Blessed is he that readeth, and they that hear the words of the prophecy, and keep the things that are written therein: for the time is at hand. Revelation 1.3.
Mas, digam-me uma coisa! Já que vocês creram no que nós pregamos, isto é, Cristo se levantou dentre os mortos, por qual razão alguns de vocês andam dizendo que os mortos nunca voltarão a viver outra vez?
13
Pois se não há ressurreição dos mortos, então Cristo deve estar morto ainda.
14
E se Ele ainda está morto, então toda a nossa pregação é inútil e a confiança de vocês em Deus é vazia, sem valor, sem esperança.
15
E nós, os apóstolos, somos todos uns mentirosos porque dissemos que Deus levantou Cristo do túmulo e isto logicamente não é verdade se os mortos não voltam novamente à vida.
16
Se eles não voltam então Cristo ainda esta morto
17
e vocês são muito tolos, se continuam a confiar que Deus os salva, pois ainda estão sob condenação devido aos seus pecados;
18
Nesse caso, todos os cristãos que já morreram estão perdidos!
19
E se o fato de sermos cristãos só tem valor para nós nesta vida, então somos as criaturas mais infelizes.
20
Mas o fato é que Cristo realmente ressuscitou dentre os mortos, e tornou-se o primeiro entre milhões que algum dia voltarão novamente à vida.
21
A morte veio ao mundo por causa do que um homem (Adão) fez, e é devido àquilo que este outro homem (Cristo) fez que agora existe a ressurreição dos mortos.
22
Todo mundo morre, porque todos nós somos parentes de Adão, membros de sua raça pecadora e, onde quer que haja pecado, o resultado é a morte. Contudo, todos quantos são parentes de Cristo novamente ressuscitarão.
23
Cada um, entretanto, por sua vez: Cristo levantou-se primeiro; depois, quando Cristo voltar, todo o seu povo viverá de novo.
24
Depois disso virá o fim, quando Ele devolverá o reino a Deus, o Pai, depois de derrubar todos os inimigos de qualquer espécie.
25
Porque Cristo será Rei até que tenha derrotado todos os seus inimigos.
26
Incluindo o último inimigo - a morte. Esta também precisa ser derrotada e exterminada.
27
Porque o domínio e a autoridade sobre todas as coisas foram dados a Cristo por seu Pai; exceto, naturalmente, que Cristo não domina sobre o próprio Pai, que Lhe deu este poder de dominar.
28
Quando Cristo finalmente tiver ganho a batalha contra todos os seus inimigos, então Ele, o Filho de Deus, também se colocará sob as ordens do seu Pai, a fim de que Deus, que Lhe deu a vitória sobre todas as coisas, seja absolutamente supremo.
29
Se os mortos não voltarão à vida novamente, que razão há, então, para que a gente se batize em lugar daqueles que já se foram? Por que fazer isso, a não ser que creiamos que os mortos ressurgirão algum dia?
30
E por que devemos nós mesmos estar arriscando continuamente nossas vidas, enfrentando a morte a cada instante?
31
Pois é um fato que eu enfrento a morte diariamente; isso é tão verdadeiro quanto o meu orgulho em ver o crescimento de vocês no Senhor.
32
E que vantagem há em lutar contra os animais selvagens, aqueles homens de Éfeso, se é somente pelo que eu ganho nesta vida aqui na terra? Se nós nunca mais viveremos depois que morrermos, então podemos perfeitamente nos divertir à vontade: vamos comer, e beber, e alegrar-nos. Que diferença faz? Pois amanhã morreremos, e isso acaba tudo!
33
Não se deixem enganar por aqueles que dizem tais coisas. Se vocês os escutarem começarão a proceder como eles.
34
Tomem juízo e deixem de pecar. Para sua vergonha eu lhes digo que alguns de vocês, afinal de contas, não são nem mesmo cristãos, e nunca realmente conheceram a Deus.