Afinal, Deus conhece perfeitamente a minha vida e sabe tudo que eu faço. Jó 31.4
Daily reading in version Bíblia Viva - Portuguese


Ezequiel 22
Ezequiel 23
1 João 5

Ezequiel 22


1
O SENHOR VOLTOU a falar comigo e disse:
2
Filho do homem, acuse Jerusalém como a Cidade Assassina! Denuncie seus pecados, mostre-lhe uma por uma as maldades que ela cometeu!
3
Diga a Jerusalém: Cidade Assassina, você está perdida! Cidade de Ídolos, você se tornou impura com todos os seus falsos deuses, e o castigo está se aproximando.
4
Por causa do sangue que derramou, por causa dos ídolos que você mesma fabricou, você é culpada, é impura para Mim. Você apressou o dia do seu castigo, chegou o seu fim! Eu farei de você motivo de zombaria, exemplo de vergonha para todos os povos.
5
Seus vizinhos e os povos mais distantes vão rir de você, cidade impura e revoltada.
6
As autoridades de Israel só pensam em fazer violência. Quanto mais poderosas, mais sede de sangue elas têm.
7
Desprezam abertamente pais e mães, exploram os estrangeiros, roubam os órfãos e as viúvas.
8
Você, Jerusalém, não deu o mínimo valor às coisas santas de Deus; você desrespeitou os meus Dias de Descanso.
9
os maus usam testemunhas falsas para condenar os inocentes à morte; abertamente os moradores de Jerusalém comem carne que foi oferecida a falsos deuses! Existe imoralidade por toda a parte.
10
Homens têm relações sexuais com as concubinas do pai e com mulheres durante a sua menstruação.
11
Roubar a mulher de um vizinho ou amigo é normal; alguns têm relações sexuais com suas próprias noras, uma coisa incrível! Alguns chegam a abusar de suas irmãs.
12
Há assassinos de aluguel à solta em Jerusalém; gente que explora os pobres cobrando juros altíssimos. Mas de Mim, não há ninguém que se lembre, diz o Senhor.
13
Mas, agora chega! Basta de exploração e derramamento de sangue. No dia em que Eu lhe pedir contas, o seu coração agüentará? No dia do castigo, você será capaz de resistir? Eu, o Senhor, prometo que farei tudo o que disse a seu respeito.
15
Espalharei os seus moradores pelo mundo afora, acabarei com seus pecados imundos.
16
Você será reduzida a nada por causa dos pecados que cometeu: Todos os povos verão sua destruição, e finalmente você vai descobrir que Eu sou o Senhor!"
17
O Senhor ainda me disse o seguinte:
18
Filho do homem, o povo de Israel é como as impurezas que aparecem junto com a prata. São a sujeira que o fogo tira do metal precioso; são o cobre, o estanho, o ferro e o chumbo misturado com a prata.
19
Já que vocês são as impurezas do metal, Eu os colocarei no meio do forno, em Jerusalém.
20
Vou assoprar o fogo da minha ira, e lá em Jerusalém, todos vocês - o cobre, o ferro, o chumbo e o estanho - serão derretidos.
21
Juntarei todos vocês em Jerusalém; farei esquentar o fogo da minha ira, e vocês serão derretidos.
22
Acabarão como uma mistura de prata com outros metais, sendo derretida no forno. Serão derretidos em Jerusalém, e então compreenderão que Eu, o Senhor, derramei a minha ira contra vocês.
23
Mais uma vez recebi a mensagem do Senhor, que me disse:
24
Filho do homem, diga ao povo de ,Israel: No dia da minha ira, vocês serão como uma terra cheia de mato bravo, uma terra seca e sem chuva.
25
Seus profetas mentirosos parecem leões perseguindo suas vítimas. Com suas mentiras eles devoraram muitas almas. Roubaram para si as riquezas das pessoas que destruíram, fizeram muitas e muitas viúvas entre o meu povo.
26
os sacerdotes desobedecem a Lei abertamente, desprezam as minhas coisas santas. Não ensinaram o povo a separar o que é puro do que é impuro, a fazer diferença entre o certo e o errado. Desrespeitaram os meus Dias de Descanso! Eles ensinam o povo a zombar da minha santidade.
27
As autoridades de Israel são como lobos; atacam os pobres e os fracos, matam os inocentes para ganhar mais um pouco de dinheiro.
28
E "os profetas" inventam visões, profetizam mentiras dizendo 'Esta mensagem foi dada pelo Senhor', quando o Senhor não lhes disse nada. Em lugar de consertarem o muro, pintam de branco para tapar os buracos!
29
A gente simples já se acostumou a explorar, roubar e maltratar os pobres, os fracos e os estrangeiros que não sabem se defender.
30
Procurei um homem, um único homem que consertasse o muro - um homem que fosse justo e bom - para impedir que eu destrua sua terra. Procurei, mas não consegui achar!
31
Por isso, diz o Senhor, jogarei sobre os israelitas a minha ira. Destruirei o meu povo com o fogo do meu furor. Eu lhes darei o castigo merecido por todos os seus pecados!

top

Ezequiel 23


1
MAIS UMA VEZ, recebi uma mensagem do Senhor que dizia:
2
Filho do homem, havia duas irmãs. Ainda jovens, no Egito, elas se tornaram prostitutas.
4
A mais velha se chamava Oolá, e a mais nova Oolibá. (Na verdade, essas duas irmãs são Samaria e Jerusalém.) Casei-me com elas e tiveram filhos e filhas. Mas, sendo minha esposa, Oolá me traiu e foi dar seu amor aos assírios, seus vizinhos, adorando seus deuses.
6
Esses assírios eram todos belos jovens, vestidos de azul, montados em velozes cavalos.
7
Oolá se entregou aos melhores jovens da Assíria, cometeu seus pecados imorais com eles. Cheia de desejos, ela adorou os falsos deuses da Assíria.
8
O seu hábito de se entregar como prostituta não ficou no Egito, quando ela saiu de lá. No Egito ela se entregava aos carinhos dos egípcios; eles tiraram a virgindade de Oolá, que ficou impura com toda essa imoralidade.
9
Como castigo, Eu a deixei completamente indefesa nas mãos dos seus amantes, os assírios, por quem ela sentia tão fortes desejos.
10
Eles mostraram ao mundo a nudez de Oolá, levaram presos seus filhos e filhas, e depois mataram Oolá à espada. Assim, a sua triste fama ficou conhecida pelas outras mulheres - as nações vizinhas - a infiel que foi castigada com justiça!
11
E Oolibá, Jerusalém, mesmo vendo o triste fim de sua irmã, continuou cometendo os mesmos pecados. Na verdade, a sua prostituição foi maior que a de sua irmã.
12
Ela sentiu o fogo da paixão pelos assírios, príncipes e governadores bem vestidos, montados em belos cavalos, homens bonitos que atraíram atenção.
13
Eu vi que o caminho de Oolibá era igual ao de Oolá; vi que ela também era uma prostituta, impura e infiel.
14
Ela rebaixou-se ainda mais que Samaria, pois apaixonou-se por desenhos dos soldados e oficiais caldeus da Babilônia, com belos uniformes vermelhos, cintos largos e turbantes de pano fino cobrindo suas cabeças.
16
Vendo os desenhos, sentiu grande desejo de ter os caldeus como amantes; para conseguir isso, mandou uma embaixada a Babilônia.
17
os caldeus vieram e se deitaram com ela, deixando Oolibá mais impura do que antes. Mas, depois de se entregar a seus amantes, Oolibá ficou com ódio deles e abandonou os caldeus.
18
Por causa de toda sua infidelidade e imoralidade, Eu me separei por completo dela, como já tinha acontecido com sua irmã.
19
Oolibá, no entanto, aumentou mais e mais a sua prostituição, lembrando a sua mocidade no Egito onde se tornou prostituta.
20
Sentiu novamente desejo pelos seus antigos amantes - os egípcios - fortes e viris.
21
Assim ela matou as saudades da sua juventude, quando se entregava aos egípcios, que tiraram a sua virgindade.
22
Por isso, Oolibá, o Senhor Deus promete: Transformarei em inimigos os seus antigos amantes, que você abandonou depois de se entregar a eles. Eles a cercarão, vindo contra você por todos os lados.
23
Virão os babilônios, os caldeus de Pecode, Soa e Coa. Virão junto com eles, os assírios, belos príncipes e governadores, soldados famosos, todos montados a cavalo.
24
Eles virão do norte para atacar você com carros de guerra, carroças cheias de armas e um grande exército. Você será cercada por soldados bem armados, protegidos por escudos e capacetes. Eles cumprirão o meu julgamento à sua maneira, matando e destruindo sem piedade.
25
Mostrarei todo o meu ciúme através deles; seus antigos amantes a destruirão, cheios de ódio! Eles cortarão seu nariz e suas orelhas; quem escapar com vida, será morto logo depois do cerco. Levarão seus filhos e filhas para longe como escravos. O que sobrar dessa destruição, acabará sendo queimado!
26
Eles arrancarão seus belos vestidos e tomarão de volta as suas lindas jóias.
27
"Assim Eu vou acabar com a imoralidade e prostituição que você trouxe da terra do Egito. Você nunca mais sentirá saudades do Egito e de seus deuses.
28
Pois assim diz o Senhor Deus: Eu a entregarei nas mãos dos seus inimigos, dos antigos amantes que você abandonou cheia de horror.
29
Eles vão castigar você, carregados de ódio. Roubarão todas as suas riquezas e a deixarão nua e envergonhada diante de todo o mundo. Todos ficarão conhecendo sua prostituição e sua imoralidade.
30
Tudo isso vai lhe acontecer porque você se prostituiu, confiando no poder de outras nações e adorando deuses falsos.
31
Você seguiu os passos de sua irmã, e por isso Eu lhe dei o mesmo destino que dei a ela.
32
Assim diz o Senhor Deus: Você terá o mesmo destino de sua irmã - a destruição completa, a destruição total. O mundo inteiro rirá de você porque será muito grande o castigo que vai receber.
33
Tal como aconteceu com Samaria, sua irmã, você se arrastará como um bêbado, sofrendo golpe após golpe, destruição sobre destruição. Este será o seu destino:
34
Você beberá da taça do meu furor, beberá até a última gota. Mastigará os cacos, e com eles rasgará os próprios seios, no mais completo desespero. Eu, o Senhor, prometo isto!
35
Esse será o resultado de você ter me esquecido e desprezado: pagará caro pelos seus pecados de traição e imoralidade.
36
"Filho do homem, acuse Oolá e Oolibá! Diga claramente quais foram os seus terríveis pecados.
37
São culpadas ao mesmo tempo de adultério e assassinato! Elas me traíram com seus ídolos e assassinaram seus filhos - meus filhos também oferecendo criancinhas como sacrifícios aos seus falsos deuses.
38
Ainda mais; ao mesmo tempo, encheram o meu templo de ídolos e desrespeitaram meus Dias de Descanso!
39
No mesmo dia, depois de sacrificarem seus filhos aos ídolos, vinham ao templo para me 'adorar'. Assim eles transformaram o meu templo num lugar impuro e sem nenhum valor para Mim.
40
"Além disso, mandaram vir de longe homens de outras nações, embaixadores de nações poderosas. Mandaram grupos pedindo que viessem a Jerusalém e Samaria. Para ficar mais atraentes para os convidados, vocês tomaram banho, pintaram os olhos e se enfeitaram com jóias.
41
Estenderam-se num belo sofá, com uma mesa farta à sua frente, onde estavam o meu óleo e o meu perfume.
42
Do seu quarto vinha o barulho de uma festa imoral, homens bêbados e rudes trazidos do deserto se divertindo, colocando pulseiras e coroas preciosas nas mãos e cabeças das duas irmãs, Oolá e Oolibá.
43
Então Eu disse sobre a prostituta velha e cansada: Não há jeito mesmo! Ela continuará a ser prostituta até morrer.
44
As nações mais indignas continuaram a freqüentar Jerusalém e Samaria, como quem freqüenta a casa de uma prostituta. Elas são mesmo prostitutas sem-vergonha!
45
Por isso, serão castigadas com justiça, conforme manda a Lei. Serão castigadas por homens escolhidos por Mim, porque foram assassinas e prostitutas!
46
"Assim diz o Senhor Deus: Trarei um grande exército para destruir essas duas irmãs prostitutas. Elas serão destruídas e as suas riquezas serão roubadas.
47
Serão apedrejadas, e depois cortadas em pedaços com espadas. os moradores de Samaria e Jerusalém serão mortos e as cidades queimadas.
48
Assim Eu acabarei com a prostituição e a imoralidade na terra. As outras nações aprenderão a lição, e terão medo de fazer o mesmo.
49
Vocês receberão o castigo justo pela sua infidelidade, por esse pecado de adorar ídolos. Assim, saberão que Eu sou Deus, o Senhor.

top

1 João 5


1
SE VOCÊ CRÊ que Jesus é Cristo, que Ele é o Filho de Deus e o seu Salvador - então você é filho de Deus. E todos os que amam ao Pai amam também seus filhos.
2
Portanto, você pode calcular quanto ama aos filhos de Deus - seus irmãos e irmãs no Senhor - pelo grau do seu amor e da sua obediência a Deus.
3
Amar a Deus significa fazer o que Ele nos manda, e na realidade isso não é difícil.
4
Pois todo filho de Deus pode obedecer-Lhe, derrotando o pecado e os prazeres pecaminosos pela confiança no auxílio de Cristo.
5
Mas quem teria possibilidades de lutar e vencer esta batalha, a não ser crendo que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus?
6
E nós sabemos que Ele é, porque Deus disse isto com uma voz do céu quando Jesus foi batizado e novamente quando Ele estava enfrentando a morte - sim não somente no seu batismo mas também quando Ele, estava enfrentando a morte. E o Espírito. Santo, que é eternamente verdadeiro, também diz. Portanto, temos estes três testemunhos: a voz do Espírito Santo nos nossos corações, a voz do céu no batismo de Cristo, e-a voz antes dele morrer. E todos eles dizem a mesma coisa: que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
9
Nós cremos nos homens que servem como testemunhas nos nossos tribunais, e portanto podemos crer com toda a certeza em tudo o que Deus afirma. E Deus afirma que Jesus é seu filho.
10
Todos os que crêem nisto sabem, em seus próprios corações, que é verdade. Se alguém não crê nisto, na realidade está chamando Deus de mentiroso, porque não crê no que Deus afirmou a respeito do seu Filho.
11
E que foi que Deus afirmou? Que Ele nos deu a vida eterna, e que esta vida está no seu Filho.
12
Portanto, todo aquele que tem o Filho de Deus tem a vida; todo aquele que não tem o seu Filho, não tem a vida.
13
Eu escrevi isto a vocês que crêem no Filho de Deus, a fim de que vocês possam saber que têm a vida eterna.
14
E temos certeza disto: que Ele nos ouvirá todas as vezes que lhe pedirmos alguma coisa que esteja de acordo com a sua vontade.
15
E se nós realmente sabemos que Ele está ouvindo quando falamos com ele e fazemos os nossos pedidos, então podemos ter certeza de que Ele nos responderá.
16
Se vocês virem um cristão pecar duma forma que não cause a morte, devem pedir a Deus que o perdoe e Deus lhe dará a vida, a não ser que ele tenha cometido aquele determinado pecado fatal. Pois há aquele determinado pecado que causa a morte e, se ele o cometeu não adianta orar por ele.
17
É claro que todo erro é pecado. Não estou falando desses pecados comuns; estou falando daquele determinado pecado que causa a morte.
18
Ninguém que passou a fazer parte da família de Deus faz do pecado um hábito, pois Cristo, o Filho de Deus, resguarda-o com segurança, e o diabo não pode pôr as mãos nele.
19
Nós sabemos que somos filhos de Deus e que o resto do mundo todo ao nosso redor está sob o poder e o domínio de Satanás.
20
E sabemos que Cristo, o Filho de Deus, veio para nos ajudar a compreender e encontrar o verdadeiro Deus. E agora estamos em Deus, por que estamos em Jesus Cristo seu Filho, que é o único Deus verdadeiro; e Ele é a Vida eterna.
21
Meus queridos filhos, se afastem de qualquer coisa que possa tomar o lugar de Deus no coração de vocês. Amém. Afetuosamente, João.

top
Join our community
Facebook
Twitter