Sim, Tu és a minha rocha firme, a minha fortaleza segura. Tu provarás a todos o teu poder, protegendo e dirigindo a minha vida. Salmo 31.3
Daily reading in version Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portuguese


Salmo 1
Salmo 2
Salmo 3
Salmo 4
Salmo 5
Salmo 6
1 Coríntios 9

Salmo 1


1
COMO É FELIZ o homem que não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus, que não fica à toa na companhia dos pecadores, nem participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus.
2
Mas ele faz da Lei do Senhor a fonte da sua alegria. A todo instante, de dia e de noite, ele pensa nessa Lei; fica imaginando como pode obedecer ao Senhor mais de perto.
3
Ele é como uma árvore plantada junto à margem de um rio. Nunca deixa de dar fruto na estação própria. As suas folhas nunca murcham e ele sempre terá sucesso em todas as suas atividades.
4
Mas os homens que vivem desligados de Deus, que grande diferença! Eles vivem sem direção e sem segurança, como um pedaço de palha soprado pelo vento.
5
Por isso, no dia do julgamento preparado por Deus, eles serão condenados. Os pecadores não terão lugar entre os que obedecem a Deus.
6
O Senhor conhece e aprova a vida de quem obedece suas leis, mas a vida dos homens que desprezam a Deus acabará em castigo e sofrimento.

top

Salmo 2


1
POR QUE OS POVOS, cheios de ódio, se reuniram? Por que estão fazendo planos tolos, tentando enganar a Deus?
2
Os líderes das nações se reuniram e traçaram planos para derrotar o Senhor e seu Escolhido.
3
Esta foi a decisão que tomaram: "Vamos quebrar essas correntes e acabar com essa escravidão a Deus!"
4
Em seu trono, no céu, o Senhor ri e faz pouco caso dos tolos planos dos homens.
5
Quando chegar a hora certa, Ele vai mostrar ao mundo a sua ira. Os homens ficarão desorientados, com medo da ira de Deus!
6
O Senhor anuncia a todo o mundo: "Escolhi o meu Rei! Coloquei o seu trono na minha santa cidade, Jerusalém!"
7
E o Escolhido de Deus responde: "Vou anunciar ao mundo os planos eternos do Senhor, porque Ele me disse: Você é meu Filho! Hoje é o dia da sua coroação. Hoje dou a Você toda a sua glória!
8
Basta Você me pedir e lhe darei todos os povos da terra como herança e o mundo inteiro como presente.
9
Governe as nações com justiça e firmeza, com uma vara de ferro. Esmague os povos rebeldes como se fossem vasilhas de barro!
10
Vocês, reis da terra, sejam sensatos! Líderes do mundo, escutem as palavras de Deus enquanto há tempo!
11
Sirvam obedientemente ao Senhor; respeitem a Deus e façam dEle a sua fonte de alegria.
12
Ajoelhem-se diante do Filho e beijem os seus pés, antes que chegue o dia da ira do Senhor e vocês sejam todos destruídos. Cuidado, isso vai acontecer muito mais depressa do que pensam! Porém as pessoas que confiam nEle serão felizes, muito felizes!

top

Salmo 3


1
Ó SENHOR, COMO cresceu o número dos meus inimigos! Há muita gente contra mim, querendo me destruir.
2
Tantos estão dizendo que Deus nem vai se interessar em me salvar.
3
Mas Tu, Senhor, és o escudo que me protege; Tu és o meu orgulho. Tu me fazes andar de cabeça erguida, apesar da minha vergonha e do meu sofrimento.
4
Contei ao Senhor os meus problemas e Ele me respondeu, do santo lugar onde vive.
5
Por isso posso me deitar tranqüilo e dormir em paz. Quando acordo, me sinto seguro, porque o Senhor cuida de mim.
6
Agora mesmo, cercado de todos os lados por um exército de dez mil inimigos, não tenho medo!
7
Pedirei a Ele: "Levanta-Te Senhor! Salva-me, meu Deus!" Então, Ele ataca os meus inimigos, fere os seus queixos e quebra os seus dentes.
8
Isso acontece porque a salvação pertence ao Senhor. Ele dá grandes bênçãos ao seu povo!

top

Salmo 4


1
Ó MEU DEUS, aos teus olhos fui considerado justo. Por isso, escuta e responde o meu pedido de ajuda. No passado, quando estive em dificuldades, Tu me livraste. Dá-me mais uma vez a tua ajuda bondosa, escuta a minha oração!
2
E vocês, meus inimigos, até quando vão zombar da autoridade real que recebi de Deus? Até quando vão correr atrás de sonhos vazios? Até quanto vão se deixar enganar pelas mentiras?
3
Prestem atenção a este fato: o Senhor separa o homem obediente para viver ao seu lado. É por isso que Ele me ouve quando oro e peço ajuda.
4
Fiquem zangados mas não levem sua revolta contra o Senhor até o fim. Quando forem se deitar, escutem suas consciências, admitam seu erro e acalmem o seu ódio contra mim.
5
Ponham sua confiança no Senhor, e limpem seus corações para oferecer sacrifícios agradáveis a Ele.
6
Muita gente anda dizendo: "Deus não é capaz de nos salvar!" Ó Senhor, mostra que eles estão enganados. Coloca sobre nós a luz do teu rosto!
7
Assim, a minha alegria é muito maior que a dos meus inimigos, apesar deles terem comida de sobra no tempo da colheita.
8
Quando vou dormir, meu coração está em perfeita paz e tenho um sono bem tranqüilo porque Tu, ó Senhor, me dás a mais perfeita segurança.

top

Salmo 5


1
SENHOR, OUVE AS minhas palavras! Escuta a oração que eu faço em silencio, no fundo da alma!
2
Somente ao Senhor faço meus pedidos; por isso, meu Deus e meu Rei, escuta o meu pedido de socorro!
3
Bem cedinho, de manhã, faço a minha oração. Tu, Senhor ouves a minha voz. Faço a minha oração e fico esperando, vigiando com atenção para descobrir a tua resposta.
4
Tu és o Deus que não tem prazer na maldade; Tu não toleras o pecado, por menor que seja.
5
Por isso, quem pensa muito de si mesmo não terá lugar na tua presença. Tu odeias os que vivem torcendo e quebrando as tuas leis.
6
Tu destruirás os mentirosos! Sim, o Senhor sente nojo dos assassinos e enganadores.
7
Quanto a mim, ó Senhor, por causa do teu imenso amor, poderei entrar no teu templo. Com muito respeito em meu coração, me ajoelharei para te adorar na tua casa.
8
Ó Senhor, ajuda-me a andar pelos teus justos caminhos. Tenho muitos inimigos que desejam me afastar de Ti. A cada passo, mostra-me por onde devo ir, aonde devo pisar!
9
Meus inimigos são incapazes de falar a verdade; em suas mentes só há lugar para a maldade. Quando falam é possível sentir o mau cheiro do pecado e da morte. Fazem elogios mentirosos para conseguirem realizar seus planos maus.
10
Ó Deus, condena essa espécie de gente! Apanha os meus inimigos em suas próprias armadilhas. Expulsa todos eles da tua presença, por causa de seus pecados, porque eles se revoltaram contra Ti.
11
Por outro lado, Senhor, dá eterna alegria a todos os que confiam em Ti. Que eles sempre cantem de alegria porque Tu mesmo lhes dás proteção e segurança! Dê a tua alegria às pessoas que Te amam de coração
12
porque Tu, Senhor, abençoas o homem que Te obedece. Tu cercas o homem justo com o escudo da tua bondade.

top

Salmo 6


1
SENHOR, NÃO ME castigues quando estiveres muito zangado! Não me castigues quando o calor da tua ira estiver muito forte!
2
Mostra o teu amor por mim, Senhor, porque estou me sentindo muito fraco. Ó Senhor, cura o meu corpo porque todo ele está doente.
3
A minha alma também está fraca, a minha mente está agitada e confusa; ó Senhor, vem ajudar-me, depressa!
4
Vem, Senhor, e salva a minha vida. Salva-me pelo teu grande amor!
5
Se eu morrer, quem vai lembrar os homens da tua existência? Morto, não poderei louvar o teu nome diante dos homens!
6
O meu corpo está perdendo as forças por causa da dor; à noite o meu travesseiro fica molhado de lágrimas.
7
Já estou ficando fraco da vista, chorando por causa da tristeza provocada pelos muitos inimigos que tenho.
8
Vamos, saiam de perto de mim, todos vocês que vivem desobedecendo a Deus! Saiam de perto de mim porque o Senhor já ouviu minha oração cheia de tristeza.
9
O Senhor ouve todos os meus humildes pedidos e responde às minhas orações.
10
Todos os meus inimigos vão fugir de mim, de repente, cheios de vergonha e de medo!

top

1 Coríntios 9


1
Eu não sou livre? Eu não sou um apóstolo? Eu não vi Jesus nosso Senhor com meus próprios olhos? Não é por causa do meu trabalho que vocês pertencem ao Senhor?
2
Ainda que outros pensem que eu não sou um apóstolo, certamente sou para vocês. Vocês mesmos, pelo fato de estarem unidos com o Senhor, são a prova de que sou um apóstolo.
3
Esta é a minha defesa diante daqueles que me julgam.
4
Nós não temos o direito de comer e beber à custa de vocês por causa do nosso trabalho?
5
Nós não temos o direito de levar uma esposa cristã conosco como os outros apóstolos e os irmãos do Senhor fazem, e como Pedro faz?
6
Ou é somente Barnabé e eu que temos que trabalhar para nos sustentar?
7
Que soldado tem que pagar as suas próprias despesas? Que fazendeiro planta uma vinha e não tem o direito de comer das suas uvas? Que pastor cuida de um rebanho e não bebe do seu leite?
8
Eu estou expressando somente uma opinião humana, óbvia a observação de todos, ou a lei fala a mesma coisa?
9
Pois a lei de Moisés fala: "Não amarre a boca do boi quando ele estiver pisando o trigo". Será que Deus estava somente preocupado com bois quando disse isso?
10
Não foi totalmente para o nosso benefício que ele disse isso? Sim, foi escrito para nós, para que tanto aquele que planta como aquele que colhe faça o seu trabalho na esperança de receber uma parte da colheita.
11
Se temos semeado coisas espirituais entre vocês, seria demais colhermos coisas materiais de vocês?
12
Se vocês sustentam os outros que pregam a vocês, nós não deveríamos ter um direito ainda maior de sermos ajudados?
13
Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo recebem seu alimento das ofertas trazidas ao templo? E aqueles que servem no altar recebem uma parte dos sacrifícios?
14
Da mesma maneira, o Senhor ordenou que aqueles que pregam as Boas Notícias devem receber seu sustento desse mesmo trabalho.
15
Mas eu não tenho usado nenhum desses direitos. E não escrevo isso para sugerir que quero começar agora. Aliás, eu preferiria morrer a perder a minha razão de me gloriar!
16
Pois se eu prego as Boas Notícias, não tenho nenhuma razão de me gloriar, porque pesa sobre mim a necessidade de pregar. Como seria terrível para mim se eu não pregasse as Boas Notícias!
17
Pois se eu faço isso pela minha própria iniciativa, mereço uma recompensa. Mas se eu prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo a responsabilidade que foi me confiada.
18
Qual é então a minha recompensa? A satisfação de pregar as Boas Notícias sem cobrar nada a ninguém. Esta é a razão pela qual nunca exijo meus direitos como pregador das Boas Notícias.
19
Mesmo sendo um homem livre e não pertencendo a ninguém fiz-me escravo de todos, para que eu pudesse ganhar o maior número possível de pessoas.
20
Quando estive com os judeus, vivi como um judeu para ganhar os judeus. Quando estive com aqueles que seguem a lei judaica, eu também vivi debaixo da lei (embora eu mesmo não estando debaixo da lei), para que eu pudesse ganhar os que estão debaixo da lei.
21
Quando estou com aqueles que não seguem a lei judaica, também vivo como alguém sem a lei (não sem lei em relação a Deus, mas debaixo da lei de Cristo) para que possa ganhar aqueles que não seguem a lei judaica.
22
Quando estou com aqueles que são fracos, compartilho da sua fraqueza, para que possa ganhar os fracos. Sim, tenho-me feito tudo para todos, fazendo tudo o que posso para salvar alguns.
23
Eu faço tudo isso por causa das Boas Notícias, para que eu possa participar com eles nas suas bênçãos.
24
Vocês não sabem que numa corrida todo mundo corre, mas só uma pessoa recebe o prêmio? Então corram para ganhar!
25
Todos os atletas que competem são disciplinados no seu treinamento. Eles fazem de tudo para ganhar um prêmio que não durará muito tempo, mas nós o fazemos para ganhar um prêmio eterno.
26
Por isso eu não corro como alguém sem alvo, ou luto como alguém que está simplesmente dando golpes no ar.
27
Mas como um lutador, eu disciplino meu corpo com dureza, nocauteando todas as paixões corruptas, e o faço meu escravo, para que depois de ter pregado aos outros eu mesmo não seja desqualificado.

top
Join our community
Facebook
Twitter