Também aprendi isso: o que Deus faz está feito para sempre - não se pode tirar ou pôr. O que Deus quer é que o homem O respeite. Eclesiastes 3.14
Daily reading in version Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portuguese


1 Reis 10
1 Reis 11
Lucas 1.1-25

1 Reis 10


1
QUANDO A RAINHA de Sabá ouviu falar da maneira maravilhosa pela qual o Senhor tinha abençoado a Salomão concedendo a ele sabedoria, resolveu provar a Salomão com perguntas difíceis.
2
Ela chegou a Jerusalém com uma grande caravana de camelos que transportavam perfumes, ervas cheirosas, ouro e jóias; e contou a Salomão todos os problemas que pretendia resolver.
3
Salomão respondeu a todas as perguntas que ela fez; nada era difícil demais para ele, porque o Senhor lhe dava as respostas certas todas as vezes.
4
Logo ela reconheceu que tudo quanto tinha ouvido a respeito da grande sabedoria de Salomão era verdade. Ela viu também o lindo palácio que ele tinha construído
5
e quando viu os alimentos deliciosos sobre a mesa, o grande número de criados e ajudantes que estavam ali por perto em uniformes de chamar a atenção; quando viu os servidores de vinho e os muitos sacrifícios queimados que ele oferecia ao Senhor - bem, ela ficou muito admirada e quase sem fala.
6
Depois disse ao rei: "Tudo o que eu ouvi em meu pais a respeito da sua sabedoria e a respeito das coisas maravilhosas que se passam aqui é a pura verdade.
7
Eu não acreditava no que diziam, até que vim, e vi com os meus próprios olhos! Na verdade, não me disseram nem a metade! Sua sabedoria e sua riqueza são muito maiores do que tudo quanto já ouvi!
8
Seu povo é feliz, e os ajudantes do seu palácio estão contentes - e nem podia ser de outro modo, porque eles estão aqui dia após dia, ouvindo a sabedoria do rei!
9
Bendito seja o Senhor seu Deus que escolheu você e o colocou no trono de Israel. Como o Senhor deve amar a Israel - pois Ele deu você a eles como seu rei! E você governa o povo com justiça e bondade!"
10
Então ela deu ao rei um presente de 7.200 quilos de ouro, junto com uma enorme quantidade de perfumes e pedras preciosas. Na verdade, foi o maior presente de perfumes que o rei Salomão tinha recebido até aquela data.
11
E quando os navios de Hirão trouxeram a Salomão ouro de Ofir, eles também trouxeram uma grande quantidade de madeira de sândalo e pedras preciosas.
12
Salomão usou a madeira de sândalo para fazer colunas para o templo e para o palácio, e também para fazer liras e harpas para os músicos. Nunca antes, nem depois se viu tal suprimento de madeira tão linda.
13
Em troca dos presentes recebidos da rainha de Sabá, Salomão lhe deu tudo quanto ela pediu, além dos presentes que ele já havia planejado dar. Depois ela e os seus ajudantes voltaram à sua terra.
14
Cada ano Salomão recebia quase 2.500 quilos de ouro, além dos impostos sobre vendas e lucros do comércio com os reis da Arábia e com os outros territórios vizinhos.
16
De uma parte do ouro Salomão fez duzentas peças de armadura (o ouro empregado em cada peça pesava 750 gramas) e trezentos escudos (pesava 225 gramas o ouro de cada escudo). E o rei os guardou em seu palácio, na Casa do Bosque do Líbano.
18
Também fez um enorme trono de marfim e cobriu com ouro puro.
19
O trono tinha seis degraus; o encosto era redondo, em cada lado havia um descanso para o braço, dois leões, um de cada lado.
20
Também havia dois leões em cada degrau - num total de doze. Em todo o mundo não havia outro trono tão lindo como esse.
21
Todas as taças do rei Salomão eram de ouro maciço, e na Casa do Bosque do Líbano, os talheres e os pratos. eram feitos de ouro maciço. (Não se usava a prata, porque ela não era considerada de muito valor!)
22
Os navios de carga do rei Salomão trabalhavam de sociedade com os navios de carga do rei Hirão, e uma vez em cada três anos chegava aos portos de Israel um grande carregamento de ouro, prata, marfim, bugios e pavões.
23
Assim o rei Salomão ficou sendo mais rico e mais sábio do que todos os reis da terra.
24
Homens importantes de muitos países vinham falar com ele e ouvir a sabedoria que Deus lhe deu.
25
Eles traziam a ele um imposto anual de objetos de prata e de ouro, tecidos muitos lindos, perfume de mirra, ervas cheirosas, cavalos e mulas
26
Salomão construiu um grande estábulo de cavalos com um grande número de carros e cavaleiros - 1.400 carros ao todo, e 12.000 cavaleiros que moravam nas cidades onde estavam os carros, e com o rei em Jerusalém.
27
Naqueles dias a prata era tão comum como as pedras em Jerusalém, e o cedro não tinha maior valor do que a madeira de sicômoro!
28
Os cavalos que Salomão possuía vieram do Egito e do sul da Turquia, onde os seus representantes compravam por bom preço, porque as compras eram em grandes quantidades.
29
Um carro egípcio entregue em Jerusalém custava seiscentos siclos de prata, e os cavalos valiam cinqüenta siclos cada um. Muitos desses cavalos depois eram vendidos aos reis dos heteus e aos reis da Síria.

top

1 Reis 11


1
O REI SALOMÃO casou-se com muitas outras moças, além da princesa egípcia. Muitas delas vieram de nações onde se adoravam imagens - de Moabe, de Edom, de Sidom e dos heteus
2
muito embora o Senhor tivesse dado ordens perfeitamente claras a seu povo para não se casarem com mulheres dessas nações, porque essas mulheres fariam com que os maridos começassem a adorar os deuses delas. Apesar disso Salomão se casou.
3
Ele teve setecentas esposas, e além dessas ainda teve outras trezentas mulheres; sem dúvida, elas conseguiram que o rei desviasse o seu coração do Senhor
4
especialmente quando ele ficou velho. Elas conseguiram que ele adorasse os deuses delas em vez de se dedicar completamente ao Senhor, conforme seu pai Davi se havia dedicado de todo o coração.
5
Salomão adorou a Astarote, a deusa dos sidônios, e a Milcom, o terrível deus dos amonitas.
6
Dessa maneira Salomão fez o que era completamente errado e não quis mais saber de seguir ao Senhor, como seu pai Davi seguiu.
7
Ele chegou a construir um templo no Monte das Oliveiras, do outro lado do vale de Jerusalém, para o deus Camos, o deus imoral de Moabe, e outro para Moloque, o deus perverso dos amonitas.
8
Salomão construiu templos para essas esposas estrangeiras, onde elas podiam queimar incenso e oferecer sacrifícios aos deuses delas.
9
O Senhor ficou muito aborrecido com Salomão por causa destas coisas, pois agora Salomão não se interessava mais pelo Senhor Deus de Israel, que apareceu a ele duas vezes, a fim de avisá-lo especialmente contra a adoração a outros deuses, Porém ele não quis atender;
11
por isso o Senhor disse a ele: "Já que você não cumpriu o nosso acordo e não obedeceu às minhas leis, vou dividir o reino; você e sua família vão ficar sem ele, porque Eu o darei a outro homem
12
Contudo, por amor a seu pai Davi, não vou fazer isto enquanto você estiver vivo, Vou tirar o reino das mãos do seu filho. Mas ainda assim vou deixar que ele seja rei de uma tribo, por amor a Davi e por amor a Jerusalém, a cidade que escolhi".
14
Assim o Senhor fez com que Hadade, o idumeu, ficasse cada vez mais forte. E Salomão ficou preocupado, porque Hadade era membro da família real de Edom.
15
Alguns anos antes, quando Davi havia estado em Edom na companhia de Joabe para providenciar o enterro de alguns soldados de Israel mortos na batalha, o exército israelita matou quase todos os homens do pais,
16
Levou seis meses para fazer isto, mas finalmente eles mataram a todos, menos a Hadade e uns poucos oficiais do rei que o levaram para o Egito (ele era um menino muito pequeno naquele tempo). Eles fugiram de Midiã e foram a Parã, onde outros se juntaram a eles e foram todos para o Egito; Faraó deu a eles casas e terras para morar e também alimento.
19
Hadade tornou-se um dos amigos mais íntimos de Faraó; tanto assim que Faraó deu a ele uma esposa - a irmã da rainha Tafnes.
20
A irmã de Tafnes deu a ele um filho, Genubate, que foi criado no palácio de Faraó, entre os próprios filhos do rei.
21
Quando Hadade, ali no Egito, ouviu dizer que Davi e Joabe haviam morrido, pediu permissão a Faraó para voltar a Edom.
22
"Por quê?" Faraó perguntou a ele. "O que falta a você aqui? Fizemos alguma coisa que deixou você desapontado?" "Tudo é maravilhoso", ele respondeu, "mas ainda assim eu gostaria de voltar para casa."
23
Outro dos inimigos de Salomão, ao qual o Senhor deu poder, foi Rezam, um dos oficiais de Hadadezer, rei de Zobá; Rezom havia abandonado o seu posto e fugido do pais.
24
Ele se tornou o chefe de um grupo de bandidos - homens que fugiram com ele para Damasco (onde mais tarde ele se tornou rei), quando Davi destruiu a Zobá.
25
Enquanto Salomão viveu, Rezom e Hadade foram seus inimigos, porque eles odiavam a Israel o mais que podiam.
26
Outro chefe rebelde foi Jeroboão (filho de Nebate), que veio da cidade de Zeredá, em Efraim; a mãe dele era uma viúva por nome Zerua.
27
Este é o fato pelo qual ele se revoltou: Salomão estava reconstruindo a Fortaleza Milo, e consertando os muros da cidade que seu pai tinha construído. Jeroboão era um homem de muita capacidade, e quando Salomão viu como ele era inteligente, fez Jeroboão o encarregado das turmas de trabalho da tribo de José.
29
Certo dia, quando Jeroboão saía de Jerusalém, o profeta Aias, de Siló (que havia vestido uma capa nova para a ocasião), encontrou Jeroboão e o chamou para um lado a fim de falar com ele. Enquanto os dois estavam sozinhos no campo
30
Aias rasgou sua capa nova em doze pedaços
31
e disse a Jeroboão: "Pegue dez desses pedaços, porque o Senhor Deus de Israel diz: 'Vou dividir o reino da mão de Salomão, e vou dar dez das tribos a você!
32
Mas vou deixar uma tribo para ele, por amor de meu servo Davi, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi acima de todas as outras cidades de Israel.
33
Porque Salomão me abandonou e adora a Astarote, a deusa dos sidônios; e a Camos, o deus de Moabe; e a Milcom, o deus dos amonitas. Ele não tem seguido os meus caminhos, e não tem feito o que Eu considero certo; ele não tem guardado as minhas leis e as minhas ordens, conforme o seu pai Davi guardou.
34
Contudo, não tirarei o reino dele agora; por amor do meu servo Davi, meu escolhido que obedeceu aos meus mandamentos e estatutos, deixarei que Salomão reine até ao fim de sua vida.
35
"Mas vou tirar o reino do filho de Salomão, e vou dar a você dez das tribos.
36
O filho dele ficará com uma, de modo que os filhos de Davi continuem a reinar em Jerusalém, a cidade que escolhi como o lugar onde o meu nome será colocado.
37
E colocarei você no trono de Israel, e lhe darei poder sem limites.
38
Se você atender ao que digo, andar no meu caminho e fizer tudo quanto Eu considero certo, obedecendo aos meus mandamentos e estatutos conforme meu servo Davi obedeceu, então Eu abençoarei você; e seus filhos governarão a Israel para sempre. Uma vez fiz esta mesma promessa a Davi.
39
Mas por causa do pecado de Salomão, vou castigar os filhos de Davi - embora não para sempre.
40
Salomão tentou matar Jeroboão, mas este fugiu para o Egito, para a casa do rei Sisaque, e ficou lá até à morte de Salomão.
41
O restante do que Salomão fez e disse está escrito no livro Atos de Salomão.
42
Ele governou em Jerusalém durante quarenta anos
43
e depois morreu, sendo sepultado na cidade de seu pai Davi; e seu filho Roboão reinou em seu lugar.

top

Lucas 1

1-25
1
Muitas pessoas se dedicaram a colocar em ordem a história das coisas que foram feitas entre nós,
2
segundo o que foi contado para nós pelas testemunhas que desde o início viram essas coisas acontecerem e ministravam a palavra.
3
E eu também achei que seria bom escrever para você um relato em ordem, excelentíssimo Teófilo, pois tenho investigado tudo com muito cuidado desde o começo;
4
para que tenha certeza sobre as coisas que foram ensinadas a você.
5
Nos dias quando Herodes era rei da Judeia, existia um sacerdote judaico chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias. Ele tinha uma esposa que também era um descendente de Arão, e ela se chamava Isabel.
6
Zacarias e Isabel eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e leis do Senhor.
7
Mas eles não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos, ela era estéril, e os dois já estavam bem velhos.
8
Um dia, Zacarias estava servindo a Deus no templo, pois seu grupo estava de serviço naquela semana.
9
Conforme o costume que os sacerdotes tinham, ele foi escolhido por sorteio para entrar no templo do Senhor e queimar o incenso no altar.
10
Fora do templo, uma grande multidão estava orando, enquanto o incenso estava sendo queimado.
11
Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, do lado direito do altar do incenso.
12
Quando Zacarias viu o Anjo, ficou perturbado e cheio de medo.
13
Mas o anjo disse a ele: “Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu sua oração e sua esposa, Isabel, te dará um filho, e você dará a ele o nome de João.
14
Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão com o nascimento dele,
15
pois ele será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca deverá beber vinho ou qualquer outra bebida forte, e ele será cheio do Espírito Santo, mesmo desde o ventre de sua mãe.
16
Ele converterá muitos israelitas ao Senhor, o seu Deus.
17
E ele irá na frente do Senhor, no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos seus filhos, e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.
18
Zacarias disse ao anjo: “Como posso ter certeza de que isso vai acontecer? Pois eu sou velho, e minha esposa também está velha”.
19
Então o anjo respondeu: “Eu sou Gabriel e estou sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar com você e te trazer estas boas notícias.
20
Mas agora, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditou nas minhas palavras, que serão cumpridas no devido tempo”.
21
Enquanto isso, o povo estava esperando Zacarias sair do templo, querendo saber por que ele estava demorando tanto.
22
E quando ele finalmente saiu, ele não podia falar com eles. Eles perceberam pelos seus gestos e seu silêncio que ele devia ter tido uma visão no templo.
23
Quando acabou seus dias de serviço no templo, Zacarias voltou para casa.
24
Logo depois, sua esposa, Isabel, ficou grávida e durante cinco meses não saiu de casa, dizendo:
25
“Isso é o que o Senhor tem feito por mim nos dias em que olhou para mim com favor e tirou, diante do povo, a minha desgraça de não ter filhos".

top
Join our community
Facebook
Twitter