Mas Israel será salvo pelo Senhor, com uma salvação eterna pelo que não sereis jamais envergonhados nem confundidos em toda a eternidade. Isaías 45.17
Leitura diária na versão Revisada - Portugués


Ezequiel 22
Ezequiel 23
1 João 5

Ezequiel 22


1
Demais veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2
Tu pois, ó filho do homem, acaso julgarás, julgarás mesmo a cidade sanguinária? Então faze-lhe conhecer todas as suas abominações,
3
e dize: Assim diz o Senhor Deus: A cidade que derrama o sangue dentro de si, para que venha o seu tempo! que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar!
4
Pelo teu sangue que derramaste te fizeste culpada, e pelos teus ídolos que fabricaste te contaminaste e fizeste aproximar-se o teu dia, e é chegado o fim dos teus anos. Por isso eu te fiz o opróbrio das nações e o escárnio de todas as terras.
5
As que estão perto e as que estão longe de ti escarnecerão de ti, infamada, cheia de tumulto.
6
Eis que os príncipes de Israel, que estão em ti, cada um conforme o seu poder, se esforçam para derramarem sangue.
7
No meio de ti desprezaram ao pai e à mãe no meio de ti usaram de opressão para com o estrangeiro no meio de ti foram injustos para com o órfão e a viúva.
8
As minhas coisas santas desprezaste, e os meus sábados profanaste.
9
Em ti se acham homens que caluniam para derramarem sangue em ti há os que comem sobre os montes e cometem perversidade no meio de ti.
10
A vergonha do pai descobrem em ti no meio de ti humilham a que está impura, na sua separação.
11
Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina abominavelmente a sua nora, e outro humilha no meio de ti a sua irmã, filha de seu pai.
12
Peitas se recebem no meio de ti para se derramar sangue recebes usura e ganhos ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o mas de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus.
13
Eis que, portanto, bato as mãos contra o lucro desonesto que ganhaste, e por causa do sangue que houve no meio de ti.
14
Poderá estar firme o teu coração? poderão estar fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? Eu, o Senhor, o disse, e o farei.
15
Espalhar-te-ei entre as nações e dispersar-te-ei pelas terras e de ti consumirei a tua imundícia.
16
E tu serás profanada em ti mesma, aos olhos das nações, e saberás que eu sou o Senhor.
17
De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
18
Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio da fornalha em escória de prata eles se tornaram.
19
Portanto assim diz o Senhor Deus: Pois que todos vós vos tornastes em escória, por isso eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém.
20
Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio da fornalha, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos porei e vos fundirei.
21
Sim, congregar-vos-ei, e assoprarei sobre vós o fogo da minha ira e sereis fundidos no meio dela.
22
Como se funde a prata no meio da fornalha, assim sereis fundidos no meio dela e sabereis que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vós.
23
Também veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
24
Filho do homem, dize-lhe a ela: Tu és uma terra que não está purificada, nem regada de chuvas no dia da indignação.
25
Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa eles devoram vidas humanas tomam tesouros e coisas preciosas multiplicam as suas viúvas no meio dela.
26
Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas não fazem diferença entre o santo e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.
27
Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa: derramando o sangue, e destruindo vidas, para adquirirem lucro desonesto.
28
E os profetas têm feito para eles reboco com argamassa fraca tendo visões falsas, e adivinhando-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Deus sem que o Senhor tivesse falado.
29
O povo da terra tem usado de opressão, e andado roubando e fazendo violência ao pobre e ao necessitado, e tem oprimido injustamente ao estrangeiro.
30
E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse porém a ninguém achei.
31
Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação com o fogo do meu furor os consumi fiz que o seu caminho lhes recaísse sobre a cabeça, diz o Senhor Deus.

topo

Ezequiel 23


1
Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2
Filho do homem, houve duas mulheres, filhas da mesma mãe.
3
Estas se prostituíram no Egito prostituíram-se na sua mocidade ali foram apertados os seus peitos, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade.
4
E os seus nomes eram: Aolá, a mais velha, e Aolibá, sua irmã e foram minhas, e tiveram filhos e filhas e, quanto aos seus nomes, Samária é Aolá, e Jerusalém é Aolibá.
5
Ora prostituiu-se Aolá, sendo minha e enamorou-se dos seus amantes, dos assírios, seus vizinhos,
6
que se vestiam de azul, governadores e magistrados, todos mancebos cobiçáveis, cavaleiros montados a cavalo.
7
Assim cometeu ela as suas devassidões com eles, que eram todos a flor dos filhos da Assíria e contaminou-se com todos os ídolos de quem se enamorava.
8
E não deixou as suas impudicícias, que trouxe do Egito pois muitos se deitaram com ela na sua mocidade, e apalparam os seios da sua virgindade, e derramaram sobre ela a sua impudicícia.
9
Portanto a entreguei na mão dos seus amantes, na mão dos filhos da Assíria, de quem se enamoravam.
10
Estes se descobriram a sua vergonha levaram-lhe os filhos e as filhas e a ela mataram-na à espada e ela se tornou um provérbio entre as mulheres pois sobre ela executaram juízos.
11
Viu isso sua irmã Aolibá contudo se corrompeu na sua paixão mais do que ela, como também nas suas devassidões, que eram piores do que as de sua irmã.
12
Enamorou-se dos filhos da Assíria, dos governadores e dos magistrados seus vizinhos, vestidos com primor, cavaleiros que andam montados em cavalos, todos mancebos cobiçáveis.
13
E vi que se tinha contaminado o caminho de ambas era o mesmo.
14
E ela aumentou as suas impudicícias porque viu homens pintados na parede, imagens dos caldeus, pintadas de vermelho,
15
com os seus lombos cingidos, tendo largos turbantes sobre as cabeças, todos com o parecer de príncipes, semelhantes aos filhos de Babilônia em Caldéia, terra do seu nascimento.
16
Ela se apaixonou deles, ao lançar sobre eles os olhos e lhes mandou mensageiros até Caldéia.
17
Então vieram a ela os filhos de Babilônia para o leito dos amores, e a contaminaram com as suas impudicícias e ela se contaminou com eles então a sua alma deles se alienou.
18
Assim pôs a descoberto as suas devassidões, e descobriu a sua vergonha então a minha alma se alienou dela, assim como já se alienara a minha alma de sua irmã.
19
Todavia ela multiplicou as suas prostituições, lembrando-se dos dias da sua mocidade, em que se prostituira na terra do Egito,
20
apaixonando-se dos seus amantes, cujas carnes eram como as de jumentos, e cujo fluxo era como o de cavalos.
21
Assim desejaste a luxúria da tua mocidade, quando os egípcios apalpavam os teus seios, para violentar os peitos da tua mocidade.
22
Por isso, ó Aolibá, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu suscitarei contra ti os teus amantes, dos quais se alienara a tua alma, e os trarei contra ti de todos os lados:
23
Os filhos de Babilônia, e todos os caldeus de Pecode, e de Soá, e de Coa, juntamente com todos os filhos da Assíria, mancebos cobiçáveis, governadores e magistrados, todos eles príncipes e homens de renome, todos eles montados a cavalo.
24
E virão contra ti com armas, carros e carroças, e com ajuntamento de povos e se porão contra ti em redor com paveses, e escudos, e capacetes e lhes entregarei o julgamento, e te julgarão segundo os seus juízos.
25
E porei contra ti o meu zelo, e usarão de indignação contigo. Tirar-te-ão o nariz e as orelhas e o que te ficar de resto cairá à espada. Tomarão os teus filhos e as tuas filhas, e o que em ti ficar será consumido pelo fogo.
26
Também te despirão os teus vestidos, e te tomarão as tuas jóias de adorno.
27
Assim farei cessar em ti a tua luxúria e a tua prostituição trazida da terra do Egito de modo que não levantarás os teus olhos para eles, nem te lembrarás mais do Egito.
28
Pois assim diz o Senhor Deus: Eis que te entrego na mão dos que odeias, na mão daqueles de quem está alienada a tua alma
29
e eles te tratarão com ódio, e levarão todo o fruto do teu trabalho, e te deixarão nua e despida e descobrir-se-á a vergonha da tua prostituição, e a tua luxúria, e as tuas devassidões.
30
Estas coisas se te farão, porque te prostituíste após as nações, e te contaminaste com os seus ídolos.
31
No caminho de tua irmã andaste por isso entregarei o seu cálice na tua mão.
32
Assim diz o Senhor Deus: Beberás o cálice de tua irmã, o qual é fundo e largo servirás de riso e escárnio o cálice leva muito.
33
De embriaguez e de dor te encherás, do cálice de espanto e de assolação, do cálice de tua irmã Samária.
34
Bebê-lo-ás pois, e esgotá-lo-ás, e roerás os seus cacos, e te rasgarás teus próprios peitos pois eu o falei, diz o Senhor Deus.
35
Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como te esqueceste de mim, e me lançaste para trás das tuas costas, também carregarás com a tua luxúria e as tuas devassidões.
36
Disse-me mais o Senhor: Filho do homem, julgarás a Aolá e a Aolibá? Mostra-lhes, então, as suas abominações.
37
Pois adulteraram, e sangue se acha nas suas mãos com os seus ídolos adulteraram, e até lhes ofereceram em holocausto, para serem consumidos, os seus filhos, que de mim geraram.
38
E ainda isto me fizeram: contaminaram o meu santuário no mesmo dia, e profanaram os meus sábados
39
Porquanto, havendo sacrificado seus filhos aos seus ídolos, vinham ao meu santuário no mesmo dia para o profanarem e eis que assim fizeram no meio da minha casa.
40
Além disto mandaram vir uns homens de longe, aos quais fora enviado um mensageiro, e eis que vieram. Por amor deles te levaste, pintaste os teus olhos, e te ornaste de enfeites,
41
e te assentaste sobre um leito de honra, diante do qual estava uma mesa preparada e puseste sobre ela o meu incenso e o meu óleo.
42
Ouvia-se ali a voz de uma multidão satisfeita e com homens de classe baixa foram trazidos beberrões do deserto e eles puseram braceletes nas mãos das mulheres, e coroas de esplendor nas suas cabeças.
43
Então disse eu da envelhecida em adultérios: Agora deveras se contaminarão com ela e ela com eles.
44
E entraram a ela, como quem entra a uma prostituta assim entraram a Aolá e a Aolibá, mulheres lascivas.
45
De maneira que homens justos são os que as julgarão como se julgam as adúlteras, e como se julgam as que derramam o sangue porque adúlteras são, e sangue há nas suas mãos.
46
Pois assim diz o Senhor Deus: Farei subir contra elas uma hoste e as entregarei ao tumulto e ao saque.
47
E a hoste apedrejá-las-á, e as matará à espada trucidará a seus filhos e suas filhas, e queimará as suas casas a fogo.
48
Assim farei cessar da terra a lascívia, para que se escarmentem todas as mulheres, e não procedam conforme a vossa lascivia.
49
E a vós vos pagarão o vosso procedimento lascivo e levareis os pecados dos vossos ídolos e sabereis que eu sou o Senhor Deus.

topo

1 João 5


1
Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido.
2
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
3
Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos e os seus mandamentos não são penosos
4
porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
5
Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6
Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
7
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a palavra, e o Espírito Santo e estes três são um.
8
E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água, e o sangue e estes três concordam.
9
Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior porque o testemunho de Deus é este, que de Seu Filho testificou.
10
Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho quem a Deus não crê, mentiroso o fez porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
11
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu Filho.
12
Quem tem o Filho tem a vida quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
13
Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.
14
E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
15
e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.
16
Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
17
Toda injustiça é pecado e há pecado que não é para a morte.
18
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.
19
Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
20
Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
21
Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

topo
Únete a nuestra comunidad
Facebook
Twitter