Isaías 19Isaías 20Isaías 21Isaías 22Hebreus 9.11-28Isaías 19
1
ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra o Egito. O Senhor se aproxima depressa, sobre uma rápida nuvem, para castigar o Egito. Os falsos deuses do Egito tremem e o coração dos egípcios se derrete de medo.
2
Eu farei os egípcios brigarem entre si; cada um brigando com seu próprio irmão, com o seu vizinho. As cidades entrarão em guerra uma contra a outra, e as duas partes do reino lutarão entre si.
3
Os sábios conselheiros do Egito quebrarão a cabeça, tentando descobrir uma solução; vão pedir aos seus ídolos uma resposta; chamarão feiticeiros, adivinhos e médiuns para resolver os problemas do país.
4
Eu vou entregar o Egito a um senhor duro, cruel, a um rei muito mau, diz o Senhor do Universo.
5
As águas do rio Nilo secarão; não haverá a enchente que todos os anos alaga os campos.
6
Os canais usados para molhar as plantações ficarão entupidos de plantas podres e terão um cheiro horrível.
7
Toda a terra fértil que há junto ao rio secará até virar pó e será carregada pelo vento. Todas as plantações secarão, tudo vai morrer.
8
Os pescadores do Nilo vão chorar, sem trabalho e sem comida. Os que usam anzóis e os que jogam redes vão ficar na miséria.
9
Os tecelões, que faziam roupas de linho e algodão, perderão tudo porque as colheitas foram destruídas.
10
Todos vão sofrer com a desgraça do país; os ricos perderão suas fortunas e os trabalhadores passarão necessidade.
11
Os príncipes de Zoã são tolos! Os melhores conselhos que eles dão a Faraó - o rei do Egito - não passam de tolices. E eles ainda contam vantagens dizendo que suas famílias foram importantes, que são parentes de antigos reis e sábios!
12
Onde foram parar os seus sábios, senhor rei do Egito? Onde está a sabedoria de todos eles? Se forem sábios de verdade, digam o que o Senhor vai fazer com o Egito.
13
Os "sábios" de Zoã não passam de tolos; os conselheiros de Mênfis foram enganados. As pessoas mais importantes do país acabaram arruinando o Egito com seus maus conselhos.
14
O Senhor colocou na mente desses homens um espírito de confusão, e por isso todos os conselhos que eles dão são errados. Eles fizeram o Egito tropeçar como um bêbado.
15
Não há nada - nem ninguém - capaz de salvar o Egito.
16
Naquele dia os egípcios serão fracos como mulheres. Quando o Senhor levantar o seu braço para castigar o Egito, eles se encolherão de medo.
17
Para deixar os egípcios tremendo de medo, bastará falar o nome de Israel, por causa dos planos que o Senhor fez contra o Egito.
18
Nessa época, cinco cidades farão um juramento de obedecer ao Senhor do Universo e começarão a falar o Hebraico. Uma dessas cidades será Heliópolis, "A cidade do sol".
19
Haverá também um altar dedicado ao Senhor na terra do Egito e um monumento na fronteira
20
que servirá para lembrar aos egípcios que devem obedecer ao Senhor do Universo. Quando estiverem sendo maltratados por outros povos, eles pedirão ajuda ao Senhor, e Ele mandará um Salvador que livrará o povo egípcio.
21
Naquele dia o Senhor mesmo vai Se revelar aos egípcios. Eles vão conhecer o Senhor, vão adorá-lo com sacrifícios e ofertas. Farão promessas a Deus e cumprirão o que prometeram.
22
O Senhor vai ferir o Egito, mas depois vai curar as feridas que fez. Eles se voltarão para o Senhor; Ele vai ouvir os seus pedidos e curar os egípcios arrependidos.
23
Naquele dia o Egito e o Iraque serão ligados por uma estrada, pela qual os egípcios e os iraquianos poderão viajar livremente, de um país ao outro. Os dois povos adorarão ao Senhor.
24
Israel, Egito e Iraque serão amigos e viverão em paz. Israel será uma bênção para esses dois povos
25
porque o Senhor vai abençoar o Egito e o Iraque pela sua amizade com Israel. Ele dirá: "Bendito seja o Egito, meu povo! Bendito seja o Iraque, a terra que Eu criei! Bendito seja Israel, a minha herança!"
topoIsaías 20
1
NO ANO EM QUE o exército de Sargão, rei da Assíria, comandado por Tartã, conquistou a cidade de Asdode, na Filístia
2
o Senhor mandou Isaías, filho de Amós, tirar a roupa e os sapatos, e andar nu e descalço. Isaías fez exatamente o que o Senhor tinha mandado.
3
Então o Senhor disse ao povo: Meu servo Isaías, que andou nu e descalço durante três anos é um símbolo, um aviso do terrível castigo que Eu vou dar ao Egito e à Etiópia.
4
O rei da Assíria vai prender e escravizar os egípcios e os etíopes, levando-os para sua terra, velhos e jovens, nus e descalços, com as nádegas à mostra, para envergonhar o Egito.
5
Quando isso acontecer, os israelitas ficarão assustados: eles esperavam que os etíopes ajudassem a Israel e que os exércitos do Egito lutassem ao seu lado. Então, perguntarão espantados: "Se isso aconteceu aos nossos amigos tão poderosos, o que será que vai acontecer conosco?"
topoIsaías 21
1
ESTA É A MENSAGEM de Deus sobre a Babilônia. Um terrível desastre se aproxima de você, vindo do deserto, como os grandes pés-de-vento que vêm do deserto de Neguebé, ao sul de Judá.
2
Deus me mostrou uma visão assustadora: Babilônia vive praticando o mal e destruindo outros povos. Mas ela mesma vai ser destruída, pelos elamitas e os medos. Então o sofrimento das outras nações vai acabar.
3
A visão é tão terrível que eu sinto dores muito fortes; sinto contrações e uma grande angústia, como a mulher que vai dar à luz. Estou perdendo as forças, estou ficando cego de tanto medo.
4
Meu coração disparou, fiquei completamente apavorado. Eu queria que a noite chegasse para poder descansar, mas não consigo dormir; fico acordado, tremendo de medo.
5
Eu vi na minha visão servos arrumando uma grande mesa. Havia todo o tipo de comida, muita bebida. Os convidados chegaram e se sentaram para comer. Mas, de repente, ouviram: vamos príncipes e soldados! Corram, depressa, peguem suas armas, seus escudos, a cidade está sendo atacada!
6
E na minha visão o Senhor me disse: "Coloque um vigia no alto do muro da cidade. Diga a ele para anunciar tudo que puder ver. Quando vierem homens montados em jumentos e camelos, andando em duplas, ele deve ficar alerta. É a hora do ataque!"
8
Eu coloquei o vigia sobre o muro da cidade e, finalmente, ele gritou: "Senhor, eu fiquei vigiando nesta torre dia e noite, durante muito tempo. Agora, finalmente lá vêm eles! Os cavaleiros que andam aos pares!" Então eu ouvi uma grande Voz anunciando: "Babilônia caiu! Babilônia caiu! Todas as imagens dos falsos deuses de Babilônia estão quebradas, espalhadas pelo chão".
10
Ah, meu povo, perseguido e maltratado! Eu anunciei a vocês tudo que o Senhor do Universo, o Deus de Israel me revelou.
11
Esta é a mensagem de Deus ao povo de Edom: Alguém que vive em Seir, grita para mim: "Guarda, que horas da noite já são? Guarda, que horas da noite já são? Quanto tempo nos resta?"
12
O guarda respondeu: "O dia do seu castigo está quase nascendo. Voltem para Deus e eu lhes darei melhores notícias. Procurem a Deus e depois voltem a mim com suas perguntas!"
13
Esta é a mensagem de Deus ao povo da Arábia: Dedanitas, vocês que viajam em caravanas, vão se esconder nos bosques da Arábia.
14
Povo de Temã, levem comida e água aos árabes, cansados de fugir.
15
Eles fugiram da guerra, das espadas prontas para o golpe, e das flechas já prontas nos arcos.
16
"Mas daqui a um ano sem falta", diz o Senhor, "a poderosa tribo de Quedar será destruída.
17
Somente alguns dos seus valentes flecheiros vão escapar com vida". Quem falou tudo isso foi o Senhor, o Deus de Israel.
topoIsaías 22
1
ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Jerusalém. O que está acontecendo? Por que estão todos subindo para os telhados? O que estão querendo ver?
2
A cidade virou uma grande confusão! O que aconteceu com esta cidade movimentada e alegre? São corpos! Cadáveres espalhados por toda parte! E toda essa gente não morreu na guerra; foi destruída pela praga!
3
Todas as autoridades de Jerusalém estão fugindo; se entregam ao inimigo, sem lutar. Os que tentaram fugir foram apanhados e estão presos.
4
Por isso tudo, eu peço: "Deixem-me sozinho para chorar. Não tentem me consolar - eu quero chorar porque estou vendo o meu povo ser destruído".
5
Esta é uma época de problemas terríveis, de muito sofrimento e confusão mandados pelo Senhor do Universo. As muralhas de Jerusalém estão cheias de grandes buracos e a gritaria é tanta, que chega até os morros fora da cidade.
6
Esse grande exército que ocupou os belos vales de Judá e agora está bem junto dos muros de Jerusalém, tem soldados de várias nações: os arqueiros são elamitas, os que dirigem os carros são sítios e os que carregam os escudos vieram da terra de Quir.
8
A terra de Judá está indefesa diante do inimigo. Em Jerusalém, os soldados correm ao depósito de armas do palácio!
9
As autoridades observarão os buracos nos muros de Jerusalém; mandarão derrubar algumas casas e com essas pedras consertarão os muros. Vocês vão construir grandes caixas d'água e fazer um reservatório especial, entre o muro interno e o externo, para guardar a água do açude de baixo. Mas todos esses planos vão falhar, porque vocês nem pensaram em pedir ajuda de Deus. Foi Ele quem preparou esse ataque inimigo, mas vocês nem se lembraram dEle!
12
Deus, o Senhor do Universo, pediu que vocês se arrependessem; vocês deviam chorar, gemer e raspar a cabeça como sinal de tristeza por causa de seus pecados.
13
Mas, em vez disso, o que é que vocês fazem? Dão grandes festas, cantam, brincam e se divertem, dizendo: "Vamos comer, beber e nos divertir! Afinal, vamos morrer amanhã!"
14
O Senhor do Universo me revelou que esse terrível pecado não será perdoado até o dia em que vocês morrerem.
15
Depois disso, o Senhor Deus do Universo me disse: Isaías, vá dizer a Sebna, o administrador do palácio, o seguinte: "Quem você pensa que é, para mandar cavar para si mesmo essa bela sepultura, no alto de uma grande pedra?
17
Fique sabendo que o Senhor vai arrancar você da sua posição importante.
18
Ele apanhará você e o lançará numa terra seca, que fica muito longe daqui. E lá você vai morrer, grande homem - você que é a vergonha nacional!
19
"Sim, Eu vou tirá-Io do seu cargo", diz o Senhor, "vou fazer você cair de sua alta posição.
20
Então chamarei o meu servo Eliaquim, o filho de Hilquias; ele ficará em seu lugar.
21
Darei a ele as roupas oficiais que você usou, a autoridade que você tem, e ele será um pai para o povo de Jerusalém e de Judá.
22
Ele será responsável por todo o meu povo. O que ele falar será lei; ninguém desobedecerá as ordens que ele der.
23
Eu farei dele um apoio seguro para todo o meu povo; todos vão confiar totalmente nele, para proteção das famílias e das coisas que possuem. Ele será o orgulho de sua família!"
25
Mas o Senhor arrancará aquele outro apoio que parecia ser tão firme. Ele cairá ao chão, e tudo que se apoiava nele cairá junto com ele, porque o Senhor prometeu.
topoHebreus 9
11-28
11
Ele veio como Supremo Sacerdote deste sistema melhor que nós agora temos. Ele entrou naquele tabernáculo do céu, maior e perfeito, que nem é feito por homens nem faz parte deste mundo.
12
E, uma vez por todas, levou sangue para dentro daquele compartimento mais interno, o Santo dos Santos, e o salpicou sobre o propiciatório; mas não era sangue de bodes nem de bezerros. Não, Ele levou o seu próprio sangue e, com esse sangue, por Si mesmo, Ele garantiu a nossa salvação eterna.
13
E se, sob o sistema antigo, o sangue dos touros e bodes e as cinzas das novilhas podiam purificar do pecado os corpos dos homens, calculem como o sangue de Cristo, com muito maior certeza, transformará as nossas vidas e os nossos corações. O sacrifício dele nos liberta da preocupação de ter de obedecer aos regulamentos antigos e nos faz desejar servir ao Deus vivente; pois, com a ajuda do eterno Espírito Santo, Cristo de bom grado entregou-Se a Deus para morrer pelos nossos pecados - Ele, que era perfeito, sem uma única falta ou pecado.
14
E se, sob o sistema antigo, o sangue dos touros e bodes e as cinzas das novilhas podiam purificar do pecado os corpos dos homens, calculem como o sangue de Cristo, com muito maior certeza, transformará as nossas vidas e os nossos corações. O sacrifício dele nos liberta da preocupação de ter de obedecer aos regulamentos antigos e nos faz desejar servir ao Deus vivente; pois, com a ajuda do eterno Espírito Santo, Cristo de bom grado entregou-Se a Deus para morrer pelos nossos pecados - Ele, que era perfeito, sem uma única falta ou pecado.
15
Cristo veio com este novo acordo para que todos os que são convidados possam vir e possuir para sempre todas as maravilhas que Deus lhes prometeu. Porque Cristo morreu para livrá-los do castigo dos pecados que eles tinham cometido enquanto ainda estavam debaixo daquele sistema antigo.
16
Agora, se alguém morrer e deixar um testamento - uma relação de coisas a serem doadas a determinadas pessoas quando ele morrer - ninguém recebe nada até provar-se que a pessoa que escreveu o testamento está morta.
17
O testamento só começa a ter efeito depois da morte da pessoa que o escreveu. Enquanto ela ainda estiver viva, ninguém pode utilizá-lo para obter nenhuma daquelas coisas que ela lhe prometeu.
18
É por isso que o sangue foi salpicado (como prova da morte de Cristo), antes mesmo que aquele primeiro acordo entrasse em vigor.
19
Depois que Moisés deu todas as leis divinas ao povo, tomou do sangue dos bezerros e bodes, juntamente com água, e salpicou o sangue sobre o livro das leis de Deus e sobre todo o povo, usando ramos de plantas de hissopo e lã escarlate para salpicar.
20
E disse então: "Este é o sangue que marca o começo do acordo entre vocês e Deus, o acordo que Deus me mandou fazer com vocês".
21
E do mesmo modo salpicou o sangue sobre a tenda sagrada e sobre todos os utensílios usados para o culto.
22
De fato, podemos dizer que sob o antigo acordo quase tudo era purificado salpicando-se com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão de pecados.
23
É por isso que a tenda sagrada aqui na terra e tudo quanto se achava nela, tudo copiado das coisas que estão no céu - tinha de ser purificado desta maneira por Moisés, salpicando tudo com o sangue de animais. Mas as coisas reais do céu, das quais estas daqui debaixo são simples cópias, foram purificadas com ofertas muito mais preciosas.
24
Porque Cristo entrou no próprio céu, a fim de aparecer agora diante de Deus como nosso Amigo. Não foi no lugar terreno de adoração que Ele fez isto, porque aquilo era simplesmente uma cópia do templo real que está no céu.
25
Nem Ele Se ofereceu muitas vezes, como o supremo sacerdote aqui na terra oferecia o sangue de animais, anualmente, no Santo dos Santos.
26
Se isso tivesse sido necessário, então Ele teria de morrer muitas vezes, desde o princípio do mundo. Mas não! Quando chegou o tempo certo, Ele veio Uma vez por todas, a fim de afastar para sempre o poder do pecado, ao morrer por nós.
27
E tal como está determinado que os homens morram só uma vez, e depois disso vem o julgamento
28
assim também Cristo morreu uma vez só como uma oferta pelos pecados de muita gente; e Ele virá de novo, porém não para tratar dos nossos pecados novamente. Desta vez Ele virá trazendo salvação a todos quantos estão ansiosos e pacientemente esperando por Ele.
topo