Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá. 2 Crônicas 32.8
Daily reading in version Revisada - Portuguese


Isaías 57
Isaías 58
2 Timóteo 2

Isaías 57


1
Perece o justo, e não há quem se importe com isso os homens compassivos são arrebatados, e não há ninguém que entenda. Pois o justo é arrebatado da calamidade,
2
entra em paz descansam nas suas camas todos os que andam na retidão.
3
Mas chegai-vos aqui, vós os filhos da agoureira, linhagem do adúltero e da prostituta.
4
De quem fazeis escárnio? Contra quem escancarais a boca, e deitais para fora a língua? Porventura não sois vós filhos da transgressão, estirpe da falsidade,
5
que vos inflamais junto aos terebintos, debaixo de toda árvore verde, e sacrificais os filhos nos vales, debaixo das fendas dos penhascos?
6
Por entre as pedras lisas do vale está o teu quinhão estas, estas são a tua sorte também a estas derramaste a tua libação e lhes ofereceste uma oblação. Contentar-me-ia com estas coisas?
7
sobre um monte alto e levantado puseste a tua cama e lá subiste para oferecer sacrifícios.
8
Detrás das portas e dos umbrais colocaste o teu memorial pois te descobriste a outro que não a mim, e subiste, e alargaste a tua cama e fizeste para ti um pacto com eles amaste a sua cama, onde quer que a viste.
9
E foste ao rei com óleo, e multiplicaste os teus perfumes, e enviaste os teus embaixadores para longe, e te abateste até o Seol.
10
Na tua comprida viagem te cansaste contudo não disseste: Não há esperança achaste com que renovar as tuas forças por isso não enfraqueceste.
11
Mas de quem tiveste receio ou medo, para que mentisses, e não te lembrasses de mim, nem te importasses? Não é porventura porque eu me calei, e isso há muito tempo, e não me temes?
12
Eu publicarei essa justiça tua e quanto às tuas obras, elas não te aproveitarão.
13
Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste mas o vento a todos levará, e um assopro os arrebatará mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdarão o meu santo monte.
14
E dir-se-á: Aplanai, aplanai, preparai e caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo.
15
Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.
16
Pois eu não contenderei para sempre, nem continuamente ficarei irado porque de mim procede o espírito, bem como o fôlego da vida que eu criei.
17
Por causa da iniqüidade da sua avareza me indignei e o feri escondi-me, e indignei-me mas, rebelando-se, ele seguiu o caminho do seu coração.
18
Tenho visto os seus caminhos, mas eu o sararei também o guiarei, e tornarei a dar-lhe consolação, a ele e aos que o pranteiam.
19
Eu crio o fruto dos lábios paz, paz, para o que está longe, e para o que está perto diz o Senhor e eu o sararei.
20
Mas os ímpios são como o mar agitado pois não pode estar quieto, e as suas águas lançam de si lama e lodo.
21
Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.

top

Isaías 58


1
Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
2
Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos como se fossem um povo que praticasse a justiça e não tivesse abandonado a ordenança do seu Deus, pedem-me juízos retos, têm prazer em se chegar a Deus!,
3
Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos.
4
Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fará ouvir no alto.
5
Seria esse o jejum que eu escolhi? o dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor?
6
Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo?
7
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
9
Então clamarás, e o Senhor te responderá gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente
10
e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia.
11
O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.
12
E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.
13
Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs
14
então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó porque a boca do Senhor o disse.

top

2 Timóteo 2


1
Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus
2
e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
3
Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.
4
Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
5
E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.
6
O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.
7
Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.
8
Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho,
9
pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor mas a palavra de Deus não está presa.
10
Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.
11
Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos
12
se perseveramos, com ele também reinaremos se o negarmos, também ele nos negará
13
se somos infiéis, ele permanece fiel porque não pode negar-se a si mesmo.
14
Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes.
15
Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16
Mas evita as conversas vãs e profanas porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior,
17
e as suas palavras alastrarão como gangrena entre os quais estão Himeneu e Fileto,
18
que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns.
19
Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor.
20
Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso.
21
Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.
22
Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
23
E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas
24
e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente
25
corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
26
e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.

top
Join our community
Facebook
Twitter