Em certo momento, Sansão orou a Deus e suplicou: "Ó Senhor, Deus de Israel! Rogo que se lembre de mim - e que só mais esta vez me dê força para que eu possa fazer os filisteus pagarem pela perda de pelo menos um dos meus olhos!" Juízes 16.28
Daily reading in version Bíblia Viva - Portuguese


Isaías 57
Isaías 58
2 Timóteo 2

Isaías 57


1
OS HOMENS JUSTOS morrem, e ninguém dá importância. Morrem cedo os que obedecem a Deus, e ninguém se incomoda ou procura saber por que. Ninguém parece perceber que Deus leva embora os justos antes da chegada do castigo.
2
Eles morrem e encontram a paz; para os justos, que obedecem ao Senhor, a morte é um descanso.
3
Mas vocês, filhos de bruxas e feiticeiras, venham cá! Venham cá, filhos de adúlteros e prostitutas!
4
De quem vocês estão zombando? Para quem estão fazendo caretas e mostrando a língua? Vocês são pecadores por natureza, filhos de gente falsa e mentirosa!
5
Vocês se entregam completamente à imoralidade sexual, adorando falsos deuses debaixo das grandes árvores! Vocês matam seus próprios filhos, oferecendo criancinhas como sacrifício, nas grutas e cavernas dos vales!
6
Vocês escolhem pedras lisas nos riachos, e elas passam a ser os seus deuses! Fazem ofertas a essas pedras e as adoram. Por isso terão de contentar-se com elas! Por acaso Eu ficaria feliz com todos esses pecados?
7
No alto dos morros vocês cometem adultério, adorando outros deuses. Atrás das portas vocês penduram as imagens dos seus deuses, entregam a outros o seu amor.
9
Oferecem perfumes e incenso como oferta ao deus Moloque. Vocês foram a toda parte, até ao inferno para encontrar novos deuses.
10
Ficaram cansados de tanto procurar, mas não desistiram. Não perderam as forças porque ficaram animados pelo que estavam procurando.
11
Mas por que vocês tiveram mais medo desses falsos deuses do que de Mim? Por que vocês mentiram, e nem se lembraram de Mim? Não é porque já faz muito tempo que Eu não mando a vocês uma mensagem sobre a minha ira?
12
Além disso, vocês confiam na sua "justiça" e nas suas "boas obras" - mas nada disso poderá salvar vocês!
13
Quando estiverem desesperados, pedindo socorro, vamos ver se a sua coleção de ídolos é capaz de salvá-los! Esses deuses não valem nada; são tão fracos que qualquer ventinho pode arrastar todos eles! Mas quem confia em Mim vai possuir a terra e receberá o meu santo monte como herança.
14
Eu darei a seguinte ordem: Preparem um caminho largo e espaçoso! Tirem as pedras; tapem os buracos do caminho por onde o meu povo vai voltar da escravidão!
15
Assim diz o Alto, o Sublime, que vive na eternidade, cujo nome é o Santo: Eu moro naquele lugar alto e santo, mas vivo também com o humilde e com o arrependido. Eu dou novas forças aos desanimados, dou coragem e vontade de viver aos que estão tristes e abatidos por causa de seus pecados.
16
Porque Eu não vou castigar para sempre, nem ficarei eternamente irado; se Eu fizesse isso, todos os homens morreriam - acabaria toda a vida que Eu mesmo criei.
17
Eu Me zanguei com o terrível pecado da cobiça do meu povo e por isso o castiguei. Mas eles são um povo rebelde e continuaram a fazer sua própria vontade.
18
Eu tenho visto, tudo o que fazem, mas assim mesmo vou curar sua doença! Eu vou guiar o meu povo, vou consolar os que choram de tristeza pelos seus pecados.
19
O resultado desse arrependimento será a paz, paz que Eu criei para os que estão perto e para os que estão longe. Eu vou curar todos eles!
20
Mas os que insistem em Me rejeitar serão como o mar bravo, que nunca se acalma, lançando à praia lama e sujeira.
21
Para essas pessoas, nunca haverá paz, diz o meu Deus!

top

Isaías 58


1
GRITE BEM ALTO. Tão alto quanto uma trombeta! Anuncie ao meu povo Israel, todos os seus pecados.
2
Para eles que fingem ser tão religiosos! Eles vêm ao templo diariamente e se mostram muito alegres em ouvir a leitura da minha Lei - como se obedecessem a ela - como se não desprezassem os mandamentos do seu Deus. Eles Me fazem perguntas sobre como cumprir a Lei e têm prazer em participar dos atos religiosos no templo.
3
Eles reclamam: "Nós jejuamos e o Senhor nem notou! Fizemos tanta penitência e o Senhor nem deu importância!" Eu vou lhes explicar por que: É que mesmo no dia do jejum, vocês pensam em ganhar mais e mais dinheiro; é porque vocês maltratam e exploram seus empregados.
4
Que adianta ficar jejuando, se vocês continuam a brigar e a fazer violência? Com um jejum desses, Eu nunca responderia às orações que vocês Me fazem.
5
Será que o que Eu quero é apenas isso, fazer penitência, andar curvado como bambu ao vento, vestir-se de pano de saco e sentar-se sobre cinzas? Vocês acham que isso é o jejum que agrada ao Senhor?
6
Não! O jejum que Eu quero ver é o seguinte: parem de explorar seus empregados, não maltratem os seus servos, perdoem as dívidas dos que não podem pagar, e não obriguem outros a trabalhar como escravos.
7
Além disso, Eu quero que vocês repartam sua comida com os famintos, ofereçam abrigo a quem não tem casa, dêem roupas aos que estão nus e não se escondam de quem precisa de ajuda.
8
Se vocês fizerem isso, Deus lhes dará uma luz mais brilhante que o sol. Ele vai curar todos vocês num instante! A sua piedade vai servir como proteção para os seus passos, e atrás de vocês a glória do Senhor os protegerá.
9
Então, quando vocês gritaram, o Senhor responderá; quando vocês pedirem ajuda, Ele dirá: "Eu estou ao seu lado". Isso acontecerá se vocês deixarem de escravizar seus servos, se pararem de fazer ameaças e de espalhar mentiras.
10
Dêem comida aos famintos! Ajudem e consolem os desesperados! Então sua luz aparecerá, brilhante, nas trevas; e a escuridão se tornará dará como o meio dia.
11
O Senhor guiará vocês para sempre. Mesmo em situações difíceis, Ele dará força e alegria; vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde a água não pára de correr.
12
Os seus filhos vão reconstruir as cidades destruídas há muito tempo. Vocês serão conhecidos como "O Povo que Reconstrói seus Muros e suas Cidades".
13
Se vocês guardarem o meu Dia de Descanso, sem correr atrás de lucros e divertimentos no meu dia santo, se vocês tiverem verdadeiro prazer no meu descanso e disseram: "Este é o santo dia do Senhor!", se vocês honrarem ao Senhor em tudo que fizerem, não procurando fazer sua própria vontade, nem falando o que não presta
14
então o Senhor será a sua alegria! Eu mesmo os ajudarei a vencer todas as dificuldades e ter vitória e glória na terra. Vocês receberão todas as bênçãos que Eu prometi a Jacó, seu pai. Eu mesmo, o Senhor, estou fazendo essas promessas!

top

2 Timóteo 2


1
TIMÓTEO, MEU FILHO, torne-se valoroso com a força que Cristo Jesus lhe dá.
2
Pois você deve ensinar aos outros essas coisas que você e muitos outros me ouviram falar. Ensine estas grandes verdades a homens de confiança que, por seu turno, as transmitirão a outros.
3
Receba a sua porção de sofrimento como um bom soldado de Jesus Cristo, como eu faço.
4
E como soldado de Cristo, não se deixe prender pelos negócios deste mundo, porque assim você não pode satisfazer aquele que o alistou em seu exército.
5
Siga as determinações do Senhor para execução da sua obra, como um atleta que, ou obedece os regulamentos, ou é desclassificado e não recebe prêmio nenhum.
6
Trabalhe arduamente, como um lavrador que consegue boa paga se levantar uma grande colheita.
7
Pense bem nessas três ilustrações, e que o Senhor o ajude a entender de que forma elas se aplicam a você.
8
Não se esqueça nunca do fato maravilhoso de que Jesus Cristo foi um Homem, nascido na família do Rei Davi; e que também era Deus, como foi demonstrado pelo fato de que Ele se levantou novamente dentre os mortos.
9
É porque tenho pregado estas grandes verdades que eu estou em aperto aqui, e fui posto na prisão como um criminoso. Mas a Palavra de Deus não está em cadeias, embora eu esteja.
10
Estou muito disposto a sofrer, se isso trouxer salvação e glória eterna em Cristo Jesus para aqueles que Deus escolheu.
11
Estou confortado pela verdade de que, quando sofremos e morremos por Cristo isto apenas quer dizer que começaremos a viver com Ele no céu.
12
E se pensamos que o nosso atual serviço a Ele é duro, lembre-se apenas de que algum dia iremos nos sentar com Ele e governar com Ele. Entretanto, se desistirmos quando sofremos, e nos voltarmos contra Cristo, então Ele tem de voltar-Se contra nós.
13
Mesmo quando estivermos fracos demais e não nos reste nenhuma fé, Ele continua fiel para conosco e nos ajudará, pois não pode repudiar-nos, porque somos parte dele mesmo. E Ele sempre cumprirá suas promessas a nós.
14
Lembre estes grandes fatos ao seu povo, ordenando-lhes em nome do Senhor que não discutam a respeito de coisas sem importância. Essas discussões são inúteis e só causam confusão, e até mesmo prejuízo.
15
Trabalhe arduamente, para que Deus possa dizer-lhe: "Muito bem". Seja um bom obreiro, um obreiro que não precisa ficar envergonhado quando Deus examina o seu trabalho. Saiba o que a sua Palavra diz e o que ela significa.
16
Evite as discussões tolas que levam as pessoas ao pecado do ódio mútuo.
17
Serão ditas coisas que queimarão e doerão por muito tempo ainda. Himeneu e Fileto, com seu amor às discussões, são homens assim.
18
Deixaram o caminho da verdade, pregando a mentira de que a ressurreição dos mortos já aconteceu; e enfraqueceram a fé em alguns que creram neles.
19
Entretanto, a verdade de Deus continua firme como uma grande rocha e nada a poderá abalar. Ela é um alicerce sobre o qual estão escritas estas palavras: "O Senhor conhece aqueles que realmente são dele" e "Alguém que se chama cristão não deve fazer coisas erradas".
20
Em algumas casas abastadas há vasilhas feitas de ouro e de prata, bem como algumas feitas de madeira e de barro. As vasilhas caras são usadas para os hóspedes, e as vasilhas baratas são usadas na cozinha ou para pôr o lixo.
21
Se você ficar afastado do pecado, será como uma dessas vasilhas feitas do mais puro ouro - o melhor da casa - de tal maneira que o próprio Cristo poderá usá-lo para os seus mais altos propósitos.
22
Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos que os rapazes muitas vezes têm, mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem. Tenha fé e amor, e sinta prazer na companhia daqueles que amam o Senhor e têm coração puro.
23
Eu digo novamente: não se deixe envolver em discussões tolas que só perturbam as pessoas e as deixam irritadas.
24
O povo de Deus não deve ser turbulento; devem ser amáveis, e mestres pacientes daqueles que estão errados.
25
Seja humilde quando estiver procurando ensinar aqueles que estão confusos a respeito da verdade. Porque se você lhes falar com brandura e mansidão, é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam no que é verdadeiro.
26
Então eles cairão em si e escaparão da armadilha de escravidão ao pecado, que Satanás utiliza para apanhá-los sempre que ele quer, e então poderão começar a fazer a vontade de Deus.

top
Join our community
Facebook
Twitter