Estes, que foram comprados pelo Senhor, passarão por esse caminho, indo para Sião e de lá voltando com canções de grande alegria. Para eles nunca mais haverá dor ou tristeza, porque eles receberam a alegria perfeita. Isaías 35.10
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Português


Êxodo 8
Êxodo 9
Mateus 17.14-27
Mateus 18.1-14

Êxodo 8


1
DEPOIS DESSA semana sangrenta o Senhor disse a Moisés : "Vá ver Faraó outra vez, e diga que o Senhor mandou dizer isto: 'Deixe o meu povo ir fazer um culto para me servir. Se você não deixar, vou encher todos os cantos do território egípcio de rãs. O rio transbordará delas. As rãs sairão do rio, avançarão pela terra e entrarão nas casas. Nem nos quartos de dormir vocês terão descanso, pois as rãs entrarão neles e subirão nas camas. E isso não vai acontecer só com o povo comum. Elas entrarão no seu palácio, nas casas dos seus oficiais e avançarão sobre o povo. Entrarão nas bacias de amassar pão e nos fornos. Nem você, nem os nobres, nem o povo terão sossego!'"
5
O Senhor continuou falando com Moisés. Disse Ele: "Mande Arão apontar a vara para os rios, canais e lagoas, para fazer brotar rãs em toda a terra do Egito."
6
Arão obedeceu, e apareceram rãs que cobriram o território egípcio.
7
Mas os mágicos do Egito fizeram a mesma coisa, com as artes secretas deles. Fizeram aparecer rãs na terra.
8
Naquela situação crítica, Faraó mandou chamar Moisés e Arão. O rei do Egito disse aos dois irmãos: "Peçam ao Senhor que tire as rãs. E eu deixarei o povo ir oferecer sacrifícios ao Senhor."
9
"Tenha a bondade de dizer quando devo orar em seu favor, dos seus oficiais e do seu povo, para que sumam as rãs da terra e só fiquem no rio."
10
Faraó respondeu: "Que seja amanhã". Disse Moisés: "Está bem. Perguntei isso para ficar claro que é o Senhor quem está agindo. Vossa Majestade saberá que não existe ninguém como o Senhor nosso Deus. Serão mortas todas as rãs das casas egípcias. Ficarão somente as que estão no rio."
12
Assim Moisés e Arão saíram da presença de Faraó. Depois Moisés orou ao Senhor por causa das rãs, como tinha prometido a Faraó. E o Senhor atendeu ao pedido de Moisés. Deste modo, morreram todas as rãs que estavam nas casas, nos quintais e nos campos. Foram feitos montões e montões de rãs mortas, espalhando um terrível mau cheiro pelo país todo.
15
Mas quando Faraó viu que o país estava livre das rãs, endureceu o coração e não deixou o povo ir. Isto aconteceu como o Senhor tinha dito que ia acontecer.
16
Então o Senhor disse a Moisés: "Mande Arão bater com a vara no pó da terra. Ao fazer isso, o pó vai-se transformar em piolhos em todo o território do Egito".
17
Moisés e Arão fizeram o que Deus mandou. Assim que o pó da terra foi ferido pela vara deverão, toda a nação ficou infestada de piolhos. Os homens, o gado e a terra ficaram forrados de piolhos!
18
Agora vejam! Os mágicos do Egito fizeram o que puderam com as artes secretas deles, mas não conseguiram produzir piolhos!
19
"Isto é o dedo de Deus!", disseram eles a Faraó. Mas o coração de Faraó continuou endurecido. Ele teimou em não dar ouvidos a Moisés e a Arão. O Senhor tinha prevenido que seria assim mesmo.
20
Em seguida o Senhor disse a Moisés: "Levante cedo amanhã e vá encontrar Faraó na beira do rio. Ele irá banhar-se lá. Diga ao rei: O Senhor mandou dizer: "Deixe o meu povo ir prestar culto a mim." Senão deixar, vou mandar enxames e mais enxames de moscas ao seu país. Os enxames de moscas estarão em cima de você, dos seus oficiais e do seu povo. As suas casas, as casas do seu povo e todo o território em que vivem os egípcios estarão cheios de moscas.
22
"Mas note bem! Farei com que no território de Gósen não aconteça isso. As moscas não amolarão os israelitas lá. Assim você terá de reconhecer que Eu sou o Senhor de toda a terra. Para ficar bem claro isso, vou fazer separação; entre o meu povo e o seu povo. E vou mostrar este sinal do meu poder amanhã!"
24
E o Senhor fez o que disse, de modo que o palácio e todas as casas dos egípcios ficaram cheios de moscas. Foi um estrago no país!
25
Faraó mandou chamar depressa Moisés e Arão, e disse: "Está bem! Podem oferecer sacrifícios ao seu Deus. Mas façam isso aqui mesmo, no Egito".
26
"Isso não!", respondeu Moisés."Os nossos sacrifícios são uma abominação para os egípcios. Se fizermos isso aqui, na frente deles, certamente seremos mortos! Temos de ir ao deserto, a uma distância de três dias de viagem. Lá ofereceremos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, como Ele mandou."
28
"Está bem, podem ir, " disse Faraó."Mas não vão muito longe. E façam oração em meu favor."
29
"Sim, " disse Moisés, "assim que eu sair daqui, vou orar ao Senhor a seu favor. Pode estar certo que amanhã os enxames de moscas desaparecerão. Mas não queira enganar a gente de novo! Não vá mudar de opinião outra vez, e 'Proibir o povo de Israel de sair para adorar o Senhor! "
30
Logo depois que Moisés se despediu de Faraó, fez oração ao Senhor.
31
0 Senhor atendeu o pedido de Moisés e fez desaparecerem as moscas do palácio e de todas as casas. Não ficou nem uma só mosca!
32
Mas Faraó endureceu o coração de novo, e não deixou o povo ir!

topo

Êxodo 9


1
VOLTE A FARAÓ, "ordenou o Senhor a Moisés". Diga que o Senhor, o Deus dos hebreus, mandou deixar o povo ir prestar culto a Ele. Se não deixar, se insistir em segurar o povo, o poder de Deus destruirá todo o seu rebanho que está no campo. Morrerão os cavalos, os jumentos, os camelos, os bois, as ovelhas. Porque Deus mandará uma praga mortal a todos os animais.
4
"Mas a praga só atingirá os animais do Egito. Todos os animais de Israel não sofrerão nada!"
5
O Senhor avisou que a praga ia começar no dia seguinte.
6
E foi mesmo! No dia seguinte, todo o gado dos egípcios morreu. Mas do gado de Israel, nenhum animal ficou sequer doente.
7
Faraó mandou verificar e viu que, de fato, nenhum animal dos israelitas tinha morrido. Apesar disso, continuou de coração duro. Não mudou de opinião. Não deixou o povo de Israel sair.
8
Disse o Senhor a Moisés e a Arão: "Encham as mãos de cinza do forno. Depois você, Moisés, jogue cinza para o ar, na frente de Faraó. A cinza vai virar pó fino sobre toda a terra do Egito. E o pó vai produzir tumores que farão rebentar feridas nos homens e nos animais, no Egito inteiro!"
10
Eles pegaram cinza no forno e foram ver Faraó. Moisés jogou para o ar a cinza, e ela produziu tumores que fizeram rebentar feridas nos homens e nos animais.
11
Os mágicos nem podiam parar de pé, diante de Moisés. Sim, porque eles e todos os egípcios estavam cheios de tumores.
12
Mas o Senhor endureceu o coração do teimoso rei. Assim, ele não deu ouvidos a Moisés e a Arão. O Senhor tinha prevenido que aconteceria isto.
13
Depois o Senhor disse a Moisés: "Levante cedo amanhã, e vá falar com Faraó. Diga a ele: O Senhor, o Deus dos hebreus, diz: "Deixe o meu povo sair do Egito para me servir.
14
"Desta vez vou mandar uma praga que vai mexer com você, com os seus oficiais e com o seu povo. Esta praga vai provar a você que não existe Deus além de Mim e toda a terra.
15
"Bem que Eu já podia ter destruído você e o seu povo com peste mortal!
16
"Mas conservei sua vida para mostrar o meu poder, e para anunciar o meu nome a toda a terra.
17
Vai querer continuar desafiando o meu poder? Vai continuar proibindo o meu povo de ir fazer o que mandei?
18
"Pois bem. Amanhã a estas horas vou fazer cair uma chuva de pedras sobre o Egito. E vai ser terrível! Nunca, em toda a história do Egito - desde que foi fundado - caiu chuva tão terrível como a que vai cair amanhã!
19
"Agora, trate de mandar recolher o seu gado e tudo o que estiver ao ar livre. Porque os homens e os animais que não estiverem abrigados, morrerão por causa da chuva de pedras."
20
Alguns oficiais de Faraó temeram a palavra do Senhor, e cuidaram de recolher os criados e os animais.
21
Mas os que não se importaram com a palavra do Senhor, deixaram nos campos o gado e os criados.
22
Disse o Senhor a Moisés: "Levante a mão para o céu, e cairá chuva de pedras em todo o Egito. Cairá sobre os homens, sobre os animais e sobre as plantações."
23
Assim que Moisés apontou para o céu, o Senhor mandou trovões, e raios, e chuva de pedras em todo o Egito.
24
à chuva de pedras e os relâmpagos foram terríveis! Nunca o Egito tinha sofrido uma tempestade como aquela!
25
Foi grande a destruição. Os animais e os homens que estavam no campo morreram, as árvores foram esmagadas e as colheitas destruídas.
26
Só na terra de Gósen onde viviam os israelitas - não caiu chuva de pedras aquele dia.
27
Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão."Finalmente vejo que pequei!", o rei confessou."O Senhor está certo, mas eu e o meu povo erramos. Orem ao Senhor pedindo que faça parar esses trovões e essa chuva de pedras. Façam isso, que eu deixo vocês irem embora de uma vez!"
29
"Certo!" respondeu Moisés."Logo depois que eu sair da cidade, vou levantar as mãos ao Senhor. Os trovões e a chuva de pedras vão parar na hora! Isto será mais uma prova de que o Senhor domina a terra inteira.
30
"Mas quanto a Vossa Majestade e aos seus oficiais, bem sei que não temem o Senhor Deus.
31
É bom notar que a tempestade destruiu o linho e a cevada - porque o linho estava em flor, e a cevada já estava nas espigas. Mas o trigo e o centeio não foram destruídos, porque ainda não tinham brotado da terra.
33
Quando Moisés saiu da cidade, ergueu as mãos para o Senhor. Imediatamente os trovões e a chuva pararam por completo!
34
Assim que parou a tempestade, Faraó e os oficiais egípcios tornaram a pecar. Sim, endureceram o coração e não deixaram o povo de Israel sair! O Senhor tinha dito a Moisés que isto ia acontecer.

topo

Mateus 17

14-27
14
Quando acabaram de descer o monte, uma imensa multidão estava esperando por eles. Veio um homem, que se ajoelhou diante de Jesus e disse:
15
"Senhor, tenha pena de meu filho, porque ele é um doente mental e está em grande aflição, pois muita vezes cai no fogo ou na água".
16
"Eu trouxe o meu filho aos seus discípulos, porém eles não puderam curá-lo".
17
Jesus respondeu: "Ó gente sem fé e teimosa! Até quando eu terei de suportar vocês? Tragam-Me aqui o rapaz".
18
Então Jesus repreendeu o demônio que estava no menino e ele o deixou, e a partir daquele momento o menino ficou bom.
19
Depois disso os discípulos, em particular, perguntaram a Jesus: "Por que nós não pudemos expulsar aquele demônio?"
20
"Por causa da fé pequenina de vocês", disse Jesus. "Porque se vocês tivessem fé ao menos do tamanho de uma minúscula semente de mostarda, poderiam dizer a esta montanha: ´saia daqui!` e ela iria para bem longe. Nada seria impossível".
21
"Porém esta espécie de demônios não sairá enquanto vocês não tiverem orado e feito jejum".
22
Um dia, enquanto eles ainda estavam na Galiléia, Jesus lhes disse: "Eu serei entregue ao poder daqueles que Me matarão, e ao terceiro dia depois disso, vou ressuscitar". E o coração dos discípulos encheu-se de tristeza e pavor.
23
Um dia, enquanto eles ainda estavam na Galiléia, Jesus lhes disse: "Eu serei entregue ao poder daqueles que Me matarão, e ao terceiro dia depois disso, vou ressuscitar". E o coração dos discípulos encheu-se de tristeza e pavor.
24
Ao chegarem a Cafarnaum, os cobradores do imposto para o templo vieram a Pedro e lhe perguntaram: "O mestre de vocês não paga impostos?"
25
"Claro que Paga", respondeu Pedro. Então ele entrou em casa para falar a Jesus sobre isto, mas antes que ele tivesse oportunidade de falar, Jesus perguntou: "O que você acha, Pedro? Os reis impõem impostos sobre o seu próprio povo, ou sobre os estrangeiros subjugados?"
26
"Sobre os estrangeiros", respondeu Pedro. "Ora bem", disse Jesus, "os cidadãos não pagam! Contudo, nós não queremos ofender ninguém; portanto, vá à beira d'água e lance um anzol, e abra a boca do primeiro peixe que pegar. Você vai achar uma moeda suficiente para pagar os impostos por nós dois; peque a moeda e pague-lhes".
27
"Sobre os estrangeiros", respondeu Pedro. "Ora bem", disse Jesus, "os cidadãos não pagam! Contudo, nós não queremos ofender ninguém; portanto, vá à beira d'água e lance um anzol, e abra a boca do primeiro peixe que pegar. Você vai achar uma moeda suficiente para pagar os impostos por nós dois; peque a moeda e pague-lhes".

topo

Mateus 18

1-14
1
Nessa ocasião os discípulos vieram a Jesus para perguntar qual deles seria o maior de todos no Reino dos Céus!
2
Jesus chamou para perto dEle uma criancinha, e a colocou no meio deles.
3
Depois disse: "Se vocês não se voltarem dos seus pecados para Deus e não se tornarem como criancinhas, nunca entrarão no Reino dos Céus.
4
Portanto, todo aquele que se humilha como esta criancinha, é o maior de todos nos Reino dos Céus.
5
E qualquer um de vocês que acolhe uma criancinha como esta, porque vocês são meus, está Me recebendo a Mim e cuidando de Mim.
6
Mas se qualquer um de vocês fizer um destes pequeninos que crêem em Mim perder a sua fé, seria melhor para vocês serem jogados no mar com uma pedra amarrada no pescoço.
7
Ai do mundo por causa de todas as suas maldades. A tentação para fazer o mal é inevitável, mas ai do homem que provoca a tentação.
8
Portanto, se sua mão ou seu pé faz você pecar, corte-os e jogue fora. É melhor entrar no céu aleijado do que estar no inferno com as duas mãos e os dois pés.
9
E se seu olho faz você pecar, arranque-o e jogue fora. É melhor entrar no céu com um olho só, do que estar no inferno com dois.
10
Tomem cuidado para não desprezar nenhuma só destas criancinhas. Porque Eu lhes digo que no céu os seus anjos sempre estão na presença de meu Pai.
11
E Eu, o Messias, vim para salvar os perdidos.
12
Se um homem tiver cem ovelhas, e uma se desviar e se perder, que fará ele? Não deixará as outras noventa e nove, e sairá pelos montes em busca da perdida?
13
E se encontrar, ele se alegra por causa dela mais do que pelas outras noventa e nove guardadas em casa!
14
Assim também, é a vontade do meu Pai que não se perca nenhum destes pequeninos.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter