Jeremias 31Jeremias 32João 11.17-57Jeremias 31
1
NESSA ÉPOCA, NO futuro, diz o Senhor, serei o Deus de todas as famílias, e elas serão o meu povo.
2
O Senhor promete: Livrarei Israel da destruição; mostrarei meu cuidado e amor por ele, guiando-o na volta à sua terra. Ali darei a paz ao meu povo!
3
Há muito tempo, o Senhor disse a Israel: Eu amei você, meu povo, desde a eternidade! Com muita bondade Eu o trouxe para bem perto de Mim.
4
Vou reconstruir a sua nação, virgem de Israel. Bela e enfeitada, você cantará e dançará de alegria, ao som dos pandeiros!
5
Mais uma vez você plantará uvas nos montes de Samaria; o povo vai plantar e comer os frutos à vontade.
6
Virá o dia em que os vigias nas montanhas de Efraim gritarão: "Vamos todos subir a Sião, à presença do Senhor nosso Deus!"
7
Porque esta é a ordem do Senhor: Cantem de alegria pelo que aconteceu a Israel! Agora ela é a principal nação da terra! Cantem alegres louvores, dizendo: "O Senhor salvou o seu povo, o resto da nação de Israel!"
8
Porque trarei os israelitas de volta da terra do norte; reunirei os que estão espalhados pelos confins do mundo. Trarei com cuidado os cegos e aleijados, as grávidas e as que têm filhos de colo. Haverá grande multidão voltando para cá!
9
Haverá lágrimas de alegria e arrependimento em seus rostos. Guiarei todos eles com grande cuidado. Eles andarão junto a riachos de águas mansas e Eu os guiarei por um caminho seguro e sem perigos. Eu sou o Pai de Israel, e Efraim é o seu filho mais velho.
10
Ouçam esta mensagem do Senhor, povos da terra! Anunciem estas palavras por todo o mundo! O Senhor espalhou o seu povo Israel pela terra, mas vai recolher e proteger os israelitas como um pastor faz com o seu rebanho.
11
O Senhor livrará Israel dos inimigos mais fortes do que ele.
12
Voltarão para sua terra; cantarão de felicidade no alto do Monte Sião, cheios de alegria pelas provas da bondade do Senhor - belas colheitas de cereais e de uvas, muito vinho e azeite, grandes rebanhos de gado e ovelhas. A vida dos israelitas será bela e feliz como um jardim regado; para eles, a tristeza vai acabar.
13
As moças dançarão de alegria e todos - jovens e velhos - tomarão parte na alegria. Transformarei as suas lágrimas em sorrisos. Farei os israelitas esquecerem a dor e o sofrimento da escravidão, e eles serão um povo realmente feliz!
14
Nunca mais faltará alimento para os sacerdotes e suas famílias, porque o povo não vai parar de trazer ofertas ao templo. Deixarei o meu povo satisfeito, com as riquezas da minha bondade, diz o Senhor.
15
Novamente o Senhor me falou, dizendo: Ouve-se um choro triste em Ramá! Raquel - está chorando pelos seus filhos. Ela não quer ser consolada, porque todos os seus filhos desapareceram.
16
Mas o Senhor diz: Pare de chorar, enxugue as lágrimas! Ouvi os seus pedidos, e você verá seus filhos novamente. Eles voltarão da terra do inimigo.
17
Você pode ter esperança; o seu futuro será mais feliz, diz o Senhor, porque os seus filhos voltarão para sua própria terra.
18
Ouvi Efraim gemendo e dizendo: "O Senhor me castigou severamente, mas eu precisava desse castigo. Sou como um boi novo, que precisa apanhar para se acostumar com a canga. Mude de novo o meu coração e eu voltarei, porque o Senhor é o meu Deus.
19
EU me afastei do Senhor, mas depois me arrependi! Depois que fui castigado, reconheci o meu erro. Fiquei envergonhado e furioso comigo mesmo, vendo as coisas horríveis que fiz quando era jovem.
20
E minha resposta foi esta: Efraim ainda é meu filho querido, o filho que Eu amo. Mesmo depois do castigo, eu ainda amo Efraim. O meu coração bate mais forte por causa dele. Não posso deixar de mostrar o meu amor por Efraim!
21
Coloquem sinais na estrada por onde passaram rumo à terra da escravidão! Prestem bem atenção, porque vocês hão de voltar por esse mesmo caminho! Volte, meu povo de Israel, volte para sua própria terra, cada um para sua cidade!
22
Quanto tempo você vai andar perdida, filha desobediente? O Senhor vai fazer um milagre acontecer: Israel vai procurar o Senhor, e se apegar a Ele!
23
Disse mais o Senhor do Universo, o Deus de Israel: Quando Eu trouxer o meu povo de volta à sua terra, vai-se ouvir esta frase nas cidades de Judá, "O Senhor o abençoe, morada da justiça, santo monte!"
24
Na terra de Israel viverão juntos os moradores da cidade, os lavradores e os pastores com seus rebanhos. Haverá paz e segurança
25
porque Eu dei alívio aos cansados e forças aos fracos, diz o Senhor.
26
Então Jeremias acordou e disse: "Que sonho maravilhoso o Senhor me deu!"
27
Mas o Senhor continuou e disse: Vem aí o dia em que farei aumentar a população de Israel e a quantidade de gado que os israelitas possuem.
28
Como no passado fui cuidadoso em castigar Israel, destruindo suas cidades e arrancando o povo de sua terra, também serei cuidadoso em plantar e reconstruir a nação.
29
Quando isso acontecer, ninguém mais vai citar o provérbio Os filhos acabam pagando pelos pecados dos pais.
30
Cada um será castigado pelos seus próprios pecados - quem comer uvas verdes é que vai ficar arrepiado.
31
Vai chegar o dia, diz o Senhor, em que farei um novo trato com os povos de Israel e Judá.
32
Esse trato será diferente do que fiz com seus pais, quando tomei os israelitas pela mão e tirei o meu povo do Egito. Eu tinha escolhido Israel como minha esposa, mas o povo não Me quis; quebrou meu trato, por isso Eu também o rejeitei, diz o Senhor.
33
Este é o novo trato que farei com Israel: Gravarei as minhas leis no coração e na mente do povo de Israel; eles Me adorarão como seu único Deus, e serão o meu povo especial.
34
Já não será preciso ensinarem uns aos outros como conhecer ao Senhor. Todos eles Me conhecerão, tanto os grandes quanto os pequenos, diz o Senhor. Perdoarei todas as desobediências do meu povo, e esquecerei completamente cada pecado que eles cometeram!
35
O Senhor, que nos dá o sol para iluminar o dia, que marcou o tempo certo para a lua e as estrelas aparecerem no céu à noite; o Senhor, que agita o mar e levanta com grande barulho as ondas, o Senhor do Universo, diz o seguinte:
36
Se algum dia falharem as leis que Eu fixei para o Universo, nesse dia Eu rejeitarei o meu povo Israel!
37
Se alguém conseguir medir os céus e explorar o interior da terra, então Eu rejeitarei o povo de Israel para sempre, por causa dos seus pecados!
38
Vem aí o tempo, diz o Senhor, em que Jerusalém será reconstruída para o Senhor, desde a Torre de Hanameel, a nordeste, até ao Portão da Esquina, a noroeste da cidade. Os pedreiros trabalharão do morro de Garebe, a sudoeste, até Goa, a sudeste da cidade.
40
E toda a cidade, incluindo o cemitério e o vale onde se jogava o lixo, serão santos para o Senhor, O mesmo vai acontecer com os campos em direção ao riacho de Cedrom, e de lá ao Portão dos Cavalos, a leste da cidade. Jerusalém nunca mais será conquistada ou destruída!
topJeremias 32
1
JEREMIAS RECEBEU esta mensagem do Senhor no décimo ano do reinado de Zedequias, rei de Judá. Naquele ano, Nabucodonosor já ocupava o trono de Babilônia por dezoito anos.
2
Na ocasião, Jeremias estava preso em uma cela que ficava junto ao alojamento dos guardas do palácio. Enquanto isso, Os exércitos de Babilônia cercavam Jerusalém
3
Jeremias fora preso por ordem do rei Zedequias, porque anunciava sem parar que o Senhor tinha entregado Jerusalém nas mãos do rei da Babilônia, e que este conquistaria a cidade
4
e que o rei Zedequias seria preso, entregue ao rei da Babilônia, para ser julgado e condenado.
5
Nabucodonosor vai levar você para Babilônia. Lá, você vai ficar preso até que o Senhor determine o seu fim! Para que continuar contra os caldeus? Se renda agora!" Jeremias disse isso diversas vezes ao rei Zedequias
6
Esta foi a mensagem que o Senhor deu a Jeremias: Seu primo Hanameel, filho de Salum, virá aqui pedir para você comprar a sua propriedade antes de qualquer outra pessoa, segundo a Lei. Compre a fazenda!
8
Então, meu primo Hanameel veio me visitar na prisão e me propôs o negócio: "Compre o meu campo em Anatote, na terra de Benjamim," disse ele, "porque pela Lei você tem direito de comprar minha terra antes de qualquer pessoa." Então vi que a mensagem que eu tinha ouvido era, de fato, do Senhor.
9
Afinal, comprei o campo de Anatote. Por ele, paguei a Hanameel dezessete moedas de prata.
10
Assinei e selei o contrato de compra, diante de algumas testemunhas. Depois pesei a prata e paguei a Hanameel.
11
Então apanhei o contrato selado - uma obrigação da Lei - e a cópia aberta
12
e, na presença de meu primo Hanameel, das testemunhas que também assinaram o contrato, e de algumas pessoas que estavam no alojamento dos guardas, entreguei os documentos a Baruque, filho de Nerias e neto de Maaséias.
13
E disse a Baruque, enquanto todos ouviam:
14
O Senhor do Universo, o Deus de Israel, diz: Pegue este documento de compra, o contrato selado e a cópia aberta, e coloque tudo em um vaso de barro. O contrato valerá muito no futuro, e dentro do vaso ele se conservará por bastante tempo.
15
Porque o Senhor do Universo, o Deus de Israel, promete: Daqui a algum tempo, o povo voltará a possuir terras em Judá, a vender e comprar casas, campos e plantações de uvas.
16
Então, depois de entregar os contratos a Baruque, orei ao Senhor dizendo:
17
Ah, meu Deus! O Senhor criou a terra e os céus com o seu grande poder; para o Senhor, nada é impossível!
18
O Senhor mostra um grande amor para milhares de pessoas, mas não impede que os filhos sofram as conseqüências dos pecados dos pais. O seu nome, Deus poderoso, é o Senhor do Universo.
19
A sua sabedoria é grande e as suas obras são grandes milagres. Os seus olhos vêem tudo que os homens fazem e pensam. Assim, o Senhor dá a cada um a recompensa que merece, conforme a vida que levou.
20
O Senhor fez milagres incríveis no Egito que são lembrados até hoje pelo nosso povo. E até hoje continua fazendo coisas maravilhosas, em Israel e em todo o mundo. Por causa disso, o seu nome se tornou famoso e admirado por toda parte.
21
O Senhor tirou Israel do Egito com milagres poderosos, com sua forte mão. Todo o mundo ficou cheio de medo por causa do seu grande poder!
22
O Senhor deu aos israelitas esta terra maravilhosa, onde há fartura de leite e mel, a terra que Deus tinha prometido aos nossos pais.
23
O povo chegou aqui e conquistou a terra; mas, não quiseram obedecer ao Senhor, nem cumprir as suas leis. Todas as suas ordens foram desobedecidas e por isso, agora, o Senhor está dando ao povo este terrível castigo.
24
Agora, os soldados da Babilônia já estão levantando rampas junto aos muros de Jerusalém, para invadir a cidade. Não há salvação para Jerusalém; será destruída pela guerra, pela fome e pela doença. Tudo o que o Senhor anunciou está acontecendo - de acordo com os seus planos.
25
Apesar disso, ó Deus, o Senhor mandou comprar um campo - pagar um bom preço por ele, diante de testemunhas. Fiz isso pela fé, porque Jerusalém já está quase conquistada pelos nossos inimigos, os caldeus.
26
Então o Senhor deu a Jeremias esta mensagem:
27
Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade! Por acaso haverá algo que seja impossível para Mim?
28
Sim, é verdade. Eu darei esta cidade a Nabucodonosor, rei de Babilônia. Ele vai conquistar Jerusalém!
29
Os soldados caldeus que estão cercando os muros, entrarão na cidade, queimarão todas as casas em cujos terraços o povo queimou incenso a Baal e derramou vinho como oferta aos outros deuses. Foi exatamente isso que provocou a minha ira!
30
Desde o começo de sua história, Israel e Judá não fizeram outra coisa além de Me desobedecer. Os israelitas Me deixaram irado com toda a sua maldade!
31
Desde o dia em que esta cidade foi construída, só tem Me causado ira e furor. É por isso que agora vou riscar Jerusalém do mapa.
32
Os pecados de Israel e Judá - os pecados do povo, dos reis, das autoridades, dos sacerdotes e profetas - Me fazem ficar indignado.
33
Eles Me viraram as costas e preferiram não voltar. Desde o princípio, dia após dia, lhes ensinei a diferença entre o certo e o errado, mas não quiseram ouvir e obedecer.
34
Pelo contrário, transformaram o meu santo templo num lugar impuro, cheio de pecado, adorando seus ídolos dentro dele.
35
Além disso, construíram altares a Baal, no Vale do filho de Hinom. Queimaram seus filhinhos como ofertas ao deus Moloque - maldade tão grande que Eu nunca poderia imaginar, quanto mais ordenar! E todo o povo de Judá aprendeu a pecar assim.
36
Agora, portanto, este é o plano do Senhor, o Deus de Israel, para Jerusalém. Vocês pensam que ela vai ser conquistada por Nabucodonosor, rei de Babilônia, por meio de guerra, fome e doença.
37
Sim, isso vai acontecer. Mas, no futuro, trarei o meu povo de volta, de todos os países por onde espalhei os israelitas, no tempo da minha ira e do meu furor. Voltarão para esta terra, e farei com que eles vivam em paz e segurança.
38
Eles serão o meu povo, e Eu serei o seu Deus.
39
Darei a todos eles um só coração e um só pensamento: obedecer-Me para sempre. Isso acontecerá para o bem deles, de seus filhos e das futuras gerações de israelitas.
40
Farei com eles um trato eterno, no qual Eu afirmo que só farei o bem a eles. Colocarei nos seus corações o desejo de Me obedecer e respeitar, e eles nunca mais Me abandonarão.
41
Eles serão a minha alegria; ficarei contente em lhes dar coisas boas. Plantarei firmemente os israelitas nesta terra, de todo o meu coração.
42
Assim como Eu trouxe todo este sofrimento, trarei também todas as coisas boas que estou prometendo.
43
Mais uma vez o povo vai comprar e vender propriedades nesta terra, destruída pelos caldeus, de onde desapareceram os homens e animais.
44
Sim, os campos voltarão a ser comprados - com contratos assinados e testemunhas presentes - na terra de Benjamim, em torno de Jerusalém, nas cidades de Judá, na região da serra, na planície junto ao mar e até no sul, perto do deserto de Neguebe. Eu vou mudar o destino de Israel, diz o Senhor; voltarão os dias de riqueza e de paz.
topJoão 11
17-57
17
Quando eles chegaram em Betânia, disseram-lhes que Lázaro já estava no túmulo fazia quatro dias.
18
Betânia ficava apenas a uns três quilômetros de distância de Jerusalém
19
e muitos dos líderes judaicos tinham vindo apresentar seus pesâmes e consolar Marta e Maria pela perda que haviam sofrido.
20
Quando Marta recebeu a notícia de que Jesus estava chegando, foi ao encontro dEle, porém Maria ficou sentada em casa.
21
Marta disse a Jesus: "Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.
22
Porém, ainda não é tarde demais, pois eu sei que Deus fará meu irmão voltar à vida, se tão somente o Senhor pedir a Ele".
23
Jesus disse: "O seu irmão voltará a viver".
24
"Sim", disse Marta, "quando todo o mundo voltar, no Dia da Ressurreição".
25
Jesus disse: "Sou Eu que levanta os mortos e dá a eles uma nova vida. Todo aquele que crê em mim, mesmo que morra como qualquer outro, viverá novamente.
26
Porque tem a vida eterna por crer em Mim, e nunca morrerá. Você crê nisto, Marta?"
27
"Sim, Mestre", disse ela. "Eu creio que o Senhor é o Messias, o Filho de Deus, aquele que há tempos estamos esperando".
28
Nisto ela deixou Jesus, voltou a Maria e, chamando a irmã separadamente, disse: "Ele está aqui, e quer falar com você".
29
Então Maria levantou-se imediatamente e foi aonde Ele estava.
30
Ora, Jesus tinha ficado fora da aldeia, no lugar onde Marta havia se encontrado com Ele
31
Quando os judeus que estavam na casa, procurando consolar Maria, viram que ela saiu depressa, pensaram que estivesse indo ao túmulo de Lázaro para chorar; por isso foram atrás.
32
Ao chegar aonde Jesus estava, Maria caiu aos pés dEle, dizendo: "Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão ainda estaria vivo".
33
Quando Jesus viu Maria chorar, e os judeus também, ficou muito perturbado.
34
"Onde é que ele está sepultado?" perguntou. Eles disseram: "Venha ver".
35
As lágrimas vieram aos olhos de Jesus.
36
"Eles eram amigos íntimos", disseram os judeus. "Vejam como gostava dele".
37
Mas alguns diziam: "Este individuo curou um cego - por quê não pôde impedir Lázaro de morrer?" E outra vez Jesus ficou muito comovido. Nisto chegaram ao túmulo. Era uma gruta, com uma pedra pesada fechando a entrada.
38
Mas alguns diziam: "Este individuo curou um cego - por quê não pôde impedir Lázaro de morrer?" E outra vez Jesus ficou muito comovido. Nisto chegaram ao túmulo. Era uma gruta, com uma pedra pesada fechando a entrada.
39
"Rolem a pedra para um lado", disse Jesus. Porém Marta, a irmã do morto, falou: "Mas o mau cheiro será terrível, porque ele está morto há quatro dias".
40
"Eu já não disse se crer, você verá um maravilhoso milagre de Deus?" respondeu Jesus.
41
Rolaram então a pedra para um lado. Foi quando Jesus levantou os olhos ao céu e disse: "Pai, graças dou ao Senhor, porque me ouviu.
42
Eu sei que o Senhor sempre Me ouve, mas disse isto por causa destas pessoas que se encontram aqui, para que creiam que o Senhor Me enviou".
43
Então Jesus gritou bem alto: "Lázaro, venha para fora!"
44
E Lázaro veio - preso com faixas e com o rosto envolto num pedaço de pano. Jesus disse: "Desamarrem as faixas e deixem que vá embora!"
45
Assim, muitos dos judeus que estavam com Maria e viram isto acontecer, finalmente creram nEle!
46
Porém alguns saíram, foram aos fariseus e contaram aquilo.
47
Então os sacerdotes principais e os fariseus convocaram uma reunião do Conselho para discutir a situação. "Que vamos fazer?" perguntavam uns aos outros, "pois este Homem, evidentemente faz milagres.
48
Se nós O deixarmos em paz, a nação inteira irá atrás dEle e então o exercito romano virá para nos matar e tomar conta do governo judaico".
49
Então um deles, Caifás, que era o supremo sacerdote naquele ano, disse: "Vocês não sabem de coisa alguma!
50
Que morra só Esse Homem pelo povo - por que morreria a nação inteira?"
51
Esta profecia de que Jesus deveria morrer pela nação toda foi feita por Caifás na qualidade de supremo sacerdote - ele não teve está idéia por si mesmo, mas foi inspirado para dizer isso.
52
Foi uma predição de que a morte de Jesus seria, não somente por Israel, mas por todos os filhos de Deus espalhados ao redor do mundo.
53
Por isso, daquela hora em diante, os líderes judaicos começaram a planejar a morte de Jesus.
54
Então Jesus parou com o Seu ministério público e deixou Jerusalém; foi para a beira do deserto, na aldeia de Efraim, onde ficou com os seus discípulos.
55
A Páscoa, uma festa judaica, estava próxima, e muita gente do campo chegou a Jerusalém dias antes, para poderem participar da cerimônia de purificação, antes da Páscoa começar.
56
Eles queriam ver Jesus, e nas conversas no templo perguntavam uns aos outros: "Que acha? Será que Ele vem para a Páscoa?"
57
Enquanto isso os sacerdotes principais e os fariseus tinham anunciado publicamente que qualquer um que soubesse onde estava Jesus, deveria denunciar imediatamente, para que fosse preso.
top