Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
ESTAS SÃO AS mensagens que Isaías, filho de Amós, recebeu de Deus nas visões que teve, durante os reinos de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. Nessas mensagens, Deus mostrou a ele o que iria acontecer a Judá e Jerusalém.
2
Céus, terra, escutem! Escutem o que o Senhor diz: Os filhos que eu criei com tanto amor e cuidado, os filhos que Eu ajudei a crescer e ficar fortes, se revoltaram contra Mim.
3
Até os animais - o boi e o jumento conhecem e amam o dono, que cuida deles. Mas o meu povo, Israel, não Me conhece nem Me ama. Por mais que Eu faça, eles não se importam comigo.
4
Que povo cheio, carregado de pecado! A culpa do povo de Israel é tão grande que eles andam curvados com o peso! E isso é de família; são iguaizinhos aos pais! São ruins de nascimento e vivem para a maldade! Viraram as costas para o Senhor e desprezaram o Santo de Israel. Escolheram viver sem a Minha ajuda.
5-6
Ah, meu povo, vocês ainda não se cansaram de ser castigados? Vão me obrigar a viver batendo em vocês? Vão continuar revoltados contra Mim? Vocês estão doentes da cabeça aos pés, cheios de feridas abertas, sujas, cheias de sangue e de pus, feridas que nunca foram tratadas!
7
O país está sendo destruído. As cidades estão queimadas. As plantações estão sendo roubadas pelos inimigos, enquanto vocês olham sem poder fazer nada.
8
Sua capital, Jerusalém, está caindo aos pedaços como a cabana do vigia, depois que a plantação foi colhida - ou destruída pelos ladrões.
9
Se o Senhor do Universo não viesse salvar alguns, nós acabaríamos sendo completamente arrasados como Sodoma e Gomorra.
10
Que boa comparação! Escutem o que o Senhor diz, líderes de Israel, vocês que são iguais aos homens de Sodoma! Escutem judeus, vocês que são iguais ao povo de Gomorra, escutem o que o Senhor diz!
11
Já não suporto mais os seus sacrifícios. Chega! Não quero mais os seus gordos carneiros, nem o sangue dos animais que vocês Me oferecem.
12-13
Para que servem os sacrifícios, se vocês nem sentem tristeza quando pecam? O incenso que vocês queimam para Mim, cheira mal. Suas festas religiosas - a lua nova e o Dia do Descanso, os seus jejuns - não passam de grossas mentiras! E não há nada que Eu odeie tanto quanto uma religião fingida!
14
Eu não agüento mais todas essas festas. Eu sofro com elas; já nem posso olhar para essas cerimônias!
15
De agora em diante, vocês podem orar com as mãos levantadas para o céu, mas Eu não vou atender! Podem fazer muitas orações, mas Eu não ouvirei nenhuma delas. E sabem por quê? Porque vocês são todos assassinos! As suas mãos estão sujas com o sangue das suas vítimas inocentes.
16
Vamos, limpem-se de seus pecados! Limpem-se! Não quero mais ver vocês fazendo todas essas maldades; parem de uma vez de fazer o mal!
17
Aprendam a fazer o bem, a ser honestos e a ajudar os pobres, os órfãos e as viúvas.
18
Venham, vamos discutir o assunto até o fim! Por mais fundas e feias que sejam as manchas dos pecados que vocês cometeram, Eu posso limpar essas manchas completamente! Vocês ficarão limpos e brancos como a neve que acabou de cair. Mesmo que os seus pecados sejam vermelhos como sangue, Eu os deixarei brancos como cal!
19
Se ao menos vocês Me deixassem ajudar, se ao menos vocês Me obedecessem, poderiam viver, ricos e felizes, na terra.
20
Mas, se continuarem rebeldes, sem querer ouvir o que Eu digo, serão mortos pelos seus inimigos. Fui Eu, o Senhor, quem disse isso!
21
Ah, Jerusalém! Antes você era a minha esposa fiel; agora não passa de uma prostituta, correndo atrás de outros deuses! Na que era antes a "Cidade da Justiça" habitam agora bandos de assassinos.
22
Antes você era bonita e valiosa como prata de lei, agora é um monte de metal sem valor! Antes você era pura, mas agora parece vinho aguado!
23
As suas autoridades se revoltaram contra Deus, e fizeram amizade com ladrões. Recebem parte do que os ladrões roubam, e não dão atenção aos problemas das viúvas e dos órfãos.
24
Por isso, o Senhor do Universo, o Poderoso de Israel, avisa: Vou ajustar as contas, vou castigar duramente os meus inimigos!
25
Vou limpar Israel de toda a sua sujeira; o fogo vai queimar o metal sem valor, o lixo.
26
E quando acabar essa limpeza, darei bons juizes e conselheiros sábios, como Jerusalém tinha no princípio. Então ela voltará a ser chamada "A Cidade de Justiça" e "A Cidade Fiel" .
27
Os judeus que se arrependerem e voltarem a obedecer ao Senhor, sendo justos e bondosos, serão salvos por Ele.
28
Mas os teimosos, que insistem em viver pecando, e abandonam ao Senhor serão completamente destruídos.
29
Vocês, que adoravam falsos deuses das árvores e dos bosques, ficarão cobertos de vergonha.
30
Vocês murcharão como uma árvore velha, secarão como um jardim que não é regado.
31
O homem mais forte e poderoso em Israel será como a palha; as grandes maldades que os judeus fizeram serão a chama que queima toda a palha e ninguém conseguirá apagar esse incêndio.