Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Então, queridos amigos, desde que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo que pode contaminar o corpo e o espírito, nos esforçando para ser cada vez mais santos no temor de Deus.
2
Mais uma vez eu peço a vocês, abram seus corações para nós. Nós não prejudicamos ninguém, não corrompemos ninguém e não tiramos vantagem de ninguém.
3
Eu não digo isso para condená-los; pois, como disse antes, vocês estão em nossos corações para juntos morrermos ou juntos vivermos.
A Alegria de Paulo
4
Eu tenho muita confiança em vocês e também um grande orgulho. Estou muito encorajado; apesar de todas as nossas dificuldades a minha alegria está transbordando.
5
Pois mesmo depois que chegamos à Macedônia não tivemos nenhum descanso, antes encaramos dificuldades de todas as formas, com batalhas no exterior e medo no interior.
6
Mas Deus, que encoraja aqueles que estão desanimados, nos encorajou com a chegada de Tito.
7
Nós fomos encorajados não somente com a chegada dele, mas também com a notícia de encorajamento que ele recebeu de vocês. Quando ele nos contou do quanto vocês querem me ver, de como se lamentaram pelo que aconteceu e como estão prontos para me defender, eu fiquei mais alegre ainda.
8
Eu não me arrependo de ter escrito minha carta, mesmo que ela tenha feito vocês ficarem tristes. É verdade que a princípio me arrependi, pois eu sei que era doloroso para vocês, ainda que por pouco tempo.
9
Agora estou alegre que eu a enviei, não porque ela fez vocês ficarem tristes, mas porque a tristeza levou vocês a se arrependerem. Pois vocês sentiram uma tristeza segundo Deus, e assim não foram prejudicados por nós em maneira alguma.
10
Pois a tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação, sem remorso; mas a tristeza do mundo produz somente morte.
11
Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que fervor e sinceridade, que preocupação em mostrar que vocês não tinham nenhuma parte com o pecado e que estavam até mesmo contra ele, que indignação, que temor, que desejo de me ver, que zelo, que prontidão para castigar o mal! Em tudo isso vocês mostraram que são inocentes neste assunto.
12
Então, ainda que eu escrevi a vocês, não foi por causa daquele que cometeu o erro, nem por causa daquele que foi prejudicado, mas para que diante de Deus vocês pudessem ver por si mesmos como são dedicados a nós.
13
Por isso nós fomos encorajados.
14
Pois eu já tinha falado muito bem de vocês a ele, e vocês não me decepcionaram. Ao contrário, assim como tudo o que falamos a vocês era verdade, tudo que falamos a Tito a respeito de vocês também foi confirmado como verdade.
15
E a afeição dele por vocês fica maior ainda quando ele se lembra de como todos vocês estavam dispostos a obedecer, e de como o receberam com temor e tremor.