Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Gênesis 27Gênesis 28Mateus 8.28-34Mateus 9.1-17Gênesis 27
1
ISAQUE ENVELHECEU E ficou meio cego. Um dia, chamou o seu filho mais velho, Esaú. Disse Isaque: "Meu filho!" Disse Esaú: "Sim, pai. Estou aqui."
2
Disse Isaque: "Estou velho e, mais dia menos dia, morrerei. Agora, pegue o seu arco e as suas flechas e vá atrás de alguma caça. Depois prepare para mim uma comida do meu gosto - bem saborosa - e traga para eu comer. Então darei as bênçãos a você, como filho mais velho que é. É preciso fazer isso logo, antes que eu morra."
5
Rebeca ouviu a conversa do pai com o filho. Assim, quando Esaú foi ao campo em busca de caça, ela chamou Jacó. E contou que Isaque tinha dito a Esaú para lhe trazer caça e receber a bênção paterna.
8
Disse Rebeca: "Agora faça o que digo. Vá ao rebanho e traga dois bons cabritos. Vou fazer uma comida saborosa para o seu pai, como ele gosta. Depois de comer, ele abençoará você, antes de morrer."
11
Disse Jacó: "Mas mãe! Lembre que Esaú é cabeludo, e eu tenho pele lisa. Se o pai me apalpar, vai perceber na hora que está sendo enganado! Aí ele vai achar que estou zombando dele, e em vez de bênção receberei maldição! "
13
Disse Rebeca: "Que venha sobre mim essa maldição, filho querido! Faça o que digo, e pronto. Agora vá buscar os cabritos."
14
Jacó foi. Com os cabritos Rebeca preparou a comida gostosa, como tinha dito.
15
Depois fez Jacó vestir a melhor roupa de Esaú.
16
Da pele dos cabritos, fez umas luvas e as colocou nas mãos de Jacó. Também colocou um pedaço na pele lisa do pescoço do filho.
17
Depois de todos esses cuidados, mandou Jacó levar a comida a Isaque.
18
Jacó foi, e entrou no quarto em que Isaque estava. Disse Jacó: "Pai?" Disse Isaque: "Sim, filho. Quem é você? Esaú ou Jacó?"
19
Disse Jacó: "Sou Esaú, seu filho mais velho. Fiz o que o senhor mandou. Aqui está a comida que preparei. Venha sentar-se aqui e comer. Depois poderá me abençoar."
20
Disse Isaque: "Como foi que você achou caça tão depressa, meu filho?" Disse Jacó: "É que o Senhor seu Deus colocou a caça no meu caminho!"
21
Disse Isaque: "Venha cá. Quero apalpar para ver se é mesmo o meu filho Esaú."
22
Jacó foi para perto do pai, que o apalpou. Disse Isaque: "A voz é de Jacó, mas as mãos são de Esaú!
23
Isaque ficou achando que devia ser Esaú, porque as mãos estavam peludas como as dele. E Isaque se dispôs a abençoar Jacó.
24
Disse Isaque: "Você é Esaú mesmo?" Disse Jacó: "Sou sim!"
25
Disse Isaque: "Então traga aqui a comida, para que eu coma e depois abençoe você." Jacó lhe deu a comida e o vinho. O pai comeu e bebeu.
26
Disse Isaque: "Venha cá e me dê um beijo, meu filho!"
27
Jacó se aproximou e beijou o pai. Isaque sentiu o cheiro da roupa do rapaz, e se decidiu finalmente a dar a bênção a ele. Disse Isaque: "O cheiro do meu filho é o bom cheiro da terra e dos campos que o Senhor abençoou. Que Deus lhe dê sempre a chuva necessária, terra produtiva, grandes colheitas de cereais e muito vinho novo. Que muitos povos sejam seus escravos. Que você domine os seus irmãos. Que os seus parentes se inclinem diante de você. Maldito todo aquele que amaldiçoar você, e abençoado seja todo aquele que abençoar você."
30
Logo que Isaque abençoou Jacó, e pouco depois que Jacó saiu, chegou Esaú da caçada.
31
Ele também preparou o prato preferido do pai e levou a comida para ele. Disse Esaú: "Pai, venha sentar aqui e comer a caça que preparei. Depois o senhor me abençoará com as suas melhores bênçãos."
32
Disse lsaque: "Quem é você?" Disse Esaú: "Ora, pai! Sou eu, Esaú, o seu filho mais velho!"
33
Foi um choque para Isaque. Ele ficou abalado e tremendo a olhos vistos! Disse Isaque: 'Então quem foi que agora há pouco me trouxe comida? Comi tudo, e abençoei aquele outro! E a bênção que dei ninguém tira mais!
34
Ouvindo isso, Esaú se pôs a soluçar e a clamar. Disse Esaú: "Ó pai, abençoe a mim também!"
35
Disse Isaque: "Seu irmão me enganou e levou a bênção que era de você!"
36
Disse Esaú: "Não admira que o nome dele significa "enganador"!- Pois já me enganou duas vezes! Tirou meus direitos de filho mais velho, e agora tira a minha bênção! Oh! Será possível, pai, que o senhor não tenha nem uma só bênção para mim?"
37
Disse Isaque: "Fiz dele seu senhor! E dei a Jacó todos os seus parentes, como criados dele! e ainda garanti que Jacó terá fartura de cereais e de vinho. que posso fazer, meu filho?"
38
Disse Esaú: "Será que o senhor só tem uma bênção? á meu pai, abençoe a mim também!" E Esaú chorou amargamente.
39
Disse Isaque: "Sua vida não será fácil. Morará em terras áridas, onde falta até o orvalho. Você terá de ganhar a vida com a sua espada, e terá de servir a Jacó, seu irmão. Mas chegará o dia em que você conseguirá escapar das correntes e ficar livre."
41
Esaú ficou com ódio de Jacó pelo que ele tinha feito. Esaú disse a si mesmo: "Meu pai não pode durar muito tempo. Depois que ele morrer eu mato Jacó."
42
De algum modo Rebeca ficou sabendo disso. Mandou chamar Jacó e disse: "Esaú acha que só poderá descansar depois de matar você.
43
"Veja o que tem de fazer, " disse ela."Fuja para Harã, e fique na casa do seu tio Labão. Fique lá por algum tempo, até passar a fúria do seu irmão. Com o tempo Esaú esquecerá o que você fez a ele. Depois eu mandarei buscar você. Faça isso! Por que vou perder os dois filhos no mesmo dia?"
46
Disse, pois, Rebeca a Isaque: "Já chegam estas duas noras que os heteus nos deram! Já me aborrecem demais! Que será de mim se Jacó vier a casar com uma jovem daqui? Prefiro morrer a ver isso! "
topoGênesis 28
1
ISAQUE MANDOU chamar Jacó. Abençoou o filho e disse: "Não se case com moça nenhuma do povo cananeu. Em vez disso, vá para a casa do seu avô Betuel, em Padã-Arã. Escolha uma esposa ali. Que o Todo-poderoso Deus abençoe você e lhe dê muitos filhos. Queira Deus que os seus descendentes formem muitos povos! E que Deus passe para você e para os seus descendentes as bênçãos que prometeu a Abraão. Assim você e os seus descendentes serão donos destas terras, onde estamos agora como estrangeiros. Assim será, pois Deus deu estas terras a Abraão".
5
Deste modo, Jacó se despediu de Isaque, e foi a Padã-Arã. Foi â casa do seu tio Labão, irmão de Rebeca, filho de Betuel, o arameu.
6
Esaú percebeu que os pais dele não viam com bons olhos as moças do lugar em que viviam. Só tinha que entender isso, porque viu que eles tinham mandado Jacó a Padã-Arã - com a bênção de Isaque - para arranjar casamento lá. Tinha escutado o pai dar esta ordem a Jacó: "Não case com nenhuma mulher deste povo cananeu". E tinha visto Jacó obedecer aos pais e sair para Padã-Arã. Pensando nessas coisas todas, Esaú visitou a família do seu tio Ismael e casou com uma filha dele. Assim, além das duas mulheres cananéias que tinha, Esaú casou com Maalate, irmã de Nebaiote, filha de Ismael, filho de Abraão.
10
Agora vejam o que aconteceu durante a viagem que Jacó fez de Berseba a Padã-Arã.
11
Na primeira noite da viagem, parou num lugar qualquer para dormir; Usou uma pedra como travesseiro, e dormiu. E sonhou que tinham posto uma escada ali mesmo - uma escada que ia da terra aos céus. Jacó viu, no sonho, os anjos de Deus, subindo e descendo na escada.
13
No sonho o Senhor apareceu a Jacó e disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão e de Isaque, seu pai. Vou dar a você essa terra na qual está deitado. Será sua e dos seus descendentes. Os seus descendentes serão tantos que serão como o pó da terra! Eles cobrirão o território todo, de norte a sul e de leste a oeste. Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de você e dos seus descendentes. E o que vale mais é que eu estou com você. Pode contar com a minha proteção, aonde quer que for. E esteja certo de que eu trarei você de volta a esta terra, são e salvo. Porque estarei sempre com você, até cumprir tudo que estou prometendo."
16
Então Jacó acordou e exclamou: "O Senhor vive neste lugar - e eu não sabia! "
17
E cheio de medo disse: "Que lugar terrível é este! É a casa de Deus! É a porta dos céus!"
18
Logo que amanheceu, Jacó fincou a pedra que tinha usado como travesseiro, fazendo dela um monumento. Depois derramou azeite no alto do monumento. E deu ao lugar o nome de Betel, que quer dizer "Casa de Deus". Antes o nome da cidade perto da qual Jacó estava era Luz.
20
Depois de derramar óleo no monumento, Jacó fez uma promessa a Deus. Disse ele: "Ah, se Deus me guiar me proteger e me der alimento e roupa nesta viagem! E se me deixar voltar em paz para a casa do meu pai! Então escolherei o Senhor para ser o meu Deus. Este monumento será um lugar de culto - como casa de Deus." Jacó terminou a promessa, dizendo: "E, ó Senhor, eu devolverei a décima parte de tudo que me der!"
topoMateus 8
28-34
28
Quando Jesus chegou ao outro lado, na região dos gadarenos, dois homens que estavam possuídos por demônios foram se encontrar com ele. Eles viviam entre os túmulos e eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho.
29
Então eles começaram a gritar para ele: “O que você quer conosco, Filho de Deus? Você veio para nos atormentar antes do tempo?”
30
E num morro, numa certa distância deles, tinha um grupo de porcos comendo.
31
Então os demônios imploraram, dizendo: "Se vai nos expulsar, manda-nos entrar naquele grupo de porcos".
32
E Jesus disse a eles: “Vão!” Então, os demônios saíram dos homens e entraram nos porcos, e todo o grupo correu violentamente descendo o morro muito inclinado para dentro do mar e se afogaram.
33
Os homens que cuidavam dos porcos fugiram, foram para a cidade e contaram tudo o que tinha acontecido, especialmente o que aconteceu com os homens endemoninhados.
34
Então toda a cidade saiu para se encontrar com Jesus; mas, quando o viram, imploraram para ele sair da região deles.
topoMateus 9
1-17
1
Depois disso, Jesus entrou no barco e passou para o outro lado e chegou à sua cidade.
2
Então algumas pessoas trouxeram até ele um paralítico deitado numa maca. E quando Jesus viu a fé deles, ele disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, meu filho; os seus pecados estão perdoados”.
3
Mas alguns dos professores da lei disseram a si mesmos: "Este homem está blasfemando”.
4
Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando, então perguntou a eles: “Por que vocês têm maus pensamentos nos seus corações?
5
O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se e ande’?
6
Mas eu vou provar a vocês que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados". Então Jesus olhou para o paralítico e falou: "Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.
7
E ele se levantou e foi para casa.
8
Quando as multidões viram isso, ficaram com medo e glorificaram a Deus por ter dado tal autoridade aos homens.
9
Quando Jesus saiu dali, ele viu um homem, chamado Mateus, sentado na cabine de cobrador de impostos. E Jesus falou para ele: "Siga-me”. Então Mateus se levantou e o seguiu.
10
Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores chegaram e sentaram-se junto com Jesus e os seus discípulos.
11
E quando os fariseus viram isso, perguntaram aos discípulos: "Por que o mestre de vocês come com cobradores de imposto e pecadores?”
12
E quando Jesus ouviu isso, ele falou para eles: “Pessoas saudáveis não precisam de um doutor, mas sim os doentes.
13
Agora vão e aprendam o que isto significa: ‘Eu desejo misericórdia e não sacrifícios’. Pois eu não vim para chamar aqueles que pensam que são justos, mas aqueles que sabem que são pecadores".
14
Certo dia os discípulos de João Batista vieram a Jesus e perguntaram: "Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os seus discípulos não jejuam?"
15
Jesus respondeu: “Por acaso os convidados do casamento podem ficar tristes enquanto o noivo está com eles? Mas dias chegarão quando o noivo será tirado do meio deles e então jejuarão.
16
E ninguém costura sobre uma roupa velha um remendo de tecido novo, pois o tecido novo vai encolher e rasgar a roupa velha, deixando um rasgo pior do que antes.
17
E ninguém coloca vinho novo em odres velhos. Pois se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Mas vinho novo é colocado em odres novos, e assim os dois são preservados”.
topo