Dará a vida eterna àqueles que pacientemente fazem à vontade de Deus, procurando a glória invisível, a honra e a vida eterna que Ele oferece. Romanos 2.7
Daily reading in version Bíblia Viva - Portuguese


Amós 5
Amós 6
Amós 7
Amós 8
Amós 9
Colossenses 3.1->
Colossenses 4.1-1

Amós 5


1
CHEIO DE DOR, eu canto esta canção triste para você, Israel:
2
"A bela Israel foi atirada ao chão, pisada, esmagada; não pode se levantar. Ninguém vem ajudá-la. Foi abandonada para morrer".
3
Pois o Senhor Deus diz: "Se uma cidade mandar mil soldados para a guerra, apenas cem voltarão. Se outra cidade mandar cem, voltarão apenas dez com vida".
4
O Senhor diz ao povo de Israel: Procurem-me e vocês viverão.
5
Não vão atrás de ídolos em Betel, Gilgal ou Berseba. Os moradores de Gilgal serão levados para o exílio e os de Betel serão destruídos, com toda a certeza.
6
Procurem o Senhor e vivam, senão Ele passará por toda a nação como um fogo e destruirá completamente a Israel. Nenhum dos ídolos de Betel podem impedir a tragédia.
7
Vocês, homens maus, que transformam a "justiça" num remédio amargo para os pobres e oprimidos. "Honestidade" e "decência" não têm o mínimo valor para vocês!
8
Procurem Aquele que criou o Sete-estrelo e a constelação do Órion, que transforma a escuridão em dia claro, o dia em noite, que chama a água do mar e a derrama como chuva sobre a terra. O Senhor, Jeová, é o seu nome.
9
Com tremenda rapidez e violência Ele traz a destruição sobre o homem forte, destruindo todas as defesas.
10
E vocês, que tanto odeiam os juízes honestos! E que desprezam as pessoas que falam a verdade!
11
Vocês pisam o pobre e roubam sua última migalha com todos os seus impostos e muitas, com a ganância que têm. Por isso, vocês jamais morarão nas belas casas que estão construindo, nem beberão dos belos vinhedos que estão plantando.
12
Porque os seus pecados são muitos e muito grandes. Eu os conheço muito bem. Vocês são inimigos de tudo o que é bom; vocês aceitam gorjetas desonestas; vocês se recusam a fazer justiça ao pobre.
13
Quem for sábio, entre vocês, não tentará impedir o castigo do Senhor, naquele dia terrível.
14
Procurem fazer o bem. Fujam do mal e vocês viverão! Quando isso acontecer, o Senhor Deus do Universo será de fato o seu Auxiliador, como vocês dizem que Ele é.
15
Odeiem o mal e amem o bem. Restabeleçam a justiça em seus tribunais. Talvez assim o Senhor Deus do Universo tenha pena dos poucos que sobrarão de todo o seu povo.
16
Por tudo isso, o Senhor diz: "Haverá choro em todas as praças e ruas. Chamem os lavradores que chorarem junto com vocês; chamem carpideiras para gemerem e lamentarem.
17
Haverá tristeza e choro em cada campo de vinha porque Eu passarei por ali para destruir.
18
Vocês dizem: Se ao menos o Dia do Senhor chegasse! Então Deus nos livraria de todos os nossos inimigos. Mas vocês nem sabem o que estão pedindo. Aquele dia não será uma época de luz e prosperidade, mas de trevas e de castigo! E que terrível será a escuridão em que vocês ficarão; sem o menor raio de alegria ou esperança!
19
Naquele dia, vocês serão como um homem que foge de um leão e acaba caindo nas garras de um urso; ou como um homem que se refugia na sua casa e, cansado, apóia sua mão na parede, e uma cobra o morde.
20
Sim, aquele dia será de escuridão e desespero para todos vocês.
21
Eu odeio o exibicionismo - o fingimento de me "honrar" com festas religiosas e assembléias solenes.
22
Eu não aceitarei as ofertas queimadas e as ofertas de gratidão. Nem sequer vou olhar para as ofertas de paz.
23
Acabem com esse barulho das suas canções; eles são um barulho que incomoda meus ouvidos. Não ouvirei suas músicas, por mais belas que seja.
24
O que Eu quero ver é a justiça correndo como um rio. Quero ver uma correnteza de justiça e retidão.
25
Vocês me ofereceram sacrifícios no deserto por quarenta anos, povo de Israel; mas sempre, seu verdadeiro interesse estava nos deuses pagãos; em Sicute, o seu rei, em Quium, o seu deus das estrelas, e em todas as imagens que vocês fizeram. Por isso vou mandar todos vocês e todos os seus ídolos para a escravidão, para muito além de Damasco, diz o Senhor, o Deus do Universo.

top

Amós 6


1
COITADOS DOS QUE vivem confortavelmente, cheios de luxo, em Jerusalém e Samaria, famosos e populares entre o povo de Israel.
2
Vão a Calne e vejam o que aconteceu ali: Depois dêem um pulo à grande Haná e a Gate, na terra dos filisteus. Já foram melhores e maiores do que vocês, mas vejam o que lhes aconteceu!
3
Vocês afastam qualquer pensamento do castigo que os espera, mas as suas obras acabam apressando o Dia do Julgamento.
4
Vocês se deitam em camas de marfim, cercados de luxo. Comem a carne das ovelhas mais novas e dos bezerrinhos especialmente escolhidos.
5
Vocês cantam preguiçosamente ao som da harpa e se divertem em ser músicos tão bons quanto o rei Davi.
6
Vocês bebem vinho à vontade e usam os perfumes mais caros sem dar a mínima importância a seus irmãos, que precisam de ajuda!
7
Por isso, vocês serão os primeiros a virar escravos. De repente, a sua grande farra terá um fim!
8
O Senhor Deus do Universo jurou pelo seu próprio nome: "Detesto o orgulho e a glória falsa de Israel. Odeio suas belas mansões. Entregarei esta cidade e tudo o que nela existe aos seus inimigos.
9
Se sobrarem apenas dez homens e uma única casinha, também serão destruídos.
10
Um parente será a única pessoa que restou para enterrar alguém, e quando estiver carregando o corpo para ser enterrado, perguntará ao único sobrevivente, que ficou dentro de casa: "Há mais alguém junto com você?". A resposta será: "Não", e ele dirá: "Psiu... não fale o nome do Senhor; Ele pode ouvir".
11
Porque o Senhor ordenou isso: As casas, grandes e pequenas serão feitas em pedaços.
12
Os cavalos podem correr sobre as rochas? Os bois podem arar o mar? Que pergunta estúpida; mas vocês fizeram uma estupidez maior ao zombarem da justiça e corromperem o que deveria ser honesto e decente.
13
E é igualmente estúpido vocês se alegrarem na grandeza porque vocês todos são menos que nada! E apesar disso, se orgulham de seu poder insignificante!
14
Ó Israel, eu vou trazer para atacá-los uma nação que os apertará desde a fronteira norte até à extremidade sul, desde Hamá até o córrego de Arabá, diz o Senhor, o Deus do Universo.

top

Amós 7


1
ISTO O SENHOR Deus me mostrou em uma visão: Ele estava preparando uma grande nuvem de gafanhotos para destruir todas as plantações que haviam crescido depois da primeira colheita que servia de imposto pago ao rei.
2
Os gafanhotos devoraram tudo o que se podia ver de verde na terra. Então eu disse: "Senhor Deus, por favor perdoe o seu povo! Não mande essa praga contra eles! Se o Senhor se voltar contra Israel que esperança haverá para eles? Israel é uma nação muito pequena!"
3
Assim, o Senhor abandonou essa idéia e não cumpriu a visão. "Não vou fazer isso", Ele me disse.
4
Então o Senhor Deus me mostrou um grande incêndio que havia preparado para castigar os moradores de Israel; o fogo tinha secado os rios e mares, devorando toda a terra.
5
Vendo isso, eu disse: "Senhor Deus, por favor não faça isso. Se o Senhor se voltar contra Israel, que esperança haverá para eles? Israel é uma nação muito pequena!"
6
Assim, o Senhor também abandonou essa idéia e respondeu: "Também não vou fazer isso".
7
Depois o Senhor me mostrou o seguinte: O Senhor estava de pé, ao lado de um muro construído a prumo, verificando com um fio de prumo, se o muro estava perfeito.
8
Então, o Senhor me perguntou: "Amós, o que você está vendo?" E eu respondei: "Um fio de prumo". Ele me disse: Eu vou medir o meu povo com o prumo. Não vou mais adiar o castigo.
9
Os altares e templos dedicados aos ídolos serão destruídos, e Eu destruirei a família real de Jeroboão, por meio da guerra.
10
Quando Amazias, o sacerdote de Betel, ouviu o que Amós estava dizendo, enviou uma mensagem ao rei Jeroboão: "Amós é um traidor de nosso país e está planejando matar o senhor. Isso é intolerável. Vai provocar uma revolta em todo o país.
11
Ele diz que o senhor será morto e que o povo de Israel será levado como escravo, para um país distante.
12
Em seguida Amazias mandou uma ordem a Amós: Vá embora daqui, seu profeta idiota! Fuja para a terra de Judá e profetize por lá.
13
Não venha nos incomodar aqui com as suas visões. Aqui, em nossa capital, onde fica a sede do rei!
14
Amós respondeu: "Eu não sou um profeta mesmo. Nem nasci em uma família de profetas. Sou apenas um boiadeiro e colhedor de frutos.
15
Mas o Senhor me tirou de junto dos rebanhos e me ordenou: 'Vá e profetize para o meu povo, Israel.
16
Por isso, escute esta mensagem que o Senhor manda para você. Você ordena: 'Não profetize contra Israel'.
17
Aqui está a resposta do Senhor: 'Por causa dessa atitude, sua esposa se tornará uma prostituta nesta cidade; seus filhos e filhas serão mortos e a sua terra dividida entre estranhos. Você morrerá numa terra estranha e o povo de Israel, com toda a certeza será escravo, longe de sua terra.

top

Amós 8


1
DEPOIS DISSO, O Senhor Deus me mostrou, numa visão, um cesto cheio de frutos maduros.
2
O que você está vendo, Amós?" perguntou. Eu respondi: "Um cesto cheio de frutos maduros". Aí o Senhor me disse: "Esses frutos representam o meu povo, Israel, maduro para receber o castigo.
3
Os alegres hinos do templo se transformarão em choro. Haverá cadáveres espalhados por toda parte. Os mortos serão levados para fora da cidade sem cerimônia de enterro, silenciosamente. O Senhor falou.
4
Escutem, comerciantes! Vocês roubam os pobres e destroem os necessitados!
5
Vocês esperam ansiosamente o fim dos feriados religiosos para abrirem as lojas e começarem a roubar novamente, usando balanças falsas e medidas erradas!
6
Vocês escravizam o pobre, comprando-o por causa de uma dívida pequena de uma moeda de prata ou um par de sapatos! Vocês vendem aos pobres trigo estragado!
7
O Senhor, o Orgulho de Israel, jurou: "Não me esquecerei dessas obras más!
8
A terra tremerá, esperando o castigo! Todos chorarão e ficarão de luto. A terra se levantará como o rio Nilo na época das enchentes, será agitada e afundará, como baixam as águas do rio Nilo.
9
Nesse tempo Eu farei o sol se pôr ao meio-dia e escurecerei a terra durante o dia!
10
Transformarei as festas em enterros e as alegres cantigas em gritos de desespero. Vocês se vestirão de luto e rasparão a cabeça em sinal de tristeza, como se o seu único filho tivesse morrido! Aquele dia será amargo, muito amargo!
11
Está chegando o tempo, diz o Senhor Deus, em que Eu farei vir fome à terra. E não será fome de pão ou água, mas fome de ouvir a Palavra do Senhor!
12
Os homens andarão toda a terra, de mar a mar, procurando a Palavra do Senhor, buscando, correndo aqui e ali, mas não a encontrarão.
13
Belas jovens e rapazes fortes cairão de cansaço, morrendo de sede da Palavra de Deus.
14
Os que adoram os ídolos de Samaria, Dã e Berseba, e juram por eles, cairão e nunca mais se levantarão.

top

Amós 9


1
EU VI O SENHOR em pé, junto ao altar. Ele me ordenou: "Quebre os topos das colunas e sacuda o templo até que as colunas caiam e o telhado desabe sobre o povo. Mesmo que corram, eles não escaparão. Todos serão mortos à espada.
2
Mesmo que cavem um esconderijo mais fundo do que o fundo do mar, Eu os arrancarei dali. Mesmo que eles subam aos céus, Eu os atirarei dali para baixo.
3
Mesmo que eles se escondam entre as pedras no pico do Monte Carmelo. Eu irei buscá-los e os tirarei dali. Mesmo que se escondam sob as profundas águas do oceano, Eu mandarei a serpente marinha atacá-los e destruí-los.
4
Mesmo que eles se entreguem voluntariamente como escravos, darei ordens à espada para que os mate na terra de seu cativeiro. Eu mesmo farei planos para que eles recebam o mal e não o bem.
5
O Senhor Deus do Universo toca a terra e ela se derrete; todos os seus habitantes choram de dor e tristeza. A terra sobe como as águas do rio Nilo no Egito e volta a descer, afunda com violência.
6
A habitação do Senhor se estende pelos céus, na terra ele também habita. Ele ordena ao vapor que suba do oceano e o derrama como chuva sobre o chão. O Senhor é o seu nome.
7
Povo de Israel, vocês pensam que significam mais para mim do que os etíopes? Não vêem que Eu, que tirei vocês da terra do Egito, fiz o mesmo com outros povos? Eu trouxe os filisteus de Caftor e tirei os sírios de Quir.
8
Os olhos do Senhor Deus observam Israel com atenção, vendo como essa nação peca terrivelmente. Eu a arrancarei de sua terra e espalharei seus habitantes por todo o mundo. Mas prometo que não destruirei completamente os israelitas
9
pois ordenei que Israel seja sacudido pelas nações como o trigo é peneirado, sem que um único grão seja desperdiçado.
10
Mas todos esses pecadores que dizem: 'Deus não nos castigará', serão mortos violentamente.
11
Naquele dia, Eu reconstruirei a Cidade de Davi, que agora está em ruínas, e ela terá novamente a sua antiga glória.
12
Israel tomará posse do que sobrar da terra de Edom, e das nações que pertencem a Mim. Assim falou o Senhor, que planeja todas essas coisas.
13
"Virá o tempo em que as colheitas serão tão formidáveis que mal tenha sido colhida a plantação, os lavradores começarão a plantar de novo. As vinhas plantadas nos montes de Israel produzirão um vinho deliciosamente doce!
14
Eu mudarei a sorte do meu povo, Israel. Eles reconstruirão suas cidades destruídas e morarão nelas mais uma vez. Eles plantarão suas vinhas e pomares, comerão os frutos e beberão o vinho.
15
Eu os plantarei firmes na terra que dei a Israel; nunca mais serão arrancados , diz o Senhor Deus.

top

Colossenses 3

1->
1
JÁ QUE VOCÊS, por assim dizer, voltaram a viver novamente quando Cristo Se levantou dentre os mortos, ponham agora os seus olhos nos ricos tesouros e alegrias que esperam por vocês no céu, onde Cristo está sentado ao lado de Deus, no lugar de honra e de poder.
2
Que o céu ocupe os pensamentos de vocês; não gastem o tempo preocupando-se com coisas daqui de baixo.
3
Vocês devem ter tão pouco desejo deste mundo como uma pessoa morta. A verdadeira vida de vocês está no céu com Cristo e com Deus.
4
E quando Cristo, que é a nossa vida verdadeira, vier de novo, então vocês brilharão com Ele e participarão de todas as suas glórias.
5
Portanto, fora com as coisas pecaminosas e terrenas, abafem os desejos malignos que estão à espreita dentro de vocês; não se metam em pecado sexual, impureza, imoralidade e desejos vergonhosos; não adorem as coisas boas desta vida, pois isso é idolatria.
6
A ira terrível de Deus esta sobre aqueles que fazem tais coisas.
7
Vocês costumavam fazê-las quando sua vida ainda era parte deste mundo; entretanto, agora é o momento de arrancar e lançar fora todas essas roupas apodrecidas da ira, o ódio, a blasfêmia e as palavras obscenas.
8
Vocês costumavam fazê-las quando sua vida ainda era parte deste mundo; entretanto, agora é o momento de arrancar e lançar fora todas essas roupas apodrecidas da ira, o ódio, a blasfêmia e as palavras obscenas.
9
Não mintam uns aos outros; a vida velha que vocês levavam, com toda a sua perversidade, é que fazia essa espécie de coisas; agora ela esta morta e desapareceu.
10
Vocês estão vivendo uma espécie de vida totalmente nova, que consiste em estar continuamente aprendendo cada vez mais o que é correto, e procurando constantemente ser cada vez mais semelhante a Cristo, que criou esta vida nova no intimo de vocês.
11
Nesta vida nova não importa a nacionalidade, a raça, a educação ou a posição social de alguém; estas coisas não significam nada. O que importa é se a pessoa tem Cristo ou não, e Ele é igualmente acessível a todos.
12
Visto que vocês foram escolhidos por Deus, que lhes deu um novo tipo de vida, e por causa do seu profundo amor e preocupação por vocês, também vocês devem pôr em pratica a bondade e uma piedade cheia de compaixão pelos outros. Não se preocupem em causar-lhes uma boa impressão, mas estejam preparados para sofrer com paciência e resignação.
13
Sejam amáveis e, prontos para perdoar; jamais guardem rancor. Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros.
14
Acima de tudo, deixem que o amor dirija a vida de vocês, porque assim toda a igreja permanecerá unida em perfeita harmonia.
15
Que a paz do coração que vem de Cristo esteja sempre presente no coração e na vida de vocês, pois isto é a responsabilidade e o privilégio que vocês têm como membros do seu corpo. E sejam sempre agradecidos.
16
Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos.
17
E tudo quanto fizerem ou disserem, seja como se vocês fossem representantes do Senhor Jesus, e vão com Ele á presença de Deus o Pai para dar-Lhe graças.
18
Vocês, esposas, submetam-se aos seus maridos, porque isso foi o que o Senhor planejou para vocês.
19
E vocês, maridos, devem ser amorosos e bondosos com suas esposas, e não tratá-las com amargura nem aspereza.
20
Vocês, filhos, devem sempre obedecer a seus pais e a suas mães, pois isso agrada ao Senhor.
21
Pais, não repreendam tanto seus filhos, a ponto de eles ficarem desanimados e desistirem de esforçar-se.
22
Vocês, escravos, devem sempre obedecer aos seus senhores, não procurando agradá-los apenas quando eles os estão vigiando, porém o tempo todo; obedeçam-lhes de bom grado, devido ao amor que vocês têm ao Senhor e porque desejam agradá-lO.
23
Trabalhem arduamente e de bom ânimo em tudo quanto fizerem, tal como se estivessem trabalhando para o Senhor e não simplesmente para seus senhores
24
lembrando-se que o Senhor Jesus é quem vai pagar-Lhes, dando-lhes toda a porção que lhes cabe em tudo quanto Ele possui. É para Ele que vocês estão verdadeiramente trabalhando.
25
E se vocês não fizerem o melhor para Ele, Ele lhes pagará duma forma que vocês não gostarão - pois Ele não tem favoritos que podem ser negligentes e escapar do castigo.

top

Colossenses 4

1-1
1
VOCÊS, SENHORES de escravos, devem ser justos e amáveis com todos os seus escravos. Tenham sempre na lembrança que vocês também têm um Amo lá no céu que os está vigiando de perto.

top
Join our community
Facebook
Twitter