A minha carne e o meu coração desfalecem do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre. Salmo 73.26
Leitura diária na versão Revisada - Portugués


Gênesis 18
Gênesis 19
Mateus 6.1-18

Gênesis 18


1
Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia.
2
Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,
3
e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
4
Eia, traga-se um pouco d'água, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore
5
e trarei um bocado de pão refazei as vossas forças, e depois passareis adiante porquanto por isso chegastes ate o vosso servo. Responderam-lhe: Faze assim como disseste.
6
Abraão, pois, apressou-se em ir ter com Sara na tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze bolos.
7
Em seguida correu ao gado, apanhou um bezerro tenro e bom e deu-o ao criado, que se apressou em prepará-lo.
8
Então tomou queijo fresco, e leite, e o bezerro que mandara preparar, e pôs tudo diante deles, ficando em pé ao lado deles debaixo da árvore, enquanto comiam.
9
Perguntaram-lhe eles: Onde está Sara, tua mulher? Ele respondeu: Está ali na tenda.
10
E um deles lhe disse: certamente tornarei a ti no ano vindouro e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara estava escutando à porta da tenda, que estava atrás dele.
11
Ora, Abraão e Sara eram já velhos, e avançados em idade e a Sara havia cessado o incômodo das mulheres.
12
Sara então riu-se consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
13
Perguntou o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: É verdade que eu, que sou velha, darei à luz um filho?
14
Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, no ano vindouro, tornarei a ti, e Sara terá um filho.
15
Então Sara negou, dizendo: Não me ri porquanto ela teve medo. Ao que ele respondeu: Não é assim porque te riste.
16
E levantaram-se aqueles homens dali e olharam para a banda de Sodoma e Abraão ia com eles, para os encaminhar.
17
E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,
18
visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?
19
Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.
20
Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21
descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado e se não, sabê-lo-ei.
22
Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor.
23
E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?
24
Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão?
25
Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?
26
Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles.
27
Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28
Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade por causa dos cinco? Respondeu ele: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29
Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei.
30
Disse Abraão: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar. Se porventura se acharem ali trinta? De novo assentiu: Não o farei, se achar ali trinta.
31
Tornou Abraão: Eis que outra vez me a atrevi a falar ao Senhor. Se porventura se acharem ali vinte? Respondeu-lhe: Por causa dos vinte não a destruirei.
32
Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.
33
E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão e Abraão voltou para o seu lugar.

topo

Gênesis 19


1
 tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber prostrou-se com o rosto em terra,
2
e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não antes na praça passaremos a noite.
3
Entretanto, Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram em sua casa e ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães ázimos, e eles comeram.
4
Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados
5
e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos.
6
Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si,
7
e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não procedais tão perversamente
8
eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado.
9
Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Esse indivíduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, isto é, sobre Ló, e aproximavam-se para arrombar a porta.
10
Aqueles homens, porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrar para dentro da casa, e fecharam a porta
11
e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta.
12
Então disseram os homens a Ló: Tens mais alguém aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens na cidade, tira-os para fora deste lugar
13
porque nós vamos destruir este lugar, porquanto o seu clamor se tem avolumado diante do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo.
14
Tendo saído Ló, falou com seus genros, que haviam de casar com suas filhas, e disse-lhes: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Mas ele pareceu aos seus genros como quem estava zombando.
15
E ao amanhecer os anjos apertavam com Ló, dizendo: levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças no castigo da cidade.
16
Ele, porém, se demorava pelo que os homens pegaram-lhe pela mão a ele, à sua mulher, e às suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade.
17
Quando os tinham tirado para fora, disse um deles: Escapa-te, salva tua vida não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície escapa-te lá para o monte, para que não pereças.
18
Respondeu-lhe Ló: Ah, assim não, meu Senhor!
19
Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e tens engrandecido a tua misericórdia que a mim me fizeste, salvando-me a vida mas eu não posso escapar-me para o monte não seja caso me apanhe antes este mal, e eu morra.
20
Eis ali perto aquela cidade, para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu me escape para lá (porventura não é pequena?), e viverá a minha alma.
21
Disse-lhe: Quanto a isso também te hei atendido, para não subverter a cidade de que acabas de falar.
22
Apressa-te, escapa-te para lá porque nada poderei fazer enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
23
Tinha saído o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
24
Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.
25
E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra.
26
Mas a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal.
27
E Abraão levantou-se de madrugada, e foi ao lugar onde estivera em pé diante do Senhor
28
e, contemplando Sodoma e Gomorra e toda a terra da planície, viu que subia da terra fumaça como a de uma fornalha.
29
Ora, aconteceu que, destruindo Deus as cidades da planície, lembrou-se de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, ao subverter aquelas cidades em que Ló habitara.
30
E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele porque temia habitar em Zoar e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.
31
Então a primogênita disse à menor: Nosso pai é já velho, e não há varão na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra
32
vem, demos a nosso pai vinho a beber, e deitemo-nos com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai.
33
Deram, pois, a seu pai vinho a beber naquela noite e, entrando a primogênita, deitou-se com seu pai e não percebeu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34
No dia seguinte disse a primogênita à menor: Eis que eu ontem à noite me deitei com meu pai demos-lhe vinho a beber também esta noite e então, entrando tu, deita-te com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai.
35
Tornaram, pois, a dar a seu pai vinho a beber também naquela noite e, levantando-se a menor, deitou-se com ele e não percebeu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
36
Assim as duas filhas de Ló conceberam de seu pai.
37
A primogênita deu a luz a um filho, e chamou-lhe Moabe este é o pai dos moabitas de hoje.
38
A menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami este é o pai dos amonitas de hoje.

topo

Mateus 6

1-18
1
Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
2
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
3
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita
4
para que a tua esmola fique em secreto e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
5
E, quando orardes, não sejais como os hipócritas pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
6
Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
7
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
8
Não vos assemelheis, pois, a eles porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
9
Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome
10
venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu
11
o pão nosso de cada dia nos dá hoje
12
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores
13
e não nos deixes entrar em tentação mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
14
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós
15
se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.
16
Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
17
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
18
para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter