vou retribuir sua maldade com maldade. Nada pode me deter. Depois que Eu terminar de castigá-los, vocês nunca mais serão orgulhosos e insolentes".
4
Então, os seus inimigos zombarão de vocês e rirão de seu lamento desesperado: "Estamos destruídos, arruinados. Deus tomou nossa terra, mandou-nos para longe e deu o que era nosso a outros".
5
Quando isso acontecer, outras pessoas marcarão os limites de suas propriedades. Vocês, "O Povo do Senhor", terão de viver nos lugares onde forem mandados.
6
"Não fale desse jeito'', diz o povo. "Não diga coisas assim. Esse tipo de conversa negativa é prejudicial. Essas coisas ruins nunca acontecerão conosco''.
7
Será essa a resposta certa que vocês deveriam dar a Deus, filhos de Jacó? Vocês pensam que o Espírito do Senhor gosta de falar coisas tão ruins contra vocês? Não! As ameaças que Ele faz são para o bem de vocês, para colocá-los novamente no caminho certo.
8
Apesar disso, até este exato instante o meu povo se revolta contra mim. Vocês arrancam as camisas das costas dos que confiaram em vocês, e que andam em paz.
9
Vocês expulsam as viúvas de seus lares e negam aos filhos delas todos os direitos que Deus lhes deu.
10
Levantem! Sumam! Este lugar não é mais a sua terra e a sua casa, porque vocês o encheram de pecado e Eu os vomitarei para fora daqui.
11
"Eu vou proclamar para vocês as alegrias do vinho e da bebida" - é de profetas bêbados e mentirosos assim que vocês gostam!
12
Vai chegar o tempo, povo de Israel, em que Eu ajuntarei vocês, todos os que sobrarem, e os reunirei novamente, como ovelhas no curral, como um rebanho no pasto, uma multidão alegre e barulhenta.
13
O Messias os trará do exílio e conduzirá todos vocês através das portas das cidades onde estiveram cativos, de volta à sua terra. O seu Rei irá à frente de vocês. O Senhor os guiará.

topo

Miquéias 3


1
ESCUTEM, LÍDERES DE Israel! Vocês têm obrigação de saber a diferença entre o certo e o errado
2
mas são vocês mesmos aqueles que amam o que é mau e odeiam o que é bom. Vocês esfolam o meu povo e arrancam a carne até deixar os ossos à vista.
3
Vocês devoram pessoas, dão chicotadas, quebram seus ossos e as cortam, como se fossem um picadinho que vai para a panela
4
e ainda têm a coragem de pedir o auxílio do Senhor nas horas de aflição! Vocês realmente esperam que Ele ouça esses apelos? Ele se voltará para o outro lado, por causa das maldades de vocês.
5
E vocês, falsos profetas! Vocês que guiam o povo do Senhor por caminhos errados! Vocês que prometem"Paz" aos que lhes dão comida, e que ameaçam os que não lhes dão dinheiro! Esta é a mensagem do Senhor para vocês:
6
A noite se fechará em volta de vocês e acabará com as suas visões. A escuridão os cobrirá e vocês não ouvirão uma palavra sequer de Deus. O sol irá se pôr sobre vocês, falsos profetas, e o seu dia terminará.
7
Por fim, vocês esconderão o rosto de tanta vergonha e reconhecerão que as mensagens que falaram não vinham de Deus.
8
Mas quanto a mim, estou cheio de poder, do Espirito do Senhor anunciando, sem medo, o castigo que Deus dará a Israel por causa de seus pecados.
9
Escutem, líderes de Israel, vocês que odeiam a justiça e amam a desonestidade,
10
que enchem Jerusalém de assassinatos e pecados violentos de todo tipo
11
vocês líderes que aceitam "gorjeta desonesta". Vocês sacerdotes e profetas que não pregam ou profetizam, se não receberem um bom dinheiro e que apesar de tudo isso, se encostam no Senhor e dizem: "Está tudo bem, o Senhor está conosco. Nada de mau pode nos acontecer!"
12
É por sua causa que Jerusalém será arada como um campo e se tornará um monte de entulho. O monte onde está o templo, ficará coberto de mato.

topo

João 1

19-51
19
E este é o testemunho de João, quando os líderes judeus enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para perguntar a ele: “Quem você é?”
20
Ele não se recusou a responder, mas afirmou claramente: “Eu não sou o Cristo”.
21
Então eles perguntaram a ele: “Então, quem você é? Você é Elias?” E ele respondeu: “Não sou”. “Você é o Profeta?” “Não”, ele respondeu.
22
Então eles disseram a ele: “Quem você é? Nós precisamos de uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que você tem a dizer sobre você mesmo?”
23
E ele respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz de um clamando no deserto: ‘Faça reto o caminho do Senhor!’ ”.
24
E aqueles que foram enviados fizeram parte do grupo dos fariseus.
25
E eles perguntaram a ele: “Por que então você está batizando se você não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta?”
26
João disse para eles: “Eu batizo com água, mas bem aqui no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem.
27
Ele é aquele que está vindo depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias das sandálias dele”.
28
Todas essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do rio Jordão, onde João estava batizando.
29
No dia seguinte João viu Jesus vindo na direção dele e disse: “Olhem o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
30
Ele é aquele de quem eu estava falando quando disse: ‘Depois de mim vem um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim’.
31
Eu mesmo não conhecia ele, mas por essa razão eu vim batizando com água, para que ele pudesse ser revelado a Israel”.
32
Então João testemunhou: “Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e pousar sobre ele.
33
Eu mesmo não conhecia ele, mas aquele que me enviou para batizar com água me disse: ‘Aquele em quem você vê o Espírito descer e pousar, esse é aquele que batiza com o Espírito Santo’.
34
E eu mesmo vi isso acontecer e testifico que este é o Filho de Deus”.
35
No dia seguinte, João estava novamente ali em pé com dois dos seus discípulos,
36
e quando viu Jesus passando, disse: “Olhem, o cordeiro de Deus!”
37
Os dois discípulos o ouviram dizer isso e seguiram Jesus.
38
Quando Jesus olhou para trás e viu que eles o seguiam, perguntou a eles: “O que vocês estão procurando?” E eles responderam: "Rabi (que significa “Mestre”), onde você está hospedado?”
39
Respondeu ele: “Venham e verão”. Era aproximadamente quatro horas da tarde quando eles foram ao lugar onde Jesus estava hospedado e passaram o resto do dia com ele.
40
André, o irmão de Simão Pedro, foi um desses homens que ouviu o que João disse e seguiu Jesus.
41
A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele: “Achamos o Messias!” (isto é, o Cristo).
42
Então André levou Simão a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João; mas será chamado de Cefas” (que traduzido é Pedro).
43
No dia seguinte, Jesus decidiu ir à Galileia. Ele encontrou Filipe e disse a ele: “Siga-me”.
44
E Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida.
45
Filipe foi procurar Natanael e disse a ele: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na lei e os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46
“Nazaré!”, exclamou Natanael. “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” “Venha e veja você mesmo”, respondeu Filipe.
47
Quando Jesus viu Natanael se aproximando, disse: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade!”
48
Natanael perguntou a ele: “Como você me conhece?” E Jesus respondeu: “Eu vi você debaixo da figueira, ainda antes de Filipe o chamar”.
49
Então Natanael exclamou: “Mestre, tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!”
50
Jesus perguntou a ele: “Você crê porque eu disse que o tinha visto embaixo da figueira? Você verá coisas maiores do que estas”.
51
Então ele disse: “Eu falo a verdade a vocês: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter