Então, desejem ardentemente os melhores dons, aqueles que são de mais benefício na igreja. Mas agora me deixem mostrar a vocês um modo de vida que é superior a todos! 1 Coríntios 12.31
Daily reading in version Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portuguese


Isaías 44
Isaías 45
1 Timóteo 2

Isaías 44


1
PORTANTO ESCUTE o que eu digo, Israel; meu servo; meu povo escolhido.
2
O Senhor, que o criou, e formou desde o início, vai ajudar você e diz: Não tenha medo, Israel, meu amado servo, a quem eu escolhi.
3
Eu lhe darei água para matar a sede e para regar os campos secos. Derramarei o meu Espírito e as minhas bênçãos sobre os seus futuros filhos.
4
Eles crescerão rapidamente como a grama, como árvores à beira de um rio.
5
Eles dirão com orgulho "Sou do Senhor", ou "Eu sou judeu". Alguns vão pintar nas próprias mãos: "Eu sou do Senhor", ou juntarão ao seu nome a palavra Israel.
6
O Senhor o Rei de Israel, o Redentor de Israel, o Senhor do Universo diz: eu sou o Primeiro e o Último, além de Mim não há outro Deus.
7
Quem mais é capaz de anunciar o que vai acontecer no futuro? Vamos, apareça e Me mostre que é capaz; diga o que vai acontecer! Eu faço isso desde o começo da história!
8
Não tenham medo, israelitas. Não se lembram de que Eu já prometi salvá-los? Eu já vos avisei com antecedência. Vocês são as minhas testemunhas: há algum outro Deus além de Mim? Não, nenhum! Não há nenhuma outra Rocha!
9
Como são estúpidos os que fabricam imagens para seus deuses! Os ídolos que eles fazem com tanto carinho não valem coisa alguma. Eles mesmos podem confirmar isso, porque os seus ídolos não podem ver nem entender. Não é de admirar que as pessoas que adoram essas imagens vivam tão desorientadas e confusas!
10
Só mesmo um louco faria o seu próprio deus - um ídolo que não pode ajudar em nada!
11
Todos os que adoram esses ídolos serão envergonhados diante do Senhor, junto com os artistas que criaram aquelas imagens e que não passam de homens. Eles serão todos reunidos e castigados de uma só vez.
12
O ferreiro coloca o ferro sobre as brasas, bate nele fortemente com o martelo e faz um ídolo; depois, cansado, com fome e sede, ele desmaia.
13
O carpinteiro, por sua vez, faz um ídolo assim: ele mede, desenha uma imagem, corta e alisa a madeira e faz a imagem de um homem, um belo ídolo que ele pode guardar dentro de sua casa.
14
Um homem qualquer derruba cedros para seu uso, escolhe cuidadosamente entre o carvalho e o cipreste, planta um pinheiro no bosque e a chuva faz a árvore crescer.
15
Depois de todo esse trabalho, ele usa as árvores para lenha; parte da madeira serve para esquentar sua casa e cozinhar o seu pão, e com o resto - imaginem só - ele faz um deus para si mesmo e se ajoelha diante de seu ídolo!
16
Com parte da árvore que derrubou, esquenta sua casa, assa um pedaço de carne, come à vontade e diz: "Que vida boa! Um belo fogo para não sentir frio!"
17
Com o que sobrou da madeira ele faz um deus, um ídolo feito pelo próprio homem! Ajoelha-se na frente da imagem, adora seu "deus" e ora a ele, dizendo: "Proteja-me! Você é o meu deus."
18
Que estupidez, que loucura! Deus fechou os olhos deles de tal forma que não podem mais ver e as suas mentes não são capazes de compreender.
19
Nenhum deles para e pensa: "Ora, isso não passa de um pedaço de pau! Eu usei uma parte para esquentar minha casa, um pouco para cozinhar meu pão e assar carne. Como é que iria fazer disso um ídolo, para ofender a Deus? Como é que eu iria me ajoelhar diante de um pedaço de árvore?"
20
Mas o homem que faz isso, que louco! Está confiando em coisas sem valor, que não podem salvar sua alma. E o seu coração está tão iludido que ele nem é capaz de pensar: "Será que este ídolo, que eu mesmo fiz com minhas próprias mãos, não é uma mentira?"
21
Lembre-se bem disso, Israel, porque você é o meu servo. Eu mesmo o formei para Me servir e nunca deixarei de ajudá-lo.
22
Eu faço desaparecer os seus pecados, como o sol faz desaparecer a neblina da manhã; volte para Mim, porque Eu já paguei o preço da sua liberdade.
23
Cantem de alegria, céus, porque o Senhor fez isso. Grite de alegria, terra; e vocês, montanhas e florestas, todas as árvores, cantem bem alto, bem forte, porque o Senhor libertou a Jacó e foi glorificado em Israel!
24
O Senhor, o seu Redentor, que o formou, diz: "Eu criei todas as coisas; Eu estendi os céus e formei a terra e tudo o que há nela.
25
Eu mostro a todos como são mentirosos esses falsos profetas, Eu transformo em fracassos as promessas dos adivinhos. Eu faço os sábios darem conselhos estúpidos e passarem por tolos.
26
Mas cumpro tudo o que os meus servos, os profetas prometeram. Quando eles dizem que Jerusalém será novamente habitada e que as outras cidades de Judá serão reconstruídas - Eu farei tudo isso acontecer.
27
Quando Eu disser aos rios, "Fiquem secos!" eles ficarão secos.
28
Eu digo de Ciro, "Ele é meu pastor" e ele fará tudo o que Eu quiser. Eu prometo que Jerusalém será reconstruída e que o Templo será restaurado e isso vai acontecer, sem dúvida alguma.

top

Isaías 45


1
ESTA É A mensagem do Senhor a Ciro, o homem escolhido por Deus para conquistar muitas nações. Deus mesmo dará força a ele para tirar a autoridade dos reis; Deus mesmo abrirá para Ciro os grandes portões de Babilônia e ninguém sera capaz de fechá-los.
2
Eu irei à sua frente, Ciro, tornando plano o seu caminho e quebrando as portas de bronze e as barras de ferro que protegem as cidades.
3
Eu vou lhe dar tesouros escondidos, riquezas secretas; assim você vai saber que Eu sou o Senhor, o Deus de Israel, Quem o chamou pessoalmente - pelo seu nome - para esta missão.
4
Eu fiz tudo isso por causa do meu amor a Jacó, meu servo, a Israel, meu povo escolhido. Foi por isso que Eu o chamei pessoalmente e dei a você um nome famoso, apesar de você não Me conhecer.
5
Eu sou o Senhor; não há outro Deus. Eu lhe darei toda a força necessária para conseguir a vitória, apesar de você não Me conhecer.
6
Eu farei isso acontecer para que todas as nações, do Oriente ao Ocidente, saibam que não há outro Deus além de Mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.
7
Eu crio a luz e a escuridão. Eu controlo todos os acontecimentos, os bons e os maus. Eu, o Senhor, é que faço todas essas coisas.
8
Abram-se os céus e as nuvens e chovam justiça! Na terra, brotem do chão, juntas, a salvação e a justiça, porque Eu, o Senhor, as criei.
9
O homem que luta contra o seu Criador está condenado! Ele não passa de um pedaço de barro; por acaso o barro se atreve a dizer ao homem que faz os vasos, "Você está fazendo tudo errado!" ou "Está faltando uma alça neste vaso!"
10
Também está perdida a criança que, gritando, pergunta a seus pais: "Por que vocês me fizeram nascer? Não sabem fazer nada direito?"
11
O Senhor, o Santo de Israel, o Criador de Israel, pergunta: "Que direito vocês têm de criticar o que Eu faço? Podem Me fazer perguntas sobre o futuro, mas não podem Me dar ordens sobre como tratar vocês, meus filhos!
12
Eu fiz a terra e nela criei o homem; com minhas próprias mãos eu estendi os céus e controlo todas as estrelas e planetas.
13
Eu chamei Ciro para cumprir os meus planos de justiça e Eu mesmo vou orientá-lo por onde deve andar . Ele libertará o meu povo que está na escravidão e reconstruirá a minha cidade - sem pensar em lucro. Essa é a promessa do Senhor do Universo!
14
Além disso o Senhor promete: As riquezas do Egito, os produtos da Etiópia, até os sabeus - homens muito altos e fortes - serão entregues a vocês, israelitas. Eles caminharão atrás de vocês, presos com correntes; ajoelhados, farão a vocês os seus pedidos e dirão: "É verdade, o único Deus que existe é o Deus de vocês!"
15
De fato, ó Deus de Israel, ó Salvador, o Senhor cumpre os seus planos de maneiras misteriosas.
16
Os que fazem e adoram ídolos serão envergonhados, de uma vez para sempre; serão desprezados por todos.
17
Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; o seu Deus nunca deixará que eles fiquem confusos e envergonhados.
18
Porque o Senhor, que criou os céus; Ele, o Deus que formou a terra e colocou todas as partes do Universo em seus devidos lugares; Ele, o Deus que fez a terra para ser habitada pelo homem, e não um lugar de desordem e confusão, afirma: Eu sou o Senhor e não há nenhum outro!
19
Quando Eu faço promessas, elas são bem claras! Eu não anuncio coisas cheias de segredos. Também falo abertamente, para todos ouvirem. Eu não prometi a Israel alguma coisa que não planejasse dar. Eu, o Senhor, sempre prometo o que é verdadeiro e sempre anuncio a justiça.
20
Vocês, nações que escaparam do poder de Ciro, reúnam-se e venham à minha presença. Os que carregam ídolos de madeira de um lado para o outro, os que fazem orações a falsos deuses que não podem salvar, são completamente loucos!
21
Reúnam-se e apresentem a sua defesa! Mostrem provas de que vale a pena adorar ídolos! Quem, desde muito tempo, anunciou todas essas coisas sobre Ciro? Algum dos seus ídolos disse alguma coisa sobre isso? Somente Eu, o Senhor, declarei o futuro porque Eu sou o único Deus, um Deus justo e Salvador, como não existe nenhum outro!
22
Em qualquer lugar da terra, quem quiser ser salvo tem de olhar para Mim, porque Eu sou Deus e não há outro.
23
Eu jurei por Mim mesmo e não vou voltar atrás, porque Eu sou justo e só falo a verdade: todos os homens, no mundo inteiro, vão se ajoelhar diante de Mim e todos vão jurar que Me serão fiéis.
24
Todos vão dizer então: "Somente no Senhor há justiça e força para mim!" Todos os que lutaram contra o Senhor comparecerão diante dEle e serão castigados.
25
Mas os israelitas serão justificados pelo Senhor e terão uma profunda alegria por causa dEle.

top

1 Timóteo 2


1
Em primeiro lugar, então, eu te imploro a orar pela salvação de todos os homens. Peça a Deus com urgência para suprir a grande necessidade deles, ore para que Deus, de qual tudo depende, seja glorificado, interceda com simpatia e paixão pela situação deles, e agradeça a Deus independente do que aconteça.
2
Ore especificamente pelos reis e todos que têm autoridade para que nós possamos viver vidas tranquilas, cheias de paz, em devoção e temor a Deus e justo em tudo diante dos homens.
3
Isto é bom e agrada a Deus, nosso Salvador,
4
que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao completo e profundo conhecimento da verdade.
5
Pois existe somente um Deus e somente um Mediador que pode reconciliar Deus e os homens, Jesus Cristo, o homem.
6
Ele deu sua vida em troca da liberdade de todos. Esta é a mensagem que Deus deu ao mundo em seu devido tempo.
7
E por isso eu fui designado um pregador, e um apóstolo (eu estou falando a verdade, eu não estou mentindo quando falo isso), e um mestre aos que não são judeus, pregando a fé com o conteúdo correto e um coração sincero.
8
Então, eu quero que os homens, quando orarem, independente de onde estão, levantem mãos santas, sem ira e sem disputas.
9
Da mesma forma, quero que as mulheres sejam modestas na sua aparência. Elas devem se vestir com roupas decentes e apropriadas, e não chamar atenção para si mesmas com a maneira que usam seus cabelos, ou usando joias de ouro, ou pérolas, ou roupas caras.
10
Pois as mulheres que afirmam ter compromisso com Deus e reverência por ele devem se fazer atrativas através das coisas boas que fazem.
11
A mulher deve aprender em silêncio com total submissão.
12
Eu não permito que a mulher ensine ou tenha autoridade sobre o homem. Ela deve ficar em silêncio.
13
Pois primeiro foi formado Adão, e depois Eva.
14
E não foi Adão que foi enganado pela serpente, mas sim a mulher foi enganada e caiu em pecado.
15
Mas a mulher será salva cumprindo seu papel de mãe, se continuar a viver em fé, amor e santidade, com controle sobre suas paixões.

top
Join our community
Facebook
Twitter