Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Isaías 23Isaías 24Hebreus 10.1-18Isaías 23
1
ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Tiro: Chorem! Chorem navios de Társis, porque Tiro foi destruída. Não sobrou nem uma casa, nem um cais para os navios atracarem. Os boatos que vocês ouviram em Chipre eram verdadeiros!
2
Há um silêncio de morte por todo o litoral. A cidade que e ficou rica com o comércio dos navios de Sidom, a cidade que era o mercado do mundo, para onde vinham os cereais e os tecidos do Egito, está completamente silenciosa.
4
Sidom, você que é a fortaleza do mar, deve sentir uma enorme vergonha. Tiro, sua bela filha, já não existe mais!
5
Quando essa noticia chegar ao Egito, haverá grande tristeza naquele país.
6
Moradores de Tiro, fujam para Társis! Chorem ao deixar sua terra!
7
Vejam o que aconteceu com sua grande cidade! Vejam o destino de Tiro, cidade alegre, cidade antiga que fundou novas cidades, muito longe do seu país. Acabou como um monte de ruínas.
8
Quem foi que provocou a destruição de Tiro, a cidade que construiu outros reinos e era a rainha do comércio?
9
O Senhor do Universo planejou tudo isso para acabar com o seu orgulho e mostrar como Ele despreza o que os homens consideram mais importante.
10
Agora vocês, povos que Tiro dominava, estão livres para viver como quiserem.
11
O Senhor estendeu a sua mão sobre o mar, sacudiu estes reinos de beira-mar; Ele mandou destruir as fortalezas de Tiro.
12
Ele diz: "Tiro, filha de Sidoma, esta foi a primeira vez que você foi atacada. Você nunca mais será uma cidade alegre e poderosa como antes. Mesmo que você fuja para Chipre, não conseguirá viver em paz."
13
Quem vai destruir os palácios de Tiro será Babilônia, e não a Assíria. Eles vão cercar a cidade e reduzir Tiro a um monte de ruínas.
14
Chorem, chorem navios que cortam os mares, porque o seu porto de origem foi destruído!
15
Depois disso, Tiro ficará esquecida por setenta anos. Quando um novo rei estiver reinando, ela será reconstruída. Como uma prostituta que ficou muito tempo longe de seus amantes, e volta cantando pelas ruas para que todos se lembrem dela, Tiro vai recuperar seus antigos aliados.
17
Sim, depois de setenta anos, o Senhor fará a cidade de Tiro renascer. Ela voltará a fazer o que fazia antes, enriquecendo com o comércio desonesto.
18
Mas vai chegar o dia em que todo o seu lucro será entregue ao Senhor. As riquezas de Tiro não serão guardadas em bancos; serão dadas ao povo de Deus para terem boa comida e roupas finas.
topoIsaías 24
1
O SENHOR ESTÁ destruindo a terra (de Judá), transformando-a num enorme deserto com poucos habitantes, espalhados por toda a parte.
2
Os sacerdotes e os homens do povo, os patrões e os empregados, os que compram e os que vendem, os que emprestam e os que tomam emprestado, os credores e os devedores todos sofrerão igualmente; ninguém vai escapar.
3
A terra vai ser esvaziada, roubada de todas as suas riquezas. Quem prometeu isso foi o Senhor.
4
A terra vai sofrer por causa dos pecados do povo. A terra geme, as plantações secam e os céus não dão chuva. A terra está suja, poluída com tanto crime e pecado; o povo torce as leis de Deus e quebra os seus mandamentos eternos.
6
Por isso, Deus jogou sua maldição sobre eles. Sofrem com a seca e o calor; muito poucos vão resistir com vida.
7
As alegrias que tinham na vida vão sumir. Não haverá colheita de uvas e o vinho vai acabar. Os que viviam de coração alegre, gozando a vida, vão viver gemendo e chorando.
8
O barulho alegre das harpas e dos tamborins acabou; os dias de festa e de alegria terminaram.
9
Acabou a alegria dos que misturavam o vinho e a música; agora a bebida tem um gosto amargo!
10
A cidade está em confusão! As casas que sobraram estão trancadas, para não serem invadidas.
11
Nas ruas, grupos de pessoas gritam pedindo bebida. O tempo da alegria passou, não há mais felicidade na terra.
12
A cidade não passa de um monte de ruinas vazias, com seus portões arrombados.
13
Em toda a terra acontece o mesmo - só escapou um resto do povo - como as azeitonas e uvas que sobram depois da colheita.
14
Mas os que escaparem vão cantar e gritar de alegria; os que vivem no ocidente louvam a majestade de Deus
15
e os que vivem no oriente dão glória ao Senhor, Deus de Israel. Sim, podemos ouvir gente cantando, lá do fim do mundo: "Glória ao Justo". Mas eu sinto o coração pesado de tristeza e dor, porque a maldade continua reinando na terra; em toda parte há mentira e traição.
17
Os homens vão continuar sofrendo com o medo e a morte em toda a terra.
18
Quem estiver fugindo apavorado do perigo, cairá em uma cova e, se conseguir sair da cova, ficará preso numa armadilha. Essa destruição vem do céu; o mundo inteiro está sendo abalado.
19
O mundo está se partindo ao meio; a terra toda se agita, em grande confusão.
20
O mundo anda aos tropeções, quase caindo, como um bêbado; como uma rede de dormir, ele balança de um lado para outro. O peso do pecado dos homens é muito grande; o mundo vai cair e nunca mais se levantará.
21
Naquele dia o Senhor vai castigar os anjos caídos no céu, e os reis orgulhosos das nações aqui na terra.
22
Serão reunidos como um bando de presos, jogados numa prisão, e depois de algum tempo serão julgados e condenados.
23
Então o Senhor do Universo vai reinar em Jerusalém, com o seu trono sobre o Monte Sião, diante dos lideres do seu povo. E haverá tanta glória, que vai parecer que o sol e a lua perderam o seu brilho.
topoHebreus 10
1-18
1
Pois o velho sistema sob a lei de Moisés é apenas uma sombra das coisas boas que estavam por vir, mas não a sua realidade, e é completamente incapaz, pelos mesmos sacrifícios oferecidos repetidamente ano após ano, de aperfeiçoar os que se aproximam.
2
Caso contrário, os sacrifícios não deixariam de ser oferecidos? Pois os adoradores uma vez purificados, não mais se sentiriam condenados pelas suas consciências por causa dos seus pecados.
3
Mas em vez disso, estes sacrifícios lembram eles dos seus pecados ano após ano.
4
Pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.
5
É por isso que, quando Cristo veio ao mundo, ele disse: "Você não quis sacrifícios nem ofertas, mas você preparou um corpo para mim.
6
Você não se agradou das ofertas queimadas nem das outras ofertas pelo pecado.
7
Então eu disse: ‘Olha, eu vim para fazer a sua vontade, ó Deus, como está escrito sobre mim nas Escrituras’”.
8
Primeiro ele disse: “Você nem quis nem se agradou em sacrifícios e ofertas queimadas e ofertas pelo pecado” (embora sejam exigidos pela lei),
9
e depois acrescentou: "Olha, eu vim para fazer a sua vontade". Ele elimina a primeira aliança com todo o seu sistema sacrificial e deficiências para estabelecer a segunda.
10
E pela aquela vontade nós fomos santificados pelo sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido de uma vez por todas.
11
Na antiga aliança, o sacerdote se apresenta e cumpre seus deveres religiosos diante do altar dia após dia, oferecendo vez após vez os mesmos sacrifícios que nunca podem tirar pecados.
12
Mas Jesus, depois de ter oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, sentou-se no lugar de honra ao lado direito de Deus.
13
E lá ele espera até que os seus inimigos sejam colocados, como se fossem um banquinho de descanso, debaixo dos seus pés.
14
Pois por meio de uma única oferta ele aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo santificados.
15
E o Espírito Santo também nos dá o seu testemunho sobre isso. Pois depois de dizer:
16
"Esta é a aliança que eu farei com o eles depois daqueles dias, declara o Senhor: Colocarei minhas leis nos seus corações, e as escreverei nas suas mentes”,
17
ele então acrescenta: "Eu jamais lembrarei dos seus pecados nem dos seus atos de desobediência à lei”.
18
Assim, onde estes pecados são perdoados, não há mais necessidade de oferecer sacrifícios por eles.
topo