Ezequiel 29Ezequiel 30Apocalipse 1Ezequiel 29
1
NO FIM DE DEZEMBRO, quando o rei Joaquim já havia passado dez anos como prisioneiro, o Senhor me enviou esta mensagem:
2
Filho do homem, olhe em direção ao Egito e profetize contra seu rei, Faraó. Profetize também contra toda a terra do Egito.
3
Quando falar, diga o seguinte: Assim diz o Senhor Deus! Eu sou seu inimigo, Faraó, rei do Egito! Você é como um enorme crocodilo, deitado entre os canais do rio Nilo, que pensa consigo mesmo: 'O rio Nilo é meu! Eu mesmo o criei para mim!'
4
Mas Eu vou amarrar e deixar bem presa essa sua enorme boca. Eu vou arrancar você de dentro de seus rios, junto com todos os peixes que vivem ao seu lado.
5
Jogarei você e seus peixes no meio do deserto, espalhados na areia. Lá você ficará sem ser enterrado, servindo de alimento aos animais e às aves.
6
os egípcios deixaram de socorrer os israelitas conforme haviam prometido, porque não tiveram forças para lutar. Agora eles saberão que Eu sou o Senhor.
7
Quando os israelitas quiseram se apoiar nos egípcios, foram abandonados. Foi como se alguém ao se apoiar numa bengala, esta partisse sob o seu peso, fazendo deslocar o ombro, deixando a pessoa tonta de dor.
8
Por causa disso, diz o Senhor Deus, trarei a guerra contra vocês, egípcios. Vocês e seus animais morrerão.
9
A terra do Egito se transformará num lugar vazio e deserto. Assim os egípcios saberão que Eu sou o Senhor.
10
Você, Faraó, pensa consigo mesmo: 'O rio Nilo é todo meu! Eu o criei!'. Por causa disso Eu agora estou contra você e contra os seus rios. Transformarei a terra do Egito num deserto, de Migdol até Seveno, desde o mar até à fronteira com a Etiópia.
11
O Egito ficará completamente deserto, sem homens e animais, durante quarenta anos.
12
Farei do Egito uma nação destruída, cercada de outras nações destruídas. Suas cidades ficarão vazias durante quarenta anos! Espalharei os egípcios entre todas as nações do mundo!
13
Por outro lado, o Senhor Deus promete: Depois desses quarenta anos reunirei os egípcios dentre as terras por onde foram espalhados.
14
Mudarei o destino do Egito e levarei o seu povo de volta à terra de Patros, onde começaram a existir como nação. Lá eles formarão um reino pequeno e fraco.
15
O Egito será a mais humilde das nações; nunca mais será um país que domina outros povos, nunca mais terá poder suficiente para isso.
16
Israel nunca mais confiará no Egito para resolver seus problemas. O Egito não fará voltar à minha memória o pecado de traição cometido por Israel, quando corria para pedir ajuda aos egípcios. Isso fará os israelitas compreenderem que Eu sou o Senhor Deus.
17
No vigésimo-sétimo ano de cativeiro do rei Joaquim, lá pela metade de março, o Senhor falou comigo e me disse:
18
Filho do homem, o exército do rei Nabucodonosor Me prestou um grande serviço atacando a cidade de Tiro. os soldados ficaram cansados e doentes. Perderam os cabelos, e a pele foi arrancada dos ombros, carregando cestos de terra e pedras durante o cerco! Apesar de todo esse esforço, Nabucodonosor não conseguiu conquistar os tesouros de Tiro, e seus soldados ficaram sem pagamento.
19
Por isso, diz o Senhor Deus, entregarei a Nabucodonosor, rei de Babilônia, toda a terra do Egito. Ele transformará os egípcios em escravos, tomará para si os tesouros do Egito, e seus soldados dividirão entre si as riquezas que encontrarem por lá. Assim, Nabucodonosor e seu exército serão pagos pelo serviço que me prestaram.
20
Sim, o salário de seu serviço, atacando a cidade de Tiro, será tomar posse da terra do Egito, diz o Senhor Deus.
21
Quando isso acontecer, devolverei a Israel sua antiga glória. Suas palavras serão finalmente respeitadas, e o Egito saberá que Eu sou o Senhor.
topoEzequiel 30
1
RECEBI OUTRA MENSAGEM do Senhor, que dizia:
2
"Filho do homem, profetize e anuncie! Assim diz o Senhor Deus: Chorem! Chorem porque aquele dia terrível se aproxima. É o dia do Senhor, um dia de nuvens escuras, um dia de desespero para as nações!
4
A guerra cairá sobre o Egito; haverá grande sofrimento na Etiópia, quando os mortos cobrirem o chão. os egípcios serão levados como escravos, e as riquezas do país serão tomadas pelos inimigos.
5
Todos os povos aliados do Egito, a Etiópia, Pute e Lude, a Arábia e a Lídia, serão destruídos juntamente com ele na guerra.
6
Assim diz o Senhor: Todas as nações que sustentam o Egito serão castigadas; ele será transformado numa nação fraca, sem qualquer motivo de orgulho. Seus moradores serão mortos em todo o país, de Migdol até Seveno.
7
O Egito se transformará num país deserto entre outros países igualmente desertos. As suas cidades ficarão em ruínas, cercadas de outras cidades destruídas.
8
Quando Eu destruir o Egito e seus aliados no fogo, eles saberão que Eu sou o Senhor.
9
Nessa mesma ocasião mandarei mensageiros em navios; as suas notícias deixarão muito espantados os etíopes, que vivem tranqüilos. Eles sofrerão a mesma angústia que os egípcios sentiram. Tudo isso se aproxima bem depressa.
10
Assim diz o Senhor Deus: Eu vou acabar com a glória do Egito! Farei isso através de Nabucodonosor, rei de Babilônia.
11
Ele irá com seus exércitos, formado pelos soldados mais temidos do mundo, para destruir o Egito. Farão guerra contra os egípcios, e encherão a terra de cadáveres.
12
Secarei o rio Nilo e venderei toda a terra do Egito a homens maus, Usarei estrangeiros para destruir a terra do Egito, e todas as riquezas que lá existirem. Eu, o Senhor, prometo isto!
13
Além de tudo, também destruirei os ídolos; acabarei com as imagens que existem em Mênfis. O Egito ficará sem rei; deixarei a terra em grande confusão!
14
Destruirei a cidade de Patros, na parte superior do rio Nilo. Deixarei em ruínas as cidades de Zoã e Tebas.
15
Jogarei toda a minha ira sobre a poderosa fortaleza de Sim, e acabarei com o povo de Tebas.
16
Incendiarei o Egito. Sim, a fortaleza do Egito, sofrerá terrivelmente, Tebas será destruída e Mênfis será atacada em pleno dia.
17
os jovens de Heliópolis e Bubastis serão mortos à espada pelo inimigo. os moradores serão levados para longe como escravos.
18
No dia em que Eu castigar o Egito, Tafnes também será atingida. A cidade perderá seu grande orgulho, seu grande poder. Será coberta por nuvens escuras, e os moradores das pequenas vilas ao seu redor serão feitos escravos.
19
Assim Eu castigarei o Egito, e os egípcios saberão que Eu sou o Senhor.
20
Um ano depois, no meio do mês de março, quando já haviam passado onze anos de prisão para o rei Joaquim, recebi uma mensagem do Senhor, que dizia:
21
Filho do homem, Eu já quebrei um dos braços de Faraó, rei do Egito. Esse braço não foi tratado, não foi amarrado com ataduras, nem imobilizado para recuperar sua força e voltar a usar uma espada.
22
Isso porque, diz o Senhor Deus, Eu estou contra Faraó, rei do Egito. Além do braço que está quebrado, quebrarei o outro também, e jogarei sua espada ao chão.
23
Depois disso, espalharei os egípcios por toda parte, entre todos os povos do mundo.
24
Darei mais e mais força aos braços de Nabucodonosor, rei de Babilônia; colocarei a minha espada na mão dele. Mas Faraó, com seus braços quebrados, gemerá de dor diante de Nabucodonosor.
25
Tornarei cada vez mais fortes os braços de Nabucodonosor, rei de Babilônia. Por sua vez, os braços de Faraó ficarão caídos, completamente inúteis. Todos saberão que Eu sou o Senhor, quando puser a minha espada na mão do rei de Babilônia, e ele destruir a terra do Egito com ela.
26
Espalharei os egípcios entre as nações, em todas as terras do mundo. Então eles saberão que Eu sou o Senhor.
topoApocalipse 1
1
ESTE LIVRO desvenda alguns dos acontecimentos futuros que brevemente se darão na vinda de Jesus Cristo. Deus permitiu que Ele numa visão revelasse estas coisas ao seu servo João; e então um anjo foi enviado do céu para explicar o significado da visão.
2
João pôs tudo escrito - as palavras de Deus e de Jesus Cristo e tudo o que ele ouviu e viu.
3
Se você ler esta profecia em voz alta para a igreja, receberá do Senhor uma bênção especial. Aqueles que ouvirem a sua leitura e fizerem o que diz também serão abençoados. Pois está próximo o tempo quando todas estas coisas se cumprirão.
4
De: João. Para: As sete igrejas da Turquia. Queridos Amigos: Que vocês tenham graça e paz de Deus, que é, que era e que virá! E do Espírito de sete aspectos que se acha diante do trono dele;
5
e de Jesus Cristo, que revela fielmente toda a verdade a nós. Ele foi o primeiro a Se levantar da morte para não morrer mais. Ele é muitíssimo mais importante do que qualquer rei em toda a terra. Todo o louvor a Ele, que nos ama sempre e que nos libertou dos nossos pecados ao derramar o seu sangue por nós.
6
Ele nos reuniu no seu reino e nos fez sacerdotes de Deus o seu Pai. A Ele seja dada glória eterna! Ele reina para sempre! Amém!
7
Vejam! Ele vem chegando, rodeado de nuvens; e todo olho O verá incluindo-se aqueles que O traspassaram. E as nações se lamentarão de tristeza e de terror quando Ele vier. Sim! Amém! Que assim seja!
8
"Eu sou o A e o Z, o Princípio e o Fim de todas as coisas", diz Deus, que é o Senhor, o Todo-poderoso, que é, que era, e que virá outra vez!
9
Sou eu, João, irmão de vocês, e companheiro no sofrimento por causa do Senhor, quem lhes está escrevendo esta carta. Eu também tenho participado da perseverança que Jesus concede, e nós participaremos do reino dele! Eu estava na ilha de Patmos, desterrado ali por pregar a Palavra de Deus e por contar o que sabia a respeito de Jesus Cristo.
10
Era o dia do Senhor e eu estava adorando, quando subitamente ouvi uma forte voz atrás de mim.. Era uma voz que soava como um toque de trombeta
11
dizendo: "Eu sou o A e o Z, o Primeiro e o Último!" E então eu O ouvi dizer: "Ponha por escrito tudo o que você vê, e mande a sua carta às sete igrejas da Turquia: à igreja de Éfeso, à de Esmirna, e às de Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia".
12
Quando me voltei para ver quem estava falando, ali atrás de mim estavam sete castiçais de ouro.
13
E entre eles achava-se alguém que parecia Jesus, que Se chamava a Si mesmo o Filho do Homem, vestido dum manto comprido, e com o peito atado com uma faixa de ouro.
14
O cabelo dele era branco como a lã ou a neve, e os olhos penetravam como labaredas de fogo.
15
Os pés rebrilhavam como o bronze polido, e a voz ressoava como as ondas da praia.
16
Ele segurava na mão direita sete estrelas e na boca uma afiada espada de dois gumes; e o rosto dele brilhava como a força do sol no esplendor sem nuvens.
17
Quando eu O vi, caí aos pés dele como morto; porém Ele pôs a mão direita em cima de mim e disse: "Não tenha medo! Embora eu seja o Primeiro e o Último, o Vivente que morreu, que agora está vivo para sempre, que tem as chaves do inferno e da morte - não tenha medo.
19
Ponha por escrito o que você acaba de ver e o que brevemente lhe será mostrado.
20
Este é o significado das sete estrelas que você viu na minha mão direita e dos sete castiçais de ouro: As sete estrelas são os líderes das sete igrejas, e os sete castiçais são as próprias igrejas.
topo