Saúdem-se calorosamente no Senhor. 2 Coríntios 13.12
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Portugués


Isaías 64
Isaías 65
Isaías 66
João 1.1-18

Isaías 64


1
QUEM DERA QUE o Senhor abrisse os céus e viesse a terra! Ah, se os montes tremessem na sua presença!
2
O fogo consumidor da sua glória queimaria as florestas e secaria os oceanos. Então as nações tremeriam diante do Senhor, e os seus inimigos aprenderiam a respeitar o seu nome!
3
Isso já aconteceu no passado. O Senhor desceu e fez coisas maravilhosas que nós nem podiam os imaginar, e as montanhas tremeram!
4
Porque desde que o mundo é mundo, ninguém ouviu, nem viu, um Deus como o nosso, que trabalha para o bem de quem confia nEle.
5
O Senhor recebe de braços abertos quem tem alegria em fazer o que é certo, quem anda nos seus caminhos. Mas nós vivemos pecando e fizemos o Senhor se zangar; com todo o nosso pecado, como podemos ser salvos?
6
Somos podres e imundos por causa do pecado. As nossas boas ações, que pensamos ser um lindo manto de justiça, não passam de traços imundos. Nós murchamos como as folhas no outono; os nossos pecados nos levam sem destino, como o vento faz com as folhas.
7
Mas, mesmo assim, não há uma pessoa sequer que acorde do seu sono, peça perdão e se apóie no Senhor. Por isso Deus desviou o seu rosto de nós, e nos castigou por nossos pecados.
8
Apesar de tudo isso, ó Deus, o Senhor é nosso Pai. Nós somos o barro e o Senhor é o oleiro que faz os vasos. Todos nós fomos feitos pelo Senhor.
9
Por favor, Senhor, não se zangue tanto conosco! Não Se lembre para sempre dos nossos pecados; olhe e veja que nós somos o seu povo!
10
As suas santas cidades se transformaram em montes de ruínas. O monte Sião está vazio como um deserto e Jerusalém completamente destruída e abandonada.
11
O nosso templo, santo e glorioso, onde nossos pais louvavam ao Senhor, foi queimado, e todos os seus lindos objetos foram destruídos.
12
Será que, vendo toda essa desgraça, ó Deus, o Senhor seria capaz de não vir nos socorrer? Seria capaz de ficar calado e continuar a castigar o seu povo?

topo

Isaías 65


1
O SENHOR DIZ: Povos que antes nunca se interessaram por Mim, agora estão Me procurando. Nações que nunca haviam Me procurado, agora estão Me encontrando. Eu mesmo me apresentei a quem não Me conhecia como Deus e disse: "Venha, Eu estou aqui".
2
Mas o meu povo fugiu de Mim enquanto Eu, dia após dia, estendia minhas mãos para recebê-lo. Ele preferiu seguir seus caminhos errados, fazendo sua própria vontade.
3
Constantemente eles Me ofendem, adorando ídolos em jardins e queimando incenso nos terraços de suas casas.
4
À noite eles andam no meio das sepulturas e cavernas, adorando espíritos do mal. Comem carne de porco e outros alimentos proibidos.
5
Apesar de tudo isso, dizem uns aos outros: "Não se aproxime muito de mim, você pode me contaminar! Eu sou mais santo que você!" Esse povo Me sufoca de ira. Dia após dia eles Me fazem ficar furioso!
6
Olhem bem! O meu decreto já está escrito diante de Mim: Eu não vou ficar calado; vou castigar esse povo. Sim, Eu vou pedir contas -
7
não só pelos pecados que cometeram, mas também pelos pecados de seus pais, diz o Senhor. Porque seus pais também Me ofenderam, queimando incenso no alto dos montes. Eu darei a todos eles um justo castigo.
8
Mas o Senhor promete: Eu não destruirei todos eles. É como quando alguém encontra uvas boas num cacho de uvas podres, e outra pessoa diz: "Não destrua esse cacho, há algumas uvas boas nele!". Eu tenho alguns servos fiéis em Israel, e por isso não destruirei a nação inteira.
9
Eu vou separar um resto do meu povo para possuir a terra de Israel. As pessoas que Eu escolhi, viverão ali e serão meus servos.
10
Eu darei toda a terra de Israel ao povo que Me buscou. A planície de Sarom servirá de pasto para os seus rebanhos de ovelhas, e o seu gado pastará tranqüilo no Vale de Acor.
11
Mas todos vocês que fugiram do Senhor, esqueceram-se do meu templo e preferiram adorar a deusa "Sorte" e o deus "Destino"
12
fiquem sabendo que Eu os "destinarei" à morte pela espada, e a sua "sorte" será muito triste. Porque Eu os chamei e vocês não responderam; Eu os avisei, mas vocês, não deram importância. Preferiram fazer o mal, bem diante dos meus olhos; vocês escolheram exatamente as coisas que Eu mais odeio.
13
Por isso, o Senhor Deus diz: Os meus servos terão comida à vontade, mas vocês passarão fome; eles beberão, enquanto vocês morrem de sede. Os meus servos viverão sempre alegres, enquanto vocês sofrem tristeza e vergonha.
14
Eles cantarão de alegria, enquanto vocês gemem e gritam de tristeza e desespero.
15
O seu nome vai virar maldição entre o meu povo; o Senhor Deus vai matar todos vocês, e dará um novo nome aos seus verdadeiros servos.
16
Então, se alguém pedir uma bênção ou fizer um juramento, pedirá e jurará pelo Deus da Verdade. Eu mesmo confirmarei a bênção e o juramento, porque já terei Me esquecido de todas as maldades e pecados que vocês cometeram no passado.
17
Prestem atenção, Eu estou criando novos céus e nova terra - tão maravilhosos que ninguém se lembrará da terra e do céu que existem hoje.
18
Alegrem-se! Cantem de alegria pelas coisas que Eu estou criando! Vou transformar Jerusalém em um lugar de imensa alegria, e darei muita felicidade ao seu povo!
19
Jerusalém será a minha fonte de prazer, e Eu me alegrarei muito com o meu povo. Lá, nunca mais se ouvirão o choro e os gritos de tristeza e dor.
20
Não haverá mais criancinhas morrendo poucos dias depois de nascer! Os homens viverão muitos e muitos anos. Aos cem anos uma pessoa ainda será considerada jovem, e somente os pecadores morrerão com essa idade!
21
Naqueles dias, quem construir uma casa vai viver nela - pois não será destruída pelos exércitos invasores, como aconteceu no passado. Eles plantarão vinhas e comerão as uvas - pois elas não serão tomadas à força pelos inimigos. O meu povo viverá tanto quanto as árvores, e aproveitará até o fim tudo o que conseguiram com muito esforço.
23
Nunca mais trabalharão sem proveito, para outros povos comerem suas colheitas. Os seus filhos nunca mais serão mortos ainda bebês. Essa gente é o povo que o Senhor abençoou, e seus filhos também serão abençoados.
24
Eu darei a eles o que desejam, antes mesmo de Me pedirem. Enquanto eles ainda estiverem falando comigo sobre suas necessidades, Eu já terei respondido às suas orações!
25
O lobo e o cordeiro vão pastar juntos, o leão vai comer palha com o boi, e as cobras venenosas não atacarão os homens. Naquele dia não vai haver qualquer violência ou maldade em todo o meu Santo Monte, diz o Senhor.

topo

Isaías 66


1
O CÉU É O MEU trono e a terra o tapete para meus pés. Vocês poderiam construir um templo igual a esse para ser a minha casa?
2
Eu fiz os céus e a terra com minhas próprias mãos, eles Me pertencem. Mas, apesar de todo esse poder, o homem que Me agrada é o humilde de coração, o arrependido, que treme diante da minha Palavra.
3
Mas quem escolhe seu próprio caminho, quem tem prazer nos seus pecados, será maldito. Deus não aceitará suas ofertas. Se sacrificar um boi sobre o altar de Deus, Ele vai considerar essa oferta um pecado terrível, como matar uma pessoa. Se trouxer um cordeiro, a oferta será uma ofensa a Deus, como se estivesse oferecendo um cão. Se trouxer uma oferta de grãos queimados, vai ser a mesma coisa que oferecer um porco no altar de Deus! Quando queimar incenso, Deus vai considerar essa pessoa como alguém que adora e elogia um ídolo.
4
Eu mesmo escolherei o castigo dessa gente. Farei acontecer com eles exatamente o que mais temem! Pois quando Eu os chamei, ninguém respondeu; quando Eu falei, eles não quiseram ouvir. Em vez disso, fizeram o que Eu considero errado, e escolheram exatamente aquilo que Me deixa muito triste.
5
Ouçam o que o Senhor diz a vocês que respeitam e obedecem as suas palavras: Os seus irmãos, que não gostam de vocês, e os expulsam por causa do amor que vocês têm por Mim, serão confundidos! Essa gente que zomba de vocês dizendo: "Onde está a glória de Deus? Onde está a sua alegria?", será envergonhada.
6
Que barulho é esse? Que confusão é essa na cidade, essa agitação no templo? É a voz do Senhor: Ele está Se vingando de seus inimigos.
7
Alguém já ouviu alguma coisa parecida com isso? Alguém já viu algo tão estranho assim? Em um único dia, de repente, vai nascer toda uma nação, antes de chegarem as dores de parto. Num instante, quando as dores ainda estavam chegando, Israel deu à luz os seus filhos, e surgiu a nova nação.
9
Por acaso iria eu dar filhos a Israel e depois impedir o nascimento? Eu, que formo a vida, seria capaz de fazer isso? Não, nunca! diz o seu Deus.
10
Alegrem-se com Jerusalém, alegrem-se por ela, todos vocês que a amam! Cantem de alegria com ela, vocês que choraram quando ela foi destruída.
11
Alimentem-se da glória que ela tem, tomem para si toda a alegria de Jerusalém, como uma criancinha mama ao seio de sua mãe e mata sua fome.
12
A paz transbordará sobre Jerusalém como um rio, diz o Senhor. Darei a ela todas as riquezas das nações. Vocês, os filhos de Israel, serão amamentados por ela, levados ao colo e ninados sobre os joelhos.
13
Eu mesmo vou consolar vocês, lá em Jerusalém, como a mãe consola os seus filhinhos.
14
Quando vocês virem este acontecimento, o coração saltará de alegria, suas forças vão se renovar. Todos os servos do Senhor reconhecerão o seu poder, e Ele mostrará a sua ira contra os seus inimigos.
15
Atenção! O Senhor virá com fogo e com seus velozes carros de guerra. Ele vai derramar a fúria de sua ira e castigar com chamas de fogo.
16
O Senhor castigará a terra com fogo e com a sua espada. Muita gente, em todo o mundo, vai ser morta pela castigo do Senhor.
17
Essas pessoas que adoram falsos deuses escondidos em jardins, e além disso comem carne de porco e de rato, e outras comidas proibidas - serão completamente destruídas, promete o Senhor.
18
Eu sei muito bem tudo que elas pensam e fazem. Vou reunir todas as nações para lutarem contra Jerusalém; lá os homens verão a minha glória!
19
Então Eu farei um grande milagre contra elas. Os homens que escaparem serão meus mensageiros aos povos distantes - a Társis, Pul, Lude, Meseque, Ros, Tubal, Javã e até às terras mais distantes do mundo, que nunca ouviram falar de Mim, nem viram a Minha glória. Eles anunciarão a minha glória aos povos.
20
De todos os povos, eles trarão de volta a Israel os seus irmãos, como uma oferta ao Senhor. Estes serão trazidos para Jerusalém sobre cavalos, jumentos, camelos, até mesmo em liteiras transportadas por homens! Eles serão como as ofertas de cereais, levadas ao Templo nos vasos sagrados, durante a época da colheita. Essa é a promessa do Senhor.
21
Eu escolherei alguns desses israelitas que voltam para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor.
22
Porque assim como os novos céus e a nova terra que Eu vou criar serão eternos, vocês serão o meu povo para todo o sempre, com um nome que nunca se apagará.
23
Toda a humanidade virá Me adorar, a cada semana e a cada mês.
24
E todos verão os cadáveres dos rebeldes que lutaram contra Mim. O seu verme nunca morre, o seu fogo nunca se apaga. Eles serão um quadro horrível de se ver, para toda a humanidade.

topo

João 1

1-18
1
Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia, e estava com Deus.
2
Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia, e estava com Deus.
3
Ele criou tudo o que há - não existe nada que ele não tenha feito.
4
Nele está a vida eterna, e esta vida traz luz a toda a humanidade.
5
A vida dEle é a luz que brilha no meio da escuridão, e nunca pode ser apagada pela escuridão.
6
Deus enviou João Batista como testemunha do fato de que Jesus Cristo é a verdadeira Luz.
7
Deus enviou João Batista como testemunha do fato de que Jesus Cristo é a verdadeira Luz.
8
João mesmo não era a Luz; ele era apenas uma testemunha para identificá-la.
9
Mais tarde, Aquele que é a verdadeira Luz, chegou para brilhar sobre todos os que vêm ao mundo.
10
Embora Ele tenha feito o mundo, não foi reconhecido pelo mundo, quando veio.
11
Mesmo em sua própria terra entre seu próprio povo, os judeus, Ele não foi aceito. Só uns poucos O acolheram e receberam. Mas a todos os que o receberam, Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Tudo o que eles precisavam fazer era confiar nEle como Salvador.
12
Mesmo em sua própria terra entre seu próprio povo, os judeus, Ele não foi aceito. Só uns poucos O acolheram e receberam. Mas a todos os que o receberam, Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Tudo o que eles precisavam fazer era confiar nEle como Salvador.
13
Todos os que crêem nisto nascem de novo! - não um novo nascimento físico, resultado do desejo humano - mas da vontade de Deus.
14
Cristo tornou-Se um ser humano, e morou aqui na terra entre nós, e era cheio de perdão amoroso e da verdade. E alguns de nós vimos a glória dEle - a glória do Filho único do Pai celeste!
15
João mostrou Cristo ao povo, dizendo as multidões: "Este é Aquele que é muitíssimo mais importante do que eu - porque Ele já existia muito antes de mim!
16
Todos nós temos tirado proveito das ricas bênçãos que Ele nos trouxe, bênção sobre bênção amontoadas sobre nós!
17
Porque Moisés só nos deu a Lei, com suas exigências rígidas e sua justiça sem misericórdia, enquanto Jesus Cristo nos trouxe, além disso, o perdão amoroso.
18
Ninguém jamais viu realmente a Deus, porém o seu Filho único, certamente O viu, porque Ele vive com o Pai, e nos contou tudo a respeito dEle.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter